“Não é corrupta”: Janot desmente denúncia que ele fez contra Dilma em 2017

Ex-PGR denunciou Dilma Rousseff em 2017, com base em delações e teses, garantindo que ela fazia parte de esquema criminoso de propinas

Foto: Patricia de Melo Moreiria/AFP/Getty Images

Jornal GGN – O ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que não tem “nenhuma dúvida de que Dilma não é corrupta”. A declaração foi dada juntamente com as revelações divulgadas nesta quinta-feira (27) pelo ex-PGR, na revista Veja.

Na ocasião, ele chamou o ex-presidente Lula de “corrupto” e afirmou que acreditava que ele era “um dos chefes de todo esse esquema”, sustentação defendida pela força-tarefa de Curitiba, usando apenas acusações de delatores, para prender o líder petista. Mas ao mencionar Dilma Rousseff, ele foi acertivo: “Não tenho nenhuma dúvida de que a Dilma não é corrupta”.

Defendeu, contudo, que a ex-presidente tenha responsabilidade em tentar obstruir a Justiça no processo envolvendo Lula: “É impossível que o Lula não fosse um dos chefes de todo esse esquema. Não tenho dúvida de que ele é corrupto. Da mesma forma que não tenho nenhuma dúvida de que a Dilma não é corrupta. Mas ela tentou atrapalhar as investigações com a história de nomear o Lula como ministro da Casa Civil. A obstrução de Justiça aconteceu, tanto que eu a denunciei.”

Mas foi Rodrigo Janot quem apresentou uma denúncia, em setembro de 2017, contra o que ele chamou de “quadrilhão”, incluindo Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. A peça assinada por Janot e que foi aceita pela 10ª Vara Federal em Brasília em novembro do ano passado afirma que os dois ex-mandatários teriam tido participação em um esquema de coleta de propinas de R$ 1,48 bilhão, entre 2002 e 2016.

A denúncia sustentava que o esquema teria existido por vantagens supostamente ilícitas em contratos da Petrobras, do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e do Ministério do Planejamento nos governos dos dois ex-presidentes e que aponta que se Lula era o “idealizador” da suposta organização criminosa, inclusive no planejamento do sistema de arrecadação de propinas, Dilma integrou o “quadrilhão” ainda em 2003, segundo Janot, quando assumiu o Ministério de Minas e Energia.

A acusação não é a que trata da nomeação de Lula por Dilma a um cargo de ministro em seu governo, como hoje defende Rodrigo Janot ser a única ilegalidade da ex-presidente. E sim apontava que a ex-presidente, como ministra de Lula, teria atuado para que interesses privados fossem atendidos na estatal Petrobras, em troca de subornos e que quando assumiu a Presidência da República, os crimes teriam continuado, na tese de Janot.

Como exemplo, na denúncia enviada por Rodrigo Janot ainda em 2017 contra Dilma, ele afirma que a ex-presidente teria “concretizado” os atos criminosos de quadrilha ao negociar com a Odebrecht o financiamento de sua campanha eleitoral. A base de tais acusações são as delações de executivos da empreiteira, segundo os quais, quem cobrava as doações era Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, e Edinho, ex-ministro de Comunicação Social.

Hoje, dois anos depois, Rodrigo Janot desmente a própria denúncia criada por ele em 2017: “Até agora não surgiu nenhuma prova que envolva a ex-presidente com corrupção”, disse, entre as suas declarações.

 

Relembre a denúncia, abaixo:

DENUNCIA-QUADRILHAO

 

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto? Acesse: www.catarse.me/LavaJatoLadoB

 

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rodrigo Janto deve prestar mais atenção nas divulgações do site The Intercept, pois recentemente foi revelado que Lula não queria aceitar o cargo de ministro chefe da Casa Civil… Segundo Fernando Haddad levou-se no minimo três meses para que Lula aceitasse então ser ministro de Dilma. E como ele pode dizer que não tem duvidas sobre Lula ser chefe do “esquema”, se não ha nada que corrobore isso. Continua sendo leviano.
    Obstrução de justiça é o que faz Bolsonaro hoje em dois casos graves: o envolvimento de Flavio Bolsonaro em esquema de corrupção na Assembleia do RJ e a apuração dos assassinos e mandantes no caso Marielle Franco.

  2. À Dilma o que é de Dilma,que por sinal tem se saído muito bem mundo afora.Disse ela que,ao romper da barragem,não ficaria pedra sobre pedra.Como vaticinei logo que o Gringo de Ouro começou a jogar merda no ventilador,vem coisa por aí,independente do que ele tem guardado,brotarão coisas que o Satanás da IURD vai duvidar.A Globo,já meia bêbada pelos porres de Jánô,dificilmente escapa.Se Bozo não fosse um analfabeto funcional,lenhava ela de vez.

  3. Entendo perfeitamente o que Dilma Rousseff deve estar sentido. Já fui injustamente denunciado por crimes que não cometi e tomei muito na cama por causa da indignação aliada à impossibilidade de vingança. Pior… todas as vezes que pedi reparação o Judiciário julgou improcedente os processos. Com a aprovação da nova Lei, promotores e juízes serão obrigados a tomar mais cuidado.

    1. Processa o Estado e processa pessoalmente o juiz e todos q estiveram envolvidos nesta palhaçada. Imagino a sua revolta. Aqui no Brasil, infeliZmente a lei NÃO É PARA TODOS.

  4. Canalha mesmo…
    pois aparentemente já ensaia os primeiros passos para tentar se livrar de um processo que pode lhe causar uma aporrinhação monumental

    aí sim terá motivos de verdade para se suicidar para o bem do Estado Democrático de Direito

  5. Janot está se revelando um moleque irresponsável. Se Dilma não é corrupta, então ele deverá imediatamente corrigir PUBLICA E OFICIALMENTE seu erro quando a acusou.
    Moleque desgraçado!
    Que pena que é um covarde e não se suicidou. Quanto mal teria poupado aos brasileiros se assim o fizesse.

  6. Como disse GM: um covarde. E eu acrescento: canalha. Quem obstruiu a justiça foi ele que não denunciou a tentativa de Aécio e de Temer de suborná-lo; será que conseguiram?

  7. Quero abrir um processo contra Janot, Lava-Jato, Moro & cia, por crimes de LESA-PÁTRIA. Alguém sabe como se faz isso???
    É isso que são. O cara denuncia um crime que diz não existir. Os outros torturam presos ilegalmente (aqueles presos que não têm sentença em julgado nem nada que os ponha na cadeia). Prende gente e só solta se cantarem a música no tom que Dallagnol e Moro mandare. Assim até um galo canta como canarinho, né?
    Essa é a face que está vindo à tona. O que estão demorando a demonstrar no PIG é o quanto essas ações causaram desemprego ao bloquearem as contas das empresas.
    Uma empresa não é corrupta. Corrupto é quem a administra. Os corruptos estão saindo das delações com grana no bolso, as empresas seguem quebradas e os trabalhadores desempregados.
    A receita do país vai lá no fundo porque não há aquecimento de economia sem poder de aquisitivo da população. Tudo isso causado em sã(?) consciência por essa cambada de vendidos.
    É ou não motivo para processo por crime de LESA-PÁTRIA?

    1. Isso que foco curioso. Pq alguém Ainda não entrou com uma ação contra essa quadrilha (MP, judiciário, PF.. .) Para que isso seja investigado. Claramente somos vítimas de um crime e nenhuma ação é feita. Independente de como o intercept conseguiu o arquivo da vaza jato, sua autenticidade não é mais negada e, ainda que fosse, uma açao determinaria uma perícia verificando isso.
      Nao acho que sou mais esperto que ninguém e sua msg mostra que não estou sozinho mas pq dentre os bam bam bam do direito de vários partidos políticos ainda não deram esse start pra diligências começarem a ser feitas e documentos apreendidos?
      Diz-se que o STF só age quando provocado e foi isso que deu início a ação que barrou a indicaçao de Lula. A pergunta é: pq ainda nao foi feita uma acusaçao formal a Sergio Moro, Deltan Dallagnol e procuradores da lj, Rodrigo Janot e juízes do trf4?

      1. Então… sou uma nulidade nos juridiqueses e outros salamaleques. Quem sabe como se faz isso? Não tem verba para a Educação. A responsabilidade é da LavaJato, já que colocou a Petrobrás em palpos de aranha levando à venda (leia-se entrega) da exploração da camada Pré-sal. Exploração essa que daria os royalties para a EDUCAÇÃO (75%) e SAÚDE (25%).
        Cá com meus botões, isso é mais do que a lei obriga a destinar do orçamento da União.
        Faltou dinheiro na Saúde, na Educação, na Pesquisa, na Ciência e Tecnologia, a responsa é desse bando aí.
        Alguém aí para dar uma ajuda? Algum advogado (que não seja bom, nesse momento quero mais é um advogado MARVADO) pra fazer isso?
        grazie tante

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador