Justiça “favorece (tucanos) porque não estão no poder”, diz FHC

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma declaração contraditória em entrevista ao Estadão. O tucano disse que o PSDB não foi favorecido pela Justiça enquanto o PT e outras legendas são perseguidas. Mas ao mesmo tempo, reconheceu que só foi “favorecido” pela Justiça porque não fez parte dos últimos governos no plano federal, alvos da Lava Jato. “Não é que a Justiça favorece os tucanos, favorece porque não estão no poder.”
 
A declaração foi dada no contexto de elogios à Lava Jato e ao juiz Sergio Moro, que FHC disse ser um magistrado correto que tem aplicado a lei segundo entende. “Não acho que a Lava Jato tenha, no geral, extrapolado. E muito menos que ela seja facciosa, pegue um só partido. Estamos vendo agora, pegou os partidos que estavam no poder. Os que não estavam é natural que tenham menos foco na Lava Jato, porque não estavam metidos na cumbuca.”
 
FHC também disse que o ex-presidente Lula não é um “preso político”, mas um “político preso” e, para endossar o coro de que o PT não é o objetivo preferencial da Lava Jato, também rifou a imagem de Aécio Neves e lideranças do PSDB atingidas por investigações do Ministério Público Federal. Segundo FHC, Aécio deve ouvir o comando da legenda, que provavelmente dirá para ele não ser candidato.
 
Ele também tentou comparar o que aconteceu com o ex-presidente Lula no caso triplex com a notícia de que Aécio virou réu no caso JBS.
 
“O Lula, você acha que eu fico satisfeito? Não, mas não vou contra a Justiça. No caso do Aécio, foi apenas iniciado o processo. Ele disse que vai demonstrar que não havia dinheiro público envolvido. Eu não sei. Agora, eu não posso ser contra o que a Justiça decidiu. Nem num caso, nem no outro.”
 
Quando questionado sobre a candidatura de Joaquim Barbosa, FHC, que não apoia, mas não vê nenhum problema na eventual empreitada do apresentador Luciano Huck. Diz não saber se o ministro aposentado do Supremo tem condições de ser o presidente do País. “Foi um juiz competente, teve coragem, mas isso qualifica você para presidente? Por isso só, não”. “Não sei o que ele pensa.” 
 
Sobre Geraldo Alckmin ser o presidenciável do PSDB e ainda aparecer nas pesquisas com 8% das intenções de voto, FHC amenizou. Disse que o ex-governador paulista é um “corredor de maratona, não de 100 metros”, e lembrou que em sua primeira eleição, Lula também era o favorito e, ainda assim, o tucano virou e ganhou “no primeiro turno”. 
 
 
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entao quem estava no poder,

    Entao quem estava no poder, de 01/01/1995 até 31/12/2002? Porque nesse período teve um caminhão de escândalos engavetados.

    1. então….

      FHC confirma o que comentei e que qualquer pessoa já pôde constatar: a desculpa da Lava Jato ser supostamente avalizada e imparcial por indiciar tucanos. Apenas indiciar e somente agora, como afirmou o ex-presidente. A cabeça de Lula já foi para a gulhotina, enquanto ‘passaros bicudos’ entraram no fim da fila. E fila bem longa. Quem garante que até a sua vez, ainda existirá guilhotina? Mas o verdadeiro problema não é nem este. 1979. Todas estas figuras retomam o Poder, dividem os despojos, conquistam territórios. A Politica Socializante sob o manto de nova Constituição será posta em prática. 2018. O resultado farsante e medíocre está aí, para quem quiser enxergar. 40 anos medíocres. Mas é preciso tirar o tronco da sua vista, para limpar o cisco do olho de seu irmão. Falando nisto, onde estão os assassinos de Marielle? Qualquer Policial sabe que as primeiras horas são as mais importantes. Os meses vão passando…. 

    2. Correto!!!
      E o que fez a justiça quando Barusco delatou que ja’havia corrupção na Petrobrás desde 1997? Com a palavra, o pequeno homem de olhos piscantes…

  2. era só o que faltava…

    dondocas lava jato

    e já tivemos de tudo, até dondocas que fazem da tribuna uma latrina, de tanta merda que falam ou usam contra o PT

  3. Realmente, este senhor fhc*,

    Realmente, este senhor fhc*, é um miserável pusilânime. Desculpem pelos dois adjetivos. É que este Mau-caráter do fhc, é um homúnculo despresívei. Coisa do conhecimento de todos que, ainda assim, é tido e tratado pela elite de merda brazuca como se fosse algo relevante ao país.

    Mas… o que dizer de um país, onde suas elites de merda, continuam  produzindo tipos imbecís como esse bando de concurseiros que infestam as instituições públicas brasileiras. Como dar importância a um Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, infestado de filhinhos de papai, cujos talentos e objetivos de vida se reduzem a ganhar dinheiro e continuar a se dá bem, custe o que custar. Tudo em conformidade com os ensinamentos do papai.

    Não é por menos que as instituições publicas, vem se tornando verdadeiras arapucas para tráfico de influência, montagem de casas de mercâncias que abrangem, deste a venda de palestras fajutas, à compra e venda de denúncias, dentre outras tantas e absurdas façanhas diariamente perpetradas por essa corja.

    Orlando

    *FHC. Convém não esquecer que foi esse canalha, o FdP que promoveu e indicou o cafajeste do Aécio. Indivíduo desclassificado, que ao cabo, deflagrou toda essa bandidagem golpista da presente safra na qual enfiaram o Brasil.

    Orlando

  4. Não, FHC, não é isso. Deixa

    Não, FHC, não é isso. Deixa de ladainha.

    A Justiça não pega os tucanos não porque estão afastados do poder. Ela não pega porque simplesmente são tucanos.

    E tucanos, como sabemos, representam a elite podre do país e, quando caem no sistema judiciário, o Direito paralelo aplicado exclusivamente a eles começa a ser exercido. O “mindset” de juízes, procuradores e ministros se modifica e tudo o que houver e puder ser utilizado para abafar, suprimir e protelar qualquer ação condenatória contra eles assim o será.

    E a Farsa a Jato só não pegou nenhum tucano porque, além dos procuradores e Moro serem alinhados ideologicamente ao tucanato, a operação já se iniciou com o único propósito em mente que era de implicar o PT e, finalmente, encarcerar Lula, visando minar o partido e o ex-presidente no processo eleitoral, justamente em ano de eleições. Simples assim.

    Ou seja, a Farsa a Jato é partidária, ideológica e opera à margem da lei. Se utiliza do Lawfare dirigido somente ao PT.

    Qualquer outra conclusão além dessa é mera retórica vazia.

  5. Uma verdade: Justiça favorece
    Uma verdade: Justiça favorece tucanos.
    Os tucanos sempre foram favorecidos, isso por serem um puxadinho da Globo, estejam ou nao no governo.
    E EFEAGACE se esquece que o psdb via Aecio deu o golpe, apoia o golpe no Congresso e esquece que os ministros Aloisio Nunes, Meirelles, Kassab e outros são tucanos de carteirinha. E o Pedro Parente lesa patria que nasceu os dentes no Psdb eh o que senao tucano. E o ministro da Cultura que acabou de dar mais de 1 milhao de reais a FHC via isencao de impostos.
    Grande canalha essse Efeagace

  6. O vagabundo emplumado

    O vagabundo emplumado voltou… para falar exatamente aquilo que a imprensa quer ouvir e repercutir de maneira acrítica.

    Toda vez que vomita um falsificação FHC conta com a imbecilidade do respeitável público.

    20 anos de tucanato paulista, mas o vagabundo diz que os tucanos não estão no poder em São Paulo.

    Centenas de deputados estaduais, deputados federais, governadores, senadores, prefeitos e vereadores no poder filiados ao PSDB… mas o vagabundo, sem nem mesmo corar, enuncia uma mentira como se ela fosse verdade.

    Além de exercer o poder nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal), o PSDB pauta a mídia descaradamente. O poder que os tucanos exercem na mídia nunca foi sequer ameaçado pelo PT.

    Promotores, procuradores e juízes se esforçam para perseguir petistas e proteger tucanos, mas o vagabundo afrancesado diz que os tucanos não são beneficiados por seus amigos na Justiça e no Ministério Público.

    Mas a pior mentira de todas é aquela que FHC nem mesmo esconde. A função da Justiça é aplicar a mesma Lei da mesma maneira a todos os cidadãos, pouco importando se eles são membros do governo ou não. Não compete a Justiça distorcer o conteúdo da Lei para proteger marginais só porque eles fazem oposição como disse FHC.

    Francamente… espero sinceramente que o Bolsonaro cumpra sua promessa de fuzilar FHC caso seja eleito presidente. Esse vagabundo não tem concerto, o mais provável é que ele já tenha nascido torto.

  7. Ele poderia ser menos

    Ele poderia ser menos hipócrita e simplesmente afirmar que essa justissa (assim mesmo, com minúscula e dois esses) não pega tucano simplesmente porque não querem, por uma questão de preferência.

    Seria mais honesto e não iria pegar nada pra ele justamente porque FHC é tucano.

  8. O grande drama tucano

    O ninho tucano, de fato, passa hoje por um grande drama existencial.

    Um dos maiores responsáveis por isso foi o grande tucano, ou melhor o grão pavão, FHC. O sociólogo, o príncipe intelectual, aquele que todos deveriam reverenciar por sua verve poliglota e por sua brilhante teoria sobre a dependência.

    Durante seu governo, medíocre, desmontou, com um peteleco, a indústria, a universidade e a pesquisa no Brasil, alando-se àquilo de mais retrógrado existente na política brasileira.

    Sob o comando de FHC, os tucanos, durante os anos petistas não foram capazes de uma única proposta construtiva capaz de trazer as massas para as suas hostes. Limitavam-se, pura e simplesmente, a atacar o governo e o PT.

    Diga-se de passagem, que na incompetência e na falta de substância para se constituirem em oposição verdadeira, tiveram que ser ajudados com generosas doses externa de tonificante/fortificante ministradas pelo Instituto Millenium, e pela ANJ, na pessoa de sua Presidente, Judith Brito:

    “Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.

    A overdose de tonificante ministrada na veia, naturalmente, seria incapaz de dar vida a um organismo inerte.

    Quando a mídia, aliada desde sempre, por cansaço, desiste de dar sustentação a esse organismo que se acostumou ao parasitismo, o que se constata é o seu definhamento. Está prestes a entrar em processo de coma profunda por insuficiência generalizada de órgãos.

    O drama tucano, hoje, contamina todo o lado da centro-direita.

    Por mais que continuem abusando do mesmo comportamente de atacar Lula e o PT, esse soro não tem o efeito desejado. Muito pelo contrário, o que deveria levar os poucos intelectuais do ninho tucano a questionar a eficácia desta suposta panacéia, vendida sob ares de modernidade. 

    Falam que Lula não permitiu o surgimento de novas lideranças no PT, mas isso não corresponde à realidade. Indivíduos como Lula são muito raros, mas isso não está impedindo que uma nova geração guerreira, mas ainda verde, esteja desabrochando.

    No lado tucano, entretanto, o que se viu foram 4 caciques se entredevorando, deixando a nu suas feias vergonhas.

    Enquanto Lula, mesmo preso, mesmo submetido dia sim, dia não, a um constante bombardeio pela mídia nos últimos anos, poderia ganhar, já no primeiro turno, se candidato fosse, as próximas eleições, o que sobra dos 4 emplumados tucanos (FHC, Serra, Alckmin, Aécio)? Quem pode vir a substituí-los? Beto Richa? Marconi Perillo?, Dória?

    Por isso assistimos hoje, o drama tucano se espalhando por toda a direita de salão que, inclusive, vê assustada o discurso ant Lula e anti PT ser abiscoitado por uma direita de cunho fascista.

    Não podendo mais usar a mesma retórica ultrapassada de 20 anos atrás, o que sobra para apresentar ao distinto público?

     

     

     

  9. Dissimulação como licença
    Dissimulação como licença para delinquir. FHC é expert em fabricar ideias que favoreçam sua turma. Lembro que nas primeiras denúncias contra Eduardo Azeredo FHC se saiu com essa: “erros do passado devem ficar para a História”. Teve de arranjar outro discurso, mas de fato, os crimes de Azeredo caminham para fazer parte da História e nem se fala em impunidade.
    Agora FHC se apoia numa declaração de um membro do MP da Lava Jato para novamente apontar saídas que compreendam mais impunidade.
    Em seu governo os crimes abundaram e de forma escancarada. Novamente a impunidade foi facilitada e formalizada na figura de um Engavetador Geral. Na compra de votos para sua reeleição as provas quase que suplicavam para serem tratadas como tal.
    O PSDB nunca deixou de ter e estar no poder. Nas prefeituras, Estados e principalmente no Congresso. Sem falar no mais importante Estado da Federação onde as denúncias abundam, mas todas são jogadas pra debaixo do tapete. Como, então, se escudar nessa “jogada” malandra e cínica?
    As privatizações, digo, as doações são um capítulo à parte. A casa é dos bilhões de dólares.
    Os argumentos de FHC em relação a situação de Lula não surpreendem.
    Todas as vezes que FHC fala sobre Lula não consegue esconder os métodos com os quais tenta envenená-lo. Talvez nem Salieri tenha sido tão canalha.

    1. chocado mas não surpreso

      Não conheço a biografia de Salieri mas posso afirmar, com certeza, com convicção, que não foi, não.

      (estou parecendo os procuradores de curitiba, cheio de convicções.)

      Salieri pode ter side um invejoso mas reconhecia o genio de Mozart.

      FHC não reconhece o genio politico de Lula.

      FHC vai virar um nome de rua. Lula vai ser um mito.

       

  10. Que “belíssimo” arJumento.

    Compra-o quem anda sobre quatro patas ou mistura cinismo e hipocrisia em doses efeaga(e)cianas. Esse racioassassínio foi expelido pela lavra fiofósofista do procurador d’elAnall. Vejamos: o Comando Vermelho, o PCC e organizações marginais afins não ocupam o poder formal – está ora ocupado por outros tipos de organizações criminosas com apoio político da corja do efeagagá e proteção da conivência das corporações justiceiras – logo, devem ser… favorecidas.

  11. A justiça favoreceu os

    A justiça favoreceu os tucanos porque eles não estavam no poder. E quando estavam a Justiça não chegou nos tucanos porque estava “brindeirizada”. 

  12. #

    Esse cara é um cínico cretino.  A corrupção não acontece só no plano federal. Estados e municípios também têm obras como Rodoanel, Metrô e tantas outras onde HÁ SIM corrupção.

    Só que para o Moro, se for do PSDB não vem ao caso.   

     

    1. Envie essas fotos ao seu “amigo”

      Ao “amigo” indignado contra a corrupção. Aquele que te chama de mortadela e de petralha.

      E apenas pergunte a ele quantos corruptos ele vê em cada foto; Quantos sérios? Quandos rindo com ar de deboche?

      Não, retifico… Essa última pegunta pode levar seu amigo a uma reação furiosa. Pergunte apenas, “quantos estão rindo”.

      Será suficiente.

  13. Prezados camaradas
    Na chamada

    Prezados camaradas

    Na chamada do PiG, diz que o sujeito vai nomear seus adversários

    Bem, o verruga (a cara dele parece uma, cheia de dobra) não tem adversários, mas tem 3 grandes inimigos:

     

    1 – a VERDADE

    2 – a ÉTICA

    3 – a DECÊNCIA

  14. coerente!!!

    Por esse mesmo raciocínio, Carmem Lúcia, Fux, Barroso, Toffolli, Weber, Fachin, e sei lá mais quem no STF e STJ, todos deveriam ter a decência de pedir exoneração do cargo, porque se foram nomeados por presidiários, bandidos, corruptos, então , como aliás menciona a teoria dos frutos da árvore envenenada eles estão também, todos, envenenados pela podridão e não podem exercer suas funções a contento, pelo menos não a contento de todos os ditos “homens de bem”. A saber, aqueles que gritaram ” mamãe, tem um homem pelado no museu!!!!!” Depois foram fazer uma suruba no puteiro do Maroni, cerveja e sei laáa mais o quê de graça. A propósito, Joaquim Barbosa pretende se tornar simbolo da honradez. No entanto, não faltam aqueles que veem nele, um ingrato, ignorante jurídico, desequilibrado, mau colega  e pésssimo ser humano!!!. A propósito, era conhecido nos corredores do Supremo como sendo “braço curto”. Ou seja, vagabundo!!!. E o Marco Aurélio reclamou diversas vezes,  e publicamente, dessa, situação de pouco trabalho e muito holofote!!! Deixou de ttrabalhar meses a fio, sob argumento de dores nas costas, Como por milagre, as dores sumiram completamente!!!. MAs ele deixou sem uso, lá no STF, duas cadeiras especiais, que custaram aos cofres públicos mais de 20 mil reais.Brasil está é fodido , isso sim.

  15. Um bibelot da mídia

    De tempos em tempos a mídia tira FHC do armário e o coloca em exposiçao. Ligam o bibelot e ele fica vociferando  como um fantoche dele mesmo.

    As argumentações  de FHC, variam conforme a dança. No momento o carneiro imolado é Aécio, que logo é comparado com o seu maior temor Lula.  No afã de lançar Hulk, FHC diz que Barbosa foi um juiz competente, mas isto não o autoriza a se candidatar a presidência ( o que concordo) porém apóia Hulk,  e em sua brilhante análise imparcial,  ser apresentador de televisão é suficiente para almejar a presidência. Sem sombra de dúvida um argumento digno do nosso maior intelectual ( segundo seus próprios critérios). Sempre com suas tiradas, que pedantemente preferia dizer “boutades” Lula não e preso político, mas político preso.  Mais uma frase de efeito para a mídia, daquele que jamais conseguiu fazer poesia.

    FHC, cada vez mais se une a Barroso, que cada vez mais parece o personagem de Peter Sellers, em Além do Jardim.  Suas frases tendem a ficar sendo repetidas nas manchetes.

  16. Confrontos

    A opinião de FHC  , como é de se esperar, será sempre contrária ao posicionoamento  dos petistas, em quaquer questão, em qualquer situaçao..Nada mais natural. O inverso também não é a mesma coisa?

    Na declaração abaixo a plebe ignara conclui que as maracutaias e o poder andam juntos.

    “Mas ao mesmo tempo, reconheceu que só foi “favorecido” pela Justiça porque não fez parte dos últimos governos no plano federal, alvos da Lava Jato. “Não é que a Justiça favorece os tucanos, favorece porque não estão no poder.”

  17. Mais um putre-fake de FHC…
    Nassif, FHC comete duas grandes injustiças nessa entrevista. A primeira delas é dizer que não está no poder, quando as repetidas fotos de Moro e demais próceres do Judiciário se confraternizando com Aécio e demais líderes tucanos demonstra o contrário, que o PSDB comanda o poder Judiciário e personifica o Legislativo corrupto que nos assola. A segunda injustiça consiste em afiançar que nosso Judiciário só alveja quem está no poder, uma vez que jamais o PSDB correu esse risco ao longo de seus dois mandatos consecutivos. Só a privatização da Vale do Rio Doce por R$ 3,3 bilhões quando valia R$ 30 bilhões comprovaria essa blindagem tucana no Palácio do Planalto, mas tivemos ainda a privatização da Telebrás pelos mesmos R$ 22 bilhões que o Governo havia acabado de investir na mesma; tivemos a aplicação de 12,3% do PIB – segundo a Cepal -, R$ 111 bilhões, no sistema financeiro através do Proer, beneficiando a todos, inclusive o filho de FHC agregado ao ex-Banco Nacional. Os R$ 169 bilhões aplicados na construção do Tribunal Regional do Trabalho do juiz Lalau, que FHC diz ter liberado “sem ver”, mais o escândalo Sivan e o arquivamento da pasta rosa (contendo todas doações ou aplicações dos banqueiros na eleição dos políticos tucanos) por Geraldo Brindeiro, tudo isto comprova que o Judiciário foi cúmplice de FHC no poder e só a lembrança do que recebeu em troca dessa cumplicidade pode explicar o desespero atual de derrubar Dilma e agora prender Lula; só uma “saudade coercitiva” dos lucros auferidos na era tucana pode explicar a farsa jato e mais esse putre-fake do príncipe dos sociólogos que, depois de ser solenemente ignorado pelo prêmio Nobel da Paz solidário a Lula, partiu para o ataque, transformando o sinônimo da tigela presente na mesa de todos os brasileiros, a cumbuca, em qualificativo pejorativo, uma vez que seus discípulos agora usam apartamentos como o de Geddel na Bahia para guardar o fruto de seus roubos, depois de levado para lá nas malas tipo Rocha Loures. Em síntese, o desespero de FHC em ressuscitar a candidatura do apresentador da Globo Luciano Huck representa um balde de areia na candidatura do “corredor olímpico” Alckmin, trôpego responsável pelos piores vinte anos da história de São Paulo.

  18. “Chora Fernandinho, Fernandinho Chora, Chora Fernandinho….”

    Esse senhor, de forma particular, é ‘indecentemente deprimente’ ao tentar desesperadamente, no ocaso da vida, reviver o nunca por ele vivido, reescrever o nunca por ele escrito, salvar o nunca por ele salvo, lembrar o que sempre de nós quis esquecido, brilhar quando opaco está estabelecido no frio pé de página da história. 

    Triste, patético e miserável, fim, de um dos maiores cínicos e hipócritas da política, na história do Brasil.

     

  19. Relatos obscenos
     

    Não fosse fernando henrique, “o corno chic ” tão evidentemente provecto e como tal, dotado de paumolecência caracteristica de sua faixa etária,  e estaria esgotado dos tantos orgasmos experimentados pela prisão do Lula.

    FHC o tucano característico, cujo bico especializado, serrilhado , ao tempo que abre, tritura o inimigo.

     

     

     

     

     

     

     

       

  20. Dom fernando henrique I e único

    Minúsculo fernandinho! Talvez a mais perfeita personificação da hipocrisia! Isso (não é possível usar “ele”) deveria ir para seu apê na Avenue Foch e ficar por lá falando para as paredes seu gosmento e repugnante discurso. O “príncipe dos sociólogos” não passa de um pária intelectual; produto do cruzamento de seu imenso ego com uma larva. Seu lema sempre foi: “não basta ser colono, tem que ficar de quatro”. É surreal que a um espécime tão grotesco haja outros grotescos que lhe dão ouvidos. É o oscar maroni da universidade, a bruna surfistinha da cátedra, a pomba gira do falso intelecto.

    Se Kafka cheirasse tanto quanto mineirinho cheira, se fumasse toda a maconha do mundo, ainda assim não seria capaz de escrever uma novela surrealista chamada “FHC – O sociólogo”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador