Nova fase da Lava Jato atinge diversas alas do PMDB

Jornal GGN – Deflagrada hoje pela Polícia Federal, a mais nova fase da Operação Lava Jato atingiu não só o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e seus aliados, como também diversas alas do PMDB, incluindo aquelas que ainda está alinhadas com o governo. 

Além das buscas na casa de Eduardo Cunha, a PF também cumpriu mandados nas residências dos ministros Henrique Alves, do Turismo, e de Celso Pancera, da Ciência e Tecnologia, este último indicado pelo deputado Leonardo Picciani, que vinha articulando a favor do governo Dilma na Câmara dos Deputados. Edison Lobão, outro alvo das investigações, é ligado à ala maranhense do partido, ainda alinhada com o governo.

A PF também fez uma ação de busca e apreensão na sede do diretório do PMDB em Alagoas, comandado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. O senador é considerado um dos principais aliados do governo para barrar o impeachment. 

Da Deutsche Welle

Operação da PF atinge todas as alas do PMDB

Aliados de Dilma Rousseff, como Renan Calheiros, também estão entre os alvos da ação. Segundo especialistas, sigla pode retaliar caso se sinta acuada, o que aumenta risco de instabilidade no governo.
 
Embora o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenha sido o alvo mais notório da mais nova fase da Operação Lava Jato deflagrada nesta terça-feira (15/12), a ação da Polícia Federal também conseguiu atingir as principais alas do PMDB – inclusive setores que ainda estão alinhados com o governo. Segundo especialistas, a nova etapa pode ter efeitos graves para o Planalto e provocar desde uma nova paralisia no governo até uma debandada dos membros da sigla que ainda apoiam Dilma Rousseff.

Além de realizar buscas na residência de Cunha, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão nas casas dos ministros Celso Pancera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Alves (Turismo). Pancera é ligado à ala fluminense do PMDB e foi indicado ao cargo pelo deputado Leonardo Picciani, um dos mais notórios aliados de Dilma no partido. Já Alves continuava defendendo o governo no início desta semana. O ministro também é ligado ao vice-presidente Michel Temer, que está praticamente rompido com o governo e vem sendo cortejado por membros da oposição. Outro atingido pela operação foi o senador Edison Lobão, da ala maranhense do PMDB, ainda alinhada com o governo.

Entre os mais notórios membros favoráveis ao governo atingidos pela PF nesta terça-feira está o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é tido como um dos principais aliados de Dilma com força para barrar o impeachment. Agentes realizaram uma ação de busca e apreensão na sede do diretório do PMDB em Alagoas, que é comandado por Calheiros. A PF também realizou ações contra o deputado Aníbal Gomez (PMDB-CE) e Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, ambos ligados a Calheiros.

De acordo com especialistas, a ação que atingiu Calheiros pode precipitar o início de um novo conflito do senador com o Planalto. Apesar de não compactuar com o colega de partido Cunha, Calheiros sempre esteve alinhado com o deputado quando se tratou de acusar a Procuradoria-Geral da República e a PF de seletividade nas ações da Lava Jato. No início do ano, quando o nome do senador apareceu pela primeira vez na lista de suspeitos de integrar o núcleo da quadrilha que desviou recursos da Petrobras, Calheiros acusou o governo de influenciar as investigações da Lava Jato.

Como consequência, o senador retaliou o governo e chegou a devolver ao planalto uma medida provisória que fazia parte dos esforços de ajuste fiscal. A tensão provocada pelo episódio entre o Planalto e o senador só esfriou após meses de negociações.

“Apesar de ter atingido Cunha, que é um notório inimigo do Planalto, a operação também acertou em cheio vários membros da sigla que ainda estavam com o governo. Isso deve provocar uma reação do partido. Uma das consequências pode ser a saída de vez daqueles que ainda seguem ocupando ministérios e outros cargos do governo”, afirma o cientista político Carlos Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Já o cientista político Renato Perissinotto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirma que a nova fase deve no mínimo complicar ainda mais a relação do PMDB com o Planalto. “O efeito imediato deve ser uma nova paralisia nas relações entre o partido e o governo. O PMDB costuma retaliar quando se sente acuado. Alguns setores podem passar a cobrar uma posição mais dura do vice-presidente Michel Temer, que já está em conflito com o governo”, afirma.

Em nota, o Planalto afirmou que espera que os fatos investigados “sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça”. No passado, vários membros do PT criticaram as ações da PF e acusaram o órgão e a PGR de agirem de maneira seletiva contra o partido.

De acordo com Perissinotto, isso não deve fazer qualquer diferença. “Os nomes influentes do PMDB não ligam se as operações da PF também costumam atingir petistas. É claro que a presidente Dilma Rousseff nunca tentou interferir nas ações, nem para livrar membros do seu partido e nem para atingir adversários, mas isso não faz diferença nos cálculos do PMDB”, afirma.

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agem contra todos os partidos

    Agem contra todos os partidos menos o PSDB.

    Mesmo com delações já efetuadas pelo Youssef e pelo Cerveró contra aquele partido.

    Porquê?

    Será que o PSDB prometeu conceder aquele aumento de 78% caso consiga voltar ao poder?

  2. Correligionários mais graúdos

    Correligionários mais graúdos do PMDB aqui no Ceará estão sendo convocados às pressas para irem a BSB. Prefeitos do interior que fazem parte da sigla já seguiram para Fortaleza e de lá para BSB. Fazer o quê? Ficaremos sabendo em breve.

  3. A PF virou polícia política para o golpe

    O objetivo da Polícia Federal não é combater a corrupção é jogar o PMDB inteiro na oposição. A PF se tornou uma polícia política como a Gestapo nazista e está sendo instrumentalizada para o golpe de estado

  4. Pode acontecer uma debandada

    Pode acontecer uma debandada do PMDB do governo em direção ao golpe do PSDB, um completo vexame. Ou o inverso, agora que aconteceu, a maioria fica com o governo. 

  5. Com essa operação de hoje da

    Com essa operação de hoje da pf, de duas uma: Ou Dilma sabe o que está fazendo (o que eu duvido) ou ela acabou de cavar a própria cova. Dando murro em aliados numa situação em que ela se encontra é coisa de louco. Vai terminar perdendo o apoio até de aliados.

    É um governo suicida, não tenho duvida.

     

     

  6. Operação Impeachment 2.0

    A operação Impeachment 1.0 foi um sucesso!

    Apesar do aparente fracasso, ela atingiu seus objetivos. 

    Começa agora a fase 2 do processo.

    Extrair Cunha para limpar a sala ( tiraram o bode), trazer o PMDB inteiro para o outro lado do impeachment.

    Seduzir pelo poder de polícia (leia-se PF) os mais abnegados como Renan Calheiros.

    Nosso Underwood ( Michel Temer) está com a bola, campo e 21 jogadores  do seu lado, de lá ficou Dilma (que não larga da novela das nove pra ver o Alexandre Nero…).

    O que ninguém viu e que nosso Underwwod Tupiniquim tem seu Doug Stamper e ele é JOSÉ EDUARDO CARDOSO!

    Mas e o povo?

    Bom o povo tá preocupado com o Natal, Fim de Ano e as merecidas férias.

    Políticos são todos iguais…

  7. Sinceramente, se Dilma cair

    Sinceramente, se Dilma cair vai por mérito proprio.  Ela pode ter as melhores intenções, mas não entende nada do jogo pesado da política. Está brincando com fogo. O processo de impeachment, depois de instalado, não interessa se houve crime ou não, passa a ser uma questão de voto e ponto final.

  8. Mas é óbvio que no geral isso

    Mas é óbvio que no geral isso foi ruim para o Governo.

    Pelo andar da carruagem só um milagre salva a Dilma de cair.

    E se não cair vai governar com a faca no pescoço até o final do mandato.

    E o Temer, obviamente ja está sinalizando com o abafamento da vaja jato para ganhar votos….

    E o Governo continua acreditando no “republicanismo” kkkk

     

  9. E a galera do PSDB/DEM,

    E a galera do PSDB/DEM, quando será visitado pelo japonês e sua turma ?

    Pelo menos 60 milhões de brasileiros aguardam ansiosos.

    E aí Janot, vás nos dá esse presente de Natal ?

    Eu sempre acreditei em papai noel.

  10. Vocês falam tanto de

    Vocês falam tanto de PF.

    Nesses casos a PF não investiga nada. Quem Preside o Inquérito é o relator do processo no STF e quem pede as diligências é o PGR.

    Nos inquéritos em Tribunais, a atribuições da PF é meramente executória. Está mais para oficial de justiça do que para polícia investigativa.

  11. Quem joga xadrez?

    Ele sabe que precisa de ter paciência e estratégia, Janot sabe disso. Atacar o corpo putrefado de Cunha para cães latirem, é facil. A jogada de mestre, bem preparada foi dada e o adversário ainda será a Dilma. Os peões estão sendo mortos um a um, para chegar a rainha.  enfraquecendo a jogada tirando o cavalo, o bispo e a torre e verá que as próximas serão tão fáceis. Num jogo de xadrez vale enganar o adversário encurralando-o a peça já morta, que só servirá para a ultima jogada de mestre, mesmo que custe a perda de algumas peças suas. Esse é o carater do Traíra. 

  12. Liçãozinha da Lava-Jato

    Liçãozinha da Lava-Jato: partidos com o selo de honestidade do 1%, evidentemente, não serão incomodados. Portanto, parem de chiar com essa tal Lista de Furnas, com as propinas que o Delcídio recebia na época do FHC ou com outras denúncias bobas que não vêm ao caso. Por exemplo, pra que ficar lembrando que existiu uma operação da PF e do MPF que descobriu rastros de uma dinheirama da familiares de Aécio Neves (mãe e irmã), em Liechtenstein, Suíça. Trocando em miúdos: aliado bom mesmo é o PSDB, pois com ele pode-se vender o Brasil a preço de banana, através de um processo vulgarmente chamado privataria; pode-se mandar bilhões de dólares para fora do país via Contas CC5; pode-se comprar a emenda da Reeleição; pode-se implementar um Cartel de Trens e Metrô; enfim, é possível até fazer cair dinheiro do céu, como na Paraíba, que não vai acontecer nada. Por isso a imoral da história só pode ser: não há nada nesse país que seja mais branco ou limpo que o PSDB, portanto ele jamais será atingido por algo que atende pelo pomposo nome de Lava-Jato. Claro que isso não se aplica ao PMDB, particularmente, em um momento em que uma parte importante dele ainda se opõe ao processo de impeachment da presidenta Dilma.

     

  13. repito: o conluio grande

    repito: o conluio grande mídia et caterva golpista pretende tirar

    cunha, unir o pmdb contra dilma ou pelo memos dividi-lo e

    enfraquecer o governo através do tal do impeachment.

    o jogo que será jogado será esse.

    mas como o pmdb é dividido, será uma briga infernal….

    será um que continuará com dilma ou o que

    pretende golpeá-la com o impedimento?

     

    a ver…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador