Por unanimidade, CRM de Minas absolveu médicos acusados de venda de órgãos

Do UOL

CRM absolve médicos condenados por venda de órgãos

Carlos Eduardo Cherem
Do UOL, em Belo Horizonte

14/02/201419h17

Os médicos Cláudio Rogério Carneiro Fernandes e Celso Roberto Frasson Scafi, condenados pela Justiça e presos semana passada em Poços de Caldas (460 Km de Belo Horizonte) pela retirada de órgãos do garoto Paulo Pavesi, 10, ainda vivo, foram absolvidos, junto com mais quatro médicos, no processo administrativo a que respondiam no CRM-MG (Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais) pela mesma acusação. Os órgãos do menino teriam sido vendidos.

A decisão foi unânime entre os 42 conselheiros que, em plenária em 24 de janeiro, absolveram os profissionais. A Justiça pediu a cassação dos registros profissionais desses médicos para que não pudessem exercer a profissão, pois foram condenados pela Justiça. Com a decisão, eles poderão continuar a exercer a profissão.

Além de Fernandes e Scafi, foram absolvidos pelo conselho os médicos Félix Herman Gamarra Alcântara, Alexandre Crispino Zincone, Gérsio Zincone.

Além da condenação pela morte do garoto de dez anos, esses médicos foram condenados em janeiro deste ano pela morte e retirada de órgãos para a venda do pedreiro José Domingos de Carvalho.

De acordo com o CRM-MG, foi elaborado um relatório amplo após análise detalhada da denúncia, dos prontuários e depoimentos de testemunhas. Os 42 conselheiros votaram pela absolvição, porque não se constatou que os profissionais infringiram o código de ética.

“Foi entendido que nos autos não havia prova alguma de irregularidade. O juiz se baseia no Código Penal, mas o CRM decide na esfera administrativa, com base no código de ética.”

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É estarrecedor, os setores da

    É estarrecedor, os setores da classe médica que tem vergonha na cara e se preocupam com a ética e a imagem pública de sua profissão precisam se organizar e  vir a público repudiar as atitudes de seus conselhos, eles se tornaram antros de vilania e corporativismo irresponsável levado as últimas consequências

  2. Lobby barra-pesada

    Gão,

    Matéria e tanta , esta aque você traz. Deixa à vista de toda a sociedade o nível de corporativismo exercido pela classe médica.

    Os órgãos do menino foram vendidos por intermédio de quem, qual foi o valor arrecadado, como foi a divisão do $$$? Como, diferentemente destes médicos de MG, não estamos em 1600,  é de se esperar a reação da Justiça diante de tal barbaridade. Vamos aguardar

    Um abraço

    1. Não vamos ver muitos detalhes publicados por aí, motivo:

      Aécio Carlos Mosconi(PSDB-MG)

      http://www.viomundo.com.br/denuncias/leandro-fortes-tucano-carlos-mosconi-um-feliciano-piorado-na-assembleia-mineira.html

       

         Médico de formação, Mosconi é idealizador da MG Sul Transplantes, ONG que servia de central clandestina de receptação e distribuição de órgãos humanos… Mosconi chegou a encomendar um rim para o amigo de um prefeito da cidade mineira de Campanha.

      …O menino foi atendido pelo médico Alvaro Ianhez, coordenador do setor de transplantes do hospital e, soube-se depois, chefe da central clandestina de tráfico de órgãos. Ianhez é amigo particular do deputado Mosconi, responsável por sua nomeação no hospital.

      avesi pai foi obrigado a pedir asilo na Itália, depois de ser ameaçado de morte por diversas vezes em Minas Gerais….

      Em 24 de abril de 2002, Carlos Henrique Marcondes, administrador da Santa Casa, foi assassinado no dia exato de seu depoimento no Ministério Público sobre a atuação da máfia dos transplantes lotada no hospital. Ele tinha gravado todas as conversas com os médicos envolvidos no tráfico de órgãos e pretendia entregar as fitas às autoridades.

      Mais ainda: a arma usada e colocada na mão da vítima desapareceu no fórum de Poços de Caldas…o corpo do administrador foi recebido por dois médicos do hospital. Um deles, João Alberto Brandão, foi condenado em fevereiro. O outro, Félix Gamarra, chegou a ser indiciado,…

      A dupla raspou e enfaixou a mão direita de Marcondes, supostamente usada para apertar o gatilho, de modo a invibializar o exame de digitais e presença de resíduos de pólvora. E o advogado da Santa Casa, o também ex-PM Sérgio Roberto Lopes, providenciou a lavagem do carro.

      O nome de Mosconi apareceu na trama em 2004, durante a CPI do Tráfico de Órgãos.

      http://www.cartacapital.com.br/politica/um-feliciano-piorado-na-assembleia-mineira

       

      Mosconi e Aécio defendem ações concretas para a saúde

      http://www.carlosmosconi.com.br/noticia/661/mosconi-e-aecio-defendem-acoes-concretas-para-a-saude

      Eleito presidente do PSDB, Aécio  enaltece trabalho político de Mosconi

      http://www.afolharegional.com/index.php?option=com_content&view=article&id=6198:2013-05-20-20-01-01&catid=45:padrao&Itemid=74

      “É possível termos avanços na saúde e eles passam por aquilo que o PSDB defende. Vi aqui o companheiro Carlos Mosconi, que teve a responsabilidade, ao lado de José Serra, de consolidar e implementar o SUS “

      1. Gão, não param de surgir

        Gão, não param de surgir dessas notícias da ditadura do Aócioquistão. Cuidado você, se até o jornalista Carone prenderam numa masmorra, ficamos com medo.

  3. “João Felipe Eiras Santana

    “João Felipe Eiras Santana Bichara, 6, foi encontrado morto (…) A manicure Suzana do Carmo de Oliveira Figueiredo confessou ter matado o garoto(…)

    Além da condenação pela morte do garoto de dez anos”:

    Alguem confessa assassinato de um garoto de duas idades e os medicos foram condenados pela morte???

    Chamando redator, urgente!

  4. Código de Ética???????????

    Este é um dos maiores absurdos dos últimos tempos….

    Estes 42 conselheiros resumem bem o conceito de “ÉTICA” para a corporação médica…

    resume-se assim: Que se dane o mundo que eu não me chamo Raimundo

     

    Se estes médicos constarem do meu plano de saúde saio dele agora mesmo….

     

    Cadê o nome dos 42 conselheiros?????????????

    1. Alguma ÉTICA eles devem ter.

      Alguma ÉTICA eles devem ter. Por exemplo, de quem podem de quem não podem retirar os órgãos, deve constar interdições ao tratamento; normalizações sobre os preços de mercado na economia informal; sobre a justa divisão do produto do trabalho coletivo; sobre sigilos da profissão. Creio que eles tenham entre si códigos éticos para o bom funcionamento da organização.

  5. Que raio de código de ética é esse…

    … que considera normal médicos assassinarem pessoas para traficar órgãos? Notem que já foram julgados e condenados pela Justiça.

    Esse CRM-MG é o fim da picada. Lembrem-se que foi seu presidente que orientou os médicos mineiros a não socorrerem os pacientes vitimados por algum erro dos médicos cubanos:

    CRM de Minas diz que vai orientar médicos a não socorrerem erros de cubanos

    Do UOL, em São Paulo

    23/08/201314p3 > Atualizada 26/08/201316p9 

    O presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), João Batista Gomes Soares, declarou à imprensa nesta sexta-feira (23) que pretende denunciar os médicos cubanos por exercício ilegal da profissão. Ele chegou a dar uma declaração que gerou polêmica: “Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos”, disse o médico ao Estado de Minas.

    Ele tem noção de que sua frase repercutiu bastante, mas que não tem nenhum receio ou arrependimento da declaração: “O papel do CRM é fiscalizar a medicina, não fazer politicagem para que prefeitos sejam eleitos”, disse ao UOL.

    Também esclarece que sua frase serve para médicos estrangeiros em geral, e não só para os que vierem de Cuba. “Foquei nos cubanos porque serão 4.000. Eu não vou pegar um médico estrangeiro e orientá-lo. Minha obrigação é com paciente. E se o prontuário estiver com erros, por exemplo? Também não vou entrar em cirurgia com eles. Não vou ser preceptor de médicos estrangeiros”.

    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/08/23/nao-serei-preceptor-de-medico-estrangeiro-diz-presidente-do-crm-de-minas.htm

      1. E c/ a revista VEJA em suas

        E c/ a revista VEJA em suas salas de espera. Pena que o cappo foi escondido no processo. E ainda reclamam que o Padilha os está denegrindo. Precisa da ajuda do Padilha?

    1. Repare na construção da frase

      “Vou orientar MEUS médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos”, disse o médico ao Estado de Minas.

      O QUE ELE ACHA QUE É?Um presidente de uma associação de profissionais não é dono dos filiados. Porque ele falou então  “MEUS MÉDICOS”?? A própria escolha das palavras revela o quanto de autoritário e nazista este senhor tem. Afinal ele é um feitor de escravos?? Ele pode dentro de sua competência assumir os filiados da entidade como uma propriedade particular sua??? Fiquem atentos. Nas escolha das palavras a gente consegue perceber a real inteção de quem fala, mesmo que aprentemente ele esteja dizendo outra coisa.

      1. Ele é o capo

        Acho até que ele está certo. Admite que esses são os médicos dele, não da comunidade, ele é o chefão, é o capo se assumindo publicamente. Ato falho, que, se tivéssemos Justiça poderia pegá-lo.

    2. Ainda bem que boicotaram o

      Ainda bem que boicotaram o programa Mais Médicos, já pensou esses médicos nas comunidades carentes ? Resolviam o problema logo, exterminando toda comunidade, e ainda se enriquecendo mais ainda. Felizmente, não tiveram essa ideia.

  6. Quanta hipocrisia. Alguém

    Quanta hipocrisia. Alguém aqui é médico ou tem acesso concreto aos laudos ou evidências do ato para questionar racionalmente a decisão do crm? 

    1. Hipocrisia?
      Eles foram

      Hipocrisia?

      Eles foram condenados pela justiça, você acha que a nossa justiça tal qual a conhecemos iria condenar médicos da nossa inimputável casa grande sem provas irrefutáveis?

    2. Não entendi qual seria a

      Não entendi qual seria a dúvida que demandaria tanta expertise no caso, consta que Os médicos … condenados pela Justiça e presos … pela retirada de órgãos do garoto Paulo Pavesi, 10, ainda vivo. Sr Allegro, há alguma orientação na Medicina oficial que recomende esse tratamento aos pacientes ?

  7. Talvez se eu fosse uma médica

    Talvez se eu fosse uma médica cubana também quisesse ir embora daqui horrorizada. Uma máfia das mais horripilantes que tem a perseguir-me, é apavorante mesmo. Talvez nunca tenham visto coisa minimamente parecida na vida. É o fim da picada. Isso precisa ser muito divulgado. Que falta faz uma midia. Como podemos escancarar esse tipo de atrocidades ?  E deve ter muitos assassinatos por ai com esses objetivos: de extrair, roubar e comercializar órgãos, tudo tem que ser feito por médicos, desde o roubo. Daquela senhora em São Paulo, primeiro disseram que tinham-lhe cortado a pele do rosto todo cirurgicamente, depois vieram dizendo que não, que cachorros deveriam tê-lo comido, vejam que absurdo, cachorros nem tem esse hábito, e no lugar em que foi achada nem tinha cachorros. Depois, o menino, que disseram ter se suicidado, aparececeu com todos dentes extraídos pelas raizes, como o suicida iria se autoextrair os dentes todos pelas raizes ? Não acharam nem cacos de dentes pelo chão. E quando são pegos, ainda são absolvidos pelos 42 mafiosos. Será que os médicos de verdade não veem isso ? Não se indignam ?

    Obs.: transportei para cá o mesmo comentário que já tinha feito no Fora de Pauta. Sugiro a Nassif e equipe que, ao elevar um item ao Post do dia leve também os comentários feitos na situação anterior.

  8. erro

    “João Felipe Eiras Santana Bichara, 6, foi encontrado morto dentro de uma mala pela polícia no dia 25 de março de 2013, em Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Ele sumiu por volta das 14p0, após ser levado da escola onde estudava. A manicure Suzana do Carmo de Oliveira Figueiredo, 22, amiga da mãe de João Felipe, confessou ter matado o garoto Leia mais Reprodução/Facebook”

    Alguém misturou  textos durante o copia-e-cola.

  9. Mas foi unanimidade! Bando de

    Mas foi unanimidade! Bando de loucos ruins estes militantes merecem eh viver na coreia. Dao palpites ideologicos em assuntos que nao entendem, fazem mil vezes que a imprensa q tanto resmungam, e muito piores que o presidente do stf. Dah nojo.

    1. Seu comentário é repugnante e

      Seu comentário é repugnante e nem deveria ser publicado, pois demonstra completa ignorância sobre o caso e ainda faz coro junto a um Conselho Regional de Medicina abjeto, e extremamente suspeito

    2. Não entendemos mesmo, explique sua teoria

      O sr insinua poder haver um tratamento médico que _ submeta um paciente a extração de um órgão inteiro, vital, sem posterior reposição _ mas sim, o implante do órgão extraído em outra pessoa. É isso ? Defenda sua teoria, demonstrando a melhora da saúde do paciente doador involuntário.

  10. Entre esses médicos

    Entre esses médicos condenados deveria estar, também, o  médico e Deputado pelo PSDB, Carlos Mosconi. E, é bom que se diga que todos eles são do PSDB mineiro. Todos são contra o Programa Mais Médicos e eleitores do Aócio, o que explica a absolvição por parte desse colegiado. As coisas funcionam assim onde, outrora, era o Estado de Minas Gerais e hoje está instalada a República Anti Democrática do Aocioquistão do Norte (a do sul é SP). 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador