
Jornal GGN – Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, foi preso preventivamente na madrugada desta quarta-feira (14), no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, assim que desembarcou de viagem de Londres. A Polícia Federal informou que o motivo foram movimentações financeiras suspeitas, após ser denunciado pelo Ministério Público Federal e responder a ação penal da Operação Lava Jato.
Antes da justificativa da PF, o advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, disse à Folha de S. Paulo que não tinha conhecimento sobre a fundamentação para decretar a prisão preventiva, uma vez que havia comunicado à Polícia e ao MPF a viagem e o endereço em que o ex-diretor estava, desde dezembro, no exterior. O advogado deve entrar, nas próximas horas, com o pedido de habeas corpus.
“Nestor sempre se colocou à disposição de toda e qualquer autoridade, prestando, sempre, os esclarecimentos que lhe questionavam”, afirmou Edson Ribeiro, ao jornal.
Cerveró já está na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde às 9h20. De acordo com a PF, a denúncia do MPF foi aceita pelo juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação, no mesmo mês em que o ex-diretor da estatal estava na Inglaterra, em dezembro.
A iniciativa da polícia para a preventiva foi porque Cerveró fez movimentações financeiras para conseguir “dinheiro vivo”, o que pode indicar o planejamento de uma fuga ou atrapalhar as investigações, ao tornar seu patrimônio mais líquido, o blindando. De acordo com o delegado Igor Romário de Paula, Cerveró chegou a perder R$ 200 mil para conseguir os valores em espécie, em uma das operações. O ex-diretor também tentou transferir para sua filha R$ 500 mil.
O pedido partiu do MPF, que considerou haver indícios de que “Cerveró continua a praticar crimes, como a ocultação do produto e proveito do crime no exterior, e pela transferência de bens (valores e imóveis) para familiares. Além disso, há evidências de que ele buscará frustrar o cumprimento de penalidades futuras”.
“Cerveró também transferiu recentemente três apartamentos adquiridos com recursos de origem duvidosa, em valores nitidamente subfaturados: há evidências de que os imóveis possuem valor de mais de R$ 7 milhões, sendo que a operação foi declarada por apenas R$ 560 mil”, disse o Ministério Público, em nota.
Andre Araujo
14 de janeiro de 2015 12:52 pmMas ele estava proibido de
Mas ele estava proibido de movimentar sua conta? Avisaram ele que não podia sacar dinheiro para a filha?
Stalin dizia para aqueles que mandava executar ” Hoje não gostei de seu olhar””.
Ivan de Union
14 de janeiro de 2015 12:59 pmAcho que eh isso: a PF do
Acho que eh isso: a PF do Parana nao tem autoridade pra prohibir movimento de conta em Londres, Andre, e provavelmente nem sabia dela ainda. Isso em nada influiria no conjunto de movimentacoes bancarias suspeitas, no entanto.
EH o dinheiro sim. So o dinheiro importa.
Adolfo Ritler
14 de janeiro de 2015 1:09 pmNa Alemanha nazista começou assim
Judeus preocupados com o “andamento das coisas” começaram a transferir bens e, finalmente, a emigrar*.
Os que se preveniram salvaram a si e seus bens.
Já os que ficaram…
(*) inutilmente, para os que emigraram para a própria Europa continental.
alexis
14 de janeiro de 2015 3:08 pmFaz sentido sim
Na primeira guerra mundial fizeram isso mesmo, mas, voltando em grande estilo quando a guerra terminou.
cabrine
14 de janeiro de 2015 11:47 pmso que esses judeus não eram
so que esses judeus não eram funcionarios corruptos de uma estatal brasileira envolvidos ate o pescoço em desvios de dinheiro publico para financiar partidos que sustenta um governo. Lugar de corrupto, ladrão do dinheiro do povo brasileiro e na cadeia mesmo. E que todos os bens que ele não provar poder possuir sejam sequestrados. Se fossem mandar para a camara de gas todos os corruptos desse e de outros governos não haveria gas para todo mundo. era so o que faltava neste blog, gente defendendo um corrupto do nivel desse Cervero. Bem para quem dizia que o mensalão nunca existiu isso e refresco.
altamiro souza
14 de janeiro de 2015 1:29 pmgostei dessa de um
gostei dessa de um comentarista…
“hoje não gostei de sua postura”, disse o juiz do departamento de higienização.
Gilson AS
14 de janeiro de 2015 1:41 pmQuer dizer que no fundo esse
Quer dizer que no fundo esse cara é bem esperto, tem o olhos bem abertos.
alexis
14 de janeiro de 2015 3:06 pmEmbora..
Ele pareça ter dois pontos de vista diferentes sobre qualquer assunto.
João Alexandre
14 de janeiro de 2015 1:52 pmSuspeito
Agora mandam prender por “movimentações financeiras suspeitas”.
Aleandro chavez
14 de janeiro de 2015 2:25 pmSó daqueles que estão sendo
Só daqueles que estão sendo investigados por receberem milhões de propina e cujas movimentações financeiras indiquem que ele quer livrar o patrimônio do roubo das eventuais sanções.
João Alexandre
14 de janeiro de 2015 3:12 pmCondenação
Ele já foi condenado ou existe alguma restrição legal que impeça essas movimentações? A resposta é não. Aposto que essa prisão arbitrária será em breve revogada, seja no Tribunal Regional, seja no STF. Mas claro, essa é uma análise apenas sob o aspecto legal, pois é provável que o Nestor também tenha se beneficiado da mamata.
Unilateral Sintomático
14 de janeiro de 2015 3:33 pm“Só daqueles” é um início sintomático…
Meu caro, existe uma lei (em princípio para todos, além de pppps) e procedimentos legais.
Pode-se desde bloquear bens até resgatar movimentações ilegais a posteriori.
Desde que comprovadas, após o devido processo legal e contraditório.
O resto é perigosíssima arbitrariedade…
Só contra “aqueles”.
La Vechia
14 de janeiro de 2015 2:00 pmO Chefe
A casa está caindo
http://oglobo.globo.com/opiniao/a-teia-no-alem-mar-15034623
El Velhaco
14 de janeiro de 2015 3:51 pmPois então, o vídeo era
Não sei a que casa vc se refere, pois todos os alicerces são anteriores a 2003 (ex. Valdomiro Diniz, mensalões, privatarias, Banestado, e tantas outras), mas há fortalezas que não caem nem são investigadas desde 1500,
Assim como há trouxas que querem e torcem por derrubar apenas casebres que não lhes são simpáticos.
Jorge Rebolla
14 de janeiro de 2015 4:14 pmO Valdomiro Diniz do teu comentário é o Waldomiro Diniz…
…que dividia apartamento com o Zé Dirceu?
El Velhaco
14 de janeiro de 2015 5:11 pmSim, se a falta do duplo “V” lhe confunde
É esse mesmo, cujo vídeo de 2002 (governo FHC) foi carimbado no governo Lula, via Dirceu que dividiu apto. funcional com Dirceu.
Até porque vc pode dividir até cama com alguém e nem por isso ser automaticamente culpado de ser corno.
Embora geralmente seja…
Gabriel Rocha
14 de janeiro de 2015 3:05 pmvai adiantar nada
no fim vai ter embargos infringentes e todos(exceto o povo brasileiro) viverão felizes para sempre, mas, é interessante ao menos saber o que acontece…
ThomasM
14 de janeiro de 2015 4:32 pmQue incrível. Eu sempre
Que incrível. Eu sempre entendi que a esquerda concentraria a defesa daqueles mais “frágeis” da sociedade. Entendo protestar contra as prisões arbitrárias de jovens da periferia, agora protestar contra a prisão de um membro do “andar de cima”, e que chegou lá por meios , no minímo “estranhos”, é uma surpresa. Uma nova abordagem da esquerda brasileira. Vamos ver no que dá.
nilo
14 de janeiro de 2015 7:15 pmE viva a delação
E viva a delação premiada!!!… Criminoso logo depois de preso, faz delação – e sem cabal comprovação do delatado – ganha plena e completa liberdade… Por natureza, a delação premiada é imoral. Por isso é perigosa e deve ser usada com parcimônia, devendo ser antes de tudo exaustivamente comprovada
alfredo machado
14 de janeiro de 2015 9:12 pmTransferência do NCerveró
Nassif,
Nestor Cerveró repassou imóveis dele para o nome dos filhos, possivelmente pelo valor original de compra, artifício utlizado à vontade desde sempre. E desde quando está proibido a transferência de imóveis ou qualquer outro bem para os descendentes ?
Se quiserem fazer disto um problema, deveriam fazer uma vasta operação cobrindo o país inteiro. Quanto às argumentações do MPF a respeito das transferências abaixo do valor de mercado que horror, só faz comprovar que por ali só tem analfabeto funcional ou pau mandado aprovado em concurso público, pois isto é questão para o Fisco, Secretaria da Receita Federal.
Além do mais, tais transferências não garantem a propriedade dos imóveis em caso de penalidades.
Aguarda-se deste fraquíssimo MPF o início da “operação transferência de imóveis para os filhos” em âmbito nacional.
Aleandro Chavez
15 de janeiro de 2015 1:00 amSe vc transferir um
Se vc transferir um apartamento que comprou com seu dinheiro pra seu filho, nãõ tem problema.
Se vc transferir um que foi comprado com dinheiro de corrupção, sim, aí é problema.
A denúncia contra Cerveró já foi recebida pela Justiça Federal. Logo, é necessário impedir que ele se desfaça de bens que podem ser devolvidos ao erário.
alfredo machado
15 de janeiro de 2015 2:40 amPelos ares
Aleandro,
A teoria, na prática é outra.
Como eu disse, que se faça uma operação tamanho brasilsil, que sei impossível, e você veria o que iria aparecer de podre no andar de cima, praticamente todos os políticos com lançamentos absurdos em imóveis no IR. Será que ninguém tem memória, será que todo mundo é vítima de lobotomia? Recentemente fo a vez de Alvaro Dias, e aí ?
Se eu transfiro com dinheiro por fora, primeiramente tem que ficar comprovado o ilícito, e segundamente, isto é questão para a SRF, um fato sobre o qual não cabe discussão.
Seria preciso que a esta porcaria de Justiça parasse de ficar inventando estratagemas para ir em cima de uma pessoa, como foi a Teoria do Domínio do Fato, os vazamentos seletivos, etc…, mas começo a perder a vontade de comentar, quando vejo a Lava Jato indo pelos ares, juiz federal ganhando auxílio-moradia, começo a me sentir ainda mais palhaço do que já sou, e não me faltam motivos com certeza.
Aleandro Chavez
15 de janeiro de 2015 11:21 amVocê não entendeu.
Ele não
Você não entendeu.
Ele não foi preso por uma questão tributária. Nada a ver com isso.
No código penal, há um crime de ocultamento de bens provenientes de ilícitos, que compreende a transferência de titularidade. É por isso que ele foi preso, já que a denúncia contra ele já foi recebida pela Justiça.