PF prende presidente da Codesp, administradora do Porto de Santos

Operação Tritão apura suspeitas de fraude em licitação e corrupção em contratos na Companhia Docas do Estado de São Paulo
 
 
Jornal GGN – O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Botelho Oliva, foi preso em sua residência no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (31) pela Polícia Federal. Os agentes cumpriram mandados de prisão de outras seis pessoas e 20 de busca e apreensão no Rio, São Paulo, Ceará e Brasília.
 
A ação faz parte da Operação Tritão para apurar suspeitas de fraude em licitação e corrupção em contratos da Codesp. A estatal é vinculada ao Ministério dos Transportes, administradora do Porto de Santos, o maior do país. 
 
A investigação aponta para um grupo que atuava em processos licitatórios das áreas de tecnologia da informação, drenagem e consultoria. Um vídeo postado na internet em setembro de 2016, com um assessor da presidência da Codesp confessando os delitos, motivou a investigação resultando na abertura de um inquérito em novembro de 2017.
 
Os contratos sob investigação somam mais de R$ 37 milhões e envolvem agentes públicos ligados à estatal e empresários para a contratação de serviços e equipamentos desnecessários. 
 
A Polícia Federal também investiga a suspeita de ligação do presidente Michel Temer que, em troca de propinas no Porto de Santos, teria usado sua influência política na Codesp, como indicação para os cargos da diretoria. 
 
Em março de 2001, Temer teve que se defender na tribuna da Câmara dos Deputados sobre as acusações de receber 50% das propinas pagar por empresas que atuavam no Porto de Santos feita pela estudante de psicologia e ex-companheira de Marcelo de Azeredo (indicado pelo emedebista para presidir a companhia), Érika Santos. 
 
*Com informações da Agência Brasil e do DCM
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. EU QUERO A MINHA PARTE

    A CODESP é uma Empresa Estatal. Ou seja do Povo Brasileiro. O Porto de Santos é Estatal. A CODESP tem Lucros Anuais na faixa de 200 Milhões de Reais (R$ 200.000.000,00) sobre um Faturamento de quase 10 Bilhões de Reais. Por que EU não posso ter parte nisto? Constituvionalmente não SOU o Dono? Não é o Time de Futebol? Na maioria da 1.a Divisão Brasileira tem Faturamentos de cerca de 600 Milhões de Reais Anuais. E estão sempre quebrados. Geralmente devendo para o Governo Brasileiro que nunca os cobram. Mas cobram o IR sobre o Assalariado que ganha pouco mais de 1.500 Reais por mês. Mas os Dirigentes destes Clubes estão a cada ano mais ricos. Não é também o Poder Público Brasileiro? Então este País não é mutio simples e de muito fácil explicação? E muito fácil solução?!! Não é a mesma coisa, se EU fosse DONO da Petrobrás? Ou da Eletrobrás? Ou da Telebrás? Ou da Vale do Rio Doce? Ou da EMBRAER? Ou da CSN? Faturamentos na casa de 1 Trilhão de Dólares com Lucro estimado em mais de 300 Bilhões de Dólares. Só nas Empresas Estatais, privatizadas ou não. E não me venha com o papo que posso comprar algumas Ações na Bolsa de Valores de SP (que aliás não negocia o “filet mignon” das Ações, que são negociadas em NY / EUA. Por que o Brasileiro (cerca de 200 milhõs de Cidadãos, só recebem de Salários menos de 4;500 Reais, que o Judiciário recebe de Auxílio-Moradia) EU quero o ‘CREMÈ DE LA CRÈME’ das AÇÕES das Estatais Brasileiras, que Legalmente e Constitucionalmente já são NOSSAS. O problema do Brasil e dos Brasileiros não é a POBREZA? O Brasil continua de muito fácil explicação.(P.S. Assim, mesmo sendo muito importante eu não precisaria de Bolsa Família. Muito melhor os Rendimentos recebidos como Acionistas. EU quero minha parte nas Privatizações como das Extraordinariamente Lucrativas Rodovias Privatizadas, principalmente em SP) 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador