Petição pelos judeus sefarditas

Petição pela restituição da nacionalidade portuguesa aos judeus sefarditas portugueses

Published by Nuno Guerreiro Josué at 5/28/2010 in judeus portugueses and opinião & comentário.  

Os judeus sefarditas foram expulsos de Portugal ou forçados ao exílio a partir das perseguições de finais do século XV, continuando a considerar-se e a referir-se a si mesmos como “judeus portugueses” ou “judeus da Nação portuguesa”.

Presentemente, constituem um grupo pequeno, tendo alguns membros cidadania israelita, sendo que a maioria vive no Brasil na maior parte do tempo e correspondendo quase todos a indivíduos com educação de nível superior, em geral profissionais liberais e que, na maioria, falam mais do que o português. Há muitos judeus sefarditas que aspiram a recuperar a nacionalidade portuguesa, de que se encontram privados mercê da expulsão e/ou exílio forçado dos seus antepassados.

A Espanha – que fez expulsões similares às ocorridas em Portugal – já adoptou legislação, desde 1982, que permite a naturalização dos judeus sefarditas de origem espanhola ao fim de dois anos de residência em Espanha, à semelhança da norma aplicável a um conjunto limitidado de origens específicas. E, em 2008, adoptou a possibilidade por “carta de natureza” e atribuiu a nacionalidade espanhola, independentemente de residência, a judeus sefarditas, mercê unicamente de um conjunto de indicadores objectivos (apelidos, idioma familiar) e competente certificação pelo rabino da comunidade.

Os judeus sefarditas interessados em recuperar a nacionalidade portuguesa sublinham que outros países, como a Grécia, já adoptaram legislação de reaquisição de nacionalidade por judeus expulsos e seus descendentes e que a própria Alemanha o fez, face à tragédia mais recente.

Portugal é dos poucos países, senão o único, que não dispõe de normas para reaquisição de nacionalidade pelos descendentes de judeus expulsos. Assim sendo, nós, cidadãos portugueses, através dos signatários desta petição, vimos solicitar perante os Poderes constituídos da República Portuguesa , a restituição da nacionalidade portuguesa aos judeus sefarditas portugueses.

Clique aqui para assinar a petição

daqui

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os descendentes dos sefarditas cidadania portuguesas

    Agora nós descententes dos judeus sefarditas podemos requerer cidadania portuguesa, o projeto foi aprovado pelo governo português, lembrando que os portugueses gozam de cidadania europeia pode ser um grande oportunidade para muitos brasileiros, precisamos nos organizar para isso.

  2. Judeus sefarditas – Aquisição nacionalidade portuguesa

    Através da Lei n. º 43/2013, de 03 de julho Portugal passou a permitir a aquisição da nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos descendentes de judeus sefarditas portugueses, desde que se verifiquem os seguintes requisitos

    a) seja possível demonstrar a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa;

    b) que a demonstração dessa tradição se faça com base em requisitos objectivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar descendência direta ou colateral.

    A possibilidade de conceder a nacionalidade portuguesa aos descendentes de judeus sefarditas é efectuada com dispensa de dois requisitos que habitualmente a lei exigia para os pedidos de naturalização, nomeadamente:

    a) ter residência legal, há pelo menos 6 anos, em Portugal;

    b) conhecer suficientemente a língua portuguesa.

    Ou seja, no caso dos descendentes de judeus sefarditas que pretendam obter a nacionalidade portuguesa, estes ficam dispensados de demonstrar que têm residência legal, há pelo menos 6 anos, em Portugal bem como que conhecem suficientemente a língua portuguesa.

    Poderão ver o texto completo deste artigo aqui

    http://nadv.pt/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=59

    http://www.nadv.pt

    Nuno Albuquerque-Advogado – geral.nadv.pt

  3. Reconhecimento da origem sefardita

    Prezados Senhoes,

     

    Como fazer para ter reconhecida a origem familair sefardita ,marrana? 

    Quais os passos a serem seguidos para iniciar a análise dos documentos de ascendentes para essa finalidade?

    Sou brasileira, casada, tenho tres filhas, nasci em Pernambuco,Recife,e meus avós e bisavós,tetravós , tanto maternos como paternos tem sobrenomes marranos.Do lado materno são originários do Ceará, e paterno,até onde pude pesquisar,sao do Rio de Janeiro e Pernambuco,da cidade de escada/PE, e foram proprietários de engenhos de açucar em Pernambuco.

    Nomes de família: Almeida,Martins,Coutinho,Oliveira,Braga,Guimarães,Bandeira,Souza,Sousa,Corrêa,Correia,Bandeira de Lima,

    Meu nome : Taciana  Martins de Almeida,casada com Luciano Jorge de Fraia Neves , meu nome de casada: Taciana Martins de Almeida  Faria Neves.

    Meu pai : Francisco Martins de almeida Sobrinho;

    minha mãe: Nice Maria Guimarães Martins de Almeida,nome de solteira Nice Maria Coutinho Guimarães;

    Pais de minha mãe ( meus avós materno): Hilson de Almieda Guimarães ,casado com Cleonice de Souza Coutinho Guimarães,(nascida no Ceará);

    Avós paterno de minha mãe (meus bisavós ) : José Braga Guimarães,casado com Ambrosina Almeida Guimarães ;

    Avós materno de minha mãe(meus bisavós ): Otávio  Bandeira de Lima Coutinho,casado com Hannah Esperidiana de Souza Coutinho(nascida no Ceará),

    Pais do meu pai: Paulo Martins de Almeida,casado com Maria da Conceição Corrêa Martins de Almeida.

    Avós materno de meu pai(meus bisavós) :Alfredo Correia de Oliveira ,casado com Antônia Lins Correia de oliveira.

    Avós paterno de meu pai: Francisco de Caldas Lins,casado com Theudelina de Caldas Lins.(*)

    (*) Nos engenhos de açucar em Pernambuco,nos municípios de Escada,Rio Formoso,Palmares,onde nasceram e foram criados e moraram meus bisavós e avós e meu pai o casamento entre primos era comum na família.

    2.Minha avó paterna Maria da Conceição Corrêa de Oliveira ,depois de casada Maria da Conceição Corrêa Martins de Almeida, era neta materna do Visconde do Rio Formoso,município do estado de Pernambuco.

    Ficarei grata por uma resposta que me ajude a buscar essas origens.

    Cordialmente,

    Taciana Martins de Almeida Faria Neves

    81.9975-6576 

     

     

     

    1. Oi, Taciana!
      Eu também sou

      Oi, Taciana!

      Eu também sou descendete de judeus sefardista. Estou em busca da cidadania. Você já conseguiu?

      Eu também sou do Recife. Os meus avós e ascendentes são de Ararua, Cacimba de Dentro e Bananeiras, todas na Paraíba, para onde os judeus portugueses fugiram quando os holandeses foram expulsos do Recife.

      Fico no aguardo de seu contato.

      Atc,

      Mylena

  4. DESCENDENTE DE BRANCA DIAS E DIOGO FERNANDES

    Shalom a todos,

    Hábitos judaicos quase apagados no decorrer de gerações ocorrem em minha família. Sendo descendente de Branca Dias e Diogo Fernandes, posso requerer para me submeter ao T’Shuva ao invés de Conversão? Teria eu, pela lei citada o cumprimento dos requisitos para adquirir a cidadania portuguesa ou israelense?

    Toda,

    André.

  5. como proceder para obter a nacionalidade portuguesa?

    Meu avô materno era português, tendo falecido em 1974, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

    Seu nome era ANGELO BERNARDO e veio para o Brasil aos 9 anos de idade em companhia de sua mãe, tendo desembarcado no porto de Salvador, Estado da Bahia, no início do século passado.

    Ocorre que o único documento que temos dele é sua certidão de óbito, e pelo que o ouvia dizer, ele nasceu em Lisboa.

    Agora, entretanto, tomei conhecimento da Lei que concede nacionalidade portuguesa  a descendentes de judeus sefarditas.  Sinceramente, não sei por onde começar a busca apenas, verifiquei que meus sobrenomes, Bernardes  e Ribas, constam na lista divulgada pelos governos espanhol e português como sendo de origem judaico sefardita.

    Gostaria de orientação quanto às 2 hipóteses: 

    1 – nacionalidade por parentesco com português nato (meu avô)

    2 – nacionalidade por descendência judaico sefardita.

    Agradeço a atenção e fico no aguardo de um retorno.

    Kylza Bernardes Ribas

     

    1. Kylsa, será sempre mais fácil

      Kylsa, será sempre mais fácil requerer a nacionalidade portuguesa como neta de protugues! Sou advogada no Brasil (RJ) e em Portugal (Lisboa) se quiser entre em contato comigo: [email protected]

      Obrigada

      1. infomaçåo
        Olá senhora kylsa td bem com a senhora? estou lhe escrevendo-lhe porque vi o seu email aqui e eu queria saber se tem como a senhara tentar saber se eu sou descente de português ou judeu ou safardita algo assim porque cm li aqui na net autorizando a nacionalidade português estou aproveitando pra saber se eu tenho direito e cm faço porque eu olhei a lista dos judeus e lá os meus sobrenome tanto de pai cm de måe eståo na lista e gostaria de saber se sou descendente de português ou uns desse dois nome que escrevi então o meu sobrenome de pai è correia e da parte de minha mãe é da costa mais em tudo isso eu nunca escutei nada deles falarem nada então estou aqui a pedi isso è por minha conta própria mais nåo sei nem como poso começar então cm a senhora e uma pessoa preparada eu gostaria cm eu devo proceder para saber de umas dessas coisa a senhora por gentileza pode mim responde-me eu sei que a senhora è muito atarefada mais qual o telefone de contato pra falar com a senhora para ver o que se pode fazer por gentileza desde já fico agradecida se responder-me e aguardo o vosso retorno

  6. Entrou em vigor, em

    Entrou em vigor, em 01/03/2015, a alteração ao Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, possibilitando-se assim aos descendentes de judeus sefarditas portugueses a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização.

    Tomo a liberdade de indicar o nosso site exclusivamente dedicado ao tema: http://www.sefarditasportugueses.com.br.

    Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

    Att.

    Rui da Fonseca e Castro

    1. Ascendência

      Boa tarde Rui,

      Será que você pode me indicar algum lugar, telefone, site, orgão etc.. Que possa me ajudar a esclarecer a minha ascendência? Quero muito descobrir se tenho a ascendênte Europeus.

      Muito Obrigada.

       

  7. cidadania portuguesa descentes de mouros

    Caro Sr. Rui da Fonseca e Castro, por favor, me ajude a esclarecer algumas duvidas e se possivel me de um caminho para buscar o reconhecimetno da minha descendencia de Judeus. Tenho toda a minha descendencia de portugueses. Meus pai Joaquim Pereira dos Santos (filho de Manoel Pereira dos Santos e de Maria da Silva Martha – portugueses),  e minha mae, Maria Luiza de Oliveira dos Santos, filha de José Gil de Oliveira e de Adelaida maria da Conceiçao, ele portugues; Meu pai nascido no brasil em 1911, sempre me dizia que seus pais, contavam que seus antepassados foram obrigados a renunciar ao nome arabe (MOUROS) e à religiao judaismo, por determinado rei de portuguel, determinou a expulsao deles ou poderiam ficar se concordassem em converter ao cristianismo; MEU PAI SEMPRE DIZIA QUE ERAMOS DESCENTES DE MOUROS. Gostaria de saber o que é preciso, quais os requisitos necessarios, para eu requer o reconhecimento e a cidadania portuguesa por essa descendencia de Mouros/ Judeus. Aguardo contato e desde já agradeço.

    att

    martha 

     

    1. ser

      Pelo exame de dna do meu tio tenho sangue mouro,ingles e judeu sefardita,no caso da arvore genealogica mais confirmação de sangue marrano,com conversa sobre raizes descobri que meus parentes no interior de Minas gerais  mantinhacertas carcteristicas judaicas do tipo dá nome dos avôs e avós quando vivas por varias gerações,pedir bença passando a mão, na cabeça da pessoa,no caso de parentesco,lemas do tipo jura pela alma de seus antepassados no qual minha mãe usava comigo,quando aprontava,mania de benzer pois isto pode ser tanto católico quanto judaico,acender velas ás sextas,e meus parentes casavam muito entre eles e aguardavam os sábados ou sexta-feira para limpeza e descanso e conversando com o meu tio e mãe a minha mãe tinham a uma serie de manias quando conversava sobre os meus parentes,sabia que era descedente  de cristão novo não sabia que era tanto e mesmo assim os meus parentes deixaram de fora certos costumes como circuncisão e a dieta judaica,confesso que adoro carne de porco,além do mais a minha familia tem grande quantidade de gente ligado ao comercio,meu trisavô era importador,muitos parentes na area financeira,empresários,fazendeiros,médicos,farmaceuticos,fazendeiros e intelectuais,e adotavam uma estratégia bem cristã nova,muitos padres e irmãs religiosas ,tive até mesmo um padre administrando e recebendo sesmarias no seculo XvIII,e com isso tudo eles não eram cientes de suas raizes judaicas,o meu antepassado era Manuel Couto veio na primeira vertente para cá no seculo Xvii em 1604 era judeu,e o Couto é o mesmo sobrenome em Minas gerais,Rio.Sp.Bahia e em todo lugar,na torre de tombo está cheio de Couto judaizante,oCosta familiar é o mesmo Costa do Uriel Costa critico de todas as inclinações religiosas restritas da época,foi um grande intelectual,e consequentemente descobri por leitura de livros sempre me agradou o assunto familiar sobre os conversos que Isaac Costa poeta judeu holandes é o mesmo Costa por parte do pai Michel Costa da minha familia ,sempre acreditavam serem português  só que cristão novo,são católicos,mas judeus por ignorancia,anussins se preferir, eu pessoalmente sou agnóstico e nem quero retomar o judaismo contudo sou muito interessado em raizes,história,genealogia,e fico satisfeto em ter raizes judaicas,qual um povo que admiro por sua persistência e integridade intelectual,  

  8. gostaria de saber se posso ser um descendente de judeu sefardita

    BEM MEU PAI TEM SOBRENOME CARVALHO DE ALMEIDA. PORTANTO POR PARTE DE PAI SOU DA FAMILIA CARVALHO E ALMEIDA. MINHA MAE, É DA FAMILIA BASTOS DO AMARANTE. O QUE SEI É QUE SOU DESCENDENTE DE PORTUGUES. POIS, SEMPRE OUVIA MINHA  AVÓ MATERNA, FALAR SOBRE ISSO COM MINHA MAE, E CERTOS HABITOS, QUE AO MEU VER ANTES ERA COMUM.. OU PODE SER JUDEU. NAO SEI.  EU TINHA UMA FOTO DE UMA PORTUGUESA SILVANA SALLES, QUE PELO QUAL POR PARTE DE MAE, CONHECEU UM AMARANTE.. MINHA MAE, DIZ QUE SERIA ILHA DE BASTIA, PELO QUAL VIRIA O SOBRENOME BASTOS DELA. SOBRE A FAMILIA CARVALHO É DE GERAÇOES O MESMO SOBRENOME. PELO QUAL É O NOME DO MEU PAI. BEM, SERIA QUE CON SEGUE ME AJUDAR.. SE SOU JUDEU SAFARDITA..       E, COM O DNA? BEM, NAO É UMA CURIOSIDADE É AO MEU VER UMA QUESTAO SERIA DE DIREITOS.. DE CIDADANIA, PELA INQUISIÇAO. ASSIM É MEU PONTO DE VISTA.. PODERIA ME ESCALRECER,E ENTRAR EM CONTATO AGRADEÇO

    1. Vc com certeza é uma
      Vc com certeza é uma descendente..por ser Bastos consequentemente em sangue dos Sales. Os Bastos eram clã e casavam-se entre si. Eram judeus vindos de Portugal. Uma longa historia.

  9. safardista no brasil

    gostaria  muito se possivel maiores informaçoes de safardista na regiao de mutum minas gerais. pois minha  familia toda descente desta regiao de minas gerais. os sobrenomes  de minha familia por parte de pai e:  (antunes de sa )por parte de meu avo paterno  e (pereira campos)  por partede minha avo paterna.. sendo tambem  sobrenome costa )por partedo pai materno e (silva )por parte da minha avo materna.tenho tentdo buscar maiores infrmaçoes  as sempre encontro dificuldades quanto aos antepassados mais antigos.

  10. Sobre ascendencia Marrana-Judia

    SOU DA FAMILIA BAIANA ROCHA MATOS E BENJAMIN PARENTES LONGES,GOSTARIA DE OBTER UMA PESQUISA DETALHADA SOBRE O TEMA…..SOMOS DA REGIÃO DO SUDOESTE DA BAHIA ,JEQUIÉ CONQUISTA,IGUAÍ,NOVA CANAÃ E VINDOS DO VALE DO JEQUIRIÇA -UBAIRA OK GRATO PELO BOM TRABALHOS DE V.SAS,ABRAÇOS FELIZ 2017…ANGELO ROCHA

  11. Sei que minha família veio de Pernambuco fugindo da batalha guar
    Meu nome é Marcos Cabral Fonseca sei que na região que nasce no centro sul da Bahia tinha muitas famílias que vienheram dúvidas de Pernambuco da Guerra dos Guararapes e sei que o premeiro sacerdote judeu se chamava Isac Fonseca e que foi um judeu safarade estou juntando os documentos da minha família, gostaria de mais informações sobre minha família seu Rui Fonseca

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador