OAB denuncia superlotação carcerária em Pernambuco

Sugerido por Assis Ribeiro

 

DA AGÊNCIA CARTA MAIOR

 

OAB DENUNCIA SITUAÇÃO CAÓTICA NOS PRESÍDIOS DE PERNAMBUCO

Para um número de vagas destinado a apenas 3.965 presos, existem nada menos que 12.536 prisioneiros no Complexo do Curado, composto de três unidades.

Dermi Azevedo

A situação caótica dos presídios brasileiros em geral e das penitenciárias pernambucanas, de modo especial, está sendo denunciada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em documento com 31 páginas, publicado em Recife e também enviado à presidente Dilma Rousseff e às organizações de direitos humanos. Na segunda feira passada, a Ordem entrou na Justiça com uma ação de responsabilidade contra os governos federal e estadual em torno dessas denúncias.

Para um número de vagas destinado a apenas 3.965 presos, existem nada menos que  12.536 prisioneiros no Complexo do Curado, com três unidades nas penitenciarias prof. Barreto Campelo e Agroindustrial São João, no hospital de custodia e Tratamento Psiquiátrico, na Colónia Penal Feminina de Recife e no presidio Dr. Rorenildo da Rocha Leão no município de Palmares/PE.

Em várias visitas feitas já esse ano a essas unidades, os representantes da OAB constataram a quase total ausência de médicos, enfermeiros e dentistas, entre outros profissionais da área da saúde; o pequeno número de agentes penitenciários; a falta de assistência social para os presos e para os seus familiares; a ausência de defensores públicos; a inexistência de trabalho para os presos e, em síntese, o total desrespeito à Lei de Execução Penal que prevê medidas concretas para o cumprimentos das penas legais.

Para a OAB, essa situação provoca uma violência cada vez maior, com imensos prejuízos para os presos, para seus familiares e para a sociedade como um todo. A Ordem também faz uma série de propostas que incluem a abertura de mais 3 mil vagas no sistema penitenciário, a convocação urgente dos novos agentes aprovados em concursos públicos e a contratação imediata de médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da saúde.

No Complexo do Curado, na zona oeste de Recife, existem 6.782 presos para apenas 1.514 vagas. Na Penitenciária Barreto Campelo, em Recife há 749 presos alem da capacidade; no presidio Agroindustrial, estão depositados 1.860 presos, mas as vagas são apenas 630; o presidio feminino só tem capacidade para 275 prisioneiras mas está superlotado por 932 mulheres presas. No Hospital  Psiquiátrico encontram- se hoje 515 presos doentes mentais, mas o números de vagas e de apenas 362. Em Palmares, o presidio só tem 74 vagas, mas o número de presidiários é de 598 presos.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Se fossem atrás dos

    Se fossem atrás dos verdadeiros traficantes, os presídios ficariam vazios em 3 tempos. Os grande são poucos, portanto sobrariam vahgas. Afinal, quem tem mais de R$ 20 mihões, para comparar 450 kg de cocaína? Não são os caras da Rocinha.

  • Mas cadê aquele tal
    Mas cadê aquele tal governador que para os outros diz ser possível fazer mais. Quer dizer que ele fez de menos quando governou o seu? Pimenta no dos outros sempre é refresco.

  • Já imaginava.

    Já imaginava que Eduardo não era tudo aquilo. Por que a OAB nacional não condena JB no caso Jose Dirceu? Por que a OAB nacional foi procurar problemas lá em Pernambuco? Por que a OAB nacional não vai a Minas e São Paulo prucurar problemas? Veja bem, eu voto Dilma. Eduardo não aguenta a OAB nacional. E Aécio? Seria esse movimento da OAB eleitoral?

    • A OAB trabalha para eleição

      A OAB trabalha para eleição do Aócio juntamente com o PIG. Devem estar sentindo o bafo do Eduardo Campos no cangote do Aócio nas pesquisas internas (não nessas pesquisas manipuladas do DATAPIG).

  • O sonho de um certo  ministro

    O sonho de um certo  ministro do STF  é mandar  o  José  Dirceu  para esse  presídio....

  • A oab em campanha pró tucano.

    A oab em campanha pró tucano. Estava demorando. Quero saber qual órgão não está em campnha pró tucano? Por favor, pelo menos 1! De onde eles tiram tanta grana?É tanta gente, que mesmo eles, oposição, se eleitos(nossa, me dá arrepios até de escrever essa palara)) vendendo a Petrobrás e o Bco. do Brasil, vão ficar em débito com os "campanheiros".

  • A OAB resssumiu seu lugar de

    A OAB resssumiu seu lugar de cidadela neoudenista. Só! Sempre foi; sempre será. Há, no país, dois setores que melhor represente velhos pecuaristas, senhores de engenho e donos de cafezais quebrados, que a OAB e o próprio judiciário? E que por isso mesmo, se mantenha contaminado com o velho vício da escravidão? (Ah, tem um terceiro: os conselhos de medicina e seus membros).

     

    P. S. Ah, perdão: tudo que eles dizem sobre os presídios perrnambucanos é verdade. O problema é que só tem problemas, ao que parece, em Pernambuco e outros estados governados por não neoudenistas (tucanos).

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

4 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

5 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

5 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

6 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

6 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

6 horas ago