OAB Nacional defende o direito de advogados se reunirem com autoridades

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Depois que o Ministro José Eduardo Cardozo recebeu dois dos advogados ligados às empresas envolvidas na delação premiada da Lava Jato, o mundo todo veio abaixo. Barbosa encilhou o manto da moralidade e exigiu a demissão do ministro, os grandes jornais se indignaram nas manchetes e as redes sociais viraram um ‘ai meus sais’ sem fim. Em que pese uma lista imensa de bons motivos para o afastamento de Cardozo do cargo de ministro, ter recebido os advogados não é o motivo ideal. Leia a nota da OAB Nacional, divulgada por sua diretoria, que trata exatamente da prerrogativa de os advogados serem recebidos por autoridades de quaisquer poderes para tratar da defesa dos interesses de seus clientes.

Nota da OAB Nacional
 
O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes.  Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão.

 
A autoridade que recebe advogado, antes de cometer ato ilícito, em verdade cumpre com a sua obrigação de respeitar uma das prerrogativas do advogado. A OAB sempre lutou e permanecerá lutando para que o advogado seja recebido em audiência por autoridades e servidores públicos.
 
Diretoria da OAB Nacional
 
Marcus Vinicius Furtado Coêlho – Presidente
 
Claudio Lamachia – Vice-presidente
 
Cláudio Pereira de Souza Neto – Secretário-geral
 
Cláudio Stábile – Secretário-geral Adjunto
 
Antonio Oneildo Ferreira – Diretor Tesoureiro

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meio off-topic:
    Nassif, a

    Meio off-topic:

    Nassif, a pratica eh antietica, definitivamente.  Se advogados de algum acusado em qualquer caso agora pedissem pra ir falar com Hillary Clinton,  por exemplo, o State Department morreria de rir.  Eh fora da jurisdicao deles e dela.  Considerando se que o judiciario tambem eh fora da jurisdicao do ministro da justica, o que precisamente era esperado dele como mimiministro?

    Nao da pra entender exceto como lobby por debaixo dos panos.  Coronelismo embutido, o tal “voce sabe com quem esta falando?”.

    Isso dito, ainda acho que Cardozo ja esta semi-demitido -merecidamente- e esta tentando armar uma queima de pontes que nao aponte diretamente pra ele.

    1. Estou com você

      Nada me tira da cabeça que a imprensa esta fazendo jogo duplo. Na realidade ela não quer que Cardoso caia por que pode ser escolhido um verdadeiro ministro da justiça e acabe com a farra da policia federal tucana e juizes para lá de partidários. Com Cardoso, sabem que a a palhaçada vai continuar. Cardoso não vai enfrentar a imprensa por que não é da sua natureza. Ele quer é se dar bem, então faz-se amigos de todos, mas só defende mesmo o lado dele

      1. Por outro lado, derrubar

        Por outro lado, derrubar ministro da justiça é o passo melhor para derrubar quem manda nele e nesse caso, até quem  finge ser amigo é do outro lado

  2. então!

    A OAB poderia cassar o registro do novo advogado JB, já que pelo jeito ele nem merece tal, já que é contra uma prerrogativa da sua nova pofissão, némesmo!

  3. Psicotécnico de JB

    Nassif,

    Apesar da nota versar sobre um beabá, falar a respeito do beabá é preciso, uma vez que o sempre irresponsável e incompetente JBarbosa resolveu voltar ao palco, por saudades ou cumprindo ordens emitidas pelos irmãos Marinho.

    É visível a preocupação da Vênus Platinada da Lopes Quintas com a orientação, diga-se que prá lá de tardia, para a investigação sobre todos os supostamente envolvidos nas delações da Lava Jato, investigação até aqui escandalosamente politizada, agora chegando ao cúmulo de se orientar os detidos a incriminar o Lula, não é preciso documento, qualquer tipo de prova, apenas a assinatura em um termo de delação que tenha  nome do ex-presidente em destaque.

    Outra preocupação, esta em função do absoluto e surpreendente silêncio a respeito da lista do HSBC, sugere que tem muita gente de responsa por lá, quem sabe os próprios Marinho.   

    Para tentar tirar os dois assuntos da pauta, nada como o empregadinho de luxo que muitos insistem em considerar como pessoa séria – se assim o fosse, o Itamaraty não o teria gongado no exame psicotécnico, assim como ele não teria sido premiado com um BO por ter agredido a sua mulher.

  4. Corretíssima a posição da
    Corretíssima a posição da OAB, mas a diretoria da minha autarquia poderia ser mais ousada e dizer também que “não compete a imprensa revogar o Estatuto dos Advogados ou limitar o poder de um Ministro da Justiça.”

  5. Hong-Kong & Shangai Banking Corporation.

    Parodiando “A Lista de Schindler”, a lista do HSBC deveria chamar-se “A Lista de Hitler”, tantos os nazistas nela nominados. Cardozo, se você não tomar providência, é que seus amigos e clientes estão na lista. Espero sinceramente que você não esteja.

  6. A OAB poderia explicar aos

    A OAB poderia explicar aos advogados e aos cidadãos comuns porque Joaquim Barbosa que expulsou advogado do plenário do STF quando fazia a defesa do seu cliente e agora vilipendia midiaticamente prerrogativas dos seus pares, teve recentemente o seu registro admitido…

    1. Se ,, neste caso o próprio JB

      Se ,, neste caso o próprio JB transgrediu a lei que permite advogados serem recebidos por autoridades,,,,, ai sim a OAB pode casar o registro do JB na OAB,, por falta de saber..ele ainda aje de quando era acusador da justiça contra os réus…mas como não tem réu ainda   ,, este  JB não sabe tudo,,então que a OAB cansele  o registro….

  7. No fim e ao cabo, essas

    No fim e ao cabo, essas manifestações, tanto da mídia, quanto do JB me fazem pensar que a chapa está esquentando para o lado deles.

  8. [… complô nas trevas do mau…

    [… complô nas trevas do mau… do estado e da elite burguesa contra o povo…

    contra o petróleo é nosso! ]

    …… […………] …….. ]…………] ………..]

  9. E o promotor tbm tem direito

    E o promotor tbm tem direito de ser recebido pelo ministro da justiça?

     Entendo que o ministro da justiça deva ouvir os dois lados,

         Ou nenhum,

          Se é lei não sei, Mas deveria ser.

              E por fim: O ministro da justiça ouve todos os advogados de defesa do Brasil, ou apenas seleciona alguns?

              Ou só ouve causídicos cujo clientes são acusados de roubarem muitos milhões? Os advgados de clientes que roubam abaixo de milhão , não são ouvidos?

                Há tabela de quantia de acusação de roubo pra ser ouvido pelo ministro da justiça?

                  Porque se ouver,vale a pena roubar MUITO.

    1. Nao se trata de direito, nao

      Nao se trata de direito, nao esta na lei. O Ministro recebe quem ele quiser receber, dentro de seu julgamento de valor.

      O advogado de uma empresa e um particular, nao tem atras dele o poder do Estado. O promotor representa o Estado pela propria natureza do cargo, o Ministerio Publico e uma instituiçao do Estado, nao tem razao para pedir audiencia ao Ministro da Justiça,  seu chefe e o Procurador Geral da Republica, portanto sua pergunta nao tem sentido.

      A operaçao Lava Jato tem a dimensao de um caso politica de grande envergadura, envolve a Petrobras, e congressistas, ,e um caso de grande dimensao politica e economica, nao e o mesmo caso de qualquer advogado e de qualquer causa, portanto sua comparaçao e sem sentido logico.

       

       

    2. O outro lado já as leis, não

      O outro lado já as leis, não precisando de mais nada. Como no caso petrolão, o ministro precisa saber do que não consta em lei, como milhares de empregos em jogo, podendo até derrubar o governo

  10. parece que os

    parece que os criminalizadores estão apreensivos com a possibilidade de, enfim,

    sofrerem o contraditório dos criminalizados.

    bastou que alguns contradissessem algo para que logo se espantasem

    e já  pedissem a saída do ministro  através do  bom bufante bufônico  barbosão…..

    sempre acima da lei e das instituições, querem manter a hegemonia

    da criminzalização dos partidos progressistas e dos movimentos sociais.

    e tem gente que diz que não existe luta de classes!!!!

    1. Contraditório?
        E desde

      Contraditório?

        E desde quando o ministro da justiça arbitra isso?

          Principalmente este, que nem sabe o que acontece no seu própio quintal.

           Mas se vc me perguntar como  HÁ TANTAS pessoas presas por tanto tempo, diria que é desnessário.

               Sergio Moro extrapola pra valer, porrque essas pessoas presas não oferecem mais rISCO algum*– sequer pra abafar provas.Fartamente collhidas.

                   NÃO HÁ NENHUMA RAZÃO PRA MANTE-LOS PRESOS.

    1. É por isso, Risadinha, que

      É por isso, Risadinha, que ela se manifestou em nota. Sempre que algo assim acontece espera-se uma nota da OAB, mesmo que um tanto quanto óbvia.

  11. #DEVOLVE GILMAR

    Sr. Joaquim Barbosa, porque o Senhor que é considerado pelo PIG e pela GLOBO o  PALADINO DA JUSTIÇA e a OAB juntos, e aproveitam o momento e pedem para o PRESIDENTE DO STF pedir/exigir do “MINISTRO” GILMAR MENDES, o seu fiel companheiro que, DEVOLVA e VOTE o FINANCIAMENTO PUBLICO DE CAMPANHA JÁ! e aproveitem para pedir que seja aprovada uma LEI que todos os Processos, motivo de pedido de “vista” sejam devolvidos em 30 dias, prorrogaveis por mais 30; se não devolver “perdeu”, VOTO VENCIDO.  É isso que o POVO esta esperando a mais de 300 dias.  Mais PODRE QUE ISSO, SÓ ISSO.  Depois partiremos para o DIREITO DE RESPOSTA – LEI DOS MÉDIOS – REFORMA POLÍTICA …..  TEMOS QUE PASSAR O BRASIL A LIMPA !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador