Lula desfruta de “regalia” e “condição especialíssima”, diz presidente do TRF-4

Desembargador disse que Lula "sabe que não é bem-vindo onde está". E em defesa da Lava Jato: "Recusar benefício é uma situação extraordinária"

Foto: Sylvio Sirangelo/TRF-4

Jornal GGN – O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Victor dos Santos Laus, a segunda instância que julga os processos da Lava Jato de Curitiba e contra Lula, afirmou que o ex-presidente “desfruta de uma condição especialíssima” na prisão e que “pode-se dizer que é uma regalia”.

A declaração foi dada por Laus em entrevista à rádio Gaúcha, um dia após o ex-presidente escrever uma carta em que indica que não quer a progressão do regime para o semiaberto, porque isso implicaria aceitar a condenação imposta ilegalmente a ele. “Não troco minha dignidade pela minha liberdade”, afirmou, no comunicado redigido à própria mão pelo ex-presidente.

A referência à “regalia” e a “condição especialíssima”, na visão do presidente do TRF-4 ocorre porque Lula está preso, desde abril de 2018, na sede da Polícia Federal de Curitiba. “Ele não está preso num estabelecimento que é destinado a todos os presos, ele está na dependência da Polícia Federal, uma situação absolutamente especial”, afirmou Laus, indicando que em sua visão esta prisão é boa.

Opinou, ainda, durante a entrevista, que já recebeu manifestações de pessoas que vivem próximo à sede da PF em Curitiba pedindo que Lula saia do local e seja transferido a outra carceragem. “Ele sabe que não é bem-vindo onde ele está. O fato de ele recusar um benefício, é uma situação extraordinária. Uma vez implementado o tempo necessário à progressão, ele progride de regime, e pode ser requerido pelo MP, porque o sistema tem a necessidade de oferecer a vaga a outra pessoa”, saiu em defesa da manifestação da força-tarefa da Lava Jato.

Hoje presidente do Tribunal, o desembargador foi um dos que votou pela condenação do ex-presidente no processo do triplex do Guarujá, confirmando a sentença do ex-juiz Sérgio Moro e aumentando o tempo de pena de prisão a 12 anos e 1 mês. Dessa forma, ele não poderia se manifestar a favor ou contra um réu julgado por ele e que pode ter recursos futuros a serem analisados. Entretanto, na condição de presidente do TRF-4 assumida em abril deste ano, Victor dos Santos Laus não participa dos julgamentos.

Ainda assim, fez uma “recomendação” ao ex-presidente de “internalizar” a condenação “porque sua responsabilidade foi reconhecida com base em provas”. “O ex-presidente se considerar injustiçado, faz parte do manual de quem conhece a justiça criminal. Ele tem todo o direito de não aceitar o julgamento, mas seria importante que, como ex-presidente, ele internalizasse o fato, elaborasse o fato, porque sua responsabilidade foi reconhecida com base em provas. Ele não vai mudar a realidade dos fatos”, disse.

 

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incrível!
    Esses argumentos, esse discurso, não é um objetivo que deveria nortear algo como o Poder Judiciário!
    O objetivo principal seria garantir a justiça!
    Até num jogo de futebol, se instituiu o VAR!
    Quando os olhos ou o posicionamento são precários tem-se ajuda das câmeras!
    Esse “pedaço” do judiciário ainda está no golpe!
    E a globo mostra que ainda está no golpe!
    Absurdos estão acontecendo, mas o LULA é o que deve ser combatido!

  2. O tal desembagrinho sofre de falta de coerência “imediata e consequente”……se Lula “desfruta de uma condição especialíssima” na prisão e que “pode-se dizer que é uma regalia” e a mesmo tempo “o sistema tem a necessidade de oferecer a vaga a outra pessoa”…….que eu saiba, eles não vão ocupar a atual “cela” de Lula com outro preso…….E ainda “Ele sabe que não é bem-vindo onde ele está”??????…… “O fato de ele recusar um benefício, é uma situação extraordinária”.Ja a Lava jato pedir progressão, coisa que nunca fez antes, parece que é coisa absolutamente normal e corriqueira……..
    Não sei porque, lembrei desta reportagem:

    Levantamento inédito mostra que o conselho investigou 14 desembargadores e sete juízes pelo comércio de liminares, sentenças e habeas corpus desde 2005.
    https://theintercept.com/2019/09/29/juizes-desembargadores-venda-sentencas/

  3. Vamos ver se vão existir vazamentos que tragam mais indicação do conluio destes tribunos íntegros e preocupados com o bem estar alheio. Tão preocupados que mesmo sem provas no processo, tiveram integralmente a ideia de levar a esta condição especialíssima de aumentar a pena e continuar com o lawfare.

  4. Há no país pelo menos 200.000 presos sem condenação ou mesmo julgamento e pelo menos 30% poderiam “dar lugar a outros” , sem qualquer providência destes senhores.
    E NÃO HÁ PROVA CONTRA O LULA, basta que ele leia a sentença do moro para ver isso!
    Como mentem…!

  5. Como Laus é patético… Insiste em afirmar a existência de “provas” que só existem na imaginação dele e dos seus comparsas e ainda têm a arrogância de falar como se fosse o dono da verdade.

    Eu espero que vocês ainda façam justiça colocando ele e os outros “desembargadores” do TRF-4 na prisão para sempre por todos os crimes que eles cometeram contra o país e contra o próprio Direito.

  6. Esse cidadão deveria ficar uma semana no mesmo quarto em que Lula esta preso ha mais de um ano para que não fale levianamente daquilo que ele nunca experimentou em sua vida. E o judiciario infestado desses tipos fascistoides.

  7. A vaza a jato já pulverizou todos esses argumentos….. hora de trocá-los senhores…….essa lenga lenga contra Lula não cola mais……

    Ou os juristas mais renomados a favor de Lula são tapados??????

  8. Coitado do presidente do TRF-4. Se desafiar a decisão do STF que mantém Lula em Curitiba ele será preso em flagrante. E para piorar, o destino de Lula não está mais nas mãos dele ou nas de Deltan Dellagnol. O barraco da república dos pinhões está ruindo.

  9. O Grande Presidente Lula faz uma esforço enorme quando diz acreditar na ‘Justiça”. Sabe ele que o que está escrito nunca será garantido por estes almofadinhas concursado. Liberto e com novo julgamento na presença dos mesmos juizecos a pena será perpetua.
    As afirmações deste desqualificado juizeco são a síntese do ódio desta laia com a justiça quando não siga as deles convicções.

  10. Pelo discurso e pela atitude politiqueira, parece que temos um novo candidato a tiranete-justiceiro na “república judissiara”. Difícil será encontrar vaga no governo de ocupação deste país em ruínas, que padece de uma superpopulação de canalhas.

  11. Diz o cidadao: ” ..lula deve internalizar a condenação porque sua responsabilidade foi reconhecida com base em provas. Ele não vai mudar a realidade dos fatos”,
    Eu concordaria, se fosse uma condenação de fato baseada em provas. Mas o grupo da hoje reconhecida como vaza-jato nunca apresentou provas, apenas se associaram em instâncias para condenar Lula, impedindo-o de participar das eleição presidencial passada.
    Então, o comentário deste senhor não têm relevância.

  12. Qual é a regalia de alguém que foi denunciado, processado, julgado e condenado com base em convicções, em que o juiz atuou em conluio com os Procuradores para condená-lo à revelia de provas ou de confissão, além de ter sido submetido à prisão penal antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória?

    Imagina se o Lula não fosse privilegiado.

  13. O presidente Victor Laus não falaria diferentemente do que fez! Pretensioso, arrogante, profundamente doentia a decisão que tomou e asquerosas as palavras que agora profere! Me lembra Gilmar Mendes nos seus anos de Glória, quando o espírito maligno descia sobre ele e que Aécio Neves, Serra, Paulo Preto se punham como os santos patriotas e puros de alma e coração!

  14. Eu penso que condição especialíssima, de verdade, em relação ao absurdo jurídico, é alguém estar preso e condenado em razão da pressão e da provocação que foi posta em prática, para criar um ambiente supostamente legal pra que um ilegal julgamento fosse maquiado e totalmente regido por uma acusação sem provas e (acredite se quiser) que desobrigava o preso e delator premiado de ter qualquer compromisso com a verdade. Então, por tanta gentileza, eu imagino que a condição especialíssima significa o seguinte: ela premia o preso por ter acusado, como devia, a quem deveria receber a acusação.

  15. Não faz por merecer o cargo que ocupa na justiça. É vergonhoso assistir esse comentário patético de cunho eminentemente político, quando deveria se restringir, como membro partícipe no julgamento do “réu”, apenas dentro do contexto jurídico e com a legitimidade que vai além do que esteja nos autos; exigindo imparcialidade pra que se faça justiça. Esses tribunais representados por certas figuras não nos representam. Agem como se estivessem acima das leis – de forma arbitrária, perseverando numa conduta arrogante, sem nenhuma formação humanística essencial aos parâmetros da justiça.

  16. Porisso é que o judiciário brasileiro é essa falacia, ausência de poder democrático! São figurinhas arrogantes e irresponsáveis como Victor Laus que compõem a “ Caixa Preta” que Lula declarou que abriria para conhecimento dos seus eleitores. Victor Laus é parte da corja corporativista viciada que nunca aceitou nem perdoou suas palavras,sua origem, sua empatia com o povo, seu governo para os brasileiros.Victor Laus se esconde atrás da uma toga ridícula, ultrapassada,hipocrita! Não precisaria ser acatado pelo uso da toga, mas sim respeitado pelo caráter que se espera de alguém mesmo vestindo farrapos.

  17. Prá quem viveu mal acomodado durante a infância e a juventude, a carceragem da PF de Curitiba é um spa, né, Chico Pinheiro?

    “Se pensarmos bem, aquela acomodação (na Carceragem da PF em Curitiba) é melhor que todos os lugares em que ele (Lula) dormiu quando era criança e na juventude”. – Chico Pinheiro, âncora de telejornal da Rede Globo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador