Em 2015 o GGN denunciava a conspiração antinacional da Lava Jato com o DoJ

Em 2015, nosso colunista André Araújo denunciava a manobra da Lava Jato, atuando com o Departamento de Justiça americano contra a Petrobras e empreiteiras brasileiras

O ativismo imperial do departamento de justiça norte-americano, por André Araújo

De todos os setores do lamentável Governo Obama nenhum é mais criticado do que a gestão atual do Departamento de Justiça (DofJ), hoje dominado por cruzadeiros que querem reformar os EUA e o mundo. Infiltrado por cabeças ideológicas fora do “mainstream” clássico da sociedade americana, o DofJ está nos movimentos anti-conservadores com raiva do mundo, do capitalismo, da sociedade tradicional. São aquilo que os americanos chamam de “liberais”, gente que não gosta dos EUA tal qual ele funciona e querem reformá-lo de qualquer maneira e no processo também reformar o mundo, desconhecendo fronteiras e diferenças culturas.

Um novo Presidente Republicano vai virar de alto a baixo o DofJ, mas o que hoje interessa ao Brasil é a ousadia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de estender sua jurisdição do Foreing Corrupt Practices Act (FCPA) para todo o planeta.

Essa lei de 1973 foi criada em função de um rol de casos de propinas pagas pela fabricante de aviões militares Lockheed, que chegaram em três anos a 673 milhões de dólares, basicamente, na Arabia Saudita. Mas os casos que viraram escândalo foram na Alemanha e na Holanda. Na primeira, foi subornado o Ministro da Defesa Franz Strauss, e na última o Principe Bernhard, marido da Rainha.

O alvo da FCPA são empresas americanas ou com base nos EUA que pagam suborno no exterior. A pretensão de processar a Petrobras é absurda porque o caso não se enquadra na letra e no espírito da FCPA. A Petrobras não é pagadora de propina no exterior, ela foi usada por um grupo de executivos e fornecedores para gerarem situações de propina, mas a pessoa jurídica não pagou propina, outros pagaram propina a alguns de seus executivos.

Além de processar a Petrobras o DofJ pretende também processar todas as empreiteiras brasileiras envolvidas na Lava Jato, mesmo aquelas que não tem negócios ou ações nos EUA, violando a própria letra da FCPA que diz que serão réus empresas que tenham ou sede ou seu centro principal de negócios nos EUA, o que não deveria atingir empreiteiras brasileiras, a maioria das quais só têm negócios no Brasil.

Mas o pior é o DofJ pretender estender a jurisdição americana a uma empresa estatal estrangeira por delitos que ela não cometeu e sua matriz está sob jurisdição das leis brasileiras e não americanas. Os advogados do “sistema” brasileiros, que tem ligações com os EUA, acham normal. Já os advogados americanos acham justíssimo o que é uma aberração.

A Petrobras tecnicamente é um entidade sob controle de um Estado e pode invocar imunidade funcional e não aceitar jurisdição estrangeira. Estados não são negócios privados, tem outra armadura, assim como oficiais de um Estado não são pessoas comuns em matéria de jurisdição.

Em Novembro de 2007 um comité de direitos humanos pretendeu processar na França o Secretario da Defesa dos EUA Donald Rumsfeld por crimes praticados no Iraque. A Corte francesa não aceitou o processo alegando que um Ministro estrangeiro tem imunidade processual fora de seu país.

Uma agência do governo dos EUA, a National Intelligence Agency praticou espionagem contra chefes de estado estrangeiros em tempos de paz, inclusive do Brasil. Nenhum Estado tentou processar essa agência, que sendo um ente estatal, goza de imunidade funcional mas é evidente que praticou delitos e poderia ser processada.

Os EUA são absolutamente refratários a jurisdição estrangeira contra seus cidadãos, empresas e entes estatais, mas tem a pretensão de impor sua jurisdição no caso reverso. É uma doutrina interessante e sem base logica.

O problema agora é que os advogados da Petrobras no DofJ, o escritório Clearly, Gottlieb, um dos maiores dos EUA, trabalham dentro do sistema, eles nunca irão contestar a legitimidade do processo. O máximo que irão conseguir é uma redução da multa por negociação, enquanto isso faturam seus honorários, que não serão menos de 40 milhões de dólares.

Já o caso da SEC-Securities and Exchange Commission é diferente. Nesse caso a Petrobras, ao listar suas ações na Bolsa de Nova York, assinou um termo onde aceita a legislação americana sobre mercado de capitais. Portanto, agora a Petrobras terá que se defender juridicamente porque a jurisdição está correta.

A questão das leis americanas, que eles pretendem ser extraterritoriais é controvérsia antiga. O principio é a superioridade moral, os EUA que se julgam moralmente superiores a determinados países e, por isso, acreditam que suas leis devem prevalecer internacionalmente, descartando soberanias. Isso acontece desde a Guerra contra a Espanha em 1898.

A mais indecente demonstração deste princípio é a prisão sem processo de cidadãos estrangeiros na base de Guantanamo, uma violação dos mais elementares pontos estabelecidos na Declaração Universal de Direitos Humanos dos quais os EUA são signtários. A base ideologica do direito americano é a superioridade moral sobre povos corruptos, mas a aplicação desse principio é bem seletiva. Aceitam sem qualquer restrição situações de deboche legal completo em reinos do Oriente Medio, em países sem muita devoção a sistemas legais organizados como os do sudoeste asiatico, lá o DofJ nem aparece.

Mas na America Latina é diferente, até porque neste continente são apoiados de dentro dos países por seus parceiros internos que os há às pencas.

Na foto acima Leslie Caldwell, procuradora chefe da Divisão Criminal do DofJ, onde está o processo contra a Petrobras.

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito.
    É preciso expor a essência das ações, não a aparência.
    E a essência da Lava Jato é o impedimento do desenvolvimento (soberano) nacional. A aparência é o “combate a corrupção”.
    Aliás, primeiro a academia e a mídia criaram o monstro, que virou um consenso vira lata nacional: o Brasil é cordial (movido pelo coração, pelo jeitinho, patrimonialista, corrupto, etc.). Depois, veio a solução: LAVA JATO – para combater a corrupção.

    E foi isso também que ocorreu com o Plano Real. Primeiro a mídia criou o monstro: INFLAÇÃO. Depois, veio a solução dos “economistas do Plano Real”: TRIPÉ MACRO ECONÔMICO.

    Essas duas ações se encaixam na mesma batalha histórica, cristalizada a partir de 1930:

    Soberania + desenvolvimento (industrial, com investimento estatal em logística e energia) + inclusão social (mercado de consumo de massa)
    X
    Dependência + modernização (financeira com política econômica voltada a exportação de commodities e recursos naturais) + exclusão social (mercado consumidor para 20 a 30% da população.

  2. O golpe, mais um dentre tantos dados por essa elite suicida, transformou nosso país 5a economia mundial sob Lula, agora país pária, agora um puxadinho do Trump

  3. O golpe, mais um dentre tantos dados por essa elite suicida, transformou nosso país 5a economia mundial sob Lula, agora país pária, agora um puxadinho do Trump

  4. Pelo que está vindo à tona…
    e pelo fato de ter gozado de toda liberdade, garantida até pelo STF, acredito que já podemos ver a Lava Jato como um puxadinho do departamento de justiça americano no Brasil

    ou então que alguém me convença de que as imposições sofridas e atendidas pelo MPF em nome da Petrobras não foi uma ordem

    a imposição difere da ordem em quê? nada

  5. Na minha vida profissional por varias vezes tive que investigar falcatruas nas empresas que trabalhei.
    Recuperei valores, estanquei perdas, pus para correr maus funcionarios.
    As empresas nada me deram. Nem um real a mais.
    Estou chateadissimo! Pretendo processa-las. Quero um fundo só para mim. Será que tenho change?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador