PF prende Delcídio do Amaral e banqueiro André Esteves

Jornal GGN – Delcídio do Amaral, senador pelo PT do Mato Grosso do Sul, foi preso na manhã desta quarta (25) pela Polícia Federal. O Supremo Tribunal Federal autorizou a operação após evidências apresentadas pelo Ministério Público Federal de que Delcídio tentava atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. André Esteves, banqueiro do BTG Pactual e suspeito de envolvimento nas irregularidades, também foi preso. 

É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo. A conduta de obstrução de investigação é considerada crime permanente e é um dos poucos motivos que leva o Supremo a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento.

Enviado por Anna Dutra

Da Folha

PF prende senador Delcídio Amaral e banqueiro André Esteves em desdobramento da Lava Jato
 
Monica Bergamo
 
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal. A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o Ministério Público Federal apresentou evidências de que ele tentava conturbar as investigações da Operação Lava Jato.
 
Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que estaria envolvido nas irregularidades.

 
Delcídio havia sido citado pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que o acusou de participar de um esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.
 
O senador teria até mesmo oferecido possibilidade de fuga a Cerveró em troca de ele não aderir ao acordo de colaboração com a Justiça, revelando as irregularidades da operação. A conversa foi gravada por um filho de Cerveró.
 
É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante. Neste tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. É um dos poucos motivos que leva a corte a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento.
 
O Senado deve ter que confirmar a prisão de Delcídio. A Constituição estabelece que em casos de prisão em flagrante “os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”.
 
STF
 
Além de Delcídio, o STF também autorizou a prisão do chefe de gabinete do senador e de um advogado. Também há autorização para buscas na casa do petista em Mato Grosso.
 
A decisão de Teori atende a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O ministro pediu que fosse convocada para a manhã desta quarta a realização de uma sessão extra da segunda turma do tribunal, que é responsável pelos casos que envolvem o esquema de corrupção da Petrobras. No encontro, ele deve discutir as prisões.
 
Neste terça, o ministro chegou a telefonar para o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, comunicando sobre a reunião extraordinária e também se reuniu com colegas da segunda turma de forma reservada. A ideia é dividir o peso da reunião de prender um senador, que só poderia ser preso em flagrante. Um dos argumentos para a prisão seria que a obstrução das investigações e integrar uma organização criminosa torna o crime permanente e flagrante facilitado.

 

Redação

109 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E …..

      Há quem acredite que a oposição é feita de santos e que não há algo superior tramando tudo isto. Os paulistas e paranaenses, principalmente, acreditam…

  1. Agora o Gilmar Mendes se

    Agora o Gilmar Mendes se manifesta contra o “estado policial  que o PT instalou no país, afinal prenderam o Esteves que, dizem as más línguas, pagou a lua de mel do Aécio em NY.

    1. Prendem o lider do PT no

      Prendem o lider do PT no Senado, o cara que é recebido pela Presidente da República toda semana.

      Mais agora ele virou amigo do Serra

      O estado de histeria tomou conta daqueles que defendem partidos políticos, e não a moralidade política.,

  2. Dois pesos e duas medidas!

    O cunha está abertamente coagindo, chantageando e ameaçando as testemunhas, obstruindo as investigações utilizando-se das prerrogativas de presidente do Congresso e ainda está solto!

     

    Desculpem a baixaria, mas a nossa justiça, de tal imoral que é, tem que ser chamada mesmo é de vagabunda!

  3. Fala sério, prenderam um

    Fala sério, prenderam um senador do PT e ainda não prenderam o cunha é coisa de louco. 

    Viva os ministros do stf nomeados pela dupla infantil lula/dilma. 

    O republicanismo de gremio estudantil do PT começa a dar resultados: para a oposição.

    Já vi partidos cometerem erros no governo, mas igual aos governos do PT não tem igual e nem semelhante.

    Alguem tem dúvida de que o próximo é Lula?

    Merecem…

  4. E ontém

    muita gente alegrinha por Moro ter dito (segundo a mídia, em quem não confio) aquela frase sobre o Lula… o enredo é o de sempre:

    – Moro e a PF recebem o script da Globo e do PSDB e vão pra campo executar;

    – O MPF (republicano) emite o despacho;

    – O STF (também republicano) dá os ares de legalidade na patifaria;

    É o golpe legalista-justiceiro ainda em andamento, e pessoas acreditando que a direita brasileira é civilizada.

    Não que Delcídio seja um santo e confiável, não é e já deu provas disso, mas esses canalhas ao lado de Moro, do MPF da PF e do STF só são imparciais e apolíticos quando é pra pegar alguém do PT, quem não enxerga isso ou é idiota mesmo ou é conivente, pra mim é simples assim.

    Dilma e Lula são o alvo, ele mais que ela pois pode ainda melar o projeto desses calhordas em 2018.

  5. Por que Cunha solto ?

    “AGRAVO DE INSTRUMENTO. TEMA ANÁLOGO. REGRAS DE HERMENÊUTICA JURÍDICA. UBI EADEM RATIO IBI IDEM JUS E UBI EADEM LEGIS RATIO IBI EADEM DISPOSITIO.” (Ag. 835.442/STF).

  6. RICARDO SEMLER professor de
    RICARDO SEMLER professor de Harvard grande empresário e filiado ao PSDB. …

    “Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

    É ingênuo quem acha que poderia ter acontecido com qualquer presidente. Com bandalheiras vastamente maiores, nunca a Polícia Federal teria tido autonomia para prender corruptos cujos tentáculos levam ao próprio governo.”

    A turma global que monitora a corrupção estima que 0,8% do PIB brasileiro é roubado. Esse número já foi de 3,1%, e estimam ter sido na casa de 5% há poucas décadas. O roubo está caindo, mas como a represa da Cantareira, em São Paulo, está a desnudar o volume barrento.”

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/196552-nunca-se-roubou-tao-pouco.shtml

    Infelizmente essa autonomia não se refletiu em imparcialidade. Cunha solto, mesmo ameaçando delatores é prova disso.

  7. Agente duplo

    O PT está cheio de agente duplo…

    Mentores, odarelos…

    O certo é o certo, errado está errado – tautológico…

    Errou, dançou…

    Agora, isso tem que acontecer para TODOS OS PARTIDOS….

    Tem partido da OPOSIÇÃO ai que não salva um!

  8. Vamos ver se o plenário do

    Vamos ver se o plenário do Senado vai manter esta prisão, pois:

    Imunidades Materiais ou Absolutas (inviolabilidade): São invioláveis civil e penalmente por quaisquer opiniões, palavras e votos, se a manifestação do parlamentar for dentro do congresso, mas se a manifestação for fora do congresso só terá inviolabilidade se demonstrado o nexo causal.

    Imunidades Processuais ou Relativas:

    Prisão de Dep. Federal, Estadual ou Senador: não pode, salvo em caso de flagrante de crime inafiançável. O flagrante será enviado para a casa legislativa do parlamentar, para que os seus pares mantenham ou não a sua prisão. Para manter a prisão só com a votação da maioria absoluta dos parlamentares. Prazo de todo o processo: 24 horas.

    Prisão de Dep. Federal, Estadual ou Senador: não pode, salvo em caso de sentença penal condenatória transitado em julgado.

    Processo criminal contra Dep. Federal, Estadual ou Senador:

                Dep. Estadual: TJ

                Dep. Federal e Senador: STF

    Se o crime for praticado após a diplomação o STF não precisa pedir autorização a Câmara ou ao Senador para abrir o processo contra o parlamentar, porém, a casa do parlamentar poderá sustar o processo por maioria absoluta.

    Se o crime for praticado antes da diplomação o STF não precisa pedir autorização a Câmara ou ao Senador para abrir o processo contra o parlamentar e a casa do parlamentar não poderá sustar o processo.

    Enquanto ele estiver parlamentar, não importa se o crime foi cometido antes ou depois da posse, ele sempre será julgado no STF. Se ele sair do mandato vai para o TJ.

  9. ~ ! ~

    Engraçado , o fato mais relevante , que é a prisão do banqueiro , apenas é tangenciado pela notícia. Toda ela se volta para a prisão do senador petista .

     

  10. Republicanismo Saci Pererê…
    Eu não disse..???….Alegar obstrução de investigação se tornou um achado para a perseguição de petistas, isso é praxe do Direito Penal do Inimigo. A Justiça “republicana” não consegue prender o deputado federal Eduardo Cunha mas acaba de prender, pela primeira vez, e com autorização do STF, um senador no pleno exercício do cargo e sem que tenha sido julgado,com se trata de petista, não tem imunidade. Imagina só a PF prendendo um senador tucano tipo Aécio, Serra, motivos é que não faltam mas, como diz a justiça tucana, não vem ao caso e assim segue firme a justiça de uma perna só ou, melhor dizendo, a República Federativa do Saci Pererê: se for petista tá ferrado, basta um leve indício e, sendo petista, não tem imunidade. Se for filho de ex-presidente, a PF tem liberdade para invadir a casa à meia noite. Se for governador, também não interessa, a PF já invadiu a casa de Pimentel. Na verdade temos uma elite zelote tupiniquim que controla de forma absoluta sobre o sistema judicial. Não podemos chamar isso de republicanismo, pois é o oposto….  

     

    1. Sei não, José Carlos

      Sei não, José Carlos

      O Delcídio é na verdade um tremendo tucano disfarçado. Entrou no PT para navegar na onda Lula. Sua parceria vergonhosa com José Serra para acabar com o regime do Pré-Sal e entregá-lo à Chevron & Cia (ainda pior por ser líder do governo) mostra bem quem é a peça.

      Agora, a vergonha da Jostiça Brasileira fica clara, neste episódio, quando o argumento para a prisão foi atrapalhar a investigação – e parece realmente haver indícios para isso – e, por outro lado, o bandido Eduardo Cunha está solto, mesmo fechando contas na Suiça um mês após o início da Lava Jato e negando ter contas na Suiça contra todas as provas, demitindo chefe da TI da Camara e tentando manipular informações nos sistemas, interrompendo sessão da Comissão de Ética. E, acima de tudo, como presidente da Camara, chantageando o governo e ameaçando convulsionar o país com o impeachment.

      1. Agora dá prá entender pq a

        Agora dá prá entender pq a Operação da PF foi batizada com o nome “Passe Livre”. Sim, passe livre para prender quem der na telha, mas não esperemos prisões como a de Cunha e mesmo de Collor, Paulinho da Força e outros aliados, nas mesmas condições e razões em que se deram a prisão de Delcídio…

      1. PT

        quero ver provar tudo isso que eu li.

        Quero ver a defesa se manifestar.

        Podem até prendê-lo, mas não vai calar as nossas questões fundamentais da democracia e justiça!

  11. Se Delcídio Amaral obstrui

    Se Delcídio Amaral obstrui investigação, o que faz o ‘inclito’ presidente da Câmara, Eduardo ‘usufrutário’ Cunha? E se Delcídio fosse do PSDB, seria preso dessa forma? E alguns ingênuos, incautos, analfabetos históricos e políticos, denonestos intelectualmente, mal intencionados, golpistas (..) ainda têm o desplante de dizer que a PF, o MP e o Judiciário cumprem e fazem cumprir a Lei, com isenção, e que merecem respeito. 

    Os adjetivos que reservo à mídia, à PF, ao MP e a uma parcela do Judiciário não podem ser publicados aqui.

  12. Tá dominado, tá tudo dominado

    Moro já deixou claro toda sua aproximação com a máfia demotucana e que continuará prestando seus serviços para essa corja. É omisso ou conivente com os crimes de seus aliados tucanos, como no caso de FHC, Aético, Anastasia, Serra, Álvaro Dias e Richa, e ao mesmo tempo, como em um tribunal nazista, e com a ajuda da gestapo PF tucana, persegue seus adversários políticos, os petistas principalmente. Conta com o patrocínio da imprensa Golpista, veja e globo e com outros órgãos partidarizados e nada isentos. Se fosse honesto, deveria se declarar impedido. Uma vergonha, grande canalhice! Até quando assistiremos a toda essa atrocidade, que deixa grandes gangsters soltos e prende outros sem provas consisntentes? Cansamos de ser enganados!!!

  13. Quem acertou foi o Tarso

    Quem acertou foi o Tarso Genro.

    É preciso que o Ministro Teori Zavascki mostre PROVAS CONCRETAS de que o Senador Delcídio estava atrapalhando investigações, senão essa prisão vai desestabilizar ainda mais o ambiente político.

     

  14. Helena Sthephanowitz no

    Helena Sthephanowitz no twitter

     

      54 minHá 54 minutos

    ℋeℓeηαSthephanowitz™ retweetou JOTA

    Afinal de contas, foi o filho do Cevero que gravou a conversa ou foi um grampo? Decidam, senhores

    ℋeℓeηαSthephanowitz™ adicionou,

    JOTA @JotaInfo Fontes confirmam que foi um grampo que definiu a prisão de Delcídio: teria pressionado Cerveró a não fazer delação http://jota.info/QFXRE     56 minHá 56 minutos

    ℋeℓeηαSthephanowitz™ retweetou Jota Business

    Ok! Mas em que parte voces vão dizer que ele é amigo do Aécio e inclusive pagou a lua de mel do tucano em Nova York?

     

    sexta-feira, 11 de outubro de 2013

    Banco BTG Pactual paga lua de mel de Aécio em Nova York

     
    Afinal, Aécio foi dar palestra ou o banco pagou a campanha política junto aos investidores americanos? 
    Padrinhos:O casal Alexandre Accioly e Renata Padilha
     Você votaria em um candidato à presidente da República que visa apenas os interesses dos banqueiros? E se esse banqueiro fosse o  dono do BTG Pactual, André Esteves, que  não esconde seu sonho de arrematar o controle acionário de grande bancos estatais brasileiros – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil – caso um governo privatista – como o PSDB-  resolva vendê-los?   O candidato  à presidente Aécio Neves (PSDB), não acha antiético receber favores de banqueiro.  Aécio Neves (MG) e Letícia Weber, se casaram  na sexta-feira passada e  partiram para Nova York. Até ai, nada demais, se não fosse um detalhe: Aécio e a esposa viajaram para a “lua de mel” com passagens aéreas e despesas pagas  pelo banco BTG Pactual, que também reservou uma suíte para o casal, de segunda a quarta-feira, no exclusivo hotel Waldorf Astoria, um dos mais caro dos EUA O evento foi promovido por  Pérsio Arida, um dos ícones das polêmicas privatizações no governo FHC . Aécio,  aproveitou a oportunidade  para repetir  um velho costume tucano: falar mal do Brasil no exterior. FHC era useiro e vezeiro nisso.(Leia aqui) A  assessoria de Aécio se limitou a dizer que, ele declinou de cobrar pela palestra. Ou seja, Aécio deu palestra gratuita,  em troca das passagens aéreas, estadia no  hotel e despesas pagas? Ou teria  interesses  interesses escusos?

    Aécio e Letícia em Nova York E se fosse Dilma?

    Fernando Henrique Cardoso, lançou Aécio candidato a presidente. A presidente Dilma, também está candidata à reeleição. E se Dilma aceitasse convite de banqueiro para viagem de lazer?  Já imaginou como seria as escandalosas manchetes nas capa de todos os jornais brasileiros?:”Dilma aceita favor de banqueiro” ou “Dilma vai governar para banqueiros” Mas, como se trata do partido da elite perfumada, a imprensa se cala e apoia. E o candidato serviçal, viaja Brasil a fora prestando serviço ao explorador.

     

  15. Bem… se esse é o unico

    Bem… se esse é o unico jeito de um tucano… mas, sinceramente,  gostaria que vazasse o áudio,  não é por nada não,  só para confirmar. Não custa nada já que vaza tudo né mesmo?

    Agora, quem tem o poder da livre obstrução neste País parece ser o Cunha, eles não encontram a Casa do Cunha nem com GPS.

     

    1. Exato, porque não temos o

      Exato, porque não temos o audio ainda ?

      E mais, essa gravação foi com autorização da justiça ? Por que se não foi não vale, não é mesmo ?

      Em momento algum disseram que foi com autorização.

      O Ministro Teori tem que defender sua biografia e se explicar e mostrar claramente porque determinou a prisão. Imagina-se que ele não é do nível da republica do paraná, ele não deveria se meter nesse imbrólio.

      O presidente do Senado também deveria requerer, o mais rápido possível,  as provas ao STF, pois o senado tem  24 horas para definiar se o Senador continua ou não preso.

    2. Pois é, perto do Cunha, o

      Pois é, perto do Cunha, o Delcídio é amador. O Cunha jamais teria dado esse mole; ele teria usado um de seus inumeráveis deputados laranjas/miquinhos amestrados para fazer o serviço sujo.

  16. Ainda está mal explicada essa

    Ainda está mal explicada essa prisão:

     

    Segundo a reportagem do G1 o MP apontou uma gravação do filho de Cerveró dizendo que Delcidio ofereceu dinheiro e uma possível rola de fuga a ele caso não fizesse delação premiada ou mesmo não citasse o nome do Senador.

    Pergunta: essa gravação teve autorização judicial ? A reportagem não menciona.

    Segundo a reportagem o Ministro Teori apenas aponto dados que o MP teria levado a ele, não apresenta as provas de que o que dizem são verdadeiros. Muito menos dá direito de defesa ou contraponto aos advogados do agora preso.

    É preciso que o Ministro Teori Zavascki venha a público e mostre, bem mostradas, TODAS as provas válidas que foram  usadas para a prisão do Senador.

     

    /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Segue abaixo a reportagem:

     

     

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki informou nesta quarta-feira (25) que a Procuradoria-Geral da República afirmou, em documento enviado à corte, que o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), ofereceu R$ 50 mil mensais ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo de delação premiada ou, se o fizesse, não citar o parlamentar.

      OPERAÇÃO LAVA JATOPF investiga esquema de corrupçãovídeo: o esquemacronologiavídeo: entenda a operaçãovídeo: delação premiadao que é suspeito, acusado e réucondenadosdelatorespolíticosCONEXÕES

    Delcídio foi preso na manhã desta quarta em Brasília pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato, segundo os investigadores, por estar atrapalhando apurações. Além dele, também foram presos pela PF o banqueiro André Esteves, do banco BTG Pactual, e o chefe de gabiente de Delcídio, Diogo Ferreira. Há também mandado de prisão do advogado Édson Ribeiro, que defendeu Cerveró – a PF pediu ao STF a inclusão do nome dele no alerta vermelho da Interpol.

    Segundo a PGR, Delcídio também prometeu a Cerveró influir em julgamentos no STF para ajudá-lo. O senador disse que falaria com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para influenciar a Corte.

    O relatório da PGR foi baseado em gravações realizadas por Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró, de duas reuniões – realizadas nos dias 4 e 19 de novembro – com a participação de Delcídio Amaral e André Esteves.

    Procurada, a assessoria do senador informou que o advogado dele, Maurício Leite, recebeu uma ligação do Delcídio e embarcou de São Paulo para Brasília para acompanhar o caso. O G1 também procurou a Presidência da República, e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

    Por meio de nota, o BTG Pactual disse estar “à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e vai colaborar com as investigações.”

    Rota de fuga
    Segundo Zavascki, o relatório da PGR afirma que os valores prometidos a Cerveró seriam repassados à sua família por meio de um contrato fictício entre o advogado Edson Ribeiro e o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, que também foram presos na manhã desta quarta.

    Conforme o documento da PGR enviado à Suprema Corte, há gravação na qual Delcídio do Amaral discutiu meios de rota para nestor Cerveró deixar o país, em caso de o STF conceder habeas corpus.

    Ainda de acordo com Zavascki, a procuradoria diz que o Paraguai seria essa rota de fuga proposta por Delcídio para o ex-diretor da Petrobras chegar à Espanha.

    Histórico
    O líder do governo foi citado na Lava Jato na delação do lobista conhecido como Fernando Baiano. No depoimento, Baiano disse que Delcídio recebeu US$ 1,5 milhão de dólares de propina pela compra da refinaria.

    Em outubro, Delcídio havia negado o teor da denúncia de Baiano e disse que a citação a seu nome era “lamentável”.

    Delcídio  também foi citado em outro contrato da Petrobras, que trata do aluguel de navios-sonda para a estatal. Segundo Baiano, houve um acordo entre Delcídio, o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o ex-ministro Silas Rondeau, também filiado ao PMDB, para dividir entre si suborno de US$ 6 milhões.

    O líder do governo havia classificado a denúncia de uma “coisa curiosa” que não tem lógica.

     

    1. O líder do governo no Senado

      O líder do governo no Senado é Humberto Costa, de Pernanbuco, não Delcídio do Amaral.

      Cabe direito de resposta ou deixa prá lá, a casa sempre ganha?

      1. o líder do governo é sim o
        o líder do governo é sim o Delcidio. O Humberto Costa é lider do bloco PT/PDT, que se chama “Bloco de apoio ao governo”. São coisas diferentes. Tá lá no site do Senado.

    2. “…gravações realizadas por

      “…gravações realizadas por Bernardo Cerveró, filho de Nestor Cerveró…”
      Um dos participantes, o filho do Cerveró, gravou a reunião. Não precisa de autorização judicial.

      1. Tud bem, mas isso valeria

        Tud bem, mas isso valeria como prova, mesmo envolvendo um Senador ?

        Para valer como prova não necessitaria a autorização judicial ?

    3. O Renato Lazzari fez uma

      O Renato Lazzari fez uma observação essencial: o líder do governo no senado não é Delcídio do Amaral, mas Humberto Costa, senador por Pernambuco.

      A reportagem e os relatos do MP que foram usados para embasar a prisão do senador são frágeis. O tópico intiulado “Rota de fuga” é pura ficção dos procuradores. Nestor Cerveró tem dupla cidadania (brasileira e espanhola) e, se quisesse, poderia permanecer no exterior, já que voltava de uma viagem quando foi preso. Nestor Cerveró já era investigado e sabia que poderia ter a prisão decretada. Sendo assim, que razão haveria para ele desembarcar no Brasil, correr o risco de ser encarcerado (como de fato o foi) e só depois contar com um improvável habeas corpus (já que o STF tem se mostrado fiel ao juiz da guantánamo paranaense e negado todos os pedidos de HC feitos por aqueles que foram presos preventivamente – alguns dos quais sem qualquer acusação formal) a ser expedido pelo STF? Inverossímil e improvável. Não convence.

      O tópico intitulado “Histórico” é de uma malignidade diabólica. O portal não se enganou, mas quis, maldosamente potencializar o dano: não satisfeito que o senador Delcídio (que age como um tucano) tenha sido eleito pelo PT, o portal de notícias da famíglia Marinho o coloca como líder do governo (o que é falso, como observou o Lazzari), de modo a atingir diretamente a presidente Dilma.

      Como disse a presidente, eu não confio em delator. Fernando Soares (Baiano) está cumprindo o script proposto pelos procuradores do MP e pelo juizeco da guantánamo paranaense. Na denúncia contra Eduardo Cunha, apresentada pelo PGR ao STF, em 20 de agosto de 2015, são mencionadas várias transferências bancárias de empresas de Baiano, para outras de Eduardo Cunha, no exterior. Sobre essas operações NADA perguntaram ao ‘delator’ os procuradores brasileiros nem o juizeco da guantánamo paranense. E NADA a respeito de tais transações menciona a mídia golpista.

      1. Uma pergunta a todos:

        Dois mil links do google nao mentem.  Ele era chamado “lider do governo no senado” pelos jornais sim.  Curiosamente, todos os links que eu vi tem menos de 2 meses, nao achei unzinho que nao era.

        O que deixa cheiro de orquestracao linguistica no ar:  os jornais sabiam que ele ia ser preso e comecaram a o chamar de “lider do governo no senado” pra aumentar o estrago?

        Alguem sabe?  (eu nao conhecia o nome ate ser preso, entao sou a pessoa errada pra saber)

        1. Mesmo que ele seja o líder do

          Mesmo que ele seja o líder do governo, o que se quer aniquilar é a esquerda e sobretudo o PT e o governo. O senador deixa de ter sobrenome, deixa de ter o passado tucano, pois à imprensa golpista interessa muito mais o aniquilamento do governo, do PT e da esquerda; para esse fim Delcídio Amaral, o engenheiro e ex-filiado ao PSDB não importam: o que rende manchetes desqualificadoras é “líder do governo no senado”, “senador petista”.

           

          1. Sim a tudo, J., mas voce NAO

            Sim a tudo, J., mas voce NAO PODE PERDER DE VISTA O PONTO CENTRAL.

            Eu estou dizendo com todas as letras que a prisao deles  e do banqueiro foi pre-emptive strike para protecao de tucanos.  Se a media te esta  fazendo pensar o que disse, voce ja perdeu o panorama.  Independente do uso que a media faz do item, eu quero saber se o judiciario tambem esta nessa…  Em caso eu nao disse hoje:  eu nao confio em Moro, e o banqueiro eh chegadinho assim oh a Aecio.  Tem varias coisas que simplesmente nao batem nessas prisoes exceto se for pra proteger tucanos.

            Ate prova em contrario, eh espelhos e alcapoes independente da “culpa” ou nao do preso -nem entrei no assunto, claro, nao se discute com gravacoes, muito menos as nao liberadas para o publico.

    4. Otima pergunta:
      “Pergunta:

      Otima pergunta:

      “Pergunta: essa gravação teve autorização judicial ? A reportagem não menciona”:

      Nao.  O crime de invasao de privacidade nao inclui gravacoes defensivas -e nao resta duvida que “o filho de” o estava defendendo.  Alem disso, a area de investigacao federal eh bem mais seria que a de “juiz de pequenos casos”, digamos -nao sei se existe no Brasil.

  17. Tudo bem que seja um tucano

    Tudo bem que seja um tucano infiltrado no PT, o cara já foi filiado ao PSDB e integrou o governo FHC, mas uma coisa é certa: se fosse filiado ao PSDB não teria sido preso, com certeza nao…de forma que a prisão serve como castigo por continuar filiado ao PT, tanto que a máfia midiático-penal tem muito mais provas e motivos para prender Eduardo Cunha mas….filiem o Cunha ao PT e logo logo ele será preso.

  18. Prisões dirigidas

    Será que teria alguns senadores do PSDB também para serem presos?

    Quem sabe, com lanterna ligada, dá para encontrar algum.

    Se bem que, dependeria de muito boa vontade, né? E esforço também.

  19. Lamento

    E às pessoas do vulgo, comuns, desarticulados politicamente, sem a menor noção de solidariedade, união ou cidadania, apartados de nossos pares pelo individualismo capitalista e competitivo, disputando migalhas de poder entre si mesmos através de imposições retóricas, ostentações materiais (bens) ou imateriais (saberes e diplomas), burgueses arvorando-se VIPs, cabe apenas assistirmos à tirania dos verdadeiros VIPs.

    Aécio Neves da Cunha está solto porque a Lista de Furnas não existe; Delcídio do Amaral preso porque tentou conturbar as investigações, FHC solto porque Geraldo Brindeiro assim o quis; Zé Dirceu preso porque “assim a literatura permite”, Perrela solto porque… porque mesmo? Ah, e quem se importa com porquês? Porque é amigo do home, oras, precisa mais? A lei é sempre para a elite, não para o vulgo.

    E Moro midiático zoa e diverte o vulgo: “Vocês querem bacalhau?” A gente se engalfinha mas não se une.

    1. Só uma observação, Lazzari. A

      Só uma observação, Lazzari. A Lei é sempre para proteger a elite e enquadrar o vulgo. Quem disse e escreveu isso? Michel Foucault, no clássico “Vigiar e punir”. Se a maioria dos brasileiros lessem obras como essa, certamente não haveria procuradores e juízes colocados no pedestal, como temos visto nos últimos anos, em terras brasileiras.

    2. Só uma observação, Lazzari. A

      Só uma observação, Lazzari. A Lei é sempre para proteger a elite e enquadrar o vulgo. Quem disse e escreveu isso? Michel Foucault, no clássico “Vigiar e punir”. Se a maioria dos brasileiros lessem obras como essa, certamente não haveria procuradores e juízes colocados no pedestal, como temos visto nos últimos anos, em terras brasileiras.

  20. Ou o Senado Federal toma uma

    Ou o Senado Federal toma uma decisão ou estes juizes que não tiveram nenhum voto vão governar o Brasil.

    Já está passando da hora dos senadores começarem a pensar em impeachment de ministros do STF.

    Ainda, deveriam ter mandato por tempo determinado.

  21. Essa colonista da folha é outra safada.

    Acredito que ja fazia parte do cronograma de Janot. E mesmo assim, surpreende por ser um fato recente, quando que se já foi colhida evidências 1000, de vários ladrões, todos os partidos,  peixes graúdos, como Dulcídio. Quando chegará a vez da oposição? 

    O Poder Executivo é o mais atacado. Enquanto o poder Legislativo e Judiciário… Representantes icônicos, tem escola de direito, defende empresas bandidas, e compra ap em miami etc…

    Para um senador oferecer fuga para um servidor, o obscurantismo de moro e patota, deve ser derivada dos anos de chumbo, no melhor estilo dops.

    1. Então o Cerveró é um
      Então o Cerveró é um perseguido político e o próprio filho conspirou contra ele ao gravar a conversa e entregar à justiça? Parece verossímil!

    1. Parece que parlamentar só

      Parece que parlamentar só pode ser preso depois de condenação criminal transitada em julgado. Prisão preventiva só em flagrante, por crime inafian,ável. Parece que é o caso desse senadorzinho aí. Espero que a essa hora todos já tenham ouvido a gravação do filho do Cerveró.

  22.  
    Seria ótimo que o áudio

     

    Seria ótimo que o áudio gravado pelo filho do Cerveró vazasse. Nesse áudio o Delcídio cita nominalmente os ministros GARANTISTAS do STF que estariam preparados para soltar os envolvido na Lava-Jato.

  23. Que lixão esse Delcídio hein?

    Que lixão esse Delcídio hein? Porém foi preso por ser do PT, óbvio. As provas estão aí, Zezé Pórrella, Cunha, Aócio, Eduardo Azeredo, etc, já fizeram coisa igual ou pior e continuam livres, ninguém manda prender os safados. 

  24. Miraram na codorna e

    Miraram na codorna e acertaram no cachorro.  Só assim êles atingiriam  o PSDB; em caso de dúbida sobre a filiação a filiação do Dilcidio, (a real e a  enrustida), é só consultar seu passado  e suas proesas parlamentares do presente..

  25. Porquê a “Justiça” só pratica o Rigor da Lei contra o PT?

    Aos Oposicionistas :  Todos os favores da Lei

    Será a prática do Direito Penal do Inimigo?

    Passou batido até pros comentaristas o fato da prisão do Bunlai basear em indícios, conforme a palavra do próprio Sérgio Moro. Ladinamente ele citou Lula (botou essda cortina de fumaça) pra gente ficar discutindo Lula e esquecer desse detalhe : Prisão imotivada. Pra prender uma pessoa antes de ouvi-la não pode ser prerrogativa para oprimir inimigo de consciência. O quê vocês acham que isso é?

  26. Os inimigosdo Brasil não querem tranquilidade pra Dilma Governár

    Toda vez que o Governo Dilma tem um alívio político a Lavajato entra em ação furiosamente.

  27. Já que não podem mudar o presente: Impeachment, estão querendo

    mudar o futuro: Mataram um potencial candidato a Governador por Mato Grosso do Sul , tão limpando a área.

    -Lula terá a vida  infernizada até 2018.

    -O Kaasab tá sendo minado pela Porca-mídia e pelo MP paulista. Temos que divulgar, pela internet ,as notícias boas de seu Governo e temos que desmascarar as mentiras e meias-verdades que a Porc-a-Mídia divulga atacando seu Governo

     

  28. MPF, PF, STF, Moro, procuradores ,PSDB, DEM, etc, etc

    Estão com medo de que ?

    Prendam imediatamente o Lula, não é esta a missão dos srs. ?

    Pq prorrogar tanto ? a rede Globo, suas revistas, a Editora Abril, Band e tantos outros já não “provaram” ser o ex presidente Luis Ignácio Lula da Silva a pior pessoa, o mais bandido e corrupto dos brasileiros desde o descobrimento do Brasil ?

    Masmorra nele e toda a sua família , de preferência em uma ilha no meio do oceano.

    Terminem logo sua missão, ou está incluído no pacote , acabar primeiro com o Brasil ?

    1. Boa, Lenita! Só que…

      …eles, as forças conservadoras, colonialista e coronelistas da Casa Grande, não querem prender o Lula, Lenita, querem fazê-lo “sangrar” lentamente para que não se eleja presidente em 2018. A anuência do nosso povo para isso está bem descrita por Jessé Souza na entrevista que deu ao nosso querido Nassif aqui:

      https://jornalggn.com.br/noticia/jesse-souza-o-desafio-de-desconstruir-os-interpretes-do-brasil

       

      1. Rest my case!
        Rest my case!

        Renato, para eu morder a língua: debate de gente grande, em continuidade ao iniciado pelos comentaristas no post do Jessé (NÃO me incluo em nenhum dos casos); estou contente de ver.

        Só não estou contente com o que essa situação prognostica.

        * Nós nos conhecemos? Teu nome não me é estranho? Você é do Rio?

        1. De São Paulo, Anna. 🙂
          E, se

          De São Paulo, Anna. 🙂

          E, se posso dar palpite, não morda sua língua muito forte não, que dói, rs…

          Agora, não sei se a situação tá tão ruim assim ou se apenas parece que está ruim porque agora a gente tá enxergando melhor… Acho que antes era tão feio quanto agora mas tava escondido. Que vc acha?

          1. antes a verdade
            Renato,
            a verdade – dura – é sempre melhor e quando revelada, declarada melhor ainda.
            Cifras, segredos, conluios e atitudes como a do Senador acabam resultando em muitas perdas e danos quando dadas a conhecer – destroem um ativo importante: a confiança – e podem ter impactos sobre inocentes, como vimos acontecer na Lava Jato por exemplo.
            Este fato vai nos jogar numa crise cujos desdobramentos imediatos, ainda que previsíveis, serão devastadores para o Governo, para o PT e confirmadas algumas análises, para outras lideranças importantes. E há ainda todo o desdobramento de médio prazo, com as revelações e delações futuras, prática ainda em franco uso.
            Há uma clara ameaça ao Projeto que eu abracei e em que votei e isso me preocupa.
            Não propugno pela impunidade ou pelo engano, acho muito bom que haja um sistema de consequência que se aplique a todos – respeitada a proporcionalidade da pena – do ladrão de margarina ao senador obstruindo uma investigação ou ao destruidor de reputações. Lamento, no entanto, que para a turma do andar de cima – políticos, empresários, agentes e servidores públicos – haja uma penalização absolutamente partidária, parcial, direcionada, desigual.
            Enxergo a todos – TODOS – como iguais: mesmo espaço, mesmo direito a voz, mesma liberdade e mesmos deveres e direitos.
            Pena minha visão ser atropelada pela ocupação e opressão em espaços que deveriam ser da cidadania mas estão ocupados por quem “manda”. Hoje temos nossos “meninos” num “ocuppy” escolas que me enche de esperança, mas tudo ainda muito pontual, e estão tomando borrachada da polícia…
            Alguém perguntou estes dias: quando o Brasil fará sua revolução, sua “primavera” ? Minha opinião: “sonho de uma noite de verão”; não permitirão.
            Longa, talvez secular, estrada pela frente para Arjuna.

          2. Anninha

            Como vc e outros, prefiro a verdade, por mais dura que possa ser. Apesar de tudo, ainda continuo com Lula/Dilma. Abração

             

      2. Renato

        Ouvi a entrevista do Jesse e nao entendi como não a tinha  visto, quando saiu. Felizmente temos amigos e estes são imprescindíveis! Muito obrigado e um grande abraço.

  29. A procuradora Janice Ascari

    A procuradora Janice Ascari postou no Twitter:

     13m13 minutes agoView translation

    Votaram pela confirmação da prisão de Delcidio: Teori Zavaski (relator), Cármen Lúcia, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Unânime

     

    Então fiz uma pergunta a ela:

     

     3m3 minutes agoView translation

    O considerou legal a prisão de Delcidio. É legal a liberdade de Eduardo “carne moída” Cunha e da esposinha dele ?

     

    Nenhuma resposta.

  30. BTG e Casamento: Ah, mas foi
    BTG e Casamento: Ah, mas foi para dar uma palestra ….

    http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2013/10/11/o-casamento-de-aecio-neves-e-a-lua-de-mel-com-o-btg-pactual-em-nova-iorque/

    http://m.oglobo.globo.com/brasil/aecio-neves-se-casa-com-gaucha-no-rio-de-janeiro-10318532

    “Depois do enlace, os noivos partiram para Nova York, com passagens aéreas pagas pelo banco BTG Pactual, que também reservou uma suíte para o casal, de segunda a quarta-feira, no exclusivo hotel Waldorf Astoria.”

  31. EXTRA! EXTRA! EXTRA!

    BLOG DO JUCA KFOURI

    O Suicídio de Delcídio

    O senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi dos mais ativos parlamentares por ocasião da primeira CPI da CBF, em 2000.

    De lá para cá, abastardou-se a ponto de ter recebido dinheiro de Ricardo Teixeira (R$ 100 mil em 2002) para suas campanhas políticas.

    Descobriu-se, então, que na CPI apenas antes ofereceu dificuldades para depois vender facilidades.

    Líder do governo no Senado, é o primeiro senador preso no exercício do cargo no Brasil.

      1. Leia seu link até o final. O
        Leia seu link até o final. O líder do governo é sim o Delcidio O Humberto é líder de bloco parlamentar de apoio ao governo. São coisas distintas.

    1. Reprodução, em cascata, de um

      Reprodução, em cascata, de um erro ou armação crasso/maligna, como sói acontecer na internet, em que as pessoas não lêem, lêem superficialmente, não analisam e não refletem sobre o que leram. Delcídio Amaral não é líder do governo. O portal da famiglia Marinho não errou, mas mentiu de forma proposital, para atingir diretamente a presidente Dilma. Desatento, Juca Kfouri propagou o ‘erro’ no blog dele. E agora, um leitor do GGN o retransmite aqui.

      Mas neste blog as armações não sobrevivem. O Renato Lazzari percebeu a manobra do G1 imediatamente e a denunciou.

      1. ‘O Renato Lazzari percebeu a

        ‘O Renato Lazzari percebeu a manobra do G1 imediatamente e a denunciou”

         

        E errou feio, é só seguir até o final o próprio link fornecido por ele para constatar que o Delcídio é relamente o líder do governo.

        1. Não muda muita coisa; leia a

          Não muda muita coisa; leia a postagem da Babi, para se inteirar melhor da atuação pretérita de Delcídio, quando integrava as hostes do PSDB. De petista ele só usa o nome; o DNA é tucano. Só não vê quem não quer. Como engenheiro, o cara é fera; mas como político nunca foi lá muito confiável.

          Apesar disso, mantenho minhas desconfianças sobre as razões que levaram à prisão do senador.

        2. Opa, tem razão, NRA, Delcídio

          Opa, tem razão, NRA, Delcídio é líder do PT no Senado e eu só li a primeira parte da página do Senado.

          Peço desculpas ao João de Paiva, ao Webster e a quem mais me leu, e agradeço ao NRA.

  32. Dúvidas que ficam.

    “….Teori disse a seus colegas que Esteves tinha cópias sigilosas dos depoimentos que Cerveró prestou aos procuradores para fazer o seu acordo de delação.”

    COMENTO 1:  Como teria estas cópias? vamos só correr atrás do Esteves? e quem vazou? Vamos continuar a proteger a banca?

    O ministro imputou também ao senador o crime de integrar organização criminosa.

    COMENTO 2:   Qual organização? O PT? O PCC? O PSDB do PT?

    Antes das gravações, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia pedido o arquivamento da investigação em torno de Delcídio por considerar que não havia provas contra o senador.

    COMENTO 3: Fica um recado de Teori para outras plagas: ” Posso mandar prender, MESMO SE JANOT ARQUIVOU!”

  33. Efeito Lava Jato: 30 obras paradas em todo o País
      Efeito Lava Jato: 30 obras paradas em todo o País            : Construções capitais para o desenvolvimento do país, como os trechos de transposição do Rio São Francisco, Ferrovia da Integração Oeste-Leste e Cinturão das Águas do Ceará, além de grandes projetos da Petrobras, caminham em ritmo lento por falta de crédito e redução da mão-de-obra; só no primeiro bimestre de 2015, foram fechadas mais de 35,5 mil vagas na construção civil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho; se contar desde setembro de 2014, quando as investigações da Lava Jato se intensificaram, número sobe para 241,5 mil; “O Brasil está parado. As obras não avançam”, afirma o presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid; na indústria naval, os estaleiros já demitiram cerca de 28 mil; o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, pretende multar as empresas, já combalidas, em R$ 4,5 bilhões 22 de Março de 2015 às 10:24 247 – A operação Lava Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro, já afeta 30 grandes obras em todo o país. Segundo um levantamento feito pelo ‘Estado de S. Paulo’; construções capitais para o desenvolvimento do país, como os trechos de transposição do Rio São Francisco, Ferrovia da Integração Oeste-Leste e Cinturão das Águas do Ceará, além de grandes projetos da Petrobras, caminham em ritmo lento por falta de crédito e redução da mão-de-obra.Só no primeiro bimestre de 2015, foram fechadas mais de 35,5 mil vagas na construção civil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho; se contar desde setembro de 2014, quando as investigações da Lava Jato se intensificaram, número sobe para 241,5 mil; “O Brasil está parado. As obras não avançam”, afirma o presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid.Na indústria naval, o estrago também é grande. Desde o início do ano passado, os estaleiros já demitiram cerca de 28 mil trabalhadores. Incluindo o setor de máquinas e equipamentos, o número de desempregados já supera os 34 mil. A situação é agravada pelo endividamento da Sete Brasil, criada para fornecer 29 sondas para a Petrobras. Citada no esquema, ela acumula dívidas com estaleiros de mais de R$ 900 milhões, e aguarda desde o ano passado um financiamento de R$ 21 bilhões já acordado pelo BNDES. O cenario pode se complicar ainda mais porque o Ministério Público quer tornar essas empresas inidôneas, o que afastaria a possibilidade de novos contratos públicos. Além disso, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, pretende multar as empresas, já combalidas, em R$ 4,5 bilhões (leia aqui).

     

    1. Pouco importa aos operadores

      Pouco importa aos operadores da Lava Jato se o desemprego cresce no país. Existe segurança jurídica para que as empresas façam investimento no Brasil? Muitos empresários estão se retraindo em participar de licitações de obras públicas por receio de verem suas empresas envolvidas em escândalos de corrupção, até porque, basta que algum delator do serviço público preso numa dessas operações cite alguma empresa para que se torne verdade absoluta.  

      1. terra arrasada
        Webster, terra arrasada! Mas as multi estão intactas e resguardadas. O mercado está paralisado. Até Serviços, que costuma ser menos afetado, está à míngua. Grandes, antes, e agora os médios e pequenos projetos, natimortos ou abortados. Projetos de Capacitação, preparação para o futuro, também.

        1. Aqui se paraliza as empresas

          Aqui se paraliza as empresas por atividades irresponsaveis ou corruptas de alguns gestores, Anna Dutra. A Siemens, Alstom e  Bombardier jamais paralizaram suas atividades por atos de corrupção de seus gestores. Uma coisa é o devido processo legal contra seus gestores, outra são as atividades da empresa que emprega milhões de pessoas pelo planeta. 

      1. A economia Alemã paralizou

        A economia Alemã paralizou por corrupção da Siemens? A do Canadá paralizou por corrupção da Bombardier? A da França por corrupção da Alstom? A dos EUA por corrupção das empresas petrolíferas e de armamentos? 

        1. A corrupção na Alemanha,

          A corrupção na Alemanha, França, Canadá, EUA não é endêmica dentro dos seus governos, não tem senador a mando do governo melando investigação do judiciário.

          Aqui não se compra um prego sem que o PT leve o dele.

           

           

          1. Nos Eua e outros, tem

            Nos Eua e outros, tem presidentes e ex-presidentes defendendo os interesses de suas empresas nacionais. Procure conhecer quem são os verdadeiros donos da Huliburton. Ainda se lembra de George Bush e Dick Cheney? Corrupção existe em todos os países e em todas as épocas. 

  34. Parte do golpe

     

    Um tucano enrustido? Um quinta coluna do PSDB dentro da bancada do PT?

     

     

    No início da carreira como engenheiro, Delcídio foi diretor da Shell na Holanda. De 1999 a 2001, no governo Fernando Henrique Cardoso, por indicação do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), ele ocupou o cargo de diretor de Energia e Gás da Petrobras . Foi bem na época em que os tucanos pretendiam transformar a Petrobras em PetroBrax.

    O fato é que:

    1) Delcídio Amaral foi filiado ao PSDB. Chegou a gabar-se de sua ficha de inscrição ter sido abonada pelo então todo poderoso Sérgio Mota, ex-ministro das Comunicações do FHC.

    2) Ele foi filiado ao PSDB de 1998 a 2000 inteiro, informou-nos a assessoria do senador, e parte de 2001.

    3) Em outubro de 2001, ele deixou a diretoria de Energia e Gás da Petrobras para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Habitação . E filiou-se ao PT.

    4) Em 2005, circulou a informação de que Delcídio sairia do PT e iria para o PSDB:

    A decisão teria sido tomada após reunião com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), no fim de semana. Pela estratégia traçada até o momento, Delcídio deverá ser candidato ao governo do Estado pelo PSDB em uma aliança com o PFL. A notícia sobre a mudança ainda não foi confirmada pelo senador que, segundo sua assessoria, deverá falar sobre a decisão até o fim desta semana.

    5) Delcídio, no entanto, ficou no PT, onde está desde o final de 2001.

    7) Curiosamente, é só o que consta na sua biografia. Delcídio omite no seu site, assim como na Wikipedia, o seu passado de  filiado ao PSDB.

    De qualquer forma, esta repórter foi atrás do pronunciamento feito pelo senador Delcídio Amaral em 10 de junho. Ele confirma a denúncia do leitor Francisco de Assis. Reproduzo abaixo alguns trechos da nota taquigráfica (na íntegra, ao final) publicada no portal do Senado:

    Com relação ao requerimento do Senador Serra, eu quero aqui dizer o seguinte: existem divergências no que diz respeito à Petrobras atuar como operadora exclusiva e ter 30%. Eu vou ser muito sincero, Presidente. Eu sou Líder do Governo, mas, como Senador da República e como engenheiro, eu vou confessar a V. Exª que esses 30% apareceram faltando uma semana, ou dez dias, para encaminhamento do projeto da partilha. Nem na Petrobras há consenso com relação ao operador exclusivo, e acho – mas esta é uma opinião pessoal como Senador, e não como Líder do Governo – fundamental a gente debater.

    Pergunto a V. Exª, Sr. Presidente: quando a Petrobras está revisando o seu plano de negócios, quando o dinheiro está curto, quando a Petrobras está fazendo ajustes internos importantes, se vier um leilão, a Petrobras vai ter que entrar com 30% em todos os leilões? Será que nos blocos que vão ser leiloados, a Petrobras tem um interesse tão importante quanto outras petroleiras?

    E, Sr. Presidente, quero aqui registrar: operador exclusivo de campo – eu sei que Senadores e Senadoras aqui conhecem bem isto, mas não custa lembrar – faz a exploração, ele detém a tecnologia, ele contrata a engenharia, ele faz o procurement de equipamentos, ele contrata os equipamentos, ele faz o construction – por isso que é EPC, ele faz a construção – e ele opera, produz, explora.

    Eu pergunto a V. Exª: outras grandes petroleiras do mundo, Shell, Chevron, Exxon – e eu acho que o Brasil precisa ter parceiros aqui para fazer frente aos desafios do pré-sal –, V. Exª acha que empresas como essas vão querer entrar atuando como investidores passivos e deixando a operação exclusiva com a Petrobras?

    Eu acho muito pouco provável isso, e quem sai prejudicado é o País, porque nós precisamos, mais do que nunca, de empresas que detêm tecnologia para nos ajudar na exploração e na produção do pré-sal.

    “É um absurdo, uma afronta, que o senador líder do governo venha a público a defender em público a perda de soberania energética do Brasil”, condena João Antônio de Moraes, diretor de Relações Internacionais da Federação Única dos Petroleiros (FUP). “A retirada da Petrobras como operadora única desfigura o regime de partilha.”

    “Mais importante que o mercado e o petróleo que temos é o conhecimento que, através da Petrobras, o Brasil detém”, prossegue Moraes. “Se a Petrobras não for a única operadora, nós estaremos abrindo mão desse conhecimento para petrolíferas estrangeiras e da soberania energética.”

    Outra questão crucial em jogo é o conteúdo local, que as petroleiras estrangeiras não têm cumprido. Mesmo assim, os tucanos são contra a obrigatoriedade do conteúdo local.

    “Não tem nenhum navio ou plataforma encomendados por empresas estrangeiras no Brasil”, denuncia Moraes. “Só tem da Petrobras. Isso só reforça a importância da Petrobras como exploradora única do pré-sal. Se deixar com as outras petroleiras, elas não vão encomendar aqui. E não cumprindo o conteúdo local, elas não vão desenvolver o Brasil.”

    – No seu pronunciamento, o senador diz que ‘nós precisamos, mais do que nunca, de empresas que detêm tecnologia para nos ajudar na exploração e na produção do pré-sal’.

    Moraes rebate: “Não tem empresa nenhuma no mundo em condições de produzir no pré-sal como a Petrobras. Isso é consenso mundial. As outras empresas querem entrar justamente para aprender com a Petrobras”.

    Aqui, é sempre bom lembrar o caso da Argentina, para não seguirmos o mau exemplo.

    A Argentina transferiu os ativos e o conhecimento detido pela sua petrolífera estatal, a  YPF, principalmente para a espanhola Repson, que fez exploração predatória das reservas do país. Hoje, o nosso vizinho é obrigado a importar petróleo e tem um problema energético muito grave por conta da abertura paras empresas estrangeiras.

    “Essa fala do senador é mais uma afronta, pois não considera o problema que está sendo para o nosso vizinho a transferência do controle da produção para uma estrangeira”,  enfatiza Moraes. “Se quisermos o pré-sal como promotor do desenvolvimento nacional, o regime tem de ser o de partilha e a Petrobras como única empresa na exploração do petróleo.”

    Ou seja, apesar de no PT, o DNA do senador Delcídio Amaral é tucano. Pior é que de vez em quando ele “aflora”, como observou o nosso leitor Francisco de Assis, e dá bicadas no PT para regozijo da tucanada.

    Foi o que fez na última quarta-feira, 10 de junho, no plenário do Senado, quando engrossou o coro de Serra e demais oposicionistas, embora seja líder do governo de Dilma.

    “Candidamente”, Delcídio disse: “Esta é uma opinião pessoal como Senador, não como líder do governo”.

    Primeiro: Com um líder de governo como ele, para que a presidenta Dilma precisa de oposição?

    Segundo: “Como senador”, sim. Tucano e não petista.

    Em abril deste ano,   a revista de Joyce Pascowitch publicou uma nota dizendo que o senador Delcídio está “insatisfeito no PT” e que “teria tido conversas políticas recentes em São Paulo com Fernando Henrique Cardoso”.

    Será que o pronunciamento no Senado sobre o pré-sal seria um sinal de que ele estaria regressando ao velho ninho?

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/dna-tucano-do-petista-delcidio-amaral-fala-mais-alto-sobre-o-pre-sal-uma-afronta-representa-perda-da-soberania-energetica-do-brasil-denuncia-petroleiro.html

    1. Qualquer petista que clamasse

      Qualquer petista que clamasse influencia sobre Renan, Cunha, gilmar mentes, Teori, e outros dois supremos que eu esqueci seria ridicularizado ate o fim dos tempos.

  35. Renan defende que Delcídio seja solto em sessão com voto fechado

    Caaalllma, petistas. Tudo vai se resolver:

     

    Renan Calheiros declarou a um grupo de 20 senadores reunidos há pouco na Vice-Presidência do Senado que quer voto fechado na sessão que analisará se Delcídio Amaral continua ou não preso.

    Alegou que o regimento interno do Senado determina voto fechado.

    E, apelando para o corporativismo dos senadores, exortou todos a votarem para que Delcídio seja solto, por “não haver a flagrância no suposto crime cometido”.

    http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/renan-defende-que-delcidio-seja-solto-em-sessao-com-voto-fechado.html

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador