“Fabiana percorre o histórico de construção da Lei Maria da Penha, abordando-o à luz dos tensionamentos existentes no nominado feminismo de Estado e o contexto atual de recrudescimento das ameaças do fundamentalismo religioso e da nova roupagem que reveste o patriarcado alimentador da engrenagem do capitalismo e do racismo. Ela nos faz ficar atentas aos limites do feminismo de Estado, campo de intensas discussões desde os anos oitenta e que têm sido retomadas com força a partir das jornadas de junho de 2013, da primavera feminista iniciada em novembro de 2015 e da mudança da Presidência da República em 2016”.
Myllena Calasans de Matos
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Nem só de fundamentalistas tem que se compor o campo religioso.
"Discípulo amado: Finalmente, também nossas relações com as comunidades dos outros apóstolos, sobretudo as comunidades ligadas a Pedro, não eram pacíficas. Nós a viamos como pirâmides: um tem todo poder, e os outros obedecem; em outras palavras , pareciam ser comunidades que repetiam os esquemas de poder da sociedade injusta. Nós não concordavamos com isso. Lendo o evangelho, prestem atenção na figura de Pedro. Com exceção de 6, 68-69 e do capítulo 21, ele está sempre a procura da própria identidade. ...Nossas comunidades ao contrário das deles, eram muito democráticas, participativas e fraternas. HOMENS E MULHERES EM PÉ DE IGUALDADE. Ninguém era superior ao outro. A FRATERNIDADE nos tornava COMUNIDADES DE IGUAIS". (Círculos bíblicos sobre o evang. de João - José Bortolini - editora Paulus)