PF cria o motivo para prisão de Mantega: mesmo com mulher doente, ele poderia fugir

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Polícia Federal disse à Folha de S. Paulo que identificou o risco de fuga por parte de Guido Mantega entre setembro e outubro e, por isso, pediu “informalmente” que o juiz Sergio Moro prenda o passaporte dele e de sua esposa, que passou por uma cirurgia no mesmo dia em que a Lava Jato decidiu prender o ex-ministro.

O que faz a PF pensar que Mantega fugiria do Brasil é o fato dele ter ser nascido na Itália e ter dupla cidadania. Além disso, segundo investigadores, ele e a esposa, Eliane Berger, estavam com passagens compradas para Paris, com saída para o dia seguinte ao da detenção, 22 de setembro.

Em função do agravamento do estado de saúde de Eliane, que enfrenta um tratamento para combater um câncer, Mantega remarcou a viagem para o dia 8 de outubro, com passagem de volta para o dia 15 do mesmo mês.

A notícia de que a PF enxergava risco de Mantega fugir estarreceu o advogado José Roberto Batochio, que classificou a teoria como “sórdida invencionice”.

A Folha afirmou que mesmo diante da sugestão informal da PF para apreender o passaporte do ex-ministro, Moro ainda não tomou nenhuma medida cautelar que impeça Mantega de sair do País.

Mantega foi acusado pela PF de pedir recursos ao empresário Eike Batista para abater uma dívida de R$ 5 milhões de campanha do PT com o marqueteiro João Santana. O recurso teria sido pago via caixa dois, por meio de uma conta no exterior. Eike disse que cobrou de Santana uma consultoria em troca do pagamento, e o marqueteiro entregou, de fato, um estudo sobre investimentos na Venezuela.

Segundo a Folha, a decisão de soltar Mantega por parte de Moro “irritou” os procuradores e os agentes da PF. “Ambos avaliam que o magistrado se submeteu à pressão pelo fato de a mulher de Mantega estar doente.” A revogação da prisão também gerou críticas por parte de juristas que entenderam que se era possível soltar, não tinha motivos reais para prender.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o perigoso Mantega.
    ele saca

    o perigoso Mantega.

    ele saca sua arma em publico, atira para o alto, ameaça policiais, agride pessoas na rua. Mente para autoridades se identifica como PF, realmente não sei como este homem esta solto.

  2. mandado

    Recolha-se o passaporte do mouro e dos delegados da polícia federal. Como há gente boa que tem convicção de que os procedimentos “dessa gente” são ao arrepio da Constituição Federal e sabendo-se que eles são useiros e vezeiros de périplos ao exterior, notadamente aos EUA, onde poderiam se abrigar no caso de mandado de prisão expedido aqui, no bananal nativo. 

    Phica exetuado nesse mandado a figura carismática do japonês da federal, rapaz honesto, boa pinta e artista dos jornais da globobo. Phica o mesmo encarregado de apagar a luz ao término da novela. Sem mais delongas, cumpra-se. plim plim. 

  3. Foi proposital

    a prisão do Mantega no dia da cirurgia da esposa. Querem de todo modo comprovar a tese absurda do “Lula chefe do Petrolão”, desculpa para não investigar as irregularidades na época de FHC.

    Mas para pegar o Lula, só se  aproveitando da fragilidade extrema de alguém, para uma possível delação. Por isso a prisão no dia da cirurgia.

  4. É a mídia, estúpido

    Temos que lembrar que Sérgio Moro apenas parece ser juiz. Na verdade é celebridade, algo perto de um ex-BBB, um “Faustão” da vida. As decisões tanto da coercitiva de Lula quanto da liberação de Mantega – mas há muitos outros exemplos – têm relação com a contrução da imagem desse personagem, não com exercício do Direito. O Direito é apenas pretexto. E é assim que deveria ser mesmo, já que o que está sendo combatido é a popularidade de Lula, de Dilma, do PT… de qualquer iniciativa popular. Moro quis apenas parecer “bonzinho”, compreensivo e humano ao liberar Mantega.

  5. Se o Mantega e a esposa

    Se o Mantega e a esposa estavam com passagem (IDA E VOLTA) para Paris, não ocorreu ao pessoal da Força Tarefa (QUE MONITORAVA O EX- MINISTRO E SABIA, SIM, DA DOENÇA) que o casal poderia estar buscando avaliação de especialista na França, uma vez que não havia proibição para deixar o Brasil?

    E o casal de publicitário prestou de fato serviço ao Eike Batista (segundo confirmado pelo recém ungido), mas o pagamento correspondente era propina para o PT?  Meio estranha essa história. Trabalharam de graça para ajudar um partido político?

    1. Pague 1, leve 2

      De todos os contorcionismos criados. pela LJ, este é o mais descarado!

      O Eike pagou uma consultoria, à qual teve o correspondente serviço prestado e comprovado, mas, “na verdade”,  estava pagando a dívida do PT.

      Até onde vão chegar? 

      Só falta dizer que o Sombra foi envenenado! Alguém duvida? Só estou esperando pelas manchetes de véspera de eleição.

    2. Eu tenho outro

      Eu tenho outro questionamento. Qual a gravidade da doença da esposa do Mantega, para viajar para Paris pouco tempo após a cirurgia?

      Não existe isso de viajar para Paris para buscar opinião de especialista. Seria algo inédito.

      1.   Eu também tenho um

          Eu também tenho um questionamento. O que te move?

          Eu sou veterano neste blog e vi muitos comentários seus. Nenhum, quando se trata de escândalos de corrupção do PSDB, seja do Alckmin, do FHC & filho, do Serra & filha, Aécio & irmã… etc etc etc. Quando de outros partidos, um ou outro comentário. Já quando se trata do PT, até o grau de gravidade da doença da esposa de um ex-ministro te acende a curiosidade.

          Dito isso, sou obrigado a concluir que a indignação pela corrupção não te move, interesse pela política não te move. Tenho meus palpites, mas vou guardá-los para mim.

          Assim, repito a direta e sincera pergunta: o que te move, Aleandro Chavez?

        1. Eu vejo o debate político

          Eu vejo o debate político como uma relação entre sociedade x governo, e não como PT x PSDB. É isso que me move.

          Eu sou a sociedade, e o PT é o governo que geriu a maior parte dos tributos que pago e que mais influenciou minha nos últimos 14 anos. Eu não sou paulista nem mineiro, e onde moro o PSDB nunca foi governo nem estadual nem municipal.

      2. Vc leu o texto? Nele está

        Vc leu o texto? Nele está escrito que a passagem estava no marcada para o dia seguinte ao da prisão. Foi remarcada pelo agravamento do estado de saúde. E quanto à consulta e até tratamento no exterior, é muito comum em quem tem condições financeiras para tanto. Informe-se qto a isso e vai descobrir que não seria INÉDITO, caso fosse essa a razão da viagem.

  6. Sordidez galopante

    É a mesma polícia federal que se prestou a dar um flagrante no “dinheiro” da então candidata a presidente, Roseana Sarney sob os holofotes da mídia; é a mesma PF que treinou tiro ao alvo em uma caricatura da presidenta Dilma; é a mesma que deixou pelo caminho um helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína porque talvez faltasse a ela “convicção para realizar uma investigação; é a mesma que faz uso de escutas ilegais e persegue colegas que denunciam a transgressão; é a mesma que elogia Aécio durante as eleições de 2014 e tripudia com a figura do Lula; é a PF que, na Zelotes, não vai atrás dos grandes sonegadores e prefere perseguir o filho do Lula; é exatamente a mesma PF que não descobre quem é o Santo ou o Careca que recebe propina da Odebrecht no Estado de São Paulo; por último, é essa PF, que prefiro chamar de Gestapo brasileira, que é capaz de inventar essa sordidez galopante a respeito de Guido Mantega. Em tempo: se dependêssemos da Gestapo brasileira, do Ministério Público Federal e do Judiciário, jamais teríamos conhecimento das contas secretas de Eduardo Caranguejo Cunha na Suíça. 

  7. A Polícia Federal, dentro em

    A Polícia Federal, dentro em breve voltará para o Buraco de onde jamais devia ter saído. Talvez daqui a 100 anos eles aprendam o perigo do corporativismo.

     

    E tenho convicção de que eles não fazem de graça, mas com um PGR bunda bole quem investiga? O PT foi muito burro e fraco em tentar ser “replubicano”.

     

    Republicano é meuzovo, quem ganha que governe se não quer governar SAÍ FORA.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador