Lula é intimado a depor sobre delação de Delcídio na Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Atualização: A informação de Mônica Bergamo, de que Lula foi intimado a prestar depoimento, não indicava quando a defesa e o ex-presidente foram informados. Segundo o blog do Rovai, que apurou junto aos advogados de Lula, a data de intimação já estava marcada há algum tempo, mas só veio à tona agora.
 
 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi intimado a depor em Brasília, no dia 17 de fevereiro, sobre a investigação de suposta obstrução da Justiça, por tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.
 
O processo é parte da delação do ex-senador Delcídio do Amaral, que sequer foi confirmada pelo próprio executivo, Cerveró. Lula é réu na investigação e irá conceder informações aos investigadores da Operação lava Jato. 
 
A delação de Delcídio foi vazada em março do último ano. Além de acusar o ex-presidente, o ex-parlamentar alvo da Lava Jato delatou que Dilma Rousseff também teria tentado interferir nas investigações, com a ajuda do então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quando nomeou Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
Os investigadores não conseguiram comprovar o frágil depoimento do ex-senador, que menciona apenas “Lula me disse” ou “Lula me pediu”. Em outros momentos, Delcídio se contrariou ao admitir em entrevistas que “tentou alertar várias vezes” a presidente afastada Dilma e o ex-presidente Lula das consequências de o Planalto não brecar as investigações da PF e do MPF.
 
Na delação à Procuradoria-Geral da República, o parlamentar baseia toda a denúncia contra o ex-presidente Lula acusando-o de se reunir com o chefe de gabinete Diogo Ferreira, José Carlos Bumlai e o filho Maurício Bumlai para comprar o silêncio de Cerveró por R$ 250 mil.
 
Posteriormente, colocou em cheque as informações ao dizer que tanto Dilma, quanto Lula negaram ouvir os “alertas” de Delcídio, e que ambos decidiram “deixar [as investigações] assim”, na “estratégia” de que a então presidente Dilma, ao final, “sairia fortalecida do processo”. 
 
Segundo informações de Monica Bergamo, Lula deve agora depor, no dia 17, mas pedirá para ser ouvido por videoconferência, desde São Paulo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Intimação de lula
      Quando foi a data desta intimação. A sociedade exige transparência. Queremos saber a data da intimação. Foidurante a internação de dona Marisa ? Foi após sua morte?

  1. E engraçado,o senador da

    E engraçado,o senador da Daslu,pego com a mão na botija,delatado pelo filho de quem ele acusa que o presidente Lula queria comprar o silêncio,além de estar solto,ainda provoca o retardamento de processos com estas ilações que nada mais são do que isso: Retardamento de processos que podem levá-lo definitivamente a comer quentinha em algum presídio do país. 

  2. E a perseguição não tem fim

    Na foto que ilustra o post, que deve datar de certo tempo, Lula aparenta não ter muita confiança em Delcidio. Devia conhecer a figura.

  3. Delcídio já demonstrara ser

    Delcídio já demonstrara ser um sem-vergonha quando rolava aquela CPI dos Correios. Agente via na cara dele a falsidade e desfarsatez. No fundo, nunca esteve com os pés plantados no PT. Os petistas é que sempre foram meio idiotizados quanto a alguns, como Roberto Jefferson, Eduardo Cardoso, o próprio Temer, entre tantos traíras despudorados.

    Procurei ajudar meu fígado quando consegui ver algumas da declarações de Delcídio, todas elas tentando causar explosões contra o PT. E não vi nada, até hoje, que possa servir como prova num inquérito. É só ilação, eu acho e ouvi dizer que foi assim. Parece personagem de Suassuna, que se valia dos mentirosos nordestinos.

    O inquérito contra Dona Marisa já foi pro arquivo, afinal ela morreu. Por outro lado, a persegição a Lula não vai parar, absolutamente. Se duvidar, Moro, que é tão sádico e psicopata quanto aquele procurador e aqueles médicos, verão no luto do ex-Presidente a maior chance de atacarem-no com mais força. 

     

  4. Esta é uma peça do teatro de Absurdos.

    Cena1- Uma gravação feita em segredo, ( mas divulgada aos quatro cantos), pelo filho de Cerveró. Nela    Delcidio e  o banqueiro do BTG, ( que de tão sumido da mídia, já não lembro o nome), falam  em pagar pela fuga e  pelo silêncio de Cerveró.  Delcidio fala de sua alta penetração junto a juízes do supremo.  O banqueiro do BTG  lá estava para garantir que haveria dinheiro.

    Cena -2 O conteúdo da gravação “vaza” para a mídia.

    Cena 3- – O supremo se sente  ofendido pela menção, e Teori,  para lavar a honra do supremo, manda prender um Senador da Republica e o banqueiro.

    Cena 4-  O senador,  em cargos de direção na Petrobrás, com vários esqueletos no armário, desde a gestão tucana, se torna o senador essencialmente petista. O senado para supresa de todos, até de seu presidente, aceita a prisão de um senador  e começa o processo de cassação.

    Cena -5 A prisão de Delcídio continua até que assine  um acordo de delação premiada, onde toda a história muda e de caluniador do supremo,  ele passa a ser um delator de  Lula. Investido deste papel Delcído ganha, aos olhos dos juizes , fé pública. 

    Cena -6- O mesmo  juiz que manda prender Delcídio, pela calúnia de descaradamente mentir, e dizer que tinha influência sobre juízes, agora aceita as palavras de Delcídio e homologa sua nova confissão.

    Cena -7- O banqueiro do BTG, ( já solto nos primeiros dias), desaparece totalmente de cena, e o Juiz aceita a delação de Delcídio, onde, do nada,  aparecem como personagens, o filho de Bumlai, e obviamente Lula.

    Cena -8 -Desaparece qualquer menção ao banqueiro e à gravação, e até mesmo as  palavras de Cerveró, desmentindo Delcídio.  Na mídia apenas a acusação contra Lula de obstrução da justiça. Tambem contra Dilma, já que  o fato é ligado à indicação de Lula para  o Ministério.E nestes momentos a mídia esquece completamente do caso Jucá-Machado. Jucá já se encontra emponderado novamente, mas em comum acordo com a mídia, fica meio escondido.

    Cena – 9 Mídia e Moro retomam a acusação e as oitivas. E o presidente ainda em luto vai ter que se preocupar em dar mais um depoimento em cima de uma criação da justiça e da injustiça.

    Cena -10- Um ministro Angorá aparece em público e afirma  que o caso dele,  é diferente do de Lula, pois no caso de Lula, imaginem, a proposição do nome seria para auxiliar na crise política, enquanto que no caso dele não. Afinal, segundo ele,não estamos em crise.  Esta frase absurda é a confissão de que vetar Lula foi apenas um ato político e não jurídico, mas o processo continua.  A mídia não se posiciona contra o Ministro, mas deixa tudo no ar, na espera de num outro momento  fazer pressão e conseguir o que quer do   conhecido gato.  Enquanto isto o ato político continua sendo julgado por um juiz de primeira instância.

    A peça  vai continuar em cartaz, ou terá uma continuidade, dependendo da necessidade. Mas vejam que quando falo em Teatro dos Absurdos, eu sou obrigado a dizer, que esta peça mal construída, não tem nenhuma ligação com o teatro de Ionesco, embora seja kafkaniana.

  5. Pera aí: eu sou nordestina, e

    Pera aí: eu sou nordestina, e amo o Nordeste, como amo o imortal Suassuna. 

    Não soube digitar o que vinha no pensamento, porque esqueci o nome do personagem de Suassuna que diz, sempre que mente, “eu só sei que e assim”. E como nordestina, já idosa, cansei de ouvir essas figuras contanto histórias muito misteriosas que envolviam sobretudo as crianças, como me envolveram um dia. 

    Portanto, que ninguém ache que sou contra nordestino, pelo amor de Deus. Eu nasci em Natal, só pra encerrar.

  6. Pessoalmente, eu estou D E L

    Pessoalmente, eu estou D E L I C I A D O com o timing dessa noticia.

    Nao podia ter sido pior pra Moro e muito menos pra LavaBunda.

    Marisa indiciada por “corrupcao” enquanto provasa contundentes sobre a mulher e filha de Cunha resultaram em absolutamente nada com esse, digamos…  juiz de piso e seus delegados de merda.

  7. Já passa da hora de alguém

    Já passa da hora de alguém atirar na cara do FDP moro aquilo que ele merece.

    Antes que este FDP destrua o que restou do Brasil.

  8. Se as acusações contra o Lula

    Se as acusações contra o Lula feitas pelo delcídio forem as que estão no post são mais fracas do sorvete ao sol.

    É inacreditável o que o juiz de piso não faz para tentar incriminar o Lula.

    Com uma acusação deste naipe o que ele está fazendo é passar um atestado de idoneidade ao Lula.

    O sujeito é tão ordinário(FDP moro) que perdeu totalmente o senso de ridículo.

     

  9. Re-di-cu-lo, bis-sur-do!

    Conseguiram uma delação do Delcidio? Parabéns! Agora vão atrás e produzam as PROVAS, Afinal é para isso que essa gente, promotores, investigadores, juiz, polícia é bem paga.

    “Os investigadores não conseguiram comprovar o frágil depoimento”

    Então tá. Querem ouvir o Lula para que se não foram capazes de produzir uma mísera prova? Será que é para descobrir quem matou Joana D’Arc? Eu juro que eu também não sei!

    [video:https://youtu.be/F3M7A_jqzws%5D

  10. Estas notícias circularam

    Estas notícias circularam pela imprensa no dia 28/11/2.016.

    O juiz substituto da 10ª Vara Federal, em Brasília, Ricardo Leite, marcou para o dia 17 de fevereiro de 2017 o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação penal em que ele é réu acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Dois dias antes, às 10h, o juiz substituto vai ouvir o depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral, que é réu na mesma ação.

  11. Notícia do dia 13 de outubro

    Notícia do dia 13 de outubro de 2.016.

    O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, marcou para o dia 17 de fevereiro de 2017 o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma ação penal na qual ele e outros seis réus são acusados de obstruir investigações da Operação Lava Jato.

    Segundo as investigações, Lula, o senador cassado Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete dele Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele Maurício Bumlai tentaram impedir a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador