Mais uma vez, defesa de Lula explica supostas denúncias supostamente feitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Mais uma vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de ataques na tentativa de minar a importância de sua participação na vida pública. Uma campanha que se baseia, só e exclusivamente, em fragmentos de supostos depoimentos de Delcídio Amaral e Renato Duque. Supostos porque não se sabe na realidade o que disseram, já que são parte de uma montagem feita com vazamentos seletivos a veículos que primam pela vontade de atacar Lula.

A defesa do ex-presidente soltou mais uma Nota, tantando esclarecer os fatos e rebater o tiroteio de acusações sem provas que caracterizam a perseguição. Leia a seguir.

Nota

O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ontem (3/9/2016) alvo de múltiplos ataques com claro intuito político de desgaste de sua figura pública, uma campanha sórdida, sem materialidade, e baseada única e exclusivamente em fragmentos de supostos depoimentos de Delcidio Amaral e Renato Duque vazados à imprensa. Há nítido interesse em inviabilizar a presença de Lula no pleito de 2018.

Na qualidade de seus advogados,esclarecemos o que segue.

1- Não há qualquer base concreta sobre a existência desses depoimentos, senão fofocas veiculadas por alguns agentes do Estado que se utilizam desse estratagema na tentativa de maquiar métodos ilegítimos de investigação e a inequívoca utilização do aparato estatal para perseguir o ex-Presidente;

2- As reportagens publicadas devem servir, exclusivamente, para que o Procurador Geral da República abra investigações reais e efetivas com o intuito de identificar os agentes do Estado que se utilizam de meios ilegais e contrários às garantias fundamentais para perseguir seus inimigos ou desafetos políticos;

3- A defesa de Lula fez, em julho, representações ao Procurador Geral da República para apurar eventual crime de abuso de autoridade e aquele previsto no art. 10, da Lei 9.296/96, diante da privação da liberdade imposta a Lula por meio de uma condução coercitiva sem previsão legal, da divulgação de conversas telefônicas realizadas por Lula – inclusive com seus advogados – dentre outros fatos. Nosso cliente é vítima de possíveis crimes praticados por agentes do Estado no âmbito da Operação Lava Jato, mas até hoje nenhuma providência foi tomada para apurá-los e puni-los;

4 – O processo de delação premiada deve, necessariamente, observar os requisitos previstos nos arts. 4º. a 7º. da Lei no. 13.850/2013, principalmente a voluntariedade, a efetiva e real colaboração para elucidação e punição da organização criminosa e o sigilo até a apresentação de denúncia. Sem a observância desses requisitos a delação premiada não tem qualquer valor jurídico (CPP, art.157);

5- Hipotéticas firmações genéricas e desprovidas de prova não servem para delação premiada segundo os critérios legais, e a divulgação desse material configura publicidade opressiva e abuso de autoridade;

6 – Há uma clara intenção de alguns agentes do estado de se utilizarem de delações premiadas negociadas com pessoas em situação processual desfavorável ou privadas da liberdade para obter versões que possam ser utilizadas contra Lula, após terem apurado, por meio de uma reprovável devassa, que ele não cometeu os crimes que haviam sido anunciados por esses mesmos agentes em entrevistas concedidas a partir do início da 24ª. Fase da Operação Lava Jato;

7- As inequívocas violações aos direitos fundamentais de Lula não foram corrigidas e paralisadas pelas autoridades brasileiras a despeito de todas providências que adotamos para essa finalidade. Em razão disso levamos o assunto, em julho, ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. O comunicado será aditado para incluir as novas violações que estão sendo praticadas contra o ex-Presidente pelas autoridades brasileiras.

Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é… persecutoriamente

    Pois é… persecutoriamente perseguido sem que qualquer dos agentes estatais responsáveis: ministério da (in)justiça, douto janot(a) e preclaro (ainda) presidente-senta-levanta do cnj tome qualquer providência; aliás, nem estes, muito menos os tais corregedores (extintos?). Vergonha pouca é bobagem. Bando é pouco: quadrilha.

  2. Cansaço

    Esta palhaçada que a vazajato, moro, produradorinhos, pêéfinhos e imprensinha marronsinha estão praticando já conseguiu ultrapassar o cansaço. A cada dia fica mais e mais chato. E nós pagando o salário milionário destes seresinhos…. Eles poderiam procurar algo mais produtivo para fazer, não é?

  3. A já esperada dose de droga e

    A já esperada dose de droga e veneno das Sextas-feiras…

    Fico pensando: Como é que os fregueses dessa firma Abril vão fazer para curar seus fígados depois? Uma hora não vai mais dar prá disfarçar, não é? E daí? Seqüelas irreversíveis, será? Caberá processo desses consumidores contra a firma por danos?

  4. Essa lavajato…
    Caiu no ostracismo com tremer, nao tem saco roxo pra fazer algo contra cunha e, portanto tem em Lula sua tabua de salvação, sendo seu único objetivo.
    Sao tao canalhas quanto a corja do senado, ou mais.

  5. Essa quadrilha de bandidos

    Perdeu totalmente a vergonha na cara, juntamente com uma mídia poluidora das mentes de  midiotas e aproveitadores de certos brasileiros.

    Que VERGONHA ter nascido num país como este , onde aqueles que mais gastaram suas calças em bancos de faculdades brasileiras e norte americanas são mais bandidos e descarados na destruição de nossos sonhos e do país. Eles sim, merecem apodrecer numa cadeia.

  6. Meu pais

    Meu país chamado brasil, precisa urgentemente olhar pára seus filhos, filhos dê uma nação tão grande como é,

    nao pode jamais agonizar nas mãos de politicos hipócritas que roubam todos os dias os sonhos de milhões de

    basileiros.

    Uma país só precisa dar aos seus filhos.

    Político honestos

    Saúde 

    Moradia

    Educação 

    Após estas quatro reividacacoes concretizadas, os filhos desta terra tão amada cantarão seu hino nacional com

    amor e nao em forma de protesto.

     

  7. Justiça ( sem interrogação) esportiva

    Depois de tanta barbaridade e silêncio dos que deveriam defender a constituição, sugiro aos advogados do Lula, repetindo o Sobral Pinto que para defender Carlos Prestes citou a proteção aos animais, a citação do “Estatuto do Torcedor”. Um juiz que cometesse um décimo das irregularidades que este faz não apitaria nem jogo de varzea na avaliação do conselho de arbitragem da cbf.

  8. Tatica canalha,perversa e sadica nao digna dum estado democratic

    Aqui nao se trata de taticas do box mas  da arte do judo.  O trabalho de sujeira era e continua por parte do PIG-Globo,

     trabalho de preparacao do terreno , trabalho “sem pudor” do ponto de vista deontologico,lento como  um bordado, com “erros  intencionais  mas bem calibrados. Sao retomados por altos funcionarios publicos representantes do STF,MP,PF,.

    O juiz Moro coberto por autoridades tanto nacionais e estrangeiras com um estilo “silencioso”, meixe os peoes lento,

    silencioso,quese  mudo,e desentendido a ao mesmo tempo, prova desarmar ao ajustiçado com vazamentos,teses,

    interrogatorios ilegais e tentativas de prison tarticulado com o “CONJUNTO da OBRA TEATRAL. Mesma coisa

    com as otras equipes (PF, procuradores, PGR,etc). Na pratica os direitos do cidadao ajustiçado nao sao respeitados mas

    tem a apariencia que as normas, o “RITO” sao respeitadas. E a mesma logica teatral do processo do Impeachment.

    Mesmo com um script “pobre” eles conseguem fazer acreditar que  é uma verdadeira peça artistica, na verdade que

    os actores sao excelentes ( os ruines sao ruines, os bonzinhos tambem sao bons, os ingenuos dao a impressao que

    sao ingenuos, salvo os “palhaços sao caricaturais..

    NO RETORNO DA DEMOCRACIA estos episodios vergonhosos terao que se estudar nas Universidades para formar

     futuros concursados honestos e seriamente democraticos,lavando esta pagina negra  de fascismo semitropicais.

  9. Esse Lava Jato diz a que

    Esse Lava Jato diz a que veio, desde as primeiras atitudes, se enganou quem quis. Não admito q qq pessoa de esquerda com cérebro possa ver algo positivo em uma operação dessas, que desmonta o país e destrói milhões de empregos. Pior, seus membros idolatrados pela mídia bandida.

    Não då para entender.

    Dilma, vá lá! O bom senso parou no inferno desde que ela viu Zé.

  10. A RESPOSTA

    Pois é meus caros.

    Nossas respostas devem começar a serem dadas nas eleições municipais. Tiremos as bundas das cadeiras e os dedos dos teclados e vamos eleger vereadores e prefeitos os mais progressistas e honestos possiveis. Bora gente, fazer alguma coisa útil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador