PF entregará relatório da Zelotes sem acusação contra filho e ex-ministro de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O jornal O Globo publicou nesta terça-feira (24) que a Polícia Federal deve concluir até amanhã o primeiro relatório da investigação sobre a suposta compra de medidas provisórias em governos petistas, por consultorias contratadas por montadoras, especialmente a Caoa, representante da Hyundai e da MMC Automotores, fábrica de carros da Mitsubishi no Brasil. Segundo o jornal, não haverá acusações contra o filho do ex-presidente Lula, o empresário Luiz Cláudio Lula da Silva, nem contra o ex-ministro Gilberto Carvalho.

A Zelotes ganhou destaque na mídia após o filho de Lula e Carvalho serem relacionados à compra de medidas provisórias. Ao ex-ministro teria sido demandada uma reunião com um dos lobistas investigados no esquema da Zelotes, fato não consumado, pois ele estava em viagem internacional na data do referido encontro. E a empresa de Luiz Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, entrou na mira dos agentes federais por ter sido contratada pela Marcondes & Mautoni cinco anos após a suposta compra de MP. Ele explicou às autoridades que prestou serviços na área de marketing esportivo.

“Até sexta-feira (27), o procurador regional da República, José Alfredo de Paula, deverá apresentar à Justiça Federal denúncia contra parte dos investigados. Neste primeiro relatório, a PF deverá deixará de fora as investigações sobre o ex-ministro Gilberto Carvalho e sobre as empresas de Luis Claudio Lula da Silva. A Polícia Federal entende que as informações recolhidas e analisadas até o momento não autorizam qualquer conclusão sobre os dois”, diz reportagem de O Globo.

O escritório do filho de Lula foi alvo de busca e apreensão por parte da PF, por pedido do Ministério Público Federal. A iniciativa foi questionada pela defesa, principalmente porque Luis Cláudio não era investigado na Zelotes. A operação tinha como objetivo central desbatar uma rede de pagamento de propina em troca de abatimento de dívidas com a Receita Federal. A Marcondes & Mautoni estaria envolvida no esquema.

Nesta quarta, a PF informou à imprensa que deflagrou, junto com o MPF, uma nova fase da Zelotes. “Estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais autorizados pela 10ª Vara Criminal Federal de Brasília, sendo um de busca e apreensão em São Paulo, além de duas prisões preventivas em Brasília e uma prisão domiciliar em São Paulo.”

“Dessas prisões, duas são contra um casal que já se encontra preso desde o dia 26 de outubro. O terceiro preso atua como representante da dupla e é sócio de uma consultoria”, disse a PF.

“O que motivou o atual pedido das prisões foi a descoberta de que os três, além de integrarem organização criminosa, ‘investigaram’, por meio de um escritório particular, um procurador do Ministério Público Federal, que atualmente integra a Força Tarefa do MPF na Operação Zelotes. A descoberta dessas novas informações evidencia o grau de periculosidade do grupo.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual será a resposta do

    Qual será a resposta do Ministro da Justiça? Se a própria PF não vai incluir o ex ministro e o filho de Lula no relatório das duas uma: ou não encontraram nada na devassa feita na empresa do rapaz e na investigação nas contas do ex ministro ou ainda os confetes e serpentinas neste carnaval de investigação era para a grande mídia ter caido matando pra cima do Lula. Só não combinaram com os russos ou seja não contavam com a atitude de uma juiza seria que não deixou que a coisa toda fosse ao estilo Sergio Moro de investigação e divulgação criminosa!

    Lula é que está certo. Deve propor uma ação de indenização em favor de seu filho!!

  2. Tanto por nada. Por nada?

    Tanto por nada. Por nada? Nada disso! A imprensa e a oposição raivosa nadaram de braçadas nessas investidas nada santas contra o ex-presidente Lula.

  3. Mesmo assim

    a mega farsa jurídico/policial cumpriu seu objetivo: municiar o parajornalismo de programa e a bandidagem paga das “redes de esgoto sociais” contra Lula e o governo!

  4. Em quanto ficou ?

    Esta investigação. Afinal a PF trabalhou em horário especial (noturno). Pq o filho do Lula estava fora comemorando o aniversário de 70 anos do pai. Adicional noturno, jantar, etc

    A PF está com dinheiro sobrando, ou será que o Filho do Lula poderia fugir a noite ? Já pensou no perigo que o Brasil correria ?

    Aff!

  5. A operação foi um sucesso

    A operação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal foi um sucesso na geração de manchetes e mais manchetes negativas para Lula, a partir da investigação de seu filho. Alguém quer conferir o tamanho dos desmentidos? O partidarismo de alguns setores da PF, do MPF  e do Judiciário é vergonhoso e a Justiça no Brasil é uma tragédia. Em tempo: quem quiser conferir que o faça, mas podem acreditar que é verdade: o Judiciário brasileiro é um dos mais caros do mundo. 

  6. Vou destaca o trecho “A

    Vou destaca o trecho “A Polícia Federal entende que as informações recolhidas e analisadas até o momento não autorizam qualquer conclusão sobre os dois”. Isso quer dizer o seguinte: o momento de incriminar o filho de Lula e o próprio Lula ainda não chegou. Mas a PF e o MP morinhos aguardam, ansiosamente, o momento certo… Em outubro de 2016 haverá eleições municipais… Até lá o juizeco da guantánamo paranaense, a PF e MP sabujos da direita, do reacionarismo, do golpismo e do imperialismo poderão abastecer a imprensa criminosa com as n-ésimas fases da operação vaza a jato.

  7. essa verdades  aí não valem

    essa verdades  aí não valem manchete na grande mídia….

    o que vale para essa grande mídia é atacar lula….

    a verdade vem depois, mas aí a mentira já pode ter virado verdade,

    como ocorreu com o mentirão  e, agora, com a vaza-jato.. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador