Mais quatro testemunhas dizem a Moro que Lula não é dono do triplex no Guarujá

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Mais quatro testemunhas negaram diante do juiz federal Sergio Moro que Lula seja proprietário do apartamento triplex no Guarujá que o Ministério Público atribuiu ao ex-presidente como pagamento de propina feito pela OAS. Segundo a defesa do petista, entre as testemunhas que inocentaram Lula estão o engenheiro da OAS Empreendimento Igor Ramos Pontes, que admitiu que ficou sabendo da desistência da compra do imóvel, e a engenheira Mariuza Aparecida Marques, que afirmou ter visitado o imóvel mais de 120 vezes, mas só viu Lula no local em uma única visita.

Ao todo, até agora, 23 testemunhas foram ouvidas no caso triplex e nenhuma conseguiu confirmar que Lula é dono do apartamento.

Leia, abaixo, a nota da defesa de Lula na íntegra.

O relato das 4 testemunhas ouvidas hoje (12/12) – e que se somam às 19 das audiências anteriores – pelo juiz Sergio Moro na audiência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba enterrou de vez a denúncia, amplamente alardeada pelos acusadores, de que o triplex do Guarujá seria de propriedade do ex- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À exemplo das demais testemunhas, Igor Ramos Pontes, engenheiro da OAS Empreendimentos resumiu, em seu depoimento, questões-chave há muito ressalvadas pela defesa de Lula:

1. O apartamento é de propriedade da OAS;

2. O ex-Presidente, sua esposa e seus familiares jamais usufruíram do apartamento e nunca tiveram em suas mãos a chave do imóvel  – ponto também ressaltado pela engenheira Mariuza Aparecida Marques, encarregada da OAS pela supervisão da unidade;

3. Nenhuma das contratações alegadas de melhorias no imóvel foi ordenada por Lula ou seus familiares;

4. Igor e Mariuza atestaram que Lula e sua esposa jamais assinaram o boletim de vistoria de unidade (BVU), documento imprescindível – de acordo com o procedimento da OAS – para a entrega de um imóvel ao seu adquirente;

5. Mariuza diz que esteve muito mais do que 120 vezes no condomínio Solaris – entre 2014 e a presente data – e nunca viu Lula no imóvel, a não ser a única vez em que esteve na condição de potencial comprador;

6. Igor diz que recebeu a informação da OAS de que houve a desistência da compra da unidade 164-A por parte de Lula e seus familiares.

Os depoentes foram unânimes em declarar que Lula foi tratado como potencial cliente e não proprietário na única visita que fez ao imóvel. D. Marisa Leticia e o filho Fábio, retornaram mais uma vez ao local, ocasião em que ficou claro que foram conhecer as reformas executadas na unidade por decisão da OAS para ver se despertavam o interesse de compra, não tendo nem nesse momento manifestando qualquer interesse pela aquisição do apartamento.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses caras da lava jato são

    Esses caras da lava jato são doentes mentais, perversos, e ainda pagarão caro pelos crimes que estão cometendo.

  2. E agora Sérgio Moro como

    E agora Sérgio Moro como prender o Lula. Como escreveu no jornal Folha de São Paulo, o professor da Unicamp, Rogério Cezar: Moro um juiz absolutamente parcial e protetor das elites dominantes. 

  3. É muita hipocrísia. Enquanto

    É muita hipocrísia. Enquanto o desvio de grandes verbas vão para os bolsos de vários políticos brasileiros, entre eles, Aécio Neves, Romero Jucá, Michel Temer, José Serra, Agripino Maia, José Sarney, Geddel Vieira,  Geraldo Alkimin, Eduardo  Cunha, o juiz Sérgio Moro fica tentando encontrar se alguma  construtora fez reforma em um simples apartamento, valor do imóvel 450 mil reais, e que nem é do ex-presidente Lula. Que coisa mais ridícula! Que justiça mais absurda!

  4. A verdade é que o moro vem

    A verdade é que o moro vem praticando um verdadeiro bullying,contra o Lula.E ai eu pergunto,quem vai interferir nisso? Vão deixar o moro,continuar com sua tortura com o Lula,a bel-prazer?

  5.  
    Não seria essa merda de

     

    Não seria essa merda de triplex mequetrefe, propriedade do pastor Dalagnol? Como é do conhecimento geral, o procurador-pastor da lava-bunda do moro, é esse filho da puta falso-moralista, que, valendo-se de informações privilegiadas que lhe faculta a função pública que exerce, aproveitando-se para se dedicar em arrumar $$ extras por fora, na prática de uma especulaçãozinha imobiliária esperta.

    Ainda assim, estes moralistas de merda do pgr, ainda falam mal de gilmar mendes por usar o cargo no supreminho, para turbinar seus negócios privados.

    Orlando

  6. Projeto de Lei para enquadrar Autoridades São-Paulinas

    Projeto de Lei para enquadrar Autoridades São-Paulinas

    O Juiz Sérgio Moro e os Procuradores Federais da República de Curitiba manifestaram preocupação com o Projeto de Lei que criminaliza o Abuso de Autoridade. Por conta dessa preocupação o juiz Sérgio Moro sugeriu a seguinte salvaguarda:

    “Não configura crime presente nessa lei a divergência na interpretação da lei penal ou processual penal ou na avaliação de fatos e provas”.

    Disse o referido juiz:

    “Com essa salvaguarda, eu diria que grande parte dos receios de uma aplicação equivocada desse projeto de lei provavelmente possam ser evitados”

    Pois bem. O parágrafo único do art. 1º do Projeto de Lei contra o Abuso de Autoridade dispõe que:

    “Não constitui crime de abuso de autoridade o ato amparado em interpretação, precedente ou jurisprudência divergentes, bem assim o praticado de acordo com avaliação aceitável e razoável de fatos e circunstâncias determinantes, desde que, em qualquer caso, não contrarie a literalidade desta lei.”

    A sugestão do Sérgio Moro foi acatada e, dessa forma, só autoridades São-Paulinas é que serão enquadradas, e mesmo tais autoridades não serão enquadradas retroativamente, já que a lei penal não retroage para prejudicar, mas apenas para beneficiar. Em sendo assim, o juiz Sérgio Moro e o Dallagnol só precisam se preocupar com o Projeto de Lei contra o Abuso de Autoridade se eles forem São-Paulinos. Para quem não conhece a piada dos dois torcedores do São Paulo, eu a transcrevo:

    “Dois Torcedores São-Paulinos estavam hospedados no mesmo quarto de hotel. Saíram para a rua para tentar arrumar um bofe mas não tiveram sucesso na empreitada. Ao voltar para o quarto do hotel, um deles falou:

    – Eu não durmo sem dar uma.

    O outro retrucou:

    – Eu também não.

    O primeiro disse:

    – Tenho uma idéia: Vou te fazer uma pergunta, se você acertar, você “me come”, mas se você errar, eu “te como”.

    – Combinadíssimo -respondeu o outro- Pode fazer a pergunta!

    – Lá vai. Qual é o bicho que anda de 4 patas, é todo peludo, anda em cima dos telhados, gosta de pegar ratos e faz miau, miau?

    – Hum, essa é difícil – disse o outro São-Paulino – deixa eu pensar….. Ah!, já sei, já sei…  É um jacaré.

    – Acertoooou, Danadinho!!!!!!”

     

    Só uma autoridade São-Paulina seria enquadrada na Lei do Abuso de Autoridade. Tipo assim: O Dallagnol pergunta ao Moro:

    – Moro, de quem é, de quem é: um Triplex de propriedade da OAS, situado no condomínio Solaris, em Guarujá, registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente em nome da OAS, tendo a referida Construtora sido acionada judicialmente para pagar as taxas condominiais do referido imóvel?

    O Moro responde:

    – Hum, que pergunta difícil, hein!?!. Deixa eu pensar. Ah!, já sei, já sei. É do Lula.

    Aí o Dallagnol arremata:

    – Acertou, Danadinho!!!

     

    Se já não seria aceitável e razoável confundir gato com rato, imagina confundir gato com jacaré.

  7. Não é de Lula

    Infelizmente, o juiz Moro encontrará um delator confirmando ter tido um sonho, em que um policial federal ouviu de um amigo de um promotor do Paraná, que um jornalista da grande mídia tem absoluta certeza de que Lula fez uma única exigência para comprar o triplex: Se, do ponto mais alto do triplex ele, Lula, conseguisse poder admirar o famoso triplex da ilha de Paraty pagaria o que fosse necessário, para comprá-lo. Mas, como não foi possível avistar o tão famoso, e já esquecido, triplex de Paraty, só lhe restou declinar da compra. Quem sabe possa haver outros ex-Presidentes, que gostem de apartamentos, interessados nesse triplex.

  8. Será que podemos cobrar…

    Será que podemos cobrar a parte do nosso dinheiro que está sendo gasto  indevidamente durante quase  um  ano, para que o  o Juiz tente encontrar uma frase que, se não incrimina pelo menos,  gera manchetes contra  Lula. Será que podemos cobrar pelo gasto usado para periciar um acervo presidencial, que todas as pessoas bem informadas ou medianamente informadas, sabem que é de responsabilidade do cerimonial do Palácio. Será que podemos cobrar pelo gasto de dinheiro público  para que um Juiz simplesmente cometa a cada dia ações que visam apenas assassinar a reputação de um cidadão. Será que podemos cobrar pela condenação de inocentes, e o aprisionamento infindável, simplesmente porque o juiz quer e tem convicção.Acho que  podemos consultar se temos ou não direito de entrar com uma ação cível de ressarcimento.

  9. Guerra Jurídica Contra Lula

    Calma pessoal!

    São apenas alunos do irmão do Norte colocando em prática o “lawfare” aprendido, contra Lula.

    Não interessa se dono ou não do triplex, o que vale é a impressão que fica junto a opinião públlca, causada pelo volume e o repetir-se de acusações.

    O problema que lhes aflige é que não conseguiram ainda garantirem que serão para sempre inimputáveis na utilização de tão justo e democratico, “instrumento jurídico”.

    Só rindo com essa farsa de pândegos e chorando com a cumplicidade da Justiça, da OAB e dessa manada de desinformados e replicantes, que hoje lhes garantem continuarem soltos.

  10. Senhor Doutor Excia.

    Senhor Doutor Excia. Exmo.Ilmo.Reverendíssimo e Supremo Juiz:

    Não é possível o que está acontecendo: Lula é inocente !!!! Putaaaaaa queeeee oooooo pariuuuuuuuuuuu!!!

    O que eu vou dizer às minhas filhinhas ?. Elas já estavam se convencendo que o sapo barbudo era o capeta encarnado de vermelho num corpo do ladrão de galinha.

    Um cara que tinha à disposição trilhões de reais de dinheiro público, por oito anos, só foi acusado de roubar um mixuruco (um pixuleco, vai) de um pombal, denominado triplex, só pode ser ladrão de galinha.,

    E a classe merdia brasileira!!!!. O sonho dessa gente honrada, pagadora de impostos, era ver o Lula algemado, pelas mãos e pelos pés, fotografado com roupa de presidiário, condenado a 108 anos, 6 meses e 28 dias (Ah !!! Essa ciência complexa da dosimetria das penas. Um dia eu aprendo) (No Poder Judiciário tudo é complexo para justificar os altos proventos acima do teto constitucional, o auxílio-creche para filhos marmanjos e o auxílio-moradia para  especuladores de imóveis do Bolsa Família). Que decepção !!!. Isto vai render muito para os psicanalistas: depressão pós-traumática, pânico pós-depressão pós-traumática, tentativa de suicídio (só para inglês ver) pós-pânico pós-depressão pós-traumática.

    Nós, coxinhas, sonegadores de impostos, rentistas, herdeiros dos mais variados patrimônios desde fazendas griladas até serviços por atacado de tráfico de cocaína, socialites, eleitores do João Trump Dória, do Careca, do Santo, do Mineirinho, do Angorá, do Caju, do Brimo, do Índio, do Justiça, do MT, do Todo Feio e do Caranguejo, exigimos que V.Sa. encontre uma maneira ce condenar o Lula, nem que seja uma prisãozinha domiciliar lá no sítio de Atibaia, proibido, claro, de tomar a cervejinha dele, a brahma. O homem vai endoidar e pedir filiação ao PSDB.

    Isto aí, confirmado pelo Supremo Tribunal Regional Federal – 4, já nos basta para, através da patriótica Lei dos Ficha Suja, tirá-lo das eleições presidenciais de 2018.

    Mas, o cabra é tão danado, pacífico e republicano que é capaz de convidar o juiz e a famíla para passar um final de semana com ele e D.Marisa.

    Voces vão ver: esse juiz não é tão mau como dizem: vai inocentar o Lula e mandar a imprensa chapa branca publicar com toda pompa.

     

     

  11. Custo da perseguição ao Lula

    Seria interessante se o Nassif ou algum outro jornalista fizesse um levantamento de quanto essa perseguição ao Lula já custou ao cofres públicos, salarios de procuradores, advogados, delgados, diligências, etc.

    1. Importantíssimo!!!!!!!!!
      Me

      Importantíssimo!!!!!!!!!

      Me recordo, nos EUA, que no final das contas levantaram todo o custo da investigação que o promotor Keneth Starr promovia contra Bill Clinton (cujo ápice foi aquela novela do perjúrio em relação à Mônica Lewinsky).

      O alto custo de toda a ação destruidora de imagem (aproximadamente 80 milhões de dólares), mais o completo desvio de foco de investigação aliado ao puritanismo de convicção de imagem foi desmoralizante.

      Alguma semelhança com as ações dos Dallagnóis daqui?

  12. Causa estranheza que se
    Causa estranheza que se busque elucidar pela via judicial a efetiva propridede de imóvel com matrícula e Registro no Cartório Geral de Imóveis, unicamente através do depoimento de testemunhas quando os supostos envolvidos (adquirentes) sequer disputam o bem.
    Esse contraditório se dá normalmente nas disputas judiciais que envolvem a posse. Ou seja, quando uma das partes tenta mostrar que está na posse de determinado bem e pretende sua prosperidade (aquisição do bem imóvel) através da posse mansa e pacífica (usucapião).
    É verdade que existem outras formas de aquisição de bem imóvel, mas nenhuma se enquadra na tese defendida pelo MP.
    O contencioso fica ainda mais estranho quando todas as testemunhas afirmam contra as teses do MP

  13. Li uma matéria hoje deveras

    Li uma matéria hoje deveras interessante:

    ”Menos de 4 por cento dos homicídos são resolvidos no país ( 3,8)

    E o que dizer das co0ndenações por babdidos políticos?

     Deve ser a metade da netade fda metade da metade SEMI resolvidos.

    Se eu matar minha mãe e for influente , eu arruno 40 testemunhas pra me ansolver– e não, mais 4.

      Independente da sua crença,fé ou partido, Lula se aproveitou da sua boa vontade dando um caraminguá pra algum de seus parentes,

    Pode prender o mundo, mas enquannto Lula não for preso, o Brasil ficará na mesma.

      A prisão de Lula,nem que seja como mártir, é imperativo pro país.

          O povo não deve viver com essa dúvida.

             Mártir ?

        Então que mártir seja.

         Solto é que não pode ficar.

    1. Já que vc. manifesta uma

      Já que vc. manifesta uma certa vontade de matar sua mãe, seu problema é congênito ? Saiba que se for, sua mãe não é culpada não, melhor seria procurar um psiquiatra. Mas será que aí vc. vai começar a pensar em matar o psiquiatra ?

  14. Processo

    Sempre soube que, em determinado processo penal, existe um réu, os acusadores (MP e respectivas testemunhas), os defensores  (advogados e testemunhas de defesa) e o Juiz que, embora presida o processo, limita-se exclusivamente a assistir aos  (transitivo indireto) depoimentos sem neles tomar partido. Pelo que temos visto nas gravações, de vez em quando o juiz abandona, no processo contra Lula,  sua obrigatória isenção para assistir os (transitivo direto) procuradores na  atividade de acusação. Pode? É assim que deve funcionar a justiça? Pergunto porque, diante das “acrobacias constitucionais” ora realizadas pelo Supremo, pode ser que tudo tenha mudado e eu não sabia. Vivendo e aprendendo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador