O desacato e a falta de respeito à Democracia, por João Paulo Orsini Martinelli

Do Justificando

O seguinte texto é familiar à maioria das pessoas, inclusive aquelas que não são da área jurídica: “Art. 331 – Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa”. Quem já precisou de serviços públicos, e foi a uma repartição pública, certamente deparou-se com o aviso que informa que qualquer coisa que for dita contra o servidor pode configurar desacato sob pena de responsabilidade penal. São comuns as placas com a descrição do art. 331 do Código Penal como um aviso de boas vindas.

O crime de desacato guarda resquícios do autoritarismo do Estado Novo, período em que entrou em vigência nosso Código Penal, cuja parte especial ainda apresenta partes originais da época. Os crimes contra a Administração Pública são excessivos em nossa legislação porque, como é comum nas ditaduras, o Estado está acima da pessoa humana. Ofender o servidor público, no exercício da função, ou em razão dela, sempre foi compreendido como um atentado ao Estado que o ofendido representa. É, mais ou menos, uma reprodução codificada da célebre frase “o Estado sou eu”, atribuída a Luis XIV da França, monarca absolutista.

Em 2002, o Relatório Anual da Relatoria para a Liberdade de Expressão, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, afirmou que “as leis de desacato são incompatíveis com o art. 13 da Convenção Americana de Direitos Humanos”. Conforme o relatório, “a CIDH concluiu que tais leis não são compatíveis com a Convenção porque se prestavam ao abuso como um meio para silenciar idéias e opiniões impopulares, reprimindo, desse modo, o debate que é crítico para o efetivo funcionamento das instituições democráticas. A CIDH declarou, igualmente, que as leis de desacato proporcionam um maior nível de proteção aos funcionários públicos do que aos cidadãos privados, em direta contravenção com o princípio fundamental de um sistema democrático, que sujeita o governo a controle popular para impedir e controlar o abuso de seus poderes coercitivos.  Em consequência, os cidadãos têm o direito de criticar e examinar as ações e atitudes dos funcionários públicos no que se refere à função pública.  Ademais, as leis de desacato dissuadem as críticas, pelo temor das pessoas às ações judiciais ou sanções fiduciárias.

O art. 13 da CADH protege o direito à liberdade de pensamento e de expressão. E justamente pela falta de um conceito fechado de desacato qualquer comportamento que desagrade o servidor público pode ser interpretado como tal e gerar problemas ao sujeito. Desacatar significa desrespeitar, ofender, profanar. Mesmo quando os Tribunais superiores invertem condenações arbitrárias, um longo caminho de desconforto e estigmatização deve ser percorrido por quem foi condenado ou respondeu pelo crime. Exemplos não faltam na jurisprudência, como o cidadão que manifestou indignação com a qualidade do serviço público prestado em determinada repartição (STJ, RHC 9615/RS), o advogado que aplaudiu ironicamente a atuação do promotor no Tribunal do Júri (STJ, HC 111713/SP) ou o sujeito abordado que manifestou menosprezo pelo trabalho policial (STJ, HC 243983/DF). Ainda que ofensas graves fossem proferidas ao servidor público, o problema é apenas dele, enquanto pessoa, e não do Estado. A condição de servidor não transfere à pessoa a figura do Estado, portanto, não pode haver esse desequilíbrio de um tipo penal incidir apenas sobre um grupo de pessoas ofendidas.

Quando um servidor público é ofendido no desempenho da função a ofensa atinge sua honra, qualidade da pessoa, e, portanto, a figura delitiva deve ser a injúria. A própria causa de aumento de pena prevista em lei (art. 141) para o crime contra honra praticado contra servidor é bastante duvidosa, pois lhe confere uma condição diferenciada sobre as demais vítimas. A causa de aumento, que reflete um maior juízo de reprovabilidade, caberia apenas nos casos de maior vulnerabilidade da vítima, como nos casos de injúria racial. No caso do servidor, ao contrário, fica difícil apreciar essa vulnerabilidade, uma vez que os mesmos possuem certas garantias não alcançáveis pelas demais pessoas. Ademais, quando um servidor pratica crime contra a Administração Pública, sua condição autoriza um juízo maior de reprovabilidade, não porque representa a figura do Estado, mas porque há um dever de cuidado sobre o erário público, que não lhe pertence.

O Supremo Tribunal Federal já reconheceu que a Convenção Americana de Direitos Humanos possui status de norma supralegal (RE 466343/SP), o que lhe confere posição acima do Código Penal. E sempre que houver um conflito entre a Constituição Federal e um Tratado Internacional de Direitos Humanos deve prevalecer sempre a norma que atribui maior proteção aos direitos fundamentais, no caso, a liberdade de expressão. Nesse sentido, corretamente conclui Bruno Galvão: “a decisão judicial final que condena o réu ao cumprimento de pena por ter cometido o crime de desacato viola a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos nos artigos 7 (2) – Liberdade Pessoal e 13 – Liberdade de pensamento e expressão” (Consultor Jurídico, 15/09/2012).

As condenações judiciais, em qualquer instância, por crime de desacato, ferem a Convenção Americana de Direitos Humanos e autorizam a representação do Brasil perante a Comissão Interamericana para posterior julgamento pela Corte. No dia 26/04/2013, a Defensoria Pública da União encaminhou representação à Comissão Interamericana com a notícia de que o Brasil não cumpriu a determinação de retirar o crime de desacato da legislação e, ainda, requereu a revisão de todas as condenações e a respectiva indenização aos condenados. Também a Defensoria Pública do Estado de São Paulo representou o país perante a Comissão pelos mesmos argumentos.

É fundamental que o desacato desapareça do ordenamento jurídico. O crime é um instrumento de arbitrariedade, que supostamente fundamentaria prisões em flagrante de quem desagrade um servidor público. Não há parâmetros que delimitem o alcance da incriminação, assim, qualquer coisa pode ser desacato. Enquanto não há revogação legal, cabe ao Poder Judiciário deixar de aplicar o art. 331 do Código Penal, pois este afronta um dos mais importantes tratados internacionais reconhecidos pelo Brasil. A ofensa ao servidor é um problema exclusivamente dele, da mesma forma que sempre foi para os demais cidadãos.

João Paulo Orsini Martinelli é Professor de Direito Penal na Universidade Federal Fluminense, Mestre e Doutor em Direito Penal (USP) e Pós-doutor em Direito Humanos (Universidade de Coimbra).
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Em qualquer país, com exceção

    Em qualquer país, com exceção do Brasil, qualquer guarda, policial, agente penitenciário, juiz, funcionário público, etc é respeitado, MUITO RESPEITADO. Aqui é uma esculhambação total. Muitas vezes eles não se dão ao respeito e, por isso e por qualquer coisa, se procuram fazer valer sua autoridade, SÃO PUNIDOS. É uma inversão total de valores.

  • Uma vez que ironia está
    Uma vez que ironia está liberada - até mesmo por não ter-se como distinguir- é só fazer bom uso e fazer a festa.

  • Guenta Aí,malandro!

    Ô João Paulo catedrático de coisa pra cacête:

    O serviço publico tem de tudo - pessoas ótimas e outras péssimas,assim como a população brasileira - assim me diga uma coisa, um "Piti" de qualquer cidadão em cima de um funcionário seja publico ou privado,fica por assim  mesmo?

    Alguma defesa deve haver - dizer é coisa de fascismo,vá lá, mas apresentar uma solução para um PITI HISTÉRICO, caso fosse com você?

    Abraços e Feliz Ano Novo 

    Pedro Luiz

  • Tenho 65 anos mas isso nao me

    Tenho 65 anos mas isso nao me livrou de ser mal atendido e ofendido por funcionario publico do estado de S,P,

  • Perfeito

    Concordo integralmente com o post, um dos melhores que li por aqui nos últimos tempos. O crime de desacato contra servidor público é um anacronismo que tem que ser imediatamente limado do ordenamento jurídico penal brasileiro.

    • Acho que eh so problema da

      Acho que eh so problema da linguagem, Argolo. Tem que ser trocado pra "desrespeito" e nao "desacato", que nao tem raiz em nenhuma lingua que eu conheco.  ABAIXO OS PRECIOSISMOS DE MERDA DO JUDICARIO BRASILEIRO!  Eh evidente que desrespeitar alguem que esta trabalhando para o governo deveria ser ilegal.

      O que isso implica, infelizmente, eh o obvio:  Uma classe mais igual que a outra -nao eh "desacato" insultar ou desrespeitar lixeiro nem empregada domestica, por exempllo.

      Enqanto isso nao for resolvido, nao da pra essa lei existir.  Os EUA vao ate os quintos dos infernos pra vingar sua putada de empregadas domesticas, por exemplo (em caso voce nao leu direito, eu disse putada, eu, Ivan de Union;  conheco todos, ja invadiram minha casa por 5 anos, e eh tudo uma putada so), mas a sociedade tem que ser muito mais equilibrada do que uma sociedade com...  com o judiciario brasileiro...

  • Ou seja, se somos mal

    Ou seja, se somos mal atendidos pelo ilustre FP temos que ficar quietos. Se reclamarmos do atendimento estamos desacatando o ilustre FP.

     

  • Democracia?

    Falta de respeito à Democracia é publicação de medida provisória, na calada da noite, às vésperas de feriado, versando sobre mudanças em leis trabalhistas. Nojo de mim de ter ajudado a eleger essa gente.

  • esse texto do artigo 331 já

    esse texto do artigo 331 já foi traduzido para "constragimento no exercício das funções...."

     

    no Brasl existe isonomia na aplicação das leis ,portanto,no atendimento aos serviços solicitados não posso ser constrangido idem.

     

    testei esta propriedade desconhecida da maioria da população numa repartição estadual no interior de SP e pude ver nos olhos e na face do funcionário ,que me fez de bobô(deixei de propósito),ao ser enquadrado por constragimento,ficou branco e sumiu do balcão e nunca mais me atendeu,achava tôdas as maneiras de evitar ,inclusive deduzir qual era aminha senha ,para sair e não me chamar.

    sem espetáculo ,apenas no direito .

  • essas leis punitivas foram

    essas leis punitivas foram feitas pelo jeito para punir os da senzala.

    já que a casa grande pode tudo,

    inclusive dar o golpe, xingar políticos progressistas, etc e tal...

Recent Posts

Anarriê, alavantú XXVI – O espermatozoide que invadiu o Banco Central do Brasil, por Rui Daher

Como os espermatozoides são únicos, independentes, as taxas de juros no Brasil também o são…

3 minutos ago

O senador Romário continua oportunista, mesmo fora do campo, por Percival Maricato

Romário e cia conseguem emplacar outra CPI, para o mesmo fim: investigar a corrupções na…

28 minutos ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Mais um desafio para o CNJ e para o CNMP. Se não for enfrentado desaparecerá…

2 horas ago

Universidade de Columbia ameaça suspender estudantes pró-Palestina, mas manifestantes resistem

Ocupação teve início em 18 de abril, após a prisão de 100 manifestantes em Nova…

12 horas ago

Emissão de valores mobiliários sobe 50% no trimestre

Total divulgado pela CVM chega a R$ 175,9 bilhões; debêntures puxaram crescimento, com emissão de…

13 horas ago

Vale tenta novo acordo de reparação de R$ 90 bilhões em Mariana

De acordo com a oferta, a mineradora quer pagar R$ 72 bilhões em dinheiro, mas…

14 horas ago