Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Mas afinal, quem são os juízes envolvidos?, por Ion de Andrade

Mas afinal, quem são os juízes envolvidos?

por Ion de Andrade

As delações de Joesley Batista produziram na nossa surrada república uma situação que beira o surrealismo. A Rede Globo, destino principal da publicidade do gigante que é a JBS, aderiu, ao lado do seu mega-anunciante, protagonismo de aliado, contra o já impopular governo Temer, filho seu.

Ferido de sua imensa impopularidade e ilegitimidade esse governo Temer ruma inevitavelmente para o abismo. Essa derrocada se dá de forma espetacular, uma rara implosão pública catastrófica, que consegue colocar em segundo plano o mergulho aos abismos do próprio Aécio Neves, senador e presidente do PSDB, partido que comandou a cassação de Dilma por pedaladas fiscais. Mas não apenas o senador mineiro ficou em segundo plano nesse cenário de guerra total que a rede Globo abriu contra Temer. Citados e  sem identificação formal, há a figura de dois juízes comprados pela JBS. Ontem Paulo Henrique Amorim perguntava quem seriam esses juízes.

Relegado à especulação, transcrevo abaixo o áudio pelo qual o sr. Joesley informa a Temer que tem dois juízes no bolso. Nele algumas esparsas informações são agregadas, contextualizando o trabalho da ou das varas onde trabalham esses juízes e dando pistas que são como um quebra-cabeças onde não conseguimos enxergar a imagem, mas…

Vamos à transcrição:

“Temer: Tem que manter isso, viu…

Joesley: Todo mês, também, eu estou segurando as pontas, estou indo. Esse processo, eu estou meio enrolado, assim, no processo assim…

Temer: [inaudível]

Joesley: Isso, isso, é, investigado. Eu não tenho ainda a denúncia. Então, aqui eu dei conta de um lado do juiz, dá uma segurada, do outro lado o juiz substituto que é um cara que ficou…

Temer: Está segurando os dois…

Joesley: É, segurando os dois. O, eu consegui um [inaudível] dentro da força tarefa que tá…

Temer: Tá lá…

Joesley: …Também tá me dando informação. E lá que eu estou para dar conta de trocar o procurador, que está atrás de mim. Se eu der conta tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que dá uma esfriada até o outro chegar, e tal. O lado ruim é que se vem um cara como…

Ora, a JBS tem processos em diversas varas e ontem muitas especulações apontaram como alvo para juízes vinculados à 10a  vara de Brasília onde a JBS tem diversos processos em andamento.

Entretanto, no áudio transcrito, Joesley discorre sobre uma situação em especial, que ele sequer se dá o trabalho de citar, pois está sendo bastante bem compreendido por Michel Temer. Mas no trecho há o seguinte indício indireto sobre a que vara se refere: “Isso, isso, é, investigado. Eu não tenho ainda a denúncia.

Então os juízes que ele comprou cuidam de algo que está numa fase anterior à de um processo, está em fase de inquérito, e não se converteu em denúncia. Portanto ele está “segurando” dois juízes numa vara onde ele não tem processo, mas inquérito.

Pode ser que seja a 10a vara de Brasília, mas nesse contexto ele não parece estar preocupado com os processos em curso, mas com um inquérito novo. Pode não ser.

Há, no momento, um procurador preso oriundo de uma força tarefa, o que coincide com os áudios. Esse procurador atuava numa vara onde correm processos contra a JBS, o áudio, porém, se refere a uma investigação. Além disto, apesar do afastamento de um Senador e de um inquérito em cima de um Presidente da República, nenhum juiz foi molestado.

Ora, apesar do judiciário tender a uma espécie de autoproteção, é justo questionarmos se o procurador preso é o mesmo a que se refere Joesley ou se é outro, cuja prisão esteja relacionada a fatos não narrados nos áudios. Nesse caso, nem o juiz citado e nem o procurador teriam ainda sido alcançados pelas medidas tomadas até agora. Talvez, inclusive, a prisão de um procurador da 10a vara de Brasília seja um fator de confusão para a correta interpretação do áudio, afinal, ele não foi acompanhado de um juiz e no áudio haveria, na mesma vara, um trabalho de equipe entre o magistrado e o promotor nos favores à JBS.

Ao mesmo tempo, a voracidade com que a Rede Globo vem se lançando sobre a carcaça do governo Temer, de fato um filho seu, me parece suspeitíssima num contexto em que há uma imensa quantidade de informações não reveladas, que podem ser motivo de muita cortina de fumaça.

Santayana propõe para isso a hipótese de que seriam duas Torres por um Rei, uma busca ostensiva de legitimidade para o golpe final sobre Lula.  Mas o que de pior pode ainda ser feito contra um Lula que até aqui nada tem de comprovado contra si? A sua prisão ou condenação para inviabilizar a sua candidatura em 2018 é variável que coincide com o Estado de exceção em curso e não haveria necessidade, por arbitrária que é, de qualquer entrega de torres. O poder, por exemplo, assentado em 54 milhões de votos, foi safadamente roubado, sem dó, nem piedade.

O certo é que a essa altura o ministro Fachin e o sr. Janot já sabem a que juízes e promotor Joesley se referiu no áudio.

Com um Presidente da República investigado e a ponto de cair e um Senador, ex-candidato à presidência da república e presidente do PSDB afastado de suas funções, não é apropriado que os juízes e o promotor alvos das delações sejam poupados da identificação.

– Ministro Fachin, quem são?

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece que tá todo mundo

    Parece que tá todo mundo doido que seja a 13a. vara de Curitiba. Eu também invariavelmente me pego torcendo para que seja. Só tem dois poréns: primeiro que quem estava gravando sabia que a gravação seria ouvida, então, o que ele fala não pode ser considerado espontâneo. Portanto, o que importa não é o que Joesley fala, e sim as reações do seu interlocutor. Essas sim, teoricamente espontâneas, pois não sabia que estava sendo gravado. Segundo que hoje ninguém no mundo se refere ao juiz da 13a. vara como tão somente “um juiz”. Acho difícil que seja a 13a. vara de Curitiba.

  2. Se quer saber qual juiz a

    Se quer saber qual juiz a resposta mais clara está no castigo que juiz recebe ao ser pego com a mão na botija: Aposentadoria recebendo os proventos integrais.

  3. Ele disse que tinha gente da

    Ele disse que tinha gente da tal “força tarefa” (nome idiota para um orgão de “justissa”) informando ele,

     

    isso implode a tal “força tarefa”, por esse motivo os “calunistas” se fingiram de mortos e não se preocuparam em saber quem seja, concordo que façam isso e preservem a excrescencia, só não concorodo que pensem que somos idiotas.

  4. Surge um nome?

    Segundo a FSP, um dos nomes é Ricardo Soares Leite.

    “O empresário [Joesley] afirma que, nas tratativas de contratação para defender a Eldorado, subsidiária do grupo, [Willer] Tomaz mencionou ser próximo a um dos juízes da vara em que corria o caso, Ricardo Soares Leite.”

    “De acordo com Joesley, Tomaz deixou claro que não havia propina para o juiz, mas que poderia exercer influência. (…)”

    Link:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1885756-joesley-diz-que-blefe-sobre-juizes-foi-bravata-que-se-tornou-real.shtml

    1. Que República!

      Willer Tomaz (à esquerda) e o procurador Ângelo Villela foram fotografados clandestinamente por Joesley Batista

      Segundo Joesley, o advogado foi contratado por R$ 4 milhões pela causa e mais quatro pelo arquivamento, devido a “amizade” dele com o juíz Ricardo Soares Leite, mas que não haveria propina programada no contrato – Bem, se eram compadres muito próximos, o ‘rachunço’ entre eles prescindiria de fixação no contrato, como era feito com a mesadinha do procurador, que corria por conta própria do advogado. O empresário pediu um encontro entre eles, para confirmar a tal “amizade” do juiz e do advogado, encontro não efetivado, mesmo assim ele confiou no relato do advogado e soltou uma ‘boiada’ equivalente de trinta mil arrobas de boi gordo. História mal contada, convenhamos.

      Na rede é posível verificar um pouco da “ficha técnica” de Tomaz, que é sócio da Rádio JK FM e está em cana:

      Willer Tomaz Advogados e Associados

      Conjunto Casa 25, Shis Qi 1 Conjunto 4, 1 – Lago Sul, Brasília – DF, 71605-040

      Fone: (61) 99628-6680

      Advogado ligado a Cunha preso na Lava Jato tem escritório no ES

      O procurador posa de campeão da moralidade no vídeo abaixo:

      10 Medidas Contra a Corrupção – Eleitoral – Ângelo Goulart Vivela 

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=zEtzGspT1CE%5D

      Moral da história, a única possível em toda essa imoralidade: Por reles cinquentinha se compra de um procurador vagabundo,  vazamentos em processos bombásticos, que rendem manchetes, capas de revistas, queda em bolsa de valor, tacadas milionárias e outros dividendos políticos, como um golpe de estado.

  5. Dono da JBS detalha pagamento a juízes e membros do MP.
     https://video32.mais.uol.com.br/16222222.mp4?ver=1&r=https://tvuol.uol.com.br   

     

    Acreditem na cascata mirabolante quem quiser, resumindo:  

     “Um amigo meu me apresentou um advogado, que me apresentou outro advogado, que incluia nos seus “préstimos”, o compadrio com um juiz substituto da 10ª Vara, chamado Ricardo Soares Leite, que lhe foi apresentado num jantar pelo compadre advogado, que lhe garantiu que nos seus serviços não incluia propina ao juíz, tudo seria feito de boa”.

     Sujeito bão de negócio o Joesley, nem parece dono de poderosíssima multinacional do seu setor. Quando eu crescer quero ser advogado para oferecer “préstimos” pra ele, que botou logo fé no advogado que lhe garantiu resolver a parada na base do “compadrio” e o contratou, pela micharia de R$ 4 ‘milhão’ pela causa e mais quatro pelo arquivamento. Trinta mil arrobas de boi gordo pela causa e mais trinta pelo arquivamento. Êta boiada boa! 

     O tal advogado, coincidentemente, também é muito bom de “compadrio” no MP. Foi ele  quem arrumou o procurador X-9, para o qual obteve da JBS uma “ajuda de custo” mensal de 50 mil. Parece que o Joesley convenceu seus inquisidores da “pureza” sacrossanta do juíz, de que não houve ‘rachid’ dos oito ‘milhão’ de boiada com o “compadre” advogado, mas entregou o procurador que aceitava mesadinha de mil galinho (bem feito, quem manda não ser profi e se vender barato).

     

     

  6. Ontem só consegui ouvir o

    Ontem só consegui ouvir o nome do juiz, mesmo que cerrou as portas do Instituto de Lula. Ricardo augusto Soares Leite. Foi no JN. Qaunta coincidência, não? Juiz pau-mandado, que ataca inocente e livra bandido. 

    Eliana Calmon, embora se considerasse tucana, sempre disse que não entende como não viu até agora o nome de um magistrado em lambança. Pois já começou a ver. Nessa tacada dos açougueiros de Goiás, já apareceu um procurador e dois juízes,… por enquanto.

  7. Mas, afinal quem são os Juizes envolvidos?

    Talvez seja uma pista ou quem sabe, uma quase certeza? Essa materia que envolve Silas Malafaia.

    “Francisco de Assis e Silva, que defende o grupo dos irmãos Joesley e Wesley Batista, envolveu o líder evangélico em sua delação premiada. Segundo Silva, outro advogado da JBS, Willer Tomaz, afirmou que o pastor pediu um encontro com um juiz (identificado como “dr. Ricardo”) de Brasília”…

    “O pastor assume conhecer Willer, preso na quinta (18) pela PF, sob suspeita de tentar interferir em investigações da Operação Greenfield. Em depoimento, Joesley Batista disse que contratou Willer pois ele dizia ter acesso e influência sobre Ricardo Augusto Soares Leite, juiz substituto da 10ª Vara Federal do Distrito Federal”….

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/operacao-lava-jato/roubam-milh%C3%B5es-e-eu-viro-estrela-diz-malafaia-citado-por-delator/ar-BBBjCay?li=AAggXC1

     

  8. Quem é o juiz?

    Não podemos acusar sem prova, mas, a medida estapafúrdia do fechamento do Instituto Lula, na oportuna hora do depoimento do Lula ao Moro, pode muito bem ter sido uma medida desesperada de alguém que precisa mostrar serviço. Alguém que vendo a água começar a bater no rabo, tenta, preventivamente, ficar bem com o pessoal da lava jato, com a mídia e com todos os promotores do golpe que querem o Lula preso de qualquer jeito. Sabe como é hoje na “justiça” do Brasil. É so começar a bater no PT que seus males estão perdoados.

  9. Mas afinal, quem são os juízes envolvidos?

    O Brasil e o Povo Brasileiro merecem sua LEALDADE, visto que não temos muitos do nosso lado, assim rogamos, Ministro Fachim, quem são os ditos juizes que traem o Judiciario e a Nação Brasileira?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador