Nem de Lula, nem da OAS: triplex é da Caixa há pelo menos 7 anos

“Nem Léo Pinheiro, nem a OAS tinham a disponibilidade do imóvel para dar ou oferecer a quem quer que seja”, diz Cristiano Zanin
 
Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula apresentou, durante coletiva de imprensa em São Paulo, o teor das alegações finais sobre o caso triplex, cujo prazo para entrega ao juiz Sergio Moro termina nesta terça (20). Durante a exposição, o advogado Cristiano Zanin revelou que encontrou novas provas de que “nem Léo Pinheiro, nem a OAS tinham a dispobilidade do imóvel para dar ou oferecer a quem quer que seja”.
 
Isso porque, desde 2010, o triplex, assim como os demais apartamentos do Consomínio Solaris, no Guarujá, foi entregue pela OAS a um fundo controlado pela Caixa Econômica Federal. Como nenhum depósito foi feito em conta bancária sinalizada pela Caixa, o triplex não foi liberado a ninguém, muito menos a Lula. 
 
“Se o triplex não é nem jamais foi de Lula, sua absolvição é obrigatória. Não só porque o Ministério Público não produziu prova do que diz, mas porque a defesa produziu provas da inocência de Lula”, disparou o advogado.
 
A defesa já havia juntado aos autos do processo que tramita em Curitiba os documentos que atestam que o triplex, que está em nome da OAS, foi dado como garantia em operações financeiras, incluindo pedido de recuperação judicial, a partir de 2009. A revelação tem peso no julgamento porque a Lava Jato insiste que foi naquele ano que a OAS transferiu, de forma velada, a posse do apartamento para Lula.
 
Os novos documentos, que provam que a Caixa detém o direito financeiro-econômico sobre o triplex desde 2010, foram produzidos de maneira autônoma pela defesa de Lula, após o juiz Sergio Moro negar o pedido de diligência. 
 
 
 
Segundo Zanin, um dos documentos indica a “conta e agência onde os valores referentes aos apartamentos do Solaris devem ser depositados para que haja a liberação do imóvel. Ou seja, esse documento significa dizer que só se houvesse depósito nessa conta e nessa agência é que os imóveis estariam liberados para venda, doação ou qualquer forma de alienação, qualquer forma de transferência da propriedade. Era imprescindível, portanto, que houvesse depósito de valores nessa conta da Caixa.”
 
Ex-OAS, Léo Pinheiro, em março passado, disse a Moro que combinou com Paulo Okamotto e João Vaccari Neto que o triplex seria de Lula a partir de um “encontro de contas” com o PT. O pretenso delator afirmou que reformou o apartamento com dinheiro da OAS Empreendimentos, dentro da legalidade, com o intuito de vender ao ex-presidente. Para sustentar a tese de que não ficaria no prejuízo caso Lula não quisesse adquirir o imóvel, Pinheiro afirmou que deixaria de pagar ao PT propina equivalente ao valor investido nas melhorias.
 
“Léo Pinheiro esqueceu de dizer [a Moro] que ele próprio, com sua assinatura, havia levado, em novembro de 2009, à junta comercial, um documento que transferiu à Caixa 100% dos direitos economico-financeiros do triplex e dos demais imóveis do Solaris. Então, como ele pode ter dado esse apartamento a Lula se, no mesmo ano, ele deu o imóvel como garantia à Caixa? Para que Léo Pinheiro pudesse afirmar que deu, ele teria de mostrar um recibo de que depositou na conta da Caixa os valores correspondentes a esse apartamento. Isso jamais ocorreu”, revelou Zanin.
 
O defensor ainda disse que essas informações sobre a verdadeira propriedade do triplex poderiam ter vindo à tona há muito tempo, se a Lava Jato não tivesse transformado a investigação contra Lula numa espécie de jogo.
 
Ele lembrou que o caso triplex nasceu de um inquérito sigiloso e que, quando a defesa tomou conhecimento disso e pediu acesso aos autos, Moro negou. Foi preciso recorrer ao Supremo Tribunal Federal. A defesa sequer teve tempo de analisar o procedimento e pedir produção de provas porque, dois dias após ter acesso ao inquérito, Lula foi indiciado pela Polícia Federal. 
 
“Mas não foi só na fase policial que a verdade poderia ter sido descoberta”, apontou Zanin. Durante a fase processual, conduzida por Moro, a defesa solicitou uma série de provas negadas pelo juiz, que costumava alegar que os pedidos eram abusivos ou que não acrescentariam nada à ação. Zanin destacou, a título de exemplo, os pedidos para produzir provas de que Lula recebeu, como diz o MPF, dinheiro desviado da Petrobras, e a petição para aprofundar o uso do triplex em transações financeiras pela OAS. Tudo negado por Moro.
 
“Certamente a Polícia Federal e o Ministério Público Federal teriam condições de saber da existência [desses documentos]. Nós havíamos pedido para que fossem produzidas essas provas em perícia, mas os pedidos foram negados. É a defesa que leva ao processo a prova da inocência de Lula. Prova categorica, contundente e que não deixa nenhuma dúvida.”
 
Assine
 
OUTROS EIXOS DA DENÚNCIA
 
Zanin rebateu, ainda, o “contexto” de “macrocorrupção” criado pela Lava Jato para taxar Lula de chefe da organização criminosa. Trata-se do pano de fundo da denúncia do triplex, em que Lula aparece sendo beneficiado pela OAS por ter garantido a manutenção do esquema de corrupção na Petrobras enquanto presidente da República.
 
“A denuncia, além de veicular a acusação propriamente dita, fala de um contexto, mas esse contexto fala de uma investigação que esta em curso no Supremo e não há competencia da 13ª Vara Federal em Curitiba para tratar do fato”, sustentou.
 
Durante a coletiva de imprensa, Zanin também abordou as violações e abusos praticados por Moro e pela força-tarefa durante a fase processual e lembrou, ainda, que a defesa produziu provas de que Lula não poderia saber de corrupção na Petrobras, a partir de auditorias feitas na estatal.
 
Em relação à terceira parte da denúncia, que trata de contrato da OAS com a Granero pela manutenção do acervo presidencial, Zanin destacou que o MPF, além de não imputar a Lula qualquer ação relativa a esse contrato, viu sua tese de pagamento de propina cair por terra quando o dono da Granero admitiu que houve um erro dele na produção do documento. A Lava Jato fala em fraude porque a peça fala em armazenamento de materiais de escritório da OAS, e não do acervo de Lula.
 
O CASO CLÁUDIA CRUZ
 
Ao final da exposição, Zanin indicou que, diante das provas produzidas, qualquer sentença sobre o triplex que não seja de absolvição para Lula só reforçará que o caso é de perseguição política.
 
O advogado fez um paralelo com a sentença proferida por Moro em relação à esposa de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz, absolvida por falta de provas de sua participação na lavagem de dinheiro.
 
“Nessa sentença, Moro diz que em crime de corrupção e lavagem de dinheiro, é preciso haver rastreamento dos valores envolvidos”, frisou Zanin. “Em relação a Lula, em momento algum houve rastreamento de valores. Nao se aplicou a máxima de seguir o dinheiro, mesmo a defesa tendo feito esse pedido com a certeza de que Lula não recebeu valores provenientes de contratos da Petrobras. É bom lembrar que depois da devassa feita nas contas e vida de Lula e de seus familiares, nenhum valor ilicito foi encontrado”, ponderou.
 
Questionado sobre a possibilidade de Moro usar a teoria do domínio do fato para condenar Lula, Zanin disse que a tese “não pode servir de muleta para Ministério Público que não produz provas.”
 
Acompanhe, abaixo, a coletiva na íntegra.

Leia também:  O caso Lulinha e o joga-pra-ver-se-cola da República do Paraná, por Luis Nassif

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

36 comentários

  1. Os crimes dos fascista de Curitiba

    Os procuradores do MPF deveriam ser processados por denunciação caluniosa com objetivos políticos.

    O juiz Moro deveria ser processado por obstrução da Justiça, ao impedir a geração de provas que inocentariam o caluniado.

     

     

    • Os crimes dos fascista de Curitiba

      Esse é o ponto.

      Poder um bando por no lixo um monte de dinheiro público, nosso que pagamos impostos, para tocar um processo sem nada mais do que conversa de comadres ?

      Pode um juiz -? – obstar a produção de provas que inocentem o réu ?

      Como fica a teoria do domínio do fato, as convicções, para essa turma ?

      Podemos dizer que houve litigação de má fé por parte do MPF ?

      Que é isso ?

      Desídia ?

      Improbidade administrativa ?

      CNJ ?

      CNMP ?

      PF ?

      Ou é apenas a demonstração escandalosa de justiceiros em ação ?

      Ou vale uma boquinha numa palestra ?

       

  2. Não pode

    A defesa do Lula não pode aos 49 minutos do segundo tempo apresentar uma prova como essa que ridiculariza toda a putada de CUritiba.

    Quer dizer que os paspalhos ficaram martelando durante mais de 3 anos que o triplex era do Lula e foram incapazes de descobrir a prova que os advogados de defesa descobriram

    Mais uma demonstração da total incompetencia destes IMBECIS  de Curitiba.

     

    Mas o amigo do traficante e esposo da ladra, tem um contrato a cumprir e vai condenar o Lula, para depois se refugir nos eua e desfrutar da comissão que lhe é devida pelo caso Banestado.

     

  3. Uh-huh!!!!!!!!!!!!!A defesa

    Uh-huh!!!!!!!!!!!!!

    A defesa de Lula matou a cobra e mostrou o pau mas… Moro vai condenar. Vai condenar Lula assim como condenou D. Marisa e inocentou a mulher do Cunha e do Sérgio Cabral. A Adriana Anselmo é tão inocente que, em noticia veiculada hoje,  recebia 300 mil reais por semana na arrecadação de propinas segundo a sua secretaria. Já a mulher do Cunha não sabia quem a sustentava até a denúncia do Joesley. Ambas deviam dormir com o porteiro e ficaram sabendo das propinas do marido pelos jornais. E o porteiro deve ser a fonte de Moro que prova a inocência de ambas.

    Ao Aécio que vai ser comido hoje (expressão do Jucá) espero que sejam moidos esses inquisidores de Curitiba. Que se afundem na lama da quadrilha que protegeram para destruir a normalidade jurídica e democrática do país.

    PS Não tenho nada contra porteiros. Só que Moro tem uma consideração especial por essa classe profissional visto que a acusação principal da posse do triplex vem do testemunho do porteiro do Edificio Solaris.

  4. Agora Lula está enrolado

    Agora Lula está enrolado mesmo. Esses advogados medíocres que o defendem entregaram ao juíz a prova que ele queria. A CEF é o laranja de Lula. Se os bravos e eficientes investigadores forçarem um pouquinho é possível que descubram  mais provas do laranjal da CEF, por exemplo caderneta de popupança em nome dos netos do Presidente, ops, do futuro Presidente.

  5. Aí coxadas berra mesmo e

    Aí coxadas berra mesmo e espuma ódio kakakaka MoroxLula, até filme bonequinhos de luxo, querem condenar o homem pelo triplex minha casa minha vida, pedalinho e o barco de lata, kakakakaka.

    Quem é o chefe aí coxada?

  6. E dai ?
    Nada disso vem ao

    E dai ?

    Nada disso vem ao caso.

    É óbvio que Lula será condenado por Moro.

    Já está condenado.

    A não ser que Moro absolva neste caso para condenar no próximo, Mas duvido, tudo indica que vai condenar mesmo. para tentar dar tempo à 2 instancia para impedir a candidatura de Lula em 2018.

  7. Inexistem provas materiais,

    Inexistem provas materiais, palpáveis, concretas, demonstrativas da existência de crimes e de autoria

    Compare-se, por exemplo, com as acusação ao Temer e Aécio: existem fartas provas materiais (diretas) como vídeos, áudios, rastreamento de valores, apreensão de $$$, comprovantes e depósito de valores, documentos, testemunhos, perícias técnicas…

    Em relação ao Lula, ao reverso, intrigas políticas, fofocas políticas, mexericos, depoimentos de políticos, interessados e adversários de “ouvi dizer”, de “que fulano disse”… MAS nenhuma prova material, nenhuma prova concreta, nenhuma prova positiva, nenhuma prova direta… e, isso, depois de mais de 50 anos de constantes (e incessantes) acusações e investigações levadas a cabo por militares (Governos Militares), polícias, mídias, políticos adversários, ministério públicos, judiciário…

    Nem se diga, ainda, que no governo Lula ocorreu a construção de todo um arcabouços legal de transparência e ataque à corrupção, ocorreu o aparelhamento e capacitação material e legal da Polícia Federal, do MPF e dos Orgãos de Fiscalizações do governo, autarquias e empresas pública, o que descontentou muitíssimas pessoas, muitíssimos setores da sociedade brasileira…

  8. Se esse triplex fosse do

    Se esse triplex fosse do minha casa minha vida, acho que já estaria no nome do…   do… do procura dor.

  9. Aliado a Renan no Senado, Lula se cacifa 1 pouco mais no acordão

    “ACORDÃO”: AÉCIO SOLTO? E “COM SUPREMO COM TUDO”, JUCÁ?

    Por Romulus e Núcleo Duro

    Mais uma rodada, pessoal. Destaque MÁXIMO do dia:

    “(…) Tem ‘pautas’ do Acordão cujo preço é incerto, variável, de difícil estimação prévia…

    P.e., “prender o Aécio” pode sair… ‘barato’.

    Mas…

    Pode sair beeem ‘caro’ também, se ele pirar na cadeia.

    Aécio está looonge de ter a resiliência física e moral de uma certa ~PresidentA~…

    Aquela que, na juventude, atendia pelo codinome “Vanda”, na VAR Palmares, sabe…

    Em abstinência de… hmmm… “liberdade”, digamos… Aécio sempre pode acabar “causando”, né…

    Ou até morrer!

    Vide Mani Pulite…

    Afinal, “tem que ser um que a gente mata antes de ele delatar” – apud… Aécio (!), não é isso??

    Deve estar com o c* na mão.

    Porque o seu bem-estar deixa de depender dele na Papuda.

    Pode ser paranoia, mas nunca se sabe, né…

    Afinal…

    Cai tanto jatinho no Brasil…”

     

    LEIA MAIS »

  10. Desde o início do processo do

    Desde o início do processo do triplex que os advogados de Lula afirmavam que o apartamento estava em garantia de investimentos. Parece que, finalmente, a Caixa liberou, ou foi intimada a liberar, a comprovação. O curioso nesses processos contra Lula em Curitiba é que o ônus das provas caberia a quem acusa, no entanto tem-se que fazer o contrário: comprovar a inocência

  11. Desde o início do processo do

    Desde o início do processo do triplex que os advogados de Lula afirmavam que o apartamento estava em garantia de investimentos. Parece que, finalmente, a Caixa liberou, ou foi intimada a liberar, a comprovação. O curioso nesses processos contra Lula em Curitiba é que o ônus das provas caberia a quem acusa, no entanto tem-se que fazer o contrário: comprovar a inocência!

  12. Deus

    Quer dizer que o Lula comprou a Caixa pra que ela seja laranja do famosos triplex de quinta no Guarujá?

    Nem sequer uma mansão no sul da França? É como a Dilma, que os patos chamam de ladra mas mora num apezinho aqui em Porto Alegre que vale menos do que uma viagem de férias das octagêmeas casadas com os chefões do golpe. 

    Cidadãos do bem são muito inteligentes 🙂 Aliás, eu também, quando comprar a JBS pra ser laranja dos meus milhões, vou querer uma casa ali na praia do Quintão. 

  13. A sinuca de bico de Sergio Moro

    E agora, com a sentença ja pronta, condenando o ex-presidente Luis Inacio (porque é do PT e se é petista é quadrilheiro, no caso em questão, chefe de quadrilha, propineiro e tudo mais que quiserem acusar. Tenho fé e muita convicção no que tenho dito), como vai fazer sem uma prova sequer! Tem que prestar contas a seus seguidores fascistas e manipulados, à midia e sabe deus à quem mais, e não conseguiram apresentar uma unica prova! Tudo o que temos até aqui é uma forçação de barra tão grande, que choca as pessoas lucidas deste Pais. Eh hora de se reformar com urgência o judiciario. Tal qual ele esta assentado, em cima de uma casta que decide a aplicação de leis segundo o paciente à sua frente, não é mais possivel.

  14. Esse gente recebe 40.000 por

    Esse gente recebe 40.000 por mês para fazer uma cagada dessas!

    Bem que dizem que o nosso Judiciário é formado por asnos…. Olha, se a amostragem for a desse pessoal de Curitiba não tenho nenhuma dúvida…. Se bem que deve existir vida inteligente no Judiciário (Eugênio Aragão e outros tantos parecem ser prova disso).

    Esse povo se superou na incompetência. Torraram montanhas de dinheiro com um processo e não se deram ao trabalho de verificar quem detinha a posse do maldito triplex?

    Pelo visto sua prepotência e arrogância era tamanha que eles imaginavam que era só contar, na Globo, a história de que Lula é ladrão e ela já seria aceita como verdade revelada, provada e comprovada… Bem, pra classe média coxinha imbecil nem preciava mesmo. Quase toda ela tem convicção de que o Lula é ladrão, existindo provas ou não… 

    No fringir dos ovos concluo que nem precisavam fazer essa alaúza toda…  Era só contar a história na Globo, mas levando o processo adiante se expuseram ao rídiculo: mostraram que são amadores… Só gastaram nossa grana…Deviam ter chamado a CIA…teria ficado mais barato e provavelmente surgiriam as provas, nem que falsificadas…

  15. Lula vai ser condenado

    Não existem provas. Isso é um fato. Mas o Lula vai pra cadeia, pelo simples fato de ser o Lula. A esquerda tem que esta preparada. Lula vai ser preso e vai ser obstruida sua candidatura. Esse é o objetivo do golpe. Vocês tem que entender isso.

  16. Os esquerdofóbicos de plantão

    Os esquerdofóbicos de plantão eo juizeco Moro, vão ter chilique, LULA PRESIDENTE 2018…

     

  17. Vivemos um tempo em que o
    Vivemos um tempo em que o contencioso judicial, tudo indica, já não se resolve pelo conjunto probatório, mas pela “verdade” que convence.
    E nesse processo os meios de comunicação hegemônicos têm influência decisiva.

  18. A justiça é rica…

    Quanto trabalho, quantas horas de servidores foram empenhadas nessa empreitada!

    Inútil, virou circo, desculpem-me os artistas circenses, pois o circo de verdade tem a função nobre de nos fazer rir, do palhaço e até de nós mesmos…

    E com estes ai os palhaços somos nós, que além de pagar a conta, pagamos por um serviço de quinta categoria…

    Ainda ficaram brigando, estaduais e federais para ver quem prendia o LULA!

    Ninguem vai ser punido?

    Quem vi ressarcir os cofres públicos?

    O imóvel era da caixa desde 2010!

  19. Triplex

    Partindo do principio que o triplex, pertence a CEF. Como e porque a OAS faz reforma no triplex que é da CEF ?

  20. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome