O estranho caso do advogado internacional que virou blogueiro

De repente, como surgido do nada, um perfil de Facebook, de nome Romulus Maia, tornou-se ativista das redes sociais e uma figura controvertida, com manifestações confusas, agressivas, culminando com ataques pesados contra duas das principais lideranças da oposição.

Afinal, quem é a pessoa? Apresenta-se como Romulus Maia. Diz que Maia é nome da sua cachorrinha. Diz que mora na Suíça e é advogado internacionalista. Desafiado, mostrou sua carteirinha da OAB-RJ com tarjas em todos os campos em que pudesse ser identificado.

Em princípio julguei ser apenas uma dessas pirações de Internet, fruto da falta de discernimento de lideranças de esquerda, dispostas a encher a bola de qualquer pessoa que lhes traga visibilidade, sem perguntar quem é e o que quer.

Atribuí os factoides criados, os falsos escândalos, a algum temperamento borderline, que tende a se potencializar nas libações da Internet.

Mas havia método na loucura, que se tornou mais claro quando passou a investir pesadamente contra os deputados Paulo Pimenta e Wadih Damous e contra blogs de oposição.

Aí levantou-se uma lebre que levou o caso a outro patamar, acima das quizílias de blogs e redes sociais.

As pesquisas revelaram um perfil surpreendente.

O advogado que preparou Angola para a Trafigura.

No artigo “Como a Lava Jato beneficiou a principal concorrente do Brasil na África”, mostramos como foi a entrada da Trafigura em Angola e o oceano de corrupção instalado no governo local. Apenas um dos laranjas do presidente acumulou fortuna estimada em US$ 1 bilhão.

A entrada da Trafigura foi precedida pelo trabalho dos chamados “formadores”, consultores que foram ao país preparar a opinião pública para os novos tempos. Esse trabalho prévio dos “formadores” foi essencial para as etapas seguintes, que transformaram Angola na mais corrupta república da África.

Um desses “formadores” era justamente o jovem advogado Rômulo Brillo.  Em 21 de julho de 2011 foi vender as maravilhas do capital internacional para Angola no seminário “Investimento direto confere estabilidade ao país”.

Seu nome real é Rômulo Soares Brillo de Carvalho.  Formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2006. Fez pós-graduação lato sensu em Direito do Comércio Internacional em 2008. Tornou-se, desde então, um estudioso das relações entre capital internacional e países, procurando formas de blindar o capital internacional dos humores dos governos nacionais.

Leia também:  Lula não pedirá regime semi-aberto em setembro, aponta defesa

Em Angola, o “formador” Rômulo Brillo explicou o seguinte:

“sublinhou o momento atual do país ser importante para a economia angolana, pois, depois de conquistada a estabilidade, o Governo está a negociar e a celebrar tratados internacionais com parceiros econômicos e está a reformar e promulgar leis internas que versam sobre regulação do investimento estrangeiro”.

Referiu que o investimento estrangeiro é importante para a estratégia de desenvolvimento de qualquer país e fundamental para Angola no seu objetivo de diversificar a economia.

Por isso, disse, ” tivemos oportunidade de estudar a importância desses investimentos e também a complexidade e os problemas que podem gerar, desenvolvemos técnicas de melhor governação e de prevenção de controvérsias para que o país possa desfrutar dos benefícios desses regimes internacionais e ao mesmo tempo poupar os seus recursos”, sublinhou”.

O advogado do capital multinacional

Antes disso, no campo acadêmico, seus estudos se concentraram especificamente em discutir as melhores maneiras de evitar abusos dos estados nacionais contra o investimento externo.

Ainda na Faculdade de Direito, mereceu agradecimento especial de Marilda Rosaldo de Sá Ribeiro, por sua contribuição ao livro “Direito dos Investimentos e Petróleo”, cuja preocupação maior era sobre a insegurança jurídica para investimentos de longo prazo em petróleo e gás.

“Pretendemos neste artigo focalizar a renovação do interesse na regulação internacional dos investimentos no Direito Internacional Contemporâneo e a relevância do tema para os estudos sobre o petróleo e o gás. Os investimentos na indústria do petróleo, pela duração e risco envolvidos, são um paradigma das intempéries a que se sujeitam os investimentos diretos, de longo prazo, mais vulneráveis às oscilações e mudanças introduzidas pelos países hospedeiros em suas políticas”.

Com um ano de formado, participou de audiência pública da ANP (Agência Nacional de Petróleo), como advogado da Leite, Tosto e Barros Associados, com preocupações sobre medidas judiciais na 9º rodada do pré-sal.

Em 2011 terminou seu mestrado sobre “O segundo tempo do regime internacional de investimento: a nova geração de tratados e a prevenção de controvérsias investidor-Estado”.

O livro defende o direito internacional, sobrepondo-se aos nacionais, e discute maneiras de evitar conflitos com os tribunais internacionais focados em direitos humanos e meio ambiente.

A ida para o WTI

Depois da UERJ, passou por universidades em Barcelona e foi parar na World Trade Institute (WTI).

Segundo seu site, trata-se de “uma instituição acadêmica líder dedicada ao ensino e pesquisa focada no comércio internacional e regulação de investimentos e globalização econômica e sustentabilidade. Como centro de excelência na Universidade de Berna com foco internacional e interdisciplinar, exploramos as interconexões entre os campos do direito, da economia e da ciência política”.

Leia também:  CNMP abre processo contra Diogo Castor, ex-Lava Jato, por ataque ao STF

O diretor-gerente do WTI é Joseph François, diretor interino de economia da Comissão do Comércio Internacional dos Estados Unidos.

François criou laços diretos entre o WTI e o Yale Center for the Study of Globalization, cuja missão maior é “de entender a globalização e as instituições e políticas necessárias para aprimorá-la como uma força para o bem”. O centro participou do Comitê Zedillo, em homenagem ao presidente mexicano Ernesto Zedillo, que assinou o tratado da ALCA com os Estados Unidos.

Rômulo Brillo tem sete papers no WTI. Junto com Katja Gehne  em março passado lançou o pequeno livro “Cláusulas de Estabilização Internacional. Lei do Investimento: além do equilíbrio”.

Em 2010, concorrendo pela Universidade de Barcelona foi o 4º colocado no concurso Foreign Direct Investment International Arbitration Moot, no King’s College. FOI considerado resultado excepcional, pois era a primeira vez que a Universidade concorria.

Esse sucesso deve tê-lo ajudado a se tornar um “formador” em Angola, atuando como batedor da Trafigura, e a passar a integrar os quadros do WTI.

A missão da WTI é clara, de ser da linha de frente da globalização:

Nós recrutamos estudantes, pesquisadores, professores e funcionários de todo o mundo, criando uma cultura diversificada e ambiente estimulante. 
(…). A WTI coopera estreitamente e compartilha suas instalações com o Instituto de Direito Econômico Europeu e Internacional.

Pretendemos moldar a política pública para que a governança econômica internacional gere benefícios tangíveis para a sociedade

Nós nos esforçamos para ser a principal instituição acadêmica mundial de estudos, ensino e pesquisa no comércio internacional e regulação de investimentos e globalização econômica e sustentabilidade.

A preocupação maior é a segurança dos investimentos e, para tanto, a consagração de tribunais internacionais de conciliação, em lugar das justiças nacionais:

“Os capítulos de investimento começaram a ser incluídos em certos acordos de comércio preferencial (PTAs) seguindo o exemplo de NAFTA incorporando proteção de investimento em Cadeias de Valor Global (GVCs). É notável que a maioria dos AIIs permite que investidores estrangeiros desafiem ações governamentais fora dos tribunais locais, usando provisões de solução de conflito entre investidores e estados (ISDS) para desencadear arbitragens vinculativas do Estado investidor.

Uma de suas grandes preocupações é, justamente, com o avanço dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e seus impactos sobre os países europeus.

Leia também:  STF divulga edital para compra de armaduras e capacetes contra manifestações

Em 2013, Rômulo Brillo voltou a participar de um Seminário, na Segunda Conferência da Rede Africana de Direito Econômico Internacional.

Participou também do livro “International Economic Law and African Development”.

A grande interrogação

E aí se volta à questão inicial.

A WTI tem especial interesse em estudar os mercados globais de commodities, já que a Suíça se transformou em um grande centro. A maior multinacional suíça de commodities é justamente a Trafigura, que é parceira da WTI em inúmeros projetos, como o The Commodity Sector and Related Governance Challenges from a Sustainable Development Perspective: The Example of Switzerland – Current Research Gaps.

Conforme denunciamos na série sobre a “delação premiada”, até agora a Lava Jato poupou de maneira suspeita a Trafigura, maior multinacional suíça e envolvida até o pescoço no escândalo da Petrobras. Mas o inquérito permanece no ar, como um ectoplasma assombrando uma das maiores máquinas de corrupção do planeta, a empresa que conquistou Angola, passando a controlar não apenas a exploração, como a importação e a venda de combustíveis.

Enquanto o inquérito não for arquivado, ou a Lava Jato for desmontada, há um perigo latente para a Trafigura, já que a exposição de sua corrupção com a Petrobras afetaria seus negócios globalmente.

Por que um jovem e promissor advogado, um estudioso das questões internacionais, um membro da WTI, um “formador” que ajudou a desbravar países como Angola para a Trafigura, perderia tempo tentando se transformar em agitador político pelas redes sociais e investindo contra blogs e lideranças políticas que estão na linha de frente da resistência?

Todo seu tempo é dedicado ao blog e aos ataques, criando factoides, às vezes alguns fatos reais, mas sempre com uma ansiedade incompreensível para implodir a Lava Jato, a ponto de atacar parlamentares e blogs que não compactuem com sua pressa e com suas teorias.

 É possível que a agressividade e ansiedade do blogueiro tenha um fundo emocional. É possível que não.

Mas certamente ele não deixará seu público sem respostas satisfatórias para essas indagações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

253 comentários

  1. Maya no Hinduísmo significa a ilusão. É bom que um advogado

    “ajude” a mostrar que esta caça à corrupção falsa, na verdade é para dar mais tentáculos à rede mundial de corrupção, com a ajuda de membros da área jurídica. Seria bom se dessem espaço para o advogado Tacla Duran também, 

    • Todo leitor cadastrado tem

      Todo leitor cadastrado tem direito a blog. Apenas os selecionados saem na home. O que não era seu caso quando percebemos seu estilo escandaloso. Embora nem de longe tivéssemos ideia de suas vinculações. 

      • Sem adentrar no mérito, vi

        Sem adentrar no mérito, vi hoje alguns vídeos e achei a cara dos antagonistas. A impressão que dá é que eles tentam ser os antagonistas do petismo. Tudo muito estranho.

        • Não concordo! Nada a ver com o antagonista!

          Considero o Duplo Expresso um blog muito sério! Estou cansada da choradeira do Wadith Damous e do Paulo Pimenta! Só sabem dar uma de vítimas! Já os rapazes do Duplo Expresso defendem o Lula com garra!!

          • “rapazes do Duplo Expresso

            “rapazes do Duplo Expresso defendem o Lula com garra!!”:

            Megalomania nao eh “garra”.  Eh megalomania.

      • Quando eu caia de pau no APELIDO Romulus Maia, me achavam……

        Quando eu caia de pau no APELIDO Romulus Maia aqui no GGN, me achavam inconveniente, porém para mim nunca houve dúvidas da sua trajetória obscura. É só dar uma pesquisada que irão ver a minha luta contra esta peste.

  2. Desconfiei

    Desconfiei desde o início que tinha algo sujo porn trás da dupla.
    A pressa e raiva pelos blogueiros de esquerda em não apressar suas matéria para detonar a lava jato, e a raiva dos deputados que não embarcaram na onda deles.
    Ainda vem coisa grossa pela frente.

  3. No áudio de domingo, 4 de março

    No áudio de domingo, 4 de março, esteve presente o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que, pelo visto, costuma colaborar regularmente com o site Duplo Expresso.

  4. Dano Colateral, Passar a Borracha e Focar No Que Interessa

    Quando ele mais constantemente sobrevoava por aqui, confesso que após algumas tentativas, desisti do que escrevia,  considerando-o apenas um acelerado, tentando atrair audiência à sede própria.

    Sexta-feira, lendo nota sobre acusações feitas contra Damous e Pimenta, fui tomar conhecimento no post do dito, de que tratavam-se as acusações e confesso que reencontrei-o ainda mais acelerado, caótico e confuso, que nas vezes em que o li aqui.

    Esclarecimentos de quem se trata, feitos, nesse delicado momento, melhor passar a borracha e esquece-lo, pois prosseguir à polêmica, além de não somar, continuará a subtraír e desviar, Damous, Pimenta e outros, do foco de enfrentar os lavajateiros que contam.  

    Deixe-se para Wellington Calasans, como castigo por deixar-se enrolar, a solução dessa saia mais que justa, lamentável e apertada. 

     

  5. Há outros “malucos” aí

    Há outros “malucos” aí. Pelo menos dois. For what?

    Há, também, um famoso jornalista quinta-coluna, que apoiou o traidor universal do reino de deus à prefeitura do Rio e apoia a intervenção militar do estado.

    Nadam de braçada.

    Depois, não adianta o chororô.

     

  6. Impressionante. Esse sujeito

    Impressionante. Esse sujeito deveria seguir a carreira de ator. Engambelou muita gente. Até pouco tempo atrás, eu dava-lhe credibilidade. É um canalha de marca maior. Deve ter sido muito bem preparado e dirigido sabe-se lá por quem. Quem vê cara não vê coração. fdp

  7. Um pouco de história.

    Cuidado senhores, não podemos esquecer que agentes duplos como o famoso Georgi Apollonovich Gapon que chefiou um movimento que confiava no “Bom Czar” levou uma multidão a morte no famoso domingo de São Peterburgo, depois de excomungar o Czar (ele era um padre) foi morto por Yevno Azev, outro agente duplo da famigerada Okhrana, a polícia secreta do Czar.

    Geralmente estas pessoas atuam como agentes provocadores, aparecendo muitas vezes mais realistas do que o Rei.

    Há uma outra personalidade muito estranha, porém mais inteligente que não procura esconder parte do seu passado, que entrou com muita força na Blogosfera de esquerda. Estou aguardando para ver o que dá.

     

    • Astúcia versus estultícia
      Eu não pude perder a piada: só falta dizer que o nome do programa, Duplo Expresso, é uma pista da intenção, um ato falho deliberado, como nos contos de detetive em que a prova que soluciona o caso de tão óbvia passa despercebida, menos para o brilhante e excêntrico investigador.

      Se for o caso, o Nassif será o Sherlock Holmes com pão de queijo, de quem, como diria o Chapolim Colorado, “não contavam com (sua) astúcia”.

      Pra desopilar o fígado logo de manhã.
      Não se ofenda com a brincadeira. Entendi sua interpretação, mas é preciso cuidado para não devolver na mesma moeda da ilação e precipitação. O tempo é o melhor aliado de um bom detetive.

      Sampa/SP, 05/03/2018 – 07:42

      • Ato falho. Deliberado?

        Cristiane, eu também pensei nessa possibilidade de ato falho. 

        Descartei o “deliberado”, porque imagino que Romulus já deve estar falando bastante mais o inglês e a língua lá do cantão suíço onde reside, além de outras línguas de países próximos de lá, do que o português.

        Não é improvável  que terá intuido o nome para o blog em outra língua  e o tenha traduzido para DUPLO EXPRESSO em português, sem ponderar quanto à dupla interpretação que desse nome poderia advir.

        Ou seja, um autêntico ato falho.

         

        • Meus caros, não coloquem nomes na minha boca.

          Por favor, eu não dei procuração para ninguém para ficar denegrindo imagens de profissionais com nome e sobrenome que tem sua evolução profissional perfeitamente rastreável.

          Se alguém tem a ânsia de servir caluniador, que faça em seu nome.

          • Segunda pastagem, a primeira
            Segunda pastagem, a primeira não foi.
            Prezado rdmaestri, não falei em seu nome, e nem por procuração. O personagem que citei se enquadra perfeitamente no perfil que você mencionou em comentário anterior: alguém com passado conhecido, facilmente identificável, e com um histórico de ligações absurdamente estranhas em relação às suas atuais posições, à esquerda do PT.
            Reescrevo essa resposta agora que um post mais recente já começa a desmontar essa polêmica tola. É incrível que uma história tão estapafúrdia tenha ferido tantas suscetibilidades.
            Incrível, mas de fácil explicação, como costuma dizer um demente que frequenta essas páginas.

    • Bem interessante, essa ideia de “duplos” agentes

      Gapon pode ser lido na Wikipedia em português (link abaixo), mas em inglês o texto é mais enfático.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/George_Gapon

      Tem chamado a atenção  as novas atitudes do blogueiro Reinaldo Azevedo que segundo alguns teria mudado de lado. Mas outros acham  que se trata de estratégia.

      http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/reinaldo-azevedo-virou-advogado-lula/

      • Reinaldo Azevedo sabe que mais cedo ou mais tarde, o que ……

        Reinaldo Azevedo sabe que mais cedo ou mais tarde, o que ele chama de direita tosca terá o seu fim, aí ele reinará absoluto como uma espécie de guru de toda a direita.

        Isto se chama visão estratégica e não infiltração, ele nunca abre mão de críticas abjetas a esquerda, logo achar isto uma infiltração é uma bobagem.

  8. Achei estranho

      Em uma ocasião, faz tempo, pelo que recordo neste espaço, o Dr. Romulus Maia mostrou em seu post – em resposta a um meu – um conhecimento profundo sobre o General Leopoldino do Nascimento ( Dino ), relativo a seu poder e influência sobre o governo angolano, algo pouco divulgado, tanto na midia brasileira ( quase nada ) como na internacional não centrada em negócios sobre petroleo.

       E no caso quando escreve-se ” Trafigura ” relativo a Angola  ao Gen. Dino, na realidade o mais correto é referir-se a Puma Energy, o “tentaculo” africano da multinacional suiça associada em Angola a Cochan Holdings PLc ( é do General Dino, mas com sede nas Ilhas Marshall ).

        Sem querer ser chato, ou mesmo delirante, mas a atual expansão do grupo suiço em Angola – tipo mineração em Cassinga – tem muito a ver com a derrocada do Grupo Odebrecht na area, que era um de seus maiores concorrentes, e meus caros : Onde se procura sempre se acha, e no mundo dos negócios ninguem baba de graça.

  9. Documento no Estadão da Lava-Jato e documento do Duplo Expresso.

    Uma simples pesquisa na Internet me levou a descobrir que o documento do Duplo Expresso – a Carta Rogatória para a Espanha – em que procuradores da Lava-Jato queriam ouvir Tacla Duran de maneira sigilosa é idêntico na formatação a outro da Lava-Jato, uma carta rogatória endereçada à Suíça em 2015, e que a assinatura  é do Delegado da Polícia Federal Isalino Antonio Giacomet Junior, que exerce a função de Coordenador-Geral de Recuperação de Ativos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.

    O documento da Lava-Jato que encontrei no Google de 2015 é publicado no Estadão pelo Repórter Fausto Macedo, aqui endereçado à Suíça. onde, um operador de propinas na Petrobrás passou a residir depois que eclodiu a Lava-Jato.

    O link está aqui:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-suica-lava-jato-faz-pedido-de-buscas-contra-operador-de-esquema-no-pais/

    É um documento padrão.

    Claro é que Isalino é o responsável não só pela Coordenação Geral de Recuperação de Ativos, documento do Estadão, bem como pela Cooperação Jurídica Internacional, documento a ser periciado, penso eu, do Duplo Expresso, do Ministério da Justiça.

    Documento Oficial da Lava-Jato publicado no Estadão em 07 de maio de 2015:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/05/imagemfreiburghaus2.jpg

    Documento publicado pelo Duplo Expresso em 01 de março de 2018:

    https://duploexpresso.com/?p=89345

    Tanto o documento da Lava-Jato como o a ser periciado do Duplo Expresso contém a assinatura do Delegado da PF Isalino. 

    • Esse Isalino ainda estaria no

      Esse Isalino ainda estaria no cargo, se sim, qual o problema de ser a mesma assinatura, e qual não seria a logica…?!  

       

      • Clayton!

        A única questão aqui é que temos uma celeuma enorme entre dois deputados federais do PT e o Duplo Expresso por causa do Documento – Carta Rogatória à Espanha e seu pedido de sigilo para ouvirem o Tacla Duran. 

        Uma perícia no documento do Duplo Expresso em relação ao do Estadão/Lava-Jato anexado no Processo acabaria com as dúvidas e amenizaria um pouco o clima criado. 

        Abraço,

        Alexandre!

    • Alexandre, fique beeeem longe

      Alexandre, fique beeeem longe desde documento em espanhol…  A assinatura nao me parece autentica ainda.

  10. Vamos com calma!

    Sabe qual sensação tive quando li essa “ligação” entre as atividades profissionais do Rômulo e sua atuação política? A mesma que fazem com advogados criminalistas, ou seja, “ah, se defende bandido deve ser bandido também”. Será? Muita calma nessa hora! Uma análise mais profunda e cautelosa dos fatos merece ser feita para evitar injustiças, independentemente de “lado”. 

    • Exato Maria…
       
      Advogado é

      Exato Maria…

       

      Advogado é um profissional liberal, e como tal, pode prestar serviço a quem queira, pode cobrar os honorários que achar justo ao seu trabalho, NÃO HÁ ILEGALIDADE ALGUMA nisto.
      Ataque pessoal é de uma pobreza terrível.

      • Mas uma fanzete do DP, o

        Mas uma fanzete do DP, o argumento é sempre de ataques pessoais, quando o que se revelou sobre o referido é a sua vida pública passada, com nome diferente, com trajetória diferente de como apareceu à nós. Se não se enxerga no mínimo uma contradição eu não sei mais o que tem de ser feito pra alertar as pessoas sobre o fato de estarem sendo enganadas. Não se se aproxima de alguém sem demostrar ser ‘amigo’ e compartilhar valores comuns, depois é quem a prova dos 9, as contradições aparentes e explícitas que o ‘amigo’ começa a revelar, isso um bebê tem por instinto, quando nega colo ou fica na dúvida se aceita o doce ou não do estranho, já um adulto acha que pode receber sem problema, afinal é um mundo dito civilizado e não um mundo selvagem. Não me estranha se outros lá também estão envolvidos com esses think thanks do neoliberalismo, bancado por grandes corporações e o deep state americano. 

    • Errado, minha cara.
      Sera que

      Errado, minha cara.

      Sera que o Nassif tem que DESENHAR com crayons que Romulus tem um CONFLITO DE INTERESSE NAO CONFESSADO????

  11. O estranho caso do advogado internacional que virou blogueiro

    lamentável, Nassif. extremamente lamentável sua atitude. era muito mais sensato aguardar sem se meter numa briga que não era sua. aliás, foi o que fiz.

    não é à tôa que o Brasil chegou a este ponto e ainda vai piorar muito. o sofrimento será atroz.

    por falar nisto, meu nome é Antonio Garcia. o número do meu cartão de crédito consta dos registros de minha assinatura deste GGN. com três cliques na web, qualquer um vê minha cara e conhece meu sítio.

    outra coisa: repito, e todos os fatos desde a última vez que daqui me retirei em 2009 confirmam: o Lulismo fez, e ainda fará, um enorme mal a este país.

    p.s.:

    sabe o que é ainda mais lamentável? é que ninguém até agora foi capaz de apontar o motivo pelo qual o “Duplo Expresso” fez tanto sucesso em tão pouco tempo: simplesmente porque atende a uma demanda real!

    independente de se aprovar ou não seu estilo e seus métodos.

    existe uma enorme carência de canais que de fato expressem a gigantesca ânsia de luta contra o Golpe de 2016, bem como de pessoas que vocalizem este desejo.

    desde a fatídica noite do vazamento do grampo em Dilma, o país acompanha perplexo e estarrecido a absoluta inapetência do Lulismo para enfrentar um golpe desde muito antes anunciado.

    p.s. 2:

    o erro que está sendo cometido é primário e brutal. ao hiperdimensionar o episódio, corre-se o risco de arruinar a credibilidade da atual blogosfera de Esquerda.

    video: Sítio Morro Pontudo – visita das escolas (2015)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=5MnVcUMdXJE%5D

    .

     

      • O estranho caso do advogado internacional que virou blogueiro

        -> -> Você é parente do Ciro Garcia, da Convergência Socialista?

        essa é fácil!

        se vc quiser saber, seja lá por qual motivo for, se sou parente do Ciro Garcia, ou do Marco Aurélio Garcia, ou do Sargento Garcia, do Circo Garcia, do Garcia Márquez, ou do Garcia Lorca

        ou mesmo se vc quiser saber se vc é parente de São Francisco de Assis

        basta contratar um repórter investigativo!

        mas a grande pergunta que ninguém ainda ousou responder continua sendo: onde está Cunha?

        p.s.: lamento, Nassif, que vc tenha transformado seu Blog naquilo que vc tanto criticou no que denominam de PIG: um esgoto.

        .

        • Por que se ofendeu?

          Por que se ofendeu?

          Não sei dele atualmente, mas Ciro Garcia era tão revolucionário e combativo quanto Você mostra ser por aqui. Ao perguntar, achei que seria motivo de orgulho para Você se realmente fosse parente dele. 

          Bem, sua reação raivosa, de todo modo, não surpreende. Grande abraço.

        • Calma aí Arkx,tá entendendo

          Calma aí Arkx,tá entendendo tudo errado,o Nassif foi acusado de coisas graves pelo Romulus,pelo jeito vc não viu o vídeo do DE e até parece q não conhece a luta do Nassif ,ele está se defendendo e nem pegou pesado,só por isso vc acha q o blog virou um esgoto,VC É SEM NOÇÃO e não se coloca no lugar do Nassif,já reparou q vc só por ser questionado por causa da sua identidade real já “ficou dodói” e até revelou seu nome verdadeiro,se toca e respeite o Nassif q há muito tempo leva o Brasil nas costas na resistência e vc?Prefere descer a lenha no “lulismo” e esconder o Temerismo,Aécismos,Gilmarismo e Morismo !!

          • O estranho caso do advogado internacional que virou blogueiro

            1. ninguém questionou minha “identidade real”;

            2. j.marcelo por acaso é “identidade real”? vc nem cadastrado é!

            3. um grande exemplo do esgoto é sua aparição aqui boiando, tentando defender o indefensável – aliás uma das características mais fortes do Lulismo;

            4. como sempre no caso do Lulismo, vcs vão demorar a cair a ficha do tamanho do estrago que a exacerbação deste episódio causou. então, como sempre, será tarde demais;

            5. vcs todos que são Lulistas, que se entendam. estou incluído fora disto.

            assunto encerrado unilateralmente.

            .

    • Fez bem Nassif, a rede pede rapidez na informação!

      Outra coisa acompanhei esses dois de leve, mas  incluindo o texto absurdo recheado de acusações de traição feitas ao Damous, Pimenta, Texeira e Haddad, eu digo péssimo texto, a conclusão que chego é que as pessoas não leêm por isso replicam algo que falta coerência, substância e PROVAS!

      As intenções? Certamente são as piores possíveis!

      Não tem defesa!

    • Caro Antônio Garcia, viu não dói.

      Entendeste porque eu sempre entro com o meu nome e sobrenome? Podes fazer uma pesquisa básica na Internet e obter toda a minha trajetória desde lá pelo ano de 1972 até os dias de hoje. Qual a importância disto? Muito simples, como um daqueles que gostavam de brigar comigo em diversos comentários ele chegava a olhar meus trabalhos profissionais durante a minha carreira e até criticá-los, mas não passava disto, pois enquanto eu era uma pessoa conhecida ele era um “sujeito oculto”.

      O único motivo para adotar um apelido é numa situação de aparente democracia ter a possibilidade de sofrer restrições profissionais, e posso dizer que devido as minhas posições políticas claras já sofri bastante restrições exatamente por este lado.

      Porém o aparente anonimato em regimes de exceção só serve para aqueles que fazem jogo duplo, pois as pessoas de fora dos órgãos de informação não tem a capacidade de descobrir se há uma dupla militância ou não.

      Coloquei dois exemplos históricos da famigerada Okhrana, a polícia secreta do Czar, Georgi Apollonovich Gapon e Yevno Azev, para mostrar que indivíduos altamente incendiários (mais o segundo caso do que o primeiro) ou mesmo que conseguiam mobilizar milhares de pessoas (o primeiro caso) podem ser nada disto que aparentam, ou melhor, serem exatamente ao contrário.

      A militância encoberta nos dias atuais é uma verdadeira farsa, principalmente se a pessoa se expõe na Internet, não adianta eu colocar meu pseudo nome como José das Couves e entrar malandramente na Internet, o NSA saberá rapidamente que o José das Couves sou eu.

      Caso alguém quiser fazer um trabalho revolucionário e ficar longe dos longos braços da repressão, simplesmente nem celular ou computador deverá ter. E estou deixando claro, um computador mesmo sem ligação a Internet pode ser controlado pela própria rede elétrica, é só um fabricante da placa mãe desejar ou ser incitado a fazer isto pelos órgãos internacionais de controle.

      O que Nassif fez foi proteger as pessoas de algo que não está bem claro, ou mesmo diria, completamente obscuro. Os chamados “artigos” do codinome não tem nada a haver com o que ele escreve com o seu nome, pois quem tem vários artigos técnicos publicados forja um tipo de comportamento que é totalmente diferente do que aparece nos “artigos” que o codinome edita. Há uma aparente desordem que o caracterizaria como uma personalidade “borderline” que não teria a capacidade de ter um currículo como a verdadeira personalidade tem. Logo coloca quem tem um mínimo de conhecimento histórico em alerta.

       

      • público

        Repito esta parte de teu texto apenas para frisar:

        “Os chamados “artigos” do codinome não tem nada a haver com o que ele escreve com o seu nome, pois quem tem vários artigos técnicos publicados forja um tipo de comportamento que é totalmente diferente do que aparece nos “artigos” que o codinome edita”

        E marcar um ponto: o que se mostra é a militância pública de uma personagem antes e agora. É como chama atenção o Ivan: ‘conflito de interesses’

        Depois:

        “Há uma aparente desordem que o caracterizaria como uma personalidade “borderline” que não teria a capacidade de ter um currículo como a verdadeira personalidade tem.”

        Opinião: nessa loucura tem ordem. Eles podem usar formas de falar (e agir) que afastam muitos leitores (acho intragável os textos deles e faço um esforço enorme para os ler) mas cativam muitos, prendem as pessoas com essas formas. Parecem artifícios para enredar as pessoas…

      • O estranho caso do advogado internacional que virou blogueiro

        Caro,

        temos nossas diferenças e já tivemos tanto discussões ásperas quanto outras produtivas, portanto considero que é correto de minha parte lhe dar um retorno:

        – é um erro primário e de consequências brutais e irreparáveis hiperdimensionar todo este episódio com o “Duplo Expresso”, já escrevi sobre isto acima e não vou me repetir. sendo assim, não vou entrar neste mérito, no momento, porque quanto mais mexer mais vai feder. aliás, mesmo sem mexer vai feder de qualquer jeito. e ainda tem muita coisa à frente vindo fedendo cada vez mais. como tb já escrevi o sofrimento para o Brasil será atroz. escolhemos isto e isto teremos;

        – nunca usei nickname para me “esconder”, “proteger”, “ocultar”, ou qualquer coisa do tipo. inclusive já postei comentários explicitando o endereço IP. arkx é um nickname vindo dos tempos primevos da Internet, antes da WWW, de quando participava dos BBS (grupos de discussão). também já postei sobre isto aqui neste Blog;

        – acima postei pela quarta vez aqui neste Blog um vídeo no qual apareço várias vzs e no qual é citado meu nome. quando aqui participei anteriormente neste Blog, de 2006 a 2009, também postei um vídeo de reportagem onde aparecia na legenda o meu nome;

        – muito embora compreenda seus argumentos, principalmente quanto ao desconforto em se relacionar com nicknames, é sempre preciso ir além: e isto implica em reconhecer que na web não existe o sujeito do discurso, apenas pura e simplesmente o discurso! vc pode ou não usar o nome que consta em sua carteira de identidade, dá no mesmo. e este é um dos maiores motivos da imensa dificuldade da comunicação por escrito na web – dificuldade esta que também sempre procurei enfatizar e debater aqui neste Blog. as possibilidade produtivas de uso da web nem de longe estão sendo usadas pela Esquerda, enquanto isto as grandes corporações dominam plenamente o meio e a mensagem;

        – lamento profundamente por todo este episódio, assim como lamento episódios passados e também lamento de antemão episódios futuros. estamos num momento de grave colapso: econômico, social, político, institucional, climático e pessoal. não vai ser nada fácil sobreviver a isto. aliás, não creio que sobreviveremos…

        .

        • Agora entendi tudo, era o teu codinome nos sites de sacanagem!

          Aí tou contigo, para entrar naquelas salas de batepapo do passado, entravas ora como Arkx e ora como Odete?

           

          Atenção: Tudo brincadeira.

    • Repetir mil vezes

      “o erro que está sendo cometido é primário e brutal. ao hiperdimensionar o episódio, corre-se o risco de arruinar a credibilidade da atual blogosfera de Esquerda.”

  12. Nassif, então vemos a

    Nassif, então vemos a blogosfera da esquerda destruindo reputações para sobreviver?

    O Duplo Expresso nos trouxe boas reflexões e o Romulus não errou uma de suas “previsões” até o momento.

    O jogo está ficando pesado e a direita tem aproveitado muito bem a INÉRCIA do PT que estranhamente apanha desde 2103 CALADO. Como quem tenta negociar algumas cabeças em troca da própria existência.

    Realmente achei seu post difamatório e de baixo nível. Assim como o do Cafezinho.

    Mas o público do DE é aquele que está buscando algo além daquilo que se tornou argumentos circulares e até infantis da blogosfera da esquerda.

    Ademais, o DE tem uma constancia de propósito, implodir sim a Lava Jato, enquanto vejo vários blogs de “esquerda” oscilar entre acusar a Lava Jato numa matéria e logo abaixo denunciar político A ou B porque é simplesmente investigado pela Lava Jato. Não foi Nassif que nos pediu paciência com o Segóvia? Que parece acreditar vez por outra no Gilmar Mendes? Que vez por outra solta um artigo estranho.

    Espero que a blogosfera de esquerda pare por aqui. Está ficando demasiadamente estranho essa defesa dos parlamentares do PT. Concluo afirmando que, no limite, é o PT que tem jogado sujo com sua militância. Jogando tudo nas eleições e esquecendo o debate e abandonando sua base.

    Todos sabemos que o golpe foi consumado quando Dilma se deixou grampear no JN e NADA fez. Temer ensina a ela e ao PT como o poder deve ser exercido. E é o povo que pagará por essa inércia inexplicável do PT. Ou teria explicação Nassif?

    • Não comece mentindo – ou desinformado

      Não sei se você está mentindo ou é desinformado, mas Dilma fez o que podia quando o grampo foi divulgado: recorreu ao STF. O STF simplesmente anulou os grampos, mas não determinou nenhuma medida punitiva contra o juiz Moro, deixando de cumprir o que dizem os artigos 9° e 10 da Lei 9.296/96. Procure a Reclamação 23.457 no STF. O Lula recorreu também, veja a Reclamação 24.619. Foi o STF que não quis entrar em bola dividida com o juiz Moro. Você queria o quê, que diante da omissão da Suprema Corte Dilma desse um golpe de estado?

      Só diz que o PT apanhou calado quem está desinformado sobre o que ocorreu ou em profunda má-fé. Só alguém muito desinformado não sabe que para condenar Lula Moro alterou o entendimento sobre o crime de corrupção, deixando de exigir o ato de ofício para caracterizar o crime. Só um desinformado não sabe que o TRF da 4ª Região alterou a própria jurisprudência pacífica pra acatar essa tese da dupla Moro/Dallagnol.

      No demais, seu comentário é exatamente a explicação que você precisa: há uma intenção de dividir a esquerda e proclamar uma esquerda “mais esquerda” ou mais autêntica ou mais combativa que a outra. E essa intenção se espalhou pra blogosfera. Hoje vi pessoas fazendo a defesa do DE como se fosse a “autêntica” ou “correta” blogosfera de esquerda. Só quem ganha com isso é a Direita. Pronto, você já tem sua explicação.

      • Respondo da seguinte forma.

        Respondo da seguinte forma. Se naquele momento estávamos num Estado de Exceção por que o PT continuou a apostar no Judiciário????

        Fui às ruas no dia seguinte a coercitiva de Lula. Éramos milhares. Fomos bater na porta da Globo (tenho mais de 40 e filhos e não precisaria fazer isso, mas fiz). Era o momento para Dilma e o PT usar o apelo popular e mudar Ministros, etc etc. Tudo aquilo que Temer vem fazendo.

        Se Moro agiu fora da CF88 com a a anunência do TRF4, STJ e STF e CNJ, por que o PT ainda acredita que as instituições estão funcionando.

        O PT tem várias escolas, o Sr. sabe disso. Mas é hora de escolher entre globalismo e desenvolvimentismo, movimentos sociais ativos ou movimentos sociais apáticos, conciliação ou revolução. A militância quer lutar, quer resistência e o que vejo é uma eterna vontade de garantir as posições dos peões, sacrificando bispos e cavalos. Já já vão sacrificar o rei.

         

        • Dilma e PT usarem “apelo popular”?

          Não delire. Não confunda uma manifestação da militância de esquerda com “apelo popular”. O apelo popular naquele momento era justamente para a queda de Dilma e o fim do PT. Havia e há gente contra, mas nem de longe algo que configure “apelo popular”. E lembre que Dilma tentou mudar ministros, mas não conseguiu – Lula é a prova viva disso. No mais, mudar para quem, se todos, exceto alguns partidos de esquerda, queriam o impeachment? O que isso iria mudar no jogo?

          Sim, as instituições não estavam e não estão funcionando. E aí eu volto à pergunta: queria um golpe de estado? Uma solução de força, uma ruptura? Batalhas campais, guerra civil, banho de sangue nas ruas?

        • A sorte nossa é que essas

          A sorte nossa é que essas porcarias que vc repete não saem da internet, pois vc se prende a questoes de classe média e não dá a minina para o povão, que apoia o PT. Eu sinto muito se a sua ligação com o PT terminou numa manifestação frustrada de rua. Eu fui a todas do impechment/golpe e nem por isso, vendo mais militantes que povao, me desanimei ou virei psolista de direita. A massa vai as ruas quando vê que nao têm nada pra comer em casa!

          • Tem certeza que descerá aos

            Tem certeza que descerá aos esgotos da direita.

            A esquerda globalista odeia debate, gosta de militância cega e pensamento rasteiro.

            Sou do Brasil profundo do NE e conheço muito bem o PT dessas bandas de cá. PCdoB idem. O suficiente para afirmar que há um abismo entre povo e PT. Os grotões estão mais para movimentos sociais que para PT. É Lula que salva e alguns grandes nomes do PT por aqui. Fora isso são uns manés que vivem brigando entre si.

            A massa brasileira só vai para a rua se não tiver militar ou PM. A única militância de confronto é o MST.

            Game over amigo. Ou como diriam no programa RT News Crosstalk no dia do Golpe. Done!

        • acusações

          Criticar o PT é correto. Mas fazer como faz o Duplo Expresso não é. Eles acusam os blogs progressistas e os deputados do PT de participarem de acordos com Cunha e Moro. Incluindo ataques ao Nassif quando publicou uma notinha (devida ao Dirceu) sobre o comportamento do Cunha NA prisão. (E alguns aqui querem que se prove que Cunha está na prisão, quando o necessário é que se prove o inverso: Cunha NÃO está na prisão.) Cada momento da luta na blogosfera progressista seria um momento de ataques diversionistas do Moro (ou Odebrecht), com notinhas plantadas na mídia. Que eles provem que os deputados do PT estão trabalhando pro Moro e Cunha e Odebrecht…

    • Concordo com você
      Concordo com você Victor!
      Nossos nobres deputados fizeram um circo Tacla e derrubaram o pano caladinhos no más.
      Quanto a blogosfera tbm, é um morde assopra sem fim, muito confusos. Porém partir ao ataque pessoal… Atacar a inércia de deputados é totalmente legítimos, são eleitos e devem no mínimo defender seu líder maior, se tem arma para isto e não o fazem pensaremos o que???

    • …”Temer ensina a ela e ao

      …”Temer ensina a ela e ao PT como o poder deve ser exercido.”…

      Eh Victor…com um professor da diminuta estatura moral e da visão polítca do rato miShell temer, vosmecê vai é perder o rumo meu caro. Na verdade, quem menos necessita de um professor desse nível de indigência moral e intelectual, é o povo brasileiro.

      Quanto ao Romulus, ele sempre me pareceu vocacionado a animador de programa de auditório. Quem sabe, o Romulus seria um bom adversário para enfrentar o Luciano Huck. Ou, algo como o Faustão.

      Orlando

    • Concordo com você, Victor

      Concordo com você, Victor. E digo mais, a  partir desse racha na esquerda  infere-se que, acerca dos deputados PP e WD que alguma coisa está fora da ordem. Tem que haver explicação para isso. Marca d’água e imposição de pauta não são argumentos para o ataque ao DD. Alguém mente nessa história.

  13. Fui ler algumas das postagens

    Fui ler algumas das postagens do tal Romulo Maia. Os textos são extremamente confusos e mal escritos. Lança um mar de acusações contra a Lava Jato, mas não apresenta prova nenhuma, antes, alega que usa “informações” obtidas junto a fontes européias.

    Mais ainda: saiu do nada e logo começou a fazer sucesso.

    Como dizem os castelhanos: “jo no creo em brujas, pero que las ay, las ay”.

     

  14. Ele é apenas um cachorrinho
    Ele é apenas um cachorrinho amestrado dos dinheiros sujos que querem sair dos paraisos fiscais para se multiplicar enquanto infernizam as vidas dos cidadãos locais. Boqueteiro de capitalistas, devogado de piratas do colarinho branco. A OAB dele é vermelha, mas ele não passa de um laranja bem remunerado.

  15. Trafigura…

    Tempos atras comecei achar estranha as intervenções do romulus. A pergunta que me fazia era como sobrevivia ja que parecia passar todo seu tempo entre seu blog e os demais blogs ? Teria uma bolsa de estudos? Mas quem tem bolsa tem que se dedicar à sua atividade acadêmica. Outra pergunta é que conhecendo a Suiça das belas paisagens mas do dia-a-dia sem sal sem açucar porque se instalar la? Um Pais reservado quando se trata de estrangeiros… Esse artigo é importante porque revela que por tras de certos comportamentos podem haver interesses. 

  16. Este levantamento feito por

    Este levantamento feito por Nassif mostra que de fato o Romullus é competente! E se esta teoria conspiratória (apontada indiretamente) é verdadeira, então faz sentido o “ataque” de Romullus aos deputados por serem tão lerdos em não analisar com seriedade o documento entregue por ele de bandeja! Se o documento pode de vez dar um grande baque na Lava Jato que tanto mal faz e tem feito ao Brasil, por que perseguir o Romullus por causa deste documento? Não seria justamente quem persegue ele (por causa deste documento) que estaria agindo de forma equivocada? A questão é se o documento é verdadeiro  ou não, se ele beneficia o Brasil e também alguma multinacional corrupta isso não vem ao caso!

    • Concordo.
      O post demonstra de

      Concordo.

      O post demonstra de forma cabal que o Romulus é muito competente e faz muito bem o trabalho pelo qual é pago.

      E deixa a dúvida: porque os deputados não vão apurar a idoneidade do documento divulgado por ele?

      Repare que os ÚNICOS que defendem o Lula com alguma veemência são so senadores Lindberg e Gleisi, não por acaso, perseguidos pela lava jato.

      Tem algum outro parlamentar petista sendo perseguido pela lava jato?

  17. Aprendiz de feiticeiro
    Nassif, falta explicar, em sua conjectura de espionagem, porque e como ele escolheu o GGN para projetar suas ideias e conseguir então espaço em outros blogues de esquerda, a partir de sua hipótese de con(s)/piração (piração de vigarista). Acho que suas informações são apenas o ponto de partida e, caso não sejam infeliz coincidência, é necessário explicar por que teriam utilizado alguém tão óbvio, segundo suas conjecturas, para fazer o trabalho sujo se poderiam fazê-lo de maneira mais “profissional”, considerando os riscos e objetivos envolvidos. Faltam dados mais recentes e a lacuna pode explicar a “conversão” do “promissor advogado” globalista em blogueiro de esquerda raivoso mais-realista-que-o-rei e egresso ou simpatizante das “hostes inimigas”, o que não é incomum na blogosfera recém canhota.
    Pessoalmente, nas vezes que li comentários do personagem nesse GGN não concordava com suas premissas nem conclusões, mas me surpreendi ao descobrir, por este blogue no episódio da “fake news”, que havia tão rapidamente se tornado blogueiro influente entre os progressistas, inclusive após o episódio, que me rendeu xingamentos exatamente por uma tentativa de análise impessoal e conjuntural num comentário que não entrou no fla-flu que ora se acentua;
    não acompanhei o programa gerador da controvérsia, à exceção de quando assisti para comentar no seu artigo sobre supostas fake news que envolviam seu nome em um blogue que eu costumava acompanhar, o Cafezinho (li ontem o post do editor do blogue, Miguel do Rosário, por vias externas, e comentários de leitores, sobre parte da controvérsia e trecho de resposta do deputado Wadih Damous no Conversa Afiada), e portanto, não posso comentar em detalhes a controvérsia da qual este artigo é parte como resposta da blogosfera.
    Por fim, acho apenas de muito mau gosto, para não dizer ignorância ou despreparo, na melhor das hipóteses, a utilização de estereótipos sobre doenças mentais, reais ou fabricadas, para desqualificar moralmente (doença e moral não se confundem, diz a boa ética) alguém de quem se discorda, na falta de melhores argumentos. Basta lembrar que foi o que a imprensa de esgoto fez com a presidenta eleita Dilma Rousseff em capas de revista, entre outros contextos em que a psiquiatria prestou/a desserviço à causa da saúde mental servindo como discurso legitimador de opressão e anulação subjetiva de outsiders ou pessoas inconvenientes por variados motivos para os detentores de poder, real ou simbólico – aliás esta tem sido uma arma da direita como no uso do termo “esquerdopata”, e até como forma de assédio moral no serviço público. Ler o Alienista do Machado de Assis pode ser antídoto para aqueles que se rendem a discursos de estigma como arma retórica defensiva ou de exercício de poder, pois o feitiço pode virar contra o feiticeiro, vide o presente caso. Curiosidades: (1) você chegou a estas informações pelo Google ou tem fontes de carne e osso, pois impressiona o nível de detalhamento de suas “descobertas” – ou ainda, fez uma imersão nos posts do personagem em busca de pistas, como quando ele fez comentários contra o ministro do STF Barroso informando ter sido seu aluno na UERJ? (2) o GGN dará direito de resposta ao personagem e ex-colaborador informal? (3) este artigo encerra o caso, quase pessoal, para o GGN ou o blogue vai participar dessa guerra de informação e contra informação em estado avançado de ebulição? (4) quanto às supostas informações e denúncias feitas pelo blogueiro/”advogado promissor” envolvendo a LesaPátria, principalmente se verídica a hipótese implícita em sua insinuação, o GGN fará apuração jornalística sobre sua veracidade, indícios e desdobramentos, que é o que interessa ao público, suponho, ou o caso será apenas de uma briga de vizinhos da blogosfera ?

    Sampa/SP, 05/03/2018 – 07:19

    • Leitora Cristiane N Vieira,vc
      Leitora Cristiane N Vieira,vc só está questionando o Nassif (q tem história de luta e muita moral)seu comentário é tendencioso(contra o Nassif)fala q Romulus é ex-colaborador(como se fosse funcionário),ora este espaço q lhe escrevo é aberto a todos,questiona o Nassif sobre as denúncias de Romulus,ora o artigo é sobre o próprio Romulus e só falta vc querer do seu jeito MANDAR o Nassif fazer o q lhe interessa (analisar suposto doc bomba)já q vc disse q Romulus é colaborador PIOR AINDA,ele insinua desrespeitosamente q Nassif planta notícias pagas,traindo “seu suposto chefe”,fora o desrespeito com acusações graves a TODOS OS LINHA DE FRENTE DA LUTA PROGRESSISTA DE MUITO TEMPO,será q isto está bom pra vc então!?Leva ele pra tua casa já q ele é santinho !

      • Debate público sem pedágio pessoal superfaturado

        Leitor J. Marcelo

        Alguns esclarecimentos para situar você (sem conotação de proximidade, apenas para facilitar a redação) nos argumentos:

        1 – Passei a acompanhar com assiduidade os blogues de esquerda na internet no início de 2016 em função do golpe sofrido pelo país. E desde esta data acompanho este GGN, no qual venho aumentando, imprudentemente para minha paz de espírito, minha participação na seção dos comentários, e para quem acompanha a área de comentários deste e de outros blogues de que participei,  sabe o que eu penso sobre jornalismo, política, e especificamente, sobre o jornalista Luis Nassif de quem, curiosamente, já fui acusada de defender e de atacar quando, nos contextos próprios, não fiz nem uma coisa nem outra. O que não me impediu tanto de elogiar com franqueza como de manifestar discordância absoluta em algumas ocasiões, sempre de maneira civilizada, imagino, donde minha dúvida sobre o que leva alguns comentaristas a confundirem  minhas meras opiniões com ataques ou defesas pessoais ao jornalista Nassif.

        2 – Em resposta ao seus argumentos

        sobre “questionar o Nassif” – frequento este blogue porque pratica jornalismo de alto nível e sempre ficou à margem do populismo opinativo  que infesta a opinião publicada febrilmente em tempos de internet, defendendo um jornalismo sério e transparente. Qual o problema com as perguntas que fiz, considerando a troca de acusações entre os lados em disputa? – do que seu comentário é prova do nível de engajamento passional que pode obnubilar a compreensão dos argumentos alheios; 

        sobre qualificar o personagem autointitulado Romulus Maya como ex-colaborador – o próprio Nassif se refere assim aos que comentam no blogue e através de sua participação fazem deste um espaço de colaboração (não aderi à substituição da palavra “funcionário” por colaborador, como você parece ter feito ao assumir afirmativamente, sem qualquer indício confiável, de que outros fazem); esqueceu da palavra “informal”, como aliás somos todos aqui porque o blogue costuma levar em consideração a opinião dos seus leitores, um de seus grandes diferenciais positivos no jornalismo hierárquico que muitos admiram, eu não.

        “Jornal GGN, uma produção de conteúdo crítico, a partir da construção coletiva (grifo meu) de notícias ligadas a cidadania, política, economia, cultura e desenvolvimento.” (da página de pesquisa do buscador de internet)

        sobre eu questionar as denúncias feitas pelo personagem (palavra usada sem qualquer conotação pejorativa, apenas para facilitar a referência, convém esclarecer para evitar mais lenha na fogueira das vaidades e suscetibilidades, o que parece inevitável no curso dos acontecimentos, como num BBB do jornalismo à esquerda e não faltassem problemas a discutir) quando se trataria, segundo você, de um artigo do Nassif para tratar da pessoa e não dos fatos alegados pelo personagem  – esse assunto só me interessa pelo seu conteúdo fático e suas implicações para a vida política do país, portanto, não me interessam – fora a possibilidade incidental inevitável de observação de “leitora de ficção” sobre as personalidades em embate -, as trocas de acusações pessoais que substituem o cerne do que deveria ser o debate público, até para se permitir que (1) aqueles que não abriram mão do respeito à presunção de inocência, (2) aqueles que não aderem aos métodos da direita ou do reacionarismo supraideológico apenas porque se usados alegadamente pela e para os objetivos da esquerda ou de valores “progressistas” se tornariam legítimos, numa lavagem ideológica de argumentos que considero perigosa, falaciosa e contraproducente, (3) aqueles que ainda acreditam em jornalismo profissional com respeito à ética e ao interesse público possam assumir o lado da disputa com nitidez de propósitos, responsabilidade, liberdade de consciência e independência. Sempre deixei claro, nos comentários que fiz sobre esse caso desde seu início em meados de dezembro/2017 (2 sobre artigos de Nassif que classificou o uso de seu nome como fake news, em 2 artigos diferentes, mais 1 em resposta a uma adepta do personalismo que ora se repete no seu comentário, e os que fiz aqui, sendo este o 3º) que não pretendo me manifestar sobre as questões que extrapolem o interesse público e jornalístico, que muitos comentaristas de ambos os lados parecem preferir subjugar às polêmicas entre personalidades, porque se isso me interessasse eu não frequentaria o GGN, cuja credibilidade jornalística, para mim, permanece inalterada.

        Sobre o trecho “só falta vc querer do seu jeito MANDAR o Nassif fazer o q lhe interessa (analisar suposto doc bomba)já q vc disse q Romulus é colaborador” – aqui há algumas confusões: 1 – como leitora me senti no direito de fazer questionamentos, o que difere em muito da sua interpretação sobre “mandar” até porque sou favorável, talvez em excesso, a que as pessoas exercitem suas liberdades com a correspondente responsabilidade, o que não combina com a idéia de “mandar”, mais afeita à sua aparente visão e comportamento sobre autoridade e subserviência (conhece a história da “servidão voluntária”?); 2 – em nenhum lugar do comentário original de hoje me referi a documentos, denúncias, afirmações ou informações específicos de autoria do personagem autointitulado Romulus Maya porque, como está claro no comentário original a que este responde, não acompanhei o caso em detalhes para tanto; contudo, conheço parte das alegações, às quais me referi genericamente, porque estavam presentes no programa a que assisti e sobre o qual fiz o primeiro comentário em dezembro/2017, de cuja leitura se pode depreender minha opinião, que não mudou após os desdobramentos, se de fato for o seu interesse. 

        sobre o trecho “(…) será q isto está bom pra vc então!?Leva ele pra tua casa já q ele é santinho !” – esse trecho, pela semelhança com expressões usadas por neocons raivosos que distorcem fatos e informações deliberadamente pela incapacidade de participar de um debate público de idéias honesto e civilizado, desnecessário responder, pois não pretendo sugerir, segundo sua lógica tortuosa de que eu teria tomado o lado do personagem e você, do Nassif, que você, por “seu lado” leve o Nassif – que suponho não precise de “defesa”, principalmente nestes termos -, como se se tratasse de briga em porta de colégio, fase da qual passamos todos há muito tempo. Ou não? Se você não, me “inclua fora dessa”, por obséquio. 

        Música Ode aos ratos – para nos lembrar dos riscos que corremos e dos limites que devemos nos autoimpor para não desviar do rumo mais que político, existencial; cada um de nós que cuide de seu rato/sombra individual porque  o espírito santo – e infelizmente muito mais o de porco – sopra onde encontra espaço, o que nos cabe é a vigilância. 

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=RkTfRC-bU2Q%5D

        https://www.youtube.com/watch?v=RkTfRC-bU2Q

         

         

        Sampa/SP, 05/03/2018 – 14:51 (alterado em 05/03/2018 às 15:09)

    • De fato, eu pelo menos
      De fato, eu pelo menos conheci Romulus aqui no blog do Nassif. Pelos antecedentes dele pode ser um infiltrado para desestabilizar a esquerda… ou pode ser um milagre. Alguém q da extrema direita q resolveu rever seus conceitos indo para a esquerda. Vi isso em sentido contrário, da esquerda para a extrema direita, como Reinaldo Azevedo e o Roberto Freire. Mas pouquíssimo da direita para a esquerda. Sabendo de todos esses detalhesenorme da vida do Romulus não podemos de deixar de ficar com uma pulga atrás da orelha. É golpe em cima de golpe.

    • “muito mau gosto, para não

      “muito mau gosto, para não dizer ignorância ou despreparo, na melhor das hipóteses, a utilização de estereótipos sobre doenças mentais, reais ou fabricadas, para desqualificar moralmente”:

      Errado.  Quem ja leu sabe que a escrita dele EH SIM psicotica.  So que nao vai com perfil de advogado internacional estudadissimo.

  18. Habemus um novo Idelber,
    Habemus um novo Idelber, hein? Discurso progressista, radicado no exterior, mas um belo dia surge o lobo por baixo da pele de cordeiro…

  19. Há algum crime no currículo

    Há algum crime no currículo desse rapaz? Agora o Nassif virou adepto da teoria da conspiração?. Pois o trabalho do duplo expresso em desmascarar a lava jato tem sido mais importante do que todo o trabalho da bancada do PT. Aliás, outra comparação é desfavorável ao partido. Reinaldo Azevedo diz coisas sobre a lava jato, Moro, Dallagnol, Carlos Feranando e alguns ministros do STF que o PT nem sonha dizer. Já Rômulus e o Wellington estão dizendo sem meias palavras e sem floreios o que a lava jato realmente é. O duplo expresso conquistou essa estrondosa audiência porque o público que o acompanha esgotou a paciência com esse método de oposição e de enfrentamento à lava jato pela esquerda tradicional. Os rapazes do duplo expresso estão na Europa, onde a liberdade de expressão lhes confere um enorme peso, o que seria equivalente a imunidade dos deputados petistas. A diferença é que eles estão utilizando essa ferramenta em toda sua plenitude, os deputados petistas não. E atrapalharam com esse mi mi de Paulo ìmenta e Damous que fazem o jogo de Moro.

    • cuidado.

      Muito cuidado. Nestes tempos, nós enxergamos o que queremos. Reinaldo Azevedo é ghost do Gilmar, está assim porque sabe  da ameaça aos seus. O duplo expresso está parecendo com os antagonistas. Não vou condená-los ainda, mas observar com cuidado.

    • lado

      Você diz:

      “Reinaldo Azevedo diz coisas sobre a lava jato, Moro, Dallagnol, Carlos Feranando e alguns ministros do STF que o PT nem sonha dizer.”

      Isto é vero. A crítica ao PT e à blogosfera progressista deve ser feita. O problema é que Reinaldo Azevedo tem lado bem definido e Público – é Direita contra Lula e todos os lulistas. Quanto ao Duplo Expresso o que se pode perguntar é: por que os ataques aos lulistas (menos ao Lula, é claro!)? Qualquer vacilação dos deputados petistas seria traição e eles fariam parte de um acordo com Cunha (em tempo: que provem que o Cunha NÃO está preso!), Moro e Odebrecht…

      O conflito de interesses fica claro a partir do artigo do Nassif. Mas por que todos esses ataques ao campo progressista por parte deles? Quando o Nassif publicou uma notinha (devida ao Dirceu) sobre o Cunha na prisão o Romulus Maia caiu matando – será então que o Nassif estaria também em conluio com Cunha e Moro? (não está, é claro! tô apenas argumentando…)

  20. só pra constar  ..cai de

    só pra constar  ..cai de paraquedas

    Gostaria que o artigo do Nassif tivesse sido mais jornalístico do que inquisitório/subjetivo

    Afinal, pros desinformados, quais acusações que pairam dum e doutro lado ? Do que o Brillo fala dos deputados, e destes do cara?

    Sem isso, sem ser um iniciado ou “associado”, fica difícil me posicionar numa questão que, aparentemente, parece ser polêmica, e não uma briga por audiência

    pela insuficiência de dados, Nota 3 (de dez) pra este artigo que, aparentemnte, já escolheu um dos lados pra defender

  21. Mas e o depoimento do Tacla
    Mas e o depoimento do Tacla Duran? E a alegação que não conhece o endereço?
    Independente de intenções obscuras, sobre o fato concreto, porque não é explorado a obstrução da justiça, ou, ao menos, da defesa?

  22. Concordo que tenhamos que

    Concordo que tenhamos que discutir muitas questões relacionadas aos fatos (e ações) recentes. Desde a postura (passiva, em minha opinião) do PT frente à tentativa de sua destruição, até o emaranhado de documentos e papeis que fazem parte desta verdadeira novela chamada Lava Jato, cujo objetivo a maioria de nós já entendeu. Entretanto, argumentação ad hominem já deveria estar no passado, pelo menos para nós que tentamos descobrir a verdade e, a partir dela, construir nossas opiniões. 

  23. Sei não. Estou por fora do

    Sei não. Estou por fora do caso inteiro, porque não li muita coisa do que ele escreveu esses anos todos, achava meio tosco desde a formatação e por isso não conseguia chegar até o conteúdo, mas não concordo com o linchamento que está nascendo lá na tal blogosfera. Qualquer advogado iniciante trabalha com porcarias, assina tranqueiras e defende coisas indigestas.

    Você recebe uma procuração para defender interesses que geralmente não são os seus. Se no jornalismo é difícil achar algo que pague fora da Globo, no Direito das 1000 graduações em 2000 que existem no mundo é quase impossível. O pessoal vai gritar contra, mas até o Lula sabe que quem tem dinheiro para pagar por um trabalho consistente geralmente é empresário, daí porque admiro em quádruplo um Luís Gama que se fez de outra forma, pelo pouco que sei.

    Infelizmente a maioria que conheço pegou seu diploma e foi trabalhar com o que surgiu, e somos da turma que iniciou a carreira com a crise de 2008. Tinha dia em que cada peça protocolada era com o nariz tapado. Nesse intervalo surge um ou outro para ajudar, e fazemos o que dá. Assim é para a maioria.

    Eu mesmo, que já fui mais participante aqui antes de surgir essa turma do romulus, fui escrevendo desde a graduação até depois de formado, simplesmente porque achava que a mídia que nasceu da internet precisava de braço gratuito para contrapôr o dinheiro da velharada corporativa que herdou seus próprios jornais, e aqui me pareceu um lugar mais plural.

    Só que enquanto advoguei também já assinei muita peça que eu não concordava, isso é normal. Apesar de ter procurado muitas ONGs vinculadas a Direito do Consumidor e Cidadania, o mercado foi mais fácil defendendo empresa grande. É uma proporção de vaga de emprego de 1 para 1000. Vi muita gente que não era da esquerda ou sequer estudava Direito do Consumidor ir parar nessas ONGs melhorzinhas por contatos. Quisera eu ter nascido rico igual o moço da Riachuelo para defender minhas idéias bestas sem preocupação com o fim do mês, então fui para o mercado e sobrevivi. 

    Hoje nem escrevo mais aqui, primeiro porque a esquerda está um negócio de 800 tenentes com 20 generais trocando tiro entre si sem evoluir a discussão, e com a tropa dando vivas! sem reflexão alguma, e depois porque trabalho onde não sei o que vai passar na mesa amanhã, além de não ter mais o que acrescentar de útil também.

    Mas eu tinha a regra de não escrever nas áreas em que estava atuando recentemente ou que soubesse de informação somente por ter atuado com um cliente, em vez de cursos, leitura própria ou informação acadêmica. Justamente para não dar uma bola fora dessas aí. Pode ser que o rapaz aí não tenha seguido essa regra de ouro.

    Mas daí a tomar esse petardo que está tomando de todos os blogs, não concordo, não. Espero estar muito por fora dessa discussão, e que esse sujeito tenha feito algo mais grave além de trabalhar para viver. Esse 2018 está bizarro.

    • 2018

      Como disse o professor Aldo Fornazieri em artigo aqui do GGN nossa época é tenebrosa. Concordo com você sobre a questão essencial desta vida que é “como sobre-viver?” Defendendo suas ideias e ideais ou tendo que abrir mão de certas virtudes para sobreviver no meio de leopardos e hienas?

      Acho que no caso do romulus é que ele radicalizou e saiu acusando meio mundo e de forma desleal. Pela sua optica todos os sites de noticias progressistas e os deputados e senadores do PT ja deveriam ter derrubado a Lava Jato…  Quando sabemos que apesar da imensa luta o Brasil ainda é dominado por uma oligarquia que manobra todas as intituições brasileiras à seu bem querer.

  24. O que está evidenciando é uma

    O que está evidenciando é uma disputa pela maior riqueza em 517 anos de Terra Brasilis, o pré-sal. Antes de qualquer reflexão, precisamos repensar a tal “Teoria da conspiração”. Quem conhece a história do funcionamento mundo, sabe o  quanto a conspiração não se limita a mera teoria. De traições, até tratados secretos, e relações entre público e privado cujas condições jamais chegam ao conhecimento público. O internacionalismo sionista, incluindo o liberalismo e o socialismo fabiano, vertentes que parecem antagônicas, mas que bebem da mesma fonte, desencadearam a chamada “Globalização”, eufemismo de porteira aberta para qualquer país do mundo, e o fim de suas respectivas economias nacionais, desde o início do séc. 18. A chamada “Comunidade Internacional nada mais é do que os segmentos da Banca financeira sionista, detentora do grande capital mundial. A mesma Banca  coopta elites internas nos mais variados países do mundo, e que se tornam seus parceiros. Vivemos num funcionamento conspiratório, método que se sobrepõs a necessidade de imposição militar, e onde a propaganda massiva e seus mais variados condicionamentos tornam o indivíduo no pior dos escravos… 

  25.  Dias atrás fiz um comentário

     Dias atrás fiz um comentário aqui (maldoso, porém realista) sobre o comentador ARKX. Republico, pois as práticas são similares -Gunter Zibell – ARKX – Romulus-:  “Observando a sua trajetória aqui no Blog do Nassif, eu me recordo de um outro comentador, que andou sumido por muitos anos, o Sr. Gunter Zibell. Esse iniciou no Blog de forma brilhante, considerado exímio comentador de pesquisas eleitorais, defensor das causas LGBT, no que era louvável, elogiadíssimo. De repente… os que o acompanhavam, como eu, perceberam que, de maneira sutil, começou a tomar posições crescentemente anti-esquerda, até defender abertamente o voto no Sr. Alckmin. Naturalmente se queimou.  O Sr. ARKX também iniciou publicando textos muito interessantes, eruditos, que depois foram pendendo para o samba de uma nota só. É muito bom argumentador, não se pode negar. Entretanto, uma vez percebi que utilizava parágrafos inteiros e expressões típicas daquele jornalista brasileiro Pepe Escobar, que escreve em inglês no Asia Times, e tem seus textos reproduzidos em diversos outros sites como o Saker, e traduzidos frequentemente no Blog do Alok. Cheguei a pensar que ele fosse o próprio Pepe. Comentei num post dele perguntando porque não remetia a citação ao autor original, e deu uma resposta pela tangente.   Sei não… eu se fosse professor da CIA ou NSA, ensinaria aos meus alunos, treinados para intervir no mundo todo, que escolhessem os principais portais da rede em cada país (e não se pode negar que o GGN é um dos principais do Brasil) e começassem em estilo soft, agregando, mostrando cultura e estilo, e só depois iniciassem a instilar o veneno.   Se eu que sou bobo penso assim, imaginem os treinadores dos Think Tanks liberais, que pensam 24 horas maneiras de detonar a esquerda no mundo. Uma das maneiras de detonar a esquerda é defender posições de extrema-esquerda. Não foi mesmo Lênin, um dos que afirmaram isso no passado?   

    • Sempre achei o posicionamento

      Sempre achei o posicionamento do Gunther Zimbell esquisito. Era militante gay e defendia a Marina Silva que “estava candidata” somente para dividir votos e facilitar para o Aécio na última eleição. Marina é pastora evangélica aliada do Malafaia e se declarou contra a união homossexual. Era contraditória a posição dele.

    • Só brincando, parece que a

      Só brincando, parece que a questão a tomar cuidado é ser homossexual e começar no blog do Nassif. É só brincadeira, não penso isso. Mas até o Hoover!? Será que o Hemmingway tb curtia? Romulus tb curte? Farpas à parte, a questão é como narrada por você zegomes, foi exatamente como se deu a entrada desses dois WC e RM nos blogs, sempre falando mais alto, exigindo pressa para derrubar a lava-jato, como se existissem super-heróis contra todo um sistema envolvido no golpe, como em 64. Agora, reunidas as informações do Cafezinho, GGN, PCO, e até o PHA compartilhando a carta do Wadih Damous, não resta dúvida que o expurgo não pode ser o sujeito e sim o apêndice.

  26. Essa historia me fez lembrar

    Essa historia me fez lembrar de um caso relatado pelo gal Newton cruz se nao me engano.  La pelos idos dos anos 60 ou 70, apareceu estampado na pagina de um jornal (nao me lembro qual) uma foto de uns estudantes ativistas. Pois bem, nessa foto aparecia um jovem estudante de uma universidade federal. Ate ai tudo bem, mas quem era o tal estudante no meio dos demais universitarios?  Simples!  Um militar infiltrado pelo proprio N. Cruz.  Newton Cruz, mais tarde, se vangloriava de contar essa historia, sempre rindo.

    No caso do atual infiltrado, me parece simples, e Nassif enxergou bem. Os propositos sao sim de desmascarar a lava jato, mas pelo simples motivo, nao deixar aparecer os reais interesses da empresa para o qual esse senhor parece trabalhar, ou defender interesses.

    So que hoje em dia, se tornou muito facil desbaratar casos ocultos e enigmaticos.  Pesquisas profundas e meticulosas na web nos levam a revelacoes bombasticas, sem contar que todos, eu disse todos os nossos aparelhos eletricos-eletronicos nos vigiam.  Essa vigilancia se da investigando  desde pessoas comuns a grandes corporacoes.  EUA,  e tambem, a Suica, (note-se ai a Suica, sao `colaboradores` da lava jato atraves de seus ministerios publicos, seus bancos e seus sistemas de informacoes), sem contar que grandes escritorios de espionagem atuam em favor de quem se dispoe a saber tudo sobre seus inimigos .  

    As vezes, percebo em textos de certos jornalistas que eles sabem de informacoes que nao sao apenas vazadas, eles indicam por uma frase, ou apenas uma palavra, um indicativo de algo extremamente grave ou promissor.  E obvio que essas informacoes sao frutos de informacoes, muito mais que investigacoes, mas que vem de fora do pais.

    Hoje em dia, os filmes e livros relatando as aventuras de grandes espioes sao coisas do passado. a tecnologia faz isso tranquilamente sem que o interessado precise sair de casa. 

    Ha na netflix um filme, meio que biografico chamado J Edgar com Leonardo de Caprio em que especifica os metodos de espionagem implantados pelo proprio Hoover, para espionar a vida de todas as pessoas, inclusive presidentes americanos. Ha outro filme intitulado, papa Hemingway, narra o porque da perseguicao de Hoover a hemingway em Cuba.

    Hoover era uma figura estranha, homosexual nao assumido, tinha profundo interesse na vida privada dos cidadaos, e fazia disso uma arma de guerra contra quem desafiava seus interesses.  Conta no filme que Hemingway o surpreendera ao flagra-lo, trajado  de mulher na companhia intima de outro homem.  Hoover decidiu investir todas as suas armas contra Hemingway, inclusive taxando-o de comunista e inimigo dos EUA.

    Se D. Rousseff, tivesse uma especie de  SNI forte,  nenhuma forca a teria derrubado.  E so investigar a vida de `nossos` parlamentares, a comecar pelos ditos religiosos que ela aprovaria todas as suas propostas.  simples assim!

     

  27. Ok! Mas e o documento? Verdadeiro ou falso?

    Concordo com as críticas mas…e o documento que eles apresentaram? Qual o seu comentário sobre ele Nassif? Parece inédito…e difere dos documentos apresentados até aqui…é verdadeiro? É falso? É útil? Porque essas perguntas não são tratadas no seu blog? Fica aqui a dica.

  28. Confesso que não tenho muitos

    Confesso que não tenho muitos elementos a contribuir, pois sempre achei o texto dele absolutamente ilegível, de forma que, assim que identificava, logo saltava para o próximo comentário. Mas quando o sujeito acha que fotoshopar um corpo de mulher na cara de um político é uma crítica, já se entrevê o machista de baixo nível.

  29. quem é romulus

    Foi importante a informação de quem é e a que se dedica fora do Duplo Expresso. Afinal, do lado de cá, conhecemos bem o histórico dos blogueiros e jornalistas independentes, então é bom que conheçamos também o desse novato. 

    No Escavador, participou dos seguintes seminários e congressos:

    Rio Oil & Gas Conference 2008. Aspectos das parcerias na indústria do petróleo: considerações sobre a solução de controvérsias no joint operating agreement. 2008. (Congresso).

    Seminário de Direito Internacional e Geopolítica do Petróleo: Distribuição do Poder, Determinantes, Jurídicos e Perspectivas Brasileiras. 2009. (Seminário).

    Dispute Resolution in the International Oil and Gas Business – AIPN. 2008. (Seminário).

    AIPN Latin America Regional Chapter Conference: Update on Oil and Gas Developments in Brazil – The JOA, Renewable Fuels, Vessel Charters and Expropriation. 2007. (Seminário).

    Seu trabalho de conclusão de curso foi: A Parceria Público-Privada (PPP) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE). 2007. UERJ

    Escreveu:CARVALHO, R. S. B. . Aspectos das parcerias na indústria do petróleo: considerações sobre a solução de controvérsias no joint operating agreement. In: Rio Oil & Gas Conference, 2008, Rio de Janeiro. Anais – Rio Oil & Gas Conference, 2008.

    Deve ser inteligente e estudioso, o Escavador diz que ganhou bolsa de estudo para estudar aqui e lá fora por ter passado em 1º lugar e/ou pelo desempenho acadêmico.

    Eu noto que a linguagem que ele usa no site Duplo Expresso não “bate” muito com o perfil de estudos e interesses, às vezes parece meio desconexa e costuma ser bastante agressiva.

    • Se ele fosse o personagem

      Se ele fosse o personagem prolixo e desorganizado, caótico mesmo, que ele demonstra na rede, ele não teria feito tantos mestrados, pois prá isso se exige racionalidade, organização. 

  30. Todo o motivo desda balbúrdia

    Todo o motivo desda balbúrdia foi um documento divulgado pelo duplo expresso que supostamente comprova que o Judge Murrow MENTE.

    O documento foi entregue aos tais dois deputados petistas que rapidamente junto com outros trataram de desqualificar o documento e seus divulgadores.

    Os dois deputados alegam que o documento poder ser faldo e MENTEM descaradamente quando afirmam não conhecer os dois integrantes de duplo expresso. Digo que mentem descaradamente porque conversam com os dois blogueiros desde dezembro de 2017.

    A pergunta é: Porque os dois deputados ao invés de, se duvidavam da autenticidade do documento, não foram atrás de verificar se o documento era verdadeiro? Porque partiram direto para a desqualificação apoiados pela máquina do Pt e blogs amigos dos PT?

    Se o documento for verdadeiro é MAIS UMA PROVA CABAL de que a lava jato é uma farsa.

    Porque ao invés de debater sobre o documento não foram atrás de apurar a verdade?

    Desde há muito acho que os paralamentares petistas não defendem o Lula e a democracia como deveriam. Este fato acaba por me convencer de o duplo expresso está CERTO.

    Porque? 

    Os deputados divulgaram um documento que já consta no processo contra Lula. Os blogueiros divulgaram outro que os deputados quiseram fazer passar que era o que tinham divulgado.

    O que está no processo é conhecido, o dos blogueiros era sigiloso. Não está no processo.

    O documento dos deputados foi emitido JUSTAMENTE PARA BLINDAR O LAVA JATO.  Estava com endereço errado PROPOSITALMENTE para que o Tacla Duran NÂO FOSSE localizado. A respota enviada pelos espanhóis era justamente aesperada pela lava jato, ou seja, Tacla Duran nao fora localizado. Com isto em mãos o Judge Murrow poderia alegar que não ouvia Tacla Duran porque não sabia seu endereço. Lembrem-se de o Murrow utilizou o mesmo expediente para não ouvir a mulher do Cunha.

    O dos bloqueiros era sigilos e estava com o endereço do Tacla Duran CORRETO, o que prova que a lava jato e o Judge Murrow MENTEM, mais uma vez.

    O duplo expresso divulgou que as planilhas da odebrecht utilizadas pelo MPF havia sido adulterada, fato confirmado por perícia da PF semana passada.

    Existem várias outras denúncias do duplo expresso confirmadas pelos fatos. 

    Há aquela de que o Cunha fechou acordo com o Moro e que o Cunha NÃO ESTÁ preso. Alguém foi verificar?

    Isto é fácil de verificar, é só ir ao presídio. Algum deputado do PT foi verificar? PORRA NENHUMA.

     

  31. O Romulus era advogado da

    O Romulus era advogado da Trafigura?

    Onde está o crime?

    Penso que um advogado é contratado para defender os interesses dos seus clientes, ou não?

    Advogado que defende assassino, traficante, o Temer, o Padilha, etc etc é bandido?

  32. “A entrada da Trafigura foi

    “A entrada da Trafigura foi precedida pelo trabalho dos chamados “formadores”, consultores que foram ao país preparar a opinião pública para os novos tempos. Esse trabalho prévio dos “formadores” foi essencial para as etapas seguintes, que transformaram Angola na mais corrupta república da África.

    Um desses “formadores” era justamente o jovem advogado Rômulo Brillo.  Em 21 de julho de 2011 foi vender as maravilhas do capital internacional para Angola no seminário “Investimento direto confere estabilidade ao país”.””””

     

    “Conforme denunciamos na série sobre a “delação premiada”, até agora a Lava Jato poupou de maneira suspeita a Trafigura, maior multinacional suíça e envolvida até o pescoço no escândalo da Petrobras. Mas o inquérito permanece no ar, como um ectoplasma assombrando uma das maiores máquinas de corrupção do planeta, a empresa que conquistou Angola, passando a controlar não apenas a exploração, como a importação e a venda de combustíveis.”

    O Romulus trabalha para a Trafigura, segundo seu post. 

    A Trafigura é poupada pela lava jato, está no paragrafo acima.

    Porque então um empregado da Trafigura ataca a lava jato desde sempre e trabalha para desmascará-la? Aliás, várias de suas denúncias(do Romulus) FORAM COMPROVADAS pelos fatos.

    Tipo: aquela que afirmava que documentos da odebrecht retiradas dos tais sistemas my deb way ou que merda seja eram fraudados pela lava jato e a perícia da PF confirmou a denùncia.

  33. o orientador dele escreve para o Instituto Millenium, rs

    Bingo.

    https://www.institutomillenium.org.br/author/gustavo-binenbojm/

    Escreveu no Millenium acerca da nomeação do Lula para ministro, em 2016:

    “o Supremo teria que se posicionar sobre a nomeação de Lula para o Ministério, entendendo que se trata de uma tentativa de burla às normas processuais definidoras de competências [ ] o Supremo não deveria permitir que comportamentos oportunistas pudessem manipular o exercício da jurisdição no país. Para o bem do próprio Supremo e do Brasil”

     

  34. “Não estou entendendo”, como

    “Não estou entendendo”, como diria Magda. Porque tanto esforço desse tal Romulo Maia se a Lava Jato não incomodou a Trafigura?

    A não ser que ele trabalhe agora para ajudar a destruir as novas lideranças do PT. Ou para desmoralizar os “blogs  sujos”.Se for assim é só acertar com a república de curitiba. Ou ambos conversarem com os chefes deles lá fora que estão batendo cabeça com os mesmos objetivos.

    Ou será que tem empresa americana interessada no butim de Angola e como a  Lava Jato faz o jogo dos americanos recebeu ordem para apertar os suiços.

    E o povo de Angola passando fome e as mães das amigas da minha filha fazendo campanha pra prender o Lula. Eita matrix.

     

     

    • Ser ou não ser…

      Pois é, Vera Lucia, são muitas as questões. Talvez o Romulo so seja um ativista muito ideologico que gostaria que as coisas andassem mais rapidamente. Talvez seja mais um jovem usado pelo sistema para semear a discordia e plantar desavenças. Em ambos os casos, ele não ajuda a esqueda avançar onde ela precisa ir.

  35. Posto como link……

    Não como video inserido…..acho que um certo direito de resposta se faz nescessario…..pode contribuir a formação da opinião geral.

    Pessoalmente não gosto muito da forma como é feito(duplo expresso), me parece que tende a “espetacularização/escandalização” da noticia/denuncia um pouco muito para o meu gosto……outra coisa é o clima de “autopromoção” constante que, no poular mesmo, me enche o saco alem da conta, mas a parte meus “sentimentos” pessoais em relação ao dito veiculo, como ja disse, acho que tem o direito de se explicar……quanto a “rusga” entre o veiculo e os deputado, sinceramente, me parece muito barulho por pouca coisa, mas não duvido de nenhuma hipotese, lembrando do ditado:

    no creo en brujas pero que las hay las hay

     

    • Sei lá como ele conseguiu meu

      Sei lá como ele conseguiu meu email para me enviar as narrativas dele.

      Ele conseguiu cooptar muita gente pro lado dele.

      Fazendo o que ele tem feito, boa intenção é que não é.

  36. Beleza..e quanto à denúncia
    Beleza..e quanto à denúncia dele? Não seria mais fácil chamá-lo para explicar ao vivo com os protagonistas do caso, do que ficar simplesmente desqualificando a pessoa dele? Quem está escolhendo o quê? Quando se desqualifica o autor se desvia o foco do verdadeiro objeto

  37. Infiltrados?
    Não sei não. Algo nesses “meninos” não me passa na garganta. Cuidado com esse clamor “contra a lava jato”. Se não for o contrário. Olhos bem abertos e cautela. É melhor quem anda endeusando eles, melhor ir bem devagarinho…

  38. Sabendo dessa história do tal

    Sabendo dessa história do tal Rômulo gostaria de saber se tem mais algum tonto feito eu que, pequena empresária morando no Texas fronteira  com Utah que é o interior de São Paulo, participa do blog achando que faz a diferença representando a si mesma. Eu escrevo com o meu nome mas será que atrás desses apelidos esdrúxulos dos comentaristas tem pessoas e interesses escondidos? Tá lascado!

  39. mas, e o documento???

    mas, para além dessa conversa todo, alguém, em algum lugar está buscando saber se o documento que foi apresentado no Duplo Expresso é real ou não? Alguém está minimamente preocupado com isso, que é, de toda essa balbúrdia futriqueira, a única realmente importante? Existe alguma possibilidade real de se ajudar o Lula com o tal documento ou não? E porque?

    • eles enviaram à defesa de Lula

      O importante é a competente defesa do Lula, se acharem que o documento dá caldo, irão atrás disso.

      É importante analisar a prova, não é disso que se trata, mas de entender as reais motivações de alguém que está influenciando nas redes mas de quem não temos maiores informações.

      Eu sinceramente prefiro ler coisas das pessoas que dão seu nome verdadeiro, das quais eu conheço o histórico. É um direito do navegante e de quem se interessa pelas notícias conhecer quem está falando. 

  40. bem observado

    Não há nenhuma novidade o fato de existir elementos provocadores à direita e a esquerda.

    É só ler sobre a Guerra civil de Espanha e a Revolução Russa, Francesa etc. 

    Mas se não tivesse esse “tempero” como seria chato ler livros de historia!

    Eu já teria desistido, estaria lendo 50 tons mais negros, mais cinza…

    Daqui a cem anos os que forem ler sobre o Golpe e Lava jacto também vão se deliciar que esse esses personagens! 

     

  41. Tanto faz. Esse negócio de

    Tanto faz. Esse negócio de perfil fake na Internet acho que tá superado desde o Orkut, quando os fakes ainda se chamavam “bogus”.

    Se o advogado acrescenta provas de que a Lava Jato é farsa, se de alguma forma contribui para que o país volte a andar no caminho da democracia, do estado democrático de direito, mesmo que nada possa ser feito agora, acho que está de bom tamanho. Mas creio que sim, que há muita coisa que se pode fazer agora, anonimamente ou não.

  42. Somos a Direita Brasileira?

    Depois do belo trabalho do Nassif, que poderia ser feito por qualquer um, mas jornalista tem método de trabalho e vive essa dinâmica de checar a informação, temos algumas reflexões a fazer. Somos de direita? O que aprendemos com essa lição que chocou a todos nós? Que décadas de ditadura ajudaram a reforçar os esteriótipos sobre a sociedade brasileira minando toda tentativa de reverter um legado de séculos de opressão, miséria e violência das elites (privadas e burocráticas). Uma delas é desconfiar sempre de políticos como se todos eles fossem criminosos, enganadores, safados etc. A imagem de que o político não presta é diariamente propagada pela mídia. A esquerda contribui com esses esteriótipos? Sim, contribui. O caso em questão dá um bom estudo nesse sentido, arregimentando um grande público pela paixão de lutar contra os fantasmas que nos assombram como, invasão imperial, judiciário sem lei, práticas de corrupção de mega grande e média empresas, militares golpistas, violencia policial etc. Tocando em um desses discursos se conquista a militancia e eleitores de esquerda, de classe média sobretudo. A massa não discute essas coisas, prefere coisas concretas, como 5 refeições na mesa. Pois bem, no embalo dessa receita de bolo para conquistar a classe média de esquerda o blog revelou que essa mesma classe média é ainda contaminada pelas receitas de bolo para pegar a classe média de direita e tb o coxinha pobre de direita. Resultado, tirando os drones e trolls que acho que estão fazendo o trabalho de base em atacar em comentários agora os blogs, que estão alertando aos seus e a nós a essa pilantragem, já acho que é ação dessa WTC e outros financiadores, daqui inclusive, temos uma boa parcela de pessoas que se consideram de ‘esquerda’, ou não, fazendo o trabalho de difamar os politicos de esquerda e tambem os jornalistas que dao suas vidas a essa causa de livrar o Brasil do fascismo e do arbítrio. Mas é difícil, pois vemos, por exemplo, setores do PSOL agredindo Boulos por ter um simples apoio do Lula, como se tivesse capitulado a um grupo de direitistas. Vale tamanha confusão? No fim só Lula e “gente vivida” podem salvar aqueles que se perdem no redemoínho de valores em que pensando resolver o futuro do Brasil só nos arrastam ainda mais para o passado.

  43. Pelo arrojado curriculo dele,
    Pelo arrojado curriculo dele, enolvendo vários mestrados, para o que se se exige foco e racionalidade, tendo participado de importantes eventos de interesse do mercado, dá pra ver que não se trata de pessoa desorganizada e bordeline como demonstra ser na rede, muito pelo contrário,  como demonstra o post, tem método  

    • também acho estranho

      Imagino que quem entra no Duplo Expresso pela primeira vez não conseguirá entender pelos posts do Romulus do que se trata, pois ele não tem didática, às vezes é muito confuso. Entretanto, pelo Lattes (de 2009, não atualizado), é rapaz prodígio desde o início e se dedicou depois a assuntos complexos.

      “Prêmios e Títulos”:

      Concessão de bolsa pela Universidade de Barcelona, Universitat de Barcelona – 2009

      Aprovação em 1º lugar no concurso para admissão no Mestrado em Direito Internacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – 2008

      Prêmio Américo Piquet Carneiro (aprovação em primeiro lugar geral no exame vestibular), Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ – 2000

      Orgulho Carioca, Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro – 2000

      Bolsa integral por desempenho acadêmico (Curso de Economia), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio – 2000

       

       

  44. Onde está o jornalismo???
    Bom Dia!

    Muito me entristece ver um artigo de NÍVEL TÃO BAIXO, que expõe um cidadão. Caso não lembre Nassif, todos nós temos o direito de usar pseudônimo, exceto para coisas legais, quando temos inclusive que apor nossos documentos.
    Ainda, um advogado, caso também não lembre Nassif, é um profissional liberal, e como tal, pode prestar serviço a quem queira, pode cobrar os honorários que achar justo ao seu trabalho, NÃO HÁ ILEGALIDADE ALGUMA nisto.

    Expor identidades, endereços, é um fato desestabilizador usadíssimo pela extrema direita, como vimos recentemente no caso da mãe da Presidenta Dilma, caso do filho do Ministro Teori e tantos outros atos fascistas e covardes.
    Este artigo é vergonhoso para um profissional que “teve” algum prestígio, dá a nítida sensação de desespero, de vingança pessoal, pura e simples. Coloca em risco o profissional, sua família, ou acredita que não.

    Caro Nassif, nós leitores da blogosfera, seguindo sua linha de “raciocínio” podemos crer que você, que esteve em algum momento ligado a oligarquia de mídia nacional (Editora Abril, Folha, Bandeirantes, etc.), está, irremediavelmente a seu serviços, podemos supor que você não pode agir de forma independente, uma vez que foi formado nestes meios…

    Sinto profundamente ver um artigo deste baixo nível escrito, publicado aqui. Não creio que isto seja jornalismo, não creio que o expor o trabalho de um profissional liberal tenha relevância jornalística na luta democrática, da mesma forma, IMAGINE SE SUA HISTÓRIA LHE RECOMENDA. Imagine se nossa família for exposta a cada comentário que postamos na rede.

    Ao contrário Nassif, deputados são NOSSOS comandados, DEVEM AGIR em defesa do povo brasileiro e a linha política de seu partido, o que não vimos nos fatos que geraram este infeliz artigo publicado por você hoje.
    Oxalá tenhas algum escrúpulo e reveja isto ai acima, que jornalismo certamente não é.

    Simone Oliveira – É nome parcial, mas não será difícil identificar, mas aviso, tenho família e filhos menores, mas isto pouco te importa como já vimos.

    • Simone, vc não entendeu ou

      Simone, vc não entendeu ou está se fazendo de desentendida, pois não é este o tema central do post, e sim a contradição grande advogado, com cursos de mestrado e ligações com mega-corporações versus blogueiro a la bordeline. Essa coisa de bordeline é apenas encenação: a troco de que, a serviço de quem. 

       

       

    • Razão ou Sentimento?

      Simone: bom dia.

      Não me leve a mal, mas achei que seu comentário parece de alguém que vai além da defesa do dito cujo advogado, mesmo insistindo no caso dele. Deixa a impressão de ser específico e não genérico na defesa que faz. Alguma relação entre vocês?

      Observe que o artigo é aberto, inclusive às respostas. E, como advogado que é o comentado, sentindo-se ele atingido em sua integridade moral e profissional pode (e deve, se o caso) interpelar judicialmente. Nassif já enfrentou outros processos nessa seara.

      Independente do tom que você considera ofensivo há inverdades, no texto, que desqualifique o articulista? Minha simpatia pelo autor não me isentará de chamá-lo à razão. E por diversas vezes já o fiz. Por isto, insisto, mostre-nos, além do que você já escreveu, motivos verdadeiros para que possamos, com as armas que dispomos, também demonstrar nossa contrariedade aos apontados.

      Sensível como demonstrou ser, acredito que há de receber minhas observações como um pedido e um agradecimento. Continue expondo seu ponto de vista, mesmo que os demais não aceitem. Há que os lerá com atenção. E obrigado por sua manifestação, pois Nassif tem sido grande e importante para nos, os sem vozes. Mas não a ponto de ser intocável. Como humano, tem lá seus fracos. 

      Abraço…

    • Simone, vc está tomada pela

      Simone, vc está tomada pela emoção de ser uma ouvinte do blog recem criado, que como eu tb assistia. Sinome, ninguém “meteu o pé na porta” e invadiu a vida privada de ninguém, o referido se tornou pessoa pública graças àqueles que o alavancaram na mídia de esquerda, inocentente a meu ver. Ele já era figura conhecida, com material publicado, em “outras vidas”, como está aqui demostrado por Nassif. Ele morreu e renasceu ! Saiu de um mundo e entrou em outro mundo! Isso é o quê? Agentes da CIA fazem o mesmo ! Tens noção? Nassif revelou aspectos da vida pública dele somente. Não se deixe apaixonar, cheque antes, as referências do pretendente!!!

    • Você disse EXATAMENTE o que eu estava me preparando para dizer.

      Não só isso, mas o Nassif fala sobre um jovem advogado que, no início da vida profissional, trabalhou para grandes escritórios de advocacia e – portanto – era funcionário, como se coubesse a ele decidir quais clientes atender e em quais circunstâncias fazê-lo.

      Podemos, então, usar a mesma lógica, e acusá-lo de ter, durante décadas (inclusive durante a maior parte da vida adulta), trabalhado para o PIG (um milhão de vezes mais nefasto do que todos os escritórios de advocacia do país reunidos)?

      Podemos, então, usando essa mesma régua que você usou, acusar qualquer prestador de serviços de ter prestado serviços para A, B ou C? Qualquer comerciante de ter vendido produtos para A, B ou C? É esse o nível de argumentação?

      E agora? Será que devo temer o vazamento do meu nome aqui também?

      Muito, muito, muito feio isso. 

      A partir de agora, todas as pessoas que publicam aqui, sob pseudônimo, PELOS MAIS DIVERSOS MOTIVOS (pessoais, familiares e/ou profissionais) passam a correr o risco de terem suas identidades reveladas. Isso já foi feito uma vez. Por isso, não há garantia alguma que isso não volte a ser feito novamente. Portanto, se, por algum motivo, o Nassif não gostar de alguma coisa que qualquer um de nós escreva ou diga (aqui ou alhures), é melhor se preparar, pois o nível de retaliação poderá ter proporções desastrosas (para fins pessoais, familiares e profissionais).

      O que o Nassif fez foi uma ENORME CALHORDICE. ENORME!

      Essas informações pessoais foram/são passadas sob sigilo. Eu por exemplo, só fiz uma assinatura aqui sob pseudônimo porque confiava na discrição e na RESPONSABILIDADE do Nassif. NÃO MAIS.

      Este, provavelmente, será o meu último comentário neste blogue.

      LAMENTÁVEL!

      Não sei se é possível apagar todos os comentários e contribuições, mas gostaria de ter a garantia de que TODOS OS MEUS COMENTÁRIOS E CONTRIBUIÇÕES SERÃO PERMANENTEMENTE APAGADOS DESTE BLOGUE, inclusive a minha inscrição e registro. Não dei nem dou autorização para que, eventualmente, os meus dados pessoais sejam revelados por puro espezinhamento por parte do dono do blogue.

      Depois, o Cabo Anselmo, segundo o Miguel do Rosário, é o Romulus…

      • “Podemos, então, usar a mesma

        “Podemos, então, usar a mesma lógica, e acusá-lo de ter, durante décadas (inclusive durante a maior parte da vida adulta), trabalhado para o PIG (um milhão de vezes mais nefasto do que todos os escritórios de advocacia do país reunidos)?”:

        Nao podemos nao.  Exceto se voce conseguir nos mostrar unzinho conflito de interesse do Nassif nessas “decadas” todas, pois essa eh a message central do item -ver ultima subchamada.

    • Simone O, se você existir

      Simone O, se você existir mesmo não deve ser leitora do blog. Nassif sempre foi ético e ponderado ao escrever seus artigos e leitora sua de muitos anos nunca o vi expor ninguém de forma irresponsável.

      O posicionamento desse Romulo é questionável sim e se ele não se importou em manipular e expor pessoas e blogs temos o direito de conhecê-lo. Inclusive para avaliar as suas reais intenções quando publicar algum comentário.

      PS. Os leitores do blog não são tão idiotas como você Simone e o tal Romulo pensa.

      • Que trágico não! Então, além

        Que trágico não! Então, além de não existir devo ser mesmo idióta para responder a você. A agressão Vera Lúcia é típico de quem não tem argumento. Abração moça!

  45. Provas
    Acho que a crítica aos deputados é pertinente sou petista e o PT está totalmente morto da mesma forma como aconteceu no mensalão, os deputados tem sim que acolher o que fora coletado por Romulus e acionar a PGR. O PT não sabe se defender a Dilma atendeu tudo que a direita lhe impôs não se defendeu de jeito nenhum, acho que precisamos lutar e não é aguardando as instituições que não estão funcionando, quem está mandando no país é o imperialismo.

  46. Sobre a incapacidade de sair da fase brainstorming: doença?

    https://www.ocafezinho.com/2018/03/03/minha-opiniao-sobre-o-caso-duplo-expresso/

    O RD Maestri me deu um feedback interessante neste brainstorming coletivo: o toró de palpite de que fora vítima a blogosfera.

     

    Ao constituir uma equipe de brainstorming, escolha a equipe certa, …e outras dicas

     

     Fazendo brainstorming….ixi, esqueci….depois eu volto

     

    Talvez eu seja um hipocondríaco…é que  as vezes me pego tomando dos outros as doenças deles

     

    Bordeline?….descartado esta possibilidade….não vem ao caso…não se trata disso….

     

    ….o problema é outro: INCAPACIDADE DE SAIR DA FASE BRAINSTORMING

     

    ……dei uma olhada para ver se no Código Internacional de Doenças existe essa doença chamada Sindrome do Toró de Idéias…

     

    …..se sofro, jamais posso ser repórter investigativo…..

     

    ..ué, mas se fiz tantos mestrados, e se sou ligado a mega-corporações,…ah, deixa prá lá….

     

     

    Não posso ser agente do SNI se sofro de toró de palpites….estou fazendo brainstorming para achar o termo correto:

     

    Toró de palpites? Desinteria mental? Descambo? Falta de freios?

     

    Sobre toró de palpites

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=19BdN0KPpCI%5D

     

    https://www.youtube.com/watch?v=19BdN0KPpCI

     

    Sobre chuva de insights

     

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=OLOaBqffexc%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=OLOaBqffexc

     

    Não se pode fazer brainstorming via hangount…nem via live….

    • “….o problema é outro:

      “….o problema é outro: INCAPACIDADE DE SAIR DA FASE BRAINSTORMING

      ……dei uma olhada para ver se no Código Internacional de Doenças existe essa doença chamada Sindrome do Toró de Idéias…”:

      Sentences como essas me alegram por 3 semanas.

  47. Nassif que tanto combate os

    Nassif que tanto combate os assassinatos de reputação, cometeu um. Essa matéria aí não deixa nada a desejar à veja nos seus gloriosos tempos de jornalismo de esgoto. 

    • Caro Esquiber,o Nassif está
      Caro Esquiber,o Nassif está reagindo a um ATAQUE GRATUITO de Romulus a ele e a toda a Blogosfera Progressistas e por favor NÃO DISTORÇA OS FATOS, não há nenhum assassinato de reputação e se HOUVE ALGUMA BAIXARIA partiu primeiro de Romulus,tá lá gravado, assista e depois escreva aqui.
      Obs:MAIS UM COMENTÁRIO TENDENCIOSO VISANDO DENEGRIR A IMAGEM DO NASSIF, VAI TÁ CHEIO DESTES AQUI !

      • Meu querido acompanho o Duplo

        Meu querido acompanho o Duplo Expresso desde o começo. Foram eles os primeiros a denunciar a mentira de Moro de que não sabia o endereço de Tacla, com a carta rogatória. Tacla foi fonte do duplo expresso durante um bom tempo. Desapareceu quando Romulus exigiu que ele mostrasse a carta para que a defesa de Lula tomasse providências legais. Eles sempre cobraram a cópia da carta ao tacla. Conseguiram agora por meio de uma fonte do MJ. Foram eles que denunciaram a inserção de dados falsos nos dois sistemas da Odebrecht, o Drousys e My web day que obrigou a polícia federal a fazer a perícia e confirmar que havia adulteração nos dados. Portanto, não me venha com essa história de blogosfera progressista. Essa matéria aí é um assassinato de reputação. Senão, que crime Romulus teria cometido? O que há aí além de ilações e insinuações de teorias da conspiração? Querem destruir a reputação do duplo expresso? provem que a cópia da carta rogatória que eles têm em mãos é falsa. Eles dizem que Cunha não está preso em nenhum presídio. Provem que isso não é verdade. Esses são fatos objetivos. Agora você ouviu o galo cantar e não sabe onde. Nunca assistiu uma transmissão do duplo expresso. E não se responde ataque com outros ataques no mesmo nível, se o ataque é considerado chulo.

        • “Foram eles os primeiros a

          “Foram eles os primeiros a denunciar a mentira de Moro de que não sabia o endereço de Tacla”:

          Nao, Squiber, nao foram

      • Pois é. Mas há quem goste de

        Pois é. Mas há quem goste de show e os dois são uma piada.

        Dois canalhas. Simples. E tem um bando de trols para defender. Tem caroço nesse angú.

        Cabo Anselmo não se arrepende de nada.

    • O Nassif não omitiu que há

      O Nassif não omitiu que há casos verídicos em meio ao emaranhado. O problema não é esse.

  48. Depois do belo trabalho do

    Depois do belo trabalho do Nassif, que poderia ser feito por qualquer um, mas jornalista tem método de trabalho e vive essa dinâmica de checar a informação, temos algumas reflexões a fazer. Somos de direita? O que aprendemos com essa lição que chocou a todos nós? Que décadas de ditadura ajudaram a reforçar os esteriótipos sobre a sociedade brasileira minando toda tentativa de reverter um legado de séculos de opressão, miséria e violência das elites (privadas e burocráticas). Uma delas é desconfiar sempre de políticos como se todos eles fossem criminosos, enganadores, safados etc. A imagem de que o político não presta é diariamente propagada pela mídia. A esquerda contribui com esses esteriótipos? Sim, contribui. O caso em questão dá um bom estudo nesse sentido, arregimentando um grande público pela paixão de lutar contra os fantasmas que nos assombram como, invasão imperial, judiciário sem lei, práticas de corrupção de mega grande e média empresas, militares golpistas, violencia policial etc. Tocando em um desses discursos se conquista a militancia e eleitores de esquerda, de classe média sobretudo. A massa não discute essas coisas, prefere coisas concretas, como 5 refeições na mesa. Pois bem, no embalo dessa receita de bolo para conquistar a classe média de esquerda o blog revelou que essa mesma classe média é ainda contaminada pelas receitas de bolo para pegar a classe média de direita e tb o coxinha pobre de direita. Resultado, tirando os drones e trolls que acho que estão fazendo o trabalho de base em atacar em comentários agora os blogs, que estão alertando aos seus e a nós a essa pilantragem, já acho que é ação dessa WTC e outros financiadores, daqui inclusive, temos uma boa parcela de pessoas que se consideram de ‘esquerda’, ou não, fazendo o trabalho de difamar os politicos de esquerda e tambem os jornalistas que dao suas vidas a essa causa de livrar o Brasil do fascismo e do arbítrio. Mas é difícil, pois vemos, por exemplo, setores do PSOL agredindo Boulos por ter um simples apoio do Lula, como se tivesse capitulado a um grupo de direitistas. Vale tamanha confusão? No fim só Lula e “gente vivida” podem salvar aqueles que se perdem no redemoínho de valores em que pensando resolver o futuro do Brasil só nos arrastam ainda mais para o passado.Depois do belo trabalho do Nassif, que poderia ser feito por qualquer um, mas jornalista tem método de trabalho e vive essa dinâmica de checar a informação, temos algumas reflexões a fazer. Somos de direita? O que aprendemos com essa lição que chocou a todos nós? Que décadas de ditadura ajudaram a reforçar os esteriótipos sobre a sociedade brasileira minando toda tentativa de reverter um legado de séculos de opressão, miséria e violência das elites (privadas e burocráticas). Uma delas é desconfiar sempre de políticos como se todos eles fossem criminosos, enganadores, safados etc. A imagem de que o político não presta é diariamente propagada pela mídia. A esquerda contribui com esses esteriótipos? Sim, contribui. O caso em questão dá um bom estudo nesse sentido, arregimentando um grande público pela paixão de lutar contra os fantasmas que nos assombram como, invasão imperial, judiciário sem lei, práticas de corrupção de mega grande e média empresas, militares golpistas, violencia policial etc. Tocando em um desses discursos se conquista a militancia e eleitores de esquerda, de classe média sobretudo. A massa não discute essas coisas, prefere coisas concretas, como 5 refeições na mesa. Pois bem, no embalo dessa receita de bolo para conquistar a classe média de esquerda o blog revelou que essa mesma classe média é ainda contaminada pelas receitas de bolo para pegar a classe média de direita e tb o coxinha pobre de direita. Resultado, tirando os drones e trolls que acho que estão fazendo o trabalho de base em atacar em comentários agora os blogs, que estão alertando aos seus e a nós a essa pilantragem, já acho que é ação dessa WTC e outros financiadores, daqui inclusive, temos uma boa parcela de pessoas que se consideram de ‘esquerda’, ou não, fazendo o trabalho de difamar os politicos de esquerda e tambem os jornalistas que dao suas vidas a essa causa de livrar o Brasil do fascismo e do arbítrio. Mas é difícil, pois vemos, por exemplo, setores do PSOL agredindo Boulos por ter um simples apoio do Lula, como se tivesse capitulado a um grupo de direitistas. Vale tamanha confusão? No fim só Lula e “gente vivida” podem salvar aqueles que se perdem no redemoínho de valores em que pensando resolver o futuro do Brasil só nos arrastam ainda mais para o passado.Depois do belo trabalho do Nassif, que poderia ser feito por qualquer um, mas jornalista tem método de trabalho e vive essa dinâmica de checar a informação, temos algumas reflexões a fazer. Somos de direita? O que aprendemos com essa lição que chocou a todos nós? Que décadas de ditadura ajudaram a reforçar os esteriótipos sobre a sociedade brasileira minando toda tentativa de reverter um legado de séculos de opressão, miséria e violência das elites (privadas e burocráticas). Uma delas é desconfiar sempre de políticos como se todos eles fossem criminosos, enganadores, safados etc. A imagem de que o político não presta é diariamente propagada pela mídia. A esquerda contribui com esses esteriótipos? Sim, contribui. O caso em questão dá um bom estudo nesse sentido, arregimentando um grande público pela paixão de lutar contra os fantasmas que nos assombram como, invasão imperial, judiciário sem lei, práticas de corrupção de mega grande e média empresas, militares golpistas, violencia policial etc. Tocando em um desses discursos se conquista a militancia e eleitores de esquerda, de classe média sobretudo. A massa não discute essas coisas, prefere coisas concretas, como 5 refeições na mesa. Pois bem, no embalo dessa receita de bolo para conquistar a classe média de esquerda o blog revelou que essa mesma classe média é ainda contaminada pelas receitas de bolo para pegar a classe média de direita e tb o coxinha pobre de direita. Resultado, tirando os drones e trolls que acho que estão fazendo o trabalho de base em atacar em comentários agora os blogs, que estão alertando aos seus e a nós a essa pilantragem, já acho que é ação dessa WTC e outros financiadores, daqui inclusive, temos uma boa parcela de pessoas que se consideram de ‘esquerda’, ou não, fazendo o trabalho de difamar os politicos de esquerda e tambem os jornalistas que dao suas vidas a essa causa de livrar o Brasil do fascismo e do arbítrio. Mas é difícil, pois vemos, por exemplo, setores do PSOL agredindo Boulos por ter um simples apoio do Lula, como se tivesse capitulado a um grupo de direitistas. Vale tamanha confusão? No fim só Lula e “gente vivida” podem salvar aqueles que se perdem no redemoínho de valores em que pensando resolver o futuro do Brasil só nos arrastam ainda mais para o passado.Depois do belo trabalho do Nassif, que poderia ser feito por qualquer um, mas jornalista tem método de trabalho e vive essa dinâmica de checar a informação, temos algumas reflexões a fazer. Somos de direita? O que aprendemos com essa lição que chocou a todos nós? Que décadas de ditadura ajudaram a reforçar os esteriótipos sobre a sociedade brasileira minando toda tentativa de reverter um legado de séculos de opressão, miséria e violência das elites (privadas e burocráticas). Uma delas é desconfiar sempre de políticos como se todos eles fossem criminosos, enganadores, safados etc. A imagem de que o político não presta é diariamente propagada pela mídia. A esquerda contribui com esses esteriótipos? Sim, contribui. O caso em questão dá um bom estudo nesse sentido, arregimentando um grande público pela paixão de lutar contra os fantasmas que nos assombram como, invasão imperial, judiciário sem lei, práticas de corrupção de mega grande e média empresas, militares golpistas, violencia policial etc. Tocando em um desses discursos se conquista a militancia e eleitores de esquerda, de classe média sobretudo. A massa não discute essas coisas, prefere coisas concretas, como 5 refeições na mesa. Pois bem, no embalo dessa receita de bolo para conquistar a classe média de esquerda o blog revelou que essa mesma classe média é ainda contaminada pelas receitas de bolo para pegar a classe média de direita e tb o coxinha pobre de direita. Resultado, tirando os drones e trolls que acho que estão fazendo o trabalho de base em atacar em comentários agora os blogs, que estão alertando aos seus e a nós a essa pilantragem, já acho que é ação dessa WTC e outros financiadores, daqui inclusive, temos uma boa parcela de pessoas que se consideram de ‘esquerda’, ou não, fazendo o trabalho de difamar os politicos de esquerda e tambem os jornalistas que dao suas vidas a essa causa de livrar o Brasil do fascismo e do arbítrio. Mas é difícil, pois vemos, por exemplo, setores do PSOL agredindo Boulos por ter um simples apoio do Lula, como se tivesse capitulado a um grupo de direitistas. Vale tamanha confusão? No fim só Lula e “gente vivida” podem salvar aqueles que se perdem no redemoínho de valores em que pensando resolver o futuro do Brasil só nos arrastam ainda mais para o passado.Depois do belo trabalho do Nassif, que poderia ser feito por qualquer um, mas jornalista tem método de trabalho e vive essa dinâmica de checar a informação, temos algumas reflexões a fazer. Somos de direita? O que aprendemos com essa lição que chocou a todos nós? Que décadas de ditadura ajudaram a reforçar os esteriótipos sobre a sociedade brasileira minando toda tentativa de reverter um legado de séculos de opressão, miséria e violência das elites (privadas e burocráticas). Uma delas é desconfiar sempre de políticos como se todos eles fossem criminosos, enganadores, safados etc. A imagem de que o político não presta é diariamente propagada pela mídia. A esquerda contribui com esses esteriótipos? Sim, contribui. O caso em questão dá um bom estudo nesse sentido, arregimentando um grande público pela paixão de lutar contra os fantasmas que nos assombram como, invasão imperial, judiciário sem lei, práticas de corrupção de mega grande e média empresas, militares golpistas, violencia policial etc. Tocando em um desses discursos se conquista a militancia e eleitores de esquerda, de classe média sobretudo. A massa não discute essas coisas, prefere coisas concretas, como 5 refeições na mesa. Pois bem, no embalo dessa receita de bolo para conquistar a classe média de esquerda o blog revelou que essa mesma classe média é ainda contaminada pelas receitas de bolo para pegar a classe média de direita e tb o coxinha pobre de direita. Resultado, tirando os drones e trolls que acho que estão fazendo o trabalho de base em atacar em comentários agora os blogs, que estão alertando aos seus e a nós a essa pilantragem, já acho que é ação dessa WTC e outros financiadores, daqui inclusive, temos uma boa parcela de pessoas que se consideram de ‘esquerda’, ou não, fazendo o trabalho de difamar os politicos de esquerda e tambem os jornalistas que dao suas vidas a essa causa de livrar o Brasil do fascismo e do arbítrio. Mas é difícil, pois vemos, por exemplo, setores do PSOL agredindo Boulos por ter um simples apoio do Lula, como se tivesse capitulado a um grupo de direitistas. Vale tamanha confusão? No fim só Lula e “gente vivida” podem salvar aqueles que se perdem no redemoínho de valores em que pensando resolver o futuro do Brasil só nos arrastam ainda mais para o passado.

    • Engraçado, o ponto central do

      Engraçado, o ponto central do post não a questão do anonimato e sim os dois perfis que não batem: o boderline vs o cara sofisticado a serviço do mercado 

    • Eu também gosto dos dois

      Mas falta Nassif dizer com todas as letras que, quando se esconde a Carta Rogatória,  esconde Tacla Duran que deunciou Moro, sua esposa e seu amigo Zucoloto por trabalharem para facilitar delações premiadas. Assim ele prejudica a Democracia e o Presidente Lula e outros envolvidos que estão soltos por denúncia falsas ou parciais negociadas.

    • O vídeo do Wellington e

      O vídeo do Wellington e Rômulus foca de forma importantíssima o fato da troca do sistema operacional da Odebrecht prevista para junho deste ano, implicando no apagamento das provas contra os membros do STF envolvidos com a construtora e que foram mencionados “en passant” pelo Romero Jucá em sua gravação, bem como também possíveis provas contra o Moro e a quadrilha de Curitiba (denunciada por Tacla Duran, cujas provas foram periciadas pela Justiça espanhola e divulgadas aqui no GGN), além de outros atores deste submundo. Também podem apagar provas de inocência do Lula, muito embora os advogados já as apresentaram na 1a e 2a instância do poder judiciário e foram divulgadas pela mídia de esquerda, mas foram omitidas pelo oligopólio midiático da grande imprensa nacional e desprezadas pelo judiciário golpista, servidor dos interesses do Departamento de Estado americano. 

      Precisamos focar na necessidade de abrir estes arquivos da Odebrecht à todo o público ou alguma forma de protegê-los da iminente destruição.

  49. Eu gostei da reportagem !

    Engraçado. Eu gostei muito dessa reportagem ! 

    Ao contrario do que as pessoas estão comentando, eu nao achei um “assassinato de reputações do jornalismo esgoto”. 

    O Nassif simplesmente resolveu traçar as origens acadêmicas e ideológicas do tal Romulus, que é um porre, só posta porcaria, sempre com fotos gigantes relacionadas ao “fim do mundo”, e mais se assemelha a um troll aqui no GGN. 

    Pelo que parece, o Nassif correu atrás por meio de FONTES ABERTAS do perfil ideológico e da história deste troll. 

    Como vimos, não parece ser apenas um borderline mucho crazy, mas algo que deve ser observado. 

    Afinal, porque uma pessoas com essas credenciais academicas e com os vinculos profissionais que tem, gasta todo (ou grande parte do seu tempo) como troll criador de factóides que DESINFORMAM !?  

    LUZ LARANJA ACESA !!!!

     

  50. Concordo com um comentário

    Concordo com um comentário acima que lembra que um advogado em início de carreira (por vezes, até mesmo com carreira já consolidada) pode se ver tendo que participar de certos processos considerados antípodas às suas convicções. O Romulus certa vez em um vídeo deixou bem claro que seus valores orbitam os valores humanos, isto é, que ele preza a dignidade humana. Além disso, ele e o Calasans conseguiram apontar as falhas em relação aos sistema da Odebrecht, fato que deveria ter sido mencionado no artigo e não sumariamente (e convenientemente) esquecido. Se existem exageros por parte do advogado, que também podem se dar por questões de personalidade ou mesmo imaturidade no uso prático das redes, penso que seria mais interessante uma aproximação informal, e uma indagação subsequente, do que uma exposição que visa apenas colocar em dúvida a idoneidade do cara (e que se dá no mesmo nível da crítica que o artigo faz em relação às denúncias contra Damous e Pimenta). Vale frisar que, dentro de um amplo espectro político, o Romulus para que está mais próximo do que distante dos valores do presente blog. Artigo questionável. Uma situação que me parece que mais vai contribuir com o esgarçamento de uma costura que ainda está por ser feita na esquerda do que gerar um debate realmente necessário e profícuo.  

    • Romulus

      Sr. Luís Nassif,

      Penso que esta exposição do currículo do Dr.Romulus Maya do Duplo Expresso só vem a contribuir para seu sucesso. Pois creio que há males que vem para o bem. Verdade. Todos podem estar pensando que vão prejudicá-lo mas o tiro sairá pela culatra, sem querer ofender, pois seu currículo é invejável – tanto o é que todas essas “coisas” que estão acontecendo é justamente pelo fato de ele ser muitíssimo inteligente a ponto de muitos não alcançarem o que ele diz, distorcendo suas explanações e conclusões. E Deus escreve certo por linhas tortas….

      Lamentável é ver e saber que pessoas tão experientes e que deveriam transbordar empatia por todos os seres humanos, transpirar gotas de amor e gratidão por todos os poros por estarmos aqui interagindo, convivendo, trabalhando, respirando, enfim, vivendo, e que estão numa disputa que não deveria existir, pois estamos do mesmo lado. Ou não? Eu acredito que sim.

      Gostaria de solicitar ao senhor que reconsidere a possibilidadde de reestabelecer a paz entre todos os blogs mais influentes, e que permita o Romulus seguir seu caminho… Sei que o senhor deve estar magoado, mas as pessoas passam por nossas vidas, crescem conosco e depois buscam outros horizontes. É normal, sr. Nassif. O senhor foi o “pai” do Romulus na blogosfera. Veja assim. E toda essa mágoa e ressentimento sumirão. E o senhor sentirá paz no coração, na mente e na alma. O senhor sentirá orgulho por ter contribuído para o desenvolvimento de mais um ser humano, pois acredito que muitas pessoas já devem ter tido a honra de trabalhar com o senhor.

      E, finalmente, virão a lembrança, a sagrada lembrança dos bons momentos vividos, e o senhor se sentirá imerso num mar de amor. Todo esse mal acabará. Pois o amor tudo pode, tudo move e tudo faz.

      Desejo-lhe tudo de bom, muita saúde e a capacidade de liberar perdão. E de também o pedir, se assim  for necessário fazê-lo.

      Um abraço fraterno.

      Márcia Machado

       

  51. Tico e teco ….

    Já estão dando choques em minha cabeça.

    O que penso ? Que os Blogues de esquerda cresceram muito em nº de leitores, por isto já estão incomodando :

    – Iunaited Isteites, certos países da Oropa ;

    – Temer e seu general preferido, o Et …… alguma coisa.

    – A rede de comunicação brasileira.

    -O STF , PGR, Min da Justiça, Forças armadas,

    – O Tucanato e MDBistas,

    Etc, etc.

    Enfim estão incomodando a toda a Elite brasileira, mostrando suas fétidas visceras.

  52. Há tempos …

    Ando querendo saber pq meus comentários (raríssimos, ultimamente) , não são publicados de prima, quando vão além de 3 linhas. Acontece com outros tb, ou é apenas perseguição , tão em moda ? rsrsrs aquele que tomou Doril, como o Júnior 5 estrelas.

    •  Parlapatona que é,a escrever

       Parlapatona que é,a escrever bobagens e irrelevâncias obrigando-me a lhe responder a altura inumeras vezes,e nem por isso você escafedeu-se daqui.Deveria saber que temos familia e que entes queridos nossos podem está se despedindo dessa vida.Me respeite,respeite meus sentimentos e não ouse se referir a mim novamente,por que que se voltar a faze-lo,ouvirá o que nunca pensou em ouvir.

      • Junior

        Pelo amor de Deus ! Apenas senti sua falta, e vc vem com a mão cheia de pedras ? mas não se preocupe, se alguém não me entende, simplesmente me afasto. Não gosto de mal educados e grosseiros. Não preciso disto ! Passar bem !.

        • Querida Lenita, ele nao eh

          Querida Lenita, ele nao eh somente psicotitco…  tinha2que ser psicotitco de terceira class’s tambem…

  53. ‘contributors’ do paper de Romulus

    Parece que questões petroleiras importam nessa história confusa.

    Dois dos “contributors” do paper de Romulus, “O segundo tempo do regime internacional dos investimentos: a nova geração de tratados e a prevenção de controvérsias investidor-Estado”, UERJ, 2011, são bastante ligados às questões petroleiras

    Integrante da Association of International Petroleum Negotiators; sócia fundadora do Centro de Excelência em Desenvolvimento, Petróleo, Energia e Mineração( CEDPEM); membro-sócio do Instituto Brasileiro do Petróleo => Marilda Rosado de Sá Ribeiro – Consultora | Óleo e Gás | LinkedIn

    Extensão universitária e cursos: Comércio de Petróleo e seus Derivados (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, IBP, Brasil); Especialização em Direito do Petróleo e Gás; Direito do Petróleo Norte-Americano => Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Kowarski

     

     

      • Nassif, pare de

        Nassif, pare de tervigersar.

        Comente a mensagem, não o mensageiro.

        Comente as acusações. Tente desmontá-las.

        São verdadeiras? Não são? É isso o que interessa.

        O cara escreve/escrevia sob as tuas barbas, rapaz!

        Não se comporte como um trânsfuga!

      • A diferença, Nassif, é que

        A diferença, Nassif, é que você não ataca de verdade a Lava Jato. Você quer o apaziguamento da situação, com Lula negociando sua liberdade em troca de desistir da candidatura.

        Tudo bem, você não é petista, muito pelo contrário, e não tem nenhuma obrigação de defender Lula até o fim. Mas a posição do PT é outra, em sua maioria. Ocorre que há correntes no partido que não querem isso, estão mesmo interessados na indicação de um vice, que seria virtualmente o candidato, exatamente como você.

        A rogatória é importante para mostrar que Moro mente ao dizer que não sabe onde o Tacla Durán mora, na Espanha. É claro que você sabe da importância do documento, assim como tem conhecimento do acordo feito na CPI da JBS, quando o PMDB concordou em não levar adiante certas informações em troca de retirar o Tacla (e, consequentemente, o Moro) do relatório.

        O que você fez com Romulus – um rapaz que apareceu não se sabe de onde com um blog no Facebook – foi muito pouco ético. Você sabe exatamente de onde vem o Romulus, já que seu portal abrigou um blog dele por alguns meses. E tudo que ele fez, de fato, contra (??) você, foi aventar a possibilidade de você estar sofrendo chantagem quando escreveu aquele post inacreditável sobre o Cunha, desmentido em seguida pelo Duplo Expresso. Você ficou irritadíssimo, tomou aquilo com uma ofensa pessoal, e a partir dali, passou a atacar o Romulus. Mas o fato verdadeiro é que você retirou o posto do ar mais rápido que uma flecha, sem qualquer explicação, é clarro.

        Tem muita coisa sobre esse assunto que permanece oculta. Mas você, com certeza, não é o único “prejudicado” nessa história. Você já errou inúmeras vezes em suas avaliações sobre esta ou aquela pessoa, e nunca o vi fazendo uma retratação. Aécio e Pedro Parente são os casos de que me recordo por ora.

        Cada um carrega em seus próprios ombros a responsabilidade pelo que faz ou diz.

        Um abraço.

        PS: sigo seguindo você e o Duplo Expresso.

    • Caro twoprong,vc acha q o

      Caro twoprong,vc acha q o Nassif tem q apanhar calado ? o Romulus provocou tudo isso fazendo acusações gravíssimas a ele e MUITOS OUTROS,Nassif tá cheio de processos e praticamente levando o País nas costas na resistência ao golpe,e faz tempo isso,NÃO É POUCO,aí vem este Expresso(desrespeitando e se achando)Duplo e quer ACUSAR E ENQUADRAR MEIO MUNDO,sobrou até pro Rui Costa Pimenta,se toca twoprong,vc tá repetindo o único argumento deles,agora eles ficam posando de santos q não fizeram nada e q querem salvar o Lula e os outros é q estão errados,O MESMO DISCURSO MORALISTA DA LAVAJATO/MORO,HITLER,MUSSOLINI E ETC…

    • Não foi ético

      Romulus foi descoberto por Nassif que achou seus comentários muito bons e o incentivou a ser articulista com o nome Romulus. Isto foi acertado entre eles, segundo Romulus. Agora Nassif expõe ele e, consequentemente, sua família.

      Já que foi tão rápido nas investigações sobre o rapaz fica-nos devendo investigações sobre a Carta Rogatória emitida para ouvir Tacla Duran (TD), sobre os documentos que comprovam a viagem abortada de procuradores da LG a Madri quando souberam que o esquema de delações de Zucoloto/Lava a Jato iria incrimila-los.

      • O cara, agora, passou a feder

        Antes, era o queridinho do GGN e do Cafezinho (em cujo dono, o tal do Rosário, nunca confiei).

        Agora, ninguém o conhece mais, “isso nasceu aí”, como diz um samba gravado pelo Bezerra da Silva.

        De filho bonito todo mundo é pai.

        Mas agora…

        Essa gente é uma piada!

      • “Romulus foi descoberto por

        “Romulus foi descoberto por Nassif que achou seus comentários muito bons e o incentivou a ser articulista com o nome Romulus”:

        Puta que pariu, voce acreditou nisso??????

        Seu comentario da pra ser medido em burradas por milimetro quadrado!  Eu teria vergonha de apresentar um atestado de burrice tao claro!

        Ah, sim, sim, sim, sim:  o “documento” eh falso ate se for verdadeiro.  Essa eh a natureza do Romulus, infelizmente.

        • Homero, sinto muito.  Voce

          Homero, sinto muito.  Voce esta comprando um cavalo de Troia.  Nao so ele nao fala portugues de quem vive fora do Brasil como ele ainda corta silabas inteiras das palavras, exatamente como Aecio Neves, que eh aleijado mental.  Pra piorar, esse cara que fala com comeco, meio, e fim do video nao tem a menor relacao com o cara que postava textos totalmente psicoticos aqui no blog.

          Um dos dois eh uma mascara” (terms da psicologia, nao da pra explicar).

          Qual deles voce esta comprando?

          • Ivan, não quero entrar em briga

            Pelo jeito vc tá com a opinião formada, eu não.

            É curioso, a gente passa 10 anos entrando aqui, curtindo, comentando, dando estrelas pra comentários, e à primeira discordância, viramos inimigos.

            Não sou seu inimigo, mas já vi que não sou seu amigo, então terei mais cautela a partir de hoje.

            PS: É que não tenho tempo, se tivesse iria reler todos os seus comentários e fazer uma lista daqueles em que vc parece estar fora de si. De memória eu diria que são muitos…

            Pra finalizar, vamos ver se se comprova a tese de que o Rômulo é funcionário da Trafigura. Ou se é um cara que estuda demais e fica lelé…rs

          • A NENHUM ponto eu te declarei

            A NENHUM ponto eu te declarei inimigo ou fui desrespeitoso com voce, Homero!  Eu disse que voce ta comprando gato por lebre!

          • Ah, antes que Eu me esqueca,

            Ah, antes que Eu me esqueca, Homero:

            “PS: É que não tenho tempo, se tivesse iria reler todos os seus comentários e fazer uma lista daqueles em que vc parece estar fora de si. De memória eu diria que são muitos…”:

            Sao muitissimos e todo mundo lembra deles.  O que ninguem lembra de notar eh que eu publiquei uma serie de artigos sobre minha ciencia, todos, TODOS eles, sem excessao, terminaram em jornais de ciencia em pelo menos 8 ou 10 artigos, como se fossem “descobertas”…  de OUTRAS pessoas.  Ninguem me mencionou, ninguem me deu um unico credito:  nada, zero.

            Toda minha propriedade intelectual atribuida a “cientistas”, God’s ela.

            Isso ninguem notou.

          • Eu quando assisti o DE no início nem associei ao Romulus …..

            Eu quando assisti o DE no início nem associei ao Romulus que transitava por aqui, quando eu fui procurar um “artigo” que ele dizia ter no seu blog me dei conta que era a mesma poluição de sempre. Agora não entendo mais nada, alguém que escreveu alguns artigos técnicos, e conseguiu um doutorado fazendo aquela porcarias que ele faz nos seus “artigos” parece até dupla personalidade ou baixa o santo na hora dele escrever.

    • Nada a condenar.

      Não tenho nada a condenar o Romullus, mas o Nassif não trouxe nenhum ataque, tão somente dados concretos e jornalísticos. Agora, que o estilo dele é bem Antagonistas,  isso é.

  54. Eu assisto o programa deles e

    Eu assisto o programa deles e gosto,

    na maioria dos casos estão certos, inclusive andam detonando certo politico direitoso travestido de esquerda que insistem em nos enfiar goela abaixo, é um politico que sonha em levar um petista pra ser seu vice, 

    com as eleições chegando vejo que o ambiente está confuso, com professor escrevendo textos longuíssimos para legitimar eleições ilegitimas e reclamar de botequeiros como eu, enfim, acredito que estão semeando confusão, dividindo para consquistar e, sim senhor, enfiar o politico direitoso enrustido goela abaixo do campo progressista, e tem jornalista entrando nessa barca furada, os mesmo que certa vez acreditaram no vampiro e no mineirinho, é isso que penso.

  55. Carta Rogatória

    Prezado Nassif

    O ápice desta controvérsia é um documento, a tal carta rogatória apresentada pelo DE, afinal esta carta sendo verídica, ajudaria Lula? Qual sua posição em relação a este documento?

    • Releia o item, a posicao de

      Releia o item, a posicao de Nassif esta muitissimo clara:  o documento eh cavalo de Troia pra derrubar a LavaBunda antes de chegar aa compania.