MPF vai pedir ao TRF4 o aumento da pena de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum vai pedir aos desembargadores do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) o aumento da pena imposta ao ex-presidente Lula por causa do triplex da OAS, assim além de defender que Sergio Moro é o juiz natural do caso. As informações são do Estadão desta quinta (18).
 
Segundo o jornal, para aumentar a pena, Gerum sustentará que Lula cometeu 3 crimes de corrupção passiva, e não apenas um, como entendeu Moro na sentença proferida em 2017. Para o procurador que atua na segunda instância, cada um dos 3 contratos da OAS com a Petrobras que aparece na denúncia da força-tarefa de Curitiba representa uma prática delituosa diferente. “E vai sustentar que há ‘nexo causal’ entre a assinatura dos contratos e o recebimento de propina por Lula.”
 
Pela denúncia original, a OAS pagou R$ 87,6 milhões em propinas pelos 3 contratos com a estatal, sendo R$ 16 milhões a agentes do PT e ao partido. Segundo delatores, foi desse caixa que a OAS abateu o preço das reformas no triplex.
 
“O procurador também argumentará pela manutenção da sentença em relação ao cumprimento inicial da pena de prisão em regime fechado do petista, como foi decidido por Moro – defendendo a rejeição a mais um pedido da defesa”, apontou o Estadão.
 
O julgamento ocorre no próximo dia 24.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é, de nada adianta

    Pois é, de nada adianta provar e recomprovar a inocência (em si, no nosso direito penal, mais outra incongruência, pois, aos meganhas-desprocurados é que caberia comprovar a culpa), pois, o corporativismo e o medo que se pelam da rede globosta não os permite reconhecer os erros.

    Agora, mais novidade: já que o desMoronado sentenciou em recurso que nunca falou em Petrobrás, o campeador-regional (pasmem, segundo degrau!) vem com o papo da existência de nexo casual entre a condenação e os contratos, mas (mais pasmem, ainda!), sem qualquer comprovação.

    Haja país de merrecas.

  2. Goodfellas
    E  deveria incluir

    Goodfellas

    E  deveria incluir na pena a juiza de Brasilia que roubou o triplex do Lula para pagar conta da OAS. Esse país de procuradores indecentes e exibicionistas só existe na imprensa e no Judiciário. Como diz o Janio de Freitas as instituições já “foram” faz tempo.

    Mas o procurador está em boa companhia: o Alexandre Frota e seu MBL fake(ou fake é o do Katiguiri?) vai fazer campanha nas ruas apoiando a grande imprensa, o Ministério Público e o Judiciário na condenação do Lula. Goodfellas.

  3. Eles precisam chegar num

    Eles precisam chegar num acordo. Moro declarou que nunca disse, na sentença ou em lugar algum, que a condenação tinha por base os contratos da Petrobras com a OAS. Agora o MP quer aumentar a pena com base nesses mesmos contratos desconsiderados por Moro.

    E não duvido que consigam…

    1. No fim eles se entendem.

      A única coisa que os une, o ponto de confluência é o desejo de ferrar o Lula. Essa missão tem que ser cumprida a qualquer custo. Mesmo que jogue no chão a credibilidade das instituições que representam.

    2. “Moro declarou que nunca

      “Moro declarou que nunca disse, na sentença ou em lugar algum, que a condenação tinha por base os contratos da Petrobras com a OAS”:

      Por essa razao o pedido do “procurador” eh ilegal.

  4. Esse MPF só tem sanguessuga

    Esse MPF só tem sanguessuga do erário que de vez em quando coloca a bunda de fora pra aparecer no pig. Tem muito trabalho de verdade pra esses felas fazerem por aí, nem vou falar de tucanos e afins, esses já sabemos que podem até mandar matar, mas basta dar uma olhada no site do “reclame aqui” e ver como esse apêndice do judiciário não serve pra porra nenhuma quando se trata de defender o cidadão contra os abusos das grandes empresas.

  5. nem leu a sentença

    Este idiota diplomado, se fosse capaz de ler a sentença, deveria ter notado que Morando Lero glosou 2 dos 3 contratos encontrados pelos “achadores federais”. Isto porque foram assinados em datas anteriores ao prazo de prescrição dos crimes que tentaram acusar. Além de demonstrar a incompetência dos achadores, Morando Lero cometeu outro procedimento irregular, já que devia ter colocado um pregador no nariz e devolvido a bosta de acusação que lhe mandaram . Mas, como ele parece gostar daquele conteúdo, achou por bem dar uma aparada nos excessos e completou o serviço mal cheiroso.

  6. E agora?

    O próprio moro disse quq sentença não faz referência aos contratos da petrobras (quais?) e a justiça federal afirma que o apartamento é da oas e o tomou para pagar dívidas dela.

    Nunca provaram nada da acusação, obrigação dels, e abandonam provas cabais da inocência do Lula.

    Então o que vai ser julgado afinal nest trf4?

    Só o julgamento revela o desastre do nosso judiciário.

    Que palhaçada!

  7. A esta altura do campeonato,

    A esta altura do campeonato, só resta aos aloprados continuar a pantomima; o enredo vai sendo reescrito e reescrito para ajustar com o gran finale prometido. 

  8. Não tenho otimismo algum.

    Não tenho otimismo algum. Lula vai ser condenado di 24, e quanto mais desmoralizamos a sentença, maior será o aprofundamento necessário do golpe.

  9. Tudo Certo

    Nassfi: está corretissimo o pedido do ilustre serviçal. Sinta o drama. Como barnabé, cedido ao diretorio-judicial do bando da privataria (PSDB/DEM/PPS/+), apesar de regiamente pago pelos cofres públicos, a função principal e única dele e demais da Forca_Tarefa (eu disse Forca) é caçar por terra, ar e mar o Sapo Barbudo (versão militar de Lula). Absurdo e inadmissível seria ele pedir o contrário ou calar-se. Ficaria sujeito a responder processo administrativo. E vai ficar mais de 5 minutos na gloria da mídia. Quer mais?

  10. Eu não sei se isto tem

    Eu não sei se isto tem importância ou não, mas vocês sabem o que eu quero, eu quero que também esse procurador idiota, além dos outros procuradores, também idiotas, vão à merda!!! 

  11. nexo causal

    Tambem tenho convicção de que este procuradorzinho de merda, tem um nexo causal com a venda de sentenças por parte da quadrilha de curitiba.

    Só não tenho certeza do percentual: 8% ou 10% dos 5 milhões de dolares

  12. “justissa”, mpf, mpe e outras

    “justissa”, mpf, mpe e outras porcarias custam 1,7% a.a. para os cidadãos brasileiros

    E pensar que este monte de esterco é paga POR NÓS

    Já basta

    1. 1,7% do PIB do país por ano

      1,7% do PIB do país por ano para pagar salários a uma maioria de quadrilheiros.

      Na Alemanha gasta-se menos de 0,5% do PIB deles com a mesma despesa. Talvez, sem quadrilheiros.

       

  13. Mal antigo

    Pensam que estamos vivendo coisas novas? Vejam isto: “todos sabemos que juizes permanentes adquirem um sprit de corps, que estão sujeitos a serem tentados por suborno; que são desencaminhados pelos favores, relações, espírito partidário, devoção ao poder executivo ou legislativo; que é melhor deixar uma causa à decisão da sorte que à de um juiz partidário de um dos contendores…” Ou isto: ” fosse eu chamado para decidir sobre se seria preferível omitir o povo no judiciário ou no legislativo, diria ser preferível deixá-lo fora deste último. A execução das leis é mais importante que sua elaboração”. São duas passagens de uma carta de Thomas Jefferson – o autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos – dirigida ao abade Arnoux, em 19 de julho de 1789. Imaginem se ele tivesse visto nosso judiciário…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador