Nova ação contra Haddad é operação boca-de-urna e promotor será denunciado, avisa PT

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

 
Jornal GGN – O PT decidiu não titubear diante da nova investida do Ministério Público de São Paulo contra o ex-prefeito Fernando Haddad, candidato a vice-presidente da República e principal nome cotado para substituir Lula na cabeça da chapa majoritária, caso o ex-presidente seja inabilitado para disputar a eleição de 2018 pelo Tribunal Superior Eleitoral.
 
Nesta terça (28), o Estadão anunciou na capa que Haddad é alvo de uma ação por improbidade na qual o promotor Wilson Tafner alega enriquecimento ilícito e favorecimento à UTC do delator Ricardo Pessoa. Em nota divulgada na tarde de hoje, o partido de Haddad tratou a denúncia como uma espécie de operação boca-de-urna, afirmando que o promotor age pautado por interesses políticos e partidários para desgastar a candidatura de Haddad. Por conta disso, o PT promete denunciar Tafner ao Conselho Nacional do Ministério Público.
 
Na visão do PT, a denúncia é falsa e foi utilizada como “método” para levar ao poder aqueles que não têm voto. “Já esperávamos por esse tipo de manobra, principalmente depois das últimas pesquisas que mostram a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno”, admite o partido, que afirma que a peça do MPSP é “complemento do golpe contra o povo brasileiro.”
 
Segundo reportagem do Estadão, o promotor reciclou uma ação que tramita contra Haddad e outros réus em tribunal eleitoral por suposto caixa 2 da UTC. A empresa afirmou em delação que teria pagado despesas remanescentes da campanha do ex-prefeito junto a uma gráfica. O dono da gráfica, na ação eleitoral, assumiu o recebimento de recursos, mas disse que o material que gerou a despesa não tem qualquer relação com a campanha de Haddad.
 
Tafner, de acordo com o jornal, reuniu os delatores da UTC neste mês e construiu um enredo no qual Haddad não só tem conhecimento do pagamento da empresa à gráfica, em favorecimento ao PT, como teria beneficiado a UTC com contratos junto à Prefeitura. A assessoria do ex-prefeito rechaça essa versão. A denúncia foi apresentada à Justiça na segunda (27).
 
Leia, abaixo, a nota completa do PT.
 
Incapazes de convencer pelas propostas e de vencer através do voto, os adversários da chapa Lula-Haddad e do povo brasileiro apelam mais uma vez para o tapetão judicial, com acusações sem provas para fazer escândalo na mídia.
 
O último ataque do Ministério Público de São Paulo ao vice Fernando Haddad é mais uma prova de que setores da instituição são politicamente comprometidos com o PSDB, partido que sustenta o governo golpista de Temer e que vem de quatro derrotas seguidas nas urnas.
 
A denúncia apresentada ontem (27) contra o ex-prefeito é tão falsa, irresponsável e facciosa quanto as que foram apresentadas por outros membros do MPSP contra o presidente Lula – e que mesmo provocando uma onda de publicidade negativa acabaram rejeitadas pela Justiça.
 
Além de defender a inocência do nosso candidato a vice-presidente, falsamente acusado em plena campanha eleitoral, o Partido dos Trabalhadores vai apresentar mais uma representação ao Conselho Nacional do Ministério Público para responsabilizar a ação partidária e política de membro do MPSP.
 
Este é o método dos que pretendem chegar ao poder sem ter voto: manipular setores dos sistema judicial, com a cumplicidade da imprensa, para tentar impedir que os candidatos do povo se apresentem nas eleições. Já esperávamos por esse tipo de manobra, principalmente depois das últimas pesquisas que mostram a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno.
 
Não bastaram a prisão injusta do Lula, a exclusão de debates e do noticiário, o rol de julgamentos e medidas de exceção contra Lula para tentar tirá-lo das eleições.
 
A ação do MPSP é complemento do golpe contra o povo brasileiro. Querem privá-lo dos meios democráticos para mudar a situação. Querem perpetuar o desemprego e a perda de direitos, querem elevar ao máximo os lucros extraordinários e os privilégios. Querem roubar a esperança do povo.
 
Contra toda fraude judicial, contra a mentira da imprensa golpista, contra a retirada dos direitos, nosso povo reage bravamente e declara voto em Lula e Haddad em escala crescente que assombra os poderosos.
 
Está chegando a hora da virada!
 
Lutamos sempre em condições duras e desfavoráveis, como é a luta do povo contra o sistema de poder dos ricos. Quanto maior o desespero dos poderosos, maior a certeza que estamos no caminho da Justiça e da democracia.
 
Venceremos!
 
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores
 
São Paulo, 28 de agosto de 2018
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A democracia está sendo
    A democracia está sendo atacada por golpista do poder judiciário e afins.

    A legislação precisa evoluir pra não permitir denuncias casuísticas, oportunistas e/ ou persecutórias, vindas de onde vierem, em véspera de eleição e dirigidas a QQ agremiação política.

    Estes servidores (juizes, policiais ou promotores) em verdade, deveriam ser apenados por terem demorado tanto pra apresentar a denuncia.

    1. Na verdade o Brasil deveria

      Na verdade o Brasil deveria ter prisão e enforcamento em massa desses “promotores” e “juízes” que agem como criminosos ao invés de agentes da lei. Eu só vejo “justiças” corrompidas dessa forma na África e em países que vivem em guerra como Somália e Uganda.

      1. Resposta ao Somebody

        Caro,

         

        Meu respeito aos países da África, mas com muito pesar vejo a que ponto chegamos. Lamentável tudo isso.

        A questão é uma só: Ou o campo progressista vence as eleições ou estaremos nas trevas completa.

        Quem viver, verá

         

      2. Porque os EUA sao um país tao limpo, né?

        Guantanamo, Patrioct Act, intervençoes em outros países (inclusive nessa estratégia de usar o poder judiciário), crianças em jaulas, etc., nao sao nada, bobagens… Vá te catar, gringo.

        1. Agente provocador

          Esse sujeito é um agente provocador, sempre sugerindo que nós deveríamos matar, enforcar, nossos adversários políticos.

          1. Concordo Ele tá sempre fazendo esse papel

            E sobretudo nos falando com um tom de quem é superior, sabe mais que nós; tom de colonizador falando com índios. É um idiota.

          2. É verdade.

            Sempre dando ordens a nós tupiniquins.

            E já o chamei de agente provocador mais de uma vez; ele não só não me enforcou, como sequer respondeu. Ou seja, é uma fera para dizer o que nós deveríamos fazer com juizecos e procuritibas – mas é mansíssimo quando se trata de defender a própria honra…

  2. o PT

    não tem culhões. fica soltando notinhas inuteis 

    Tem que responder na mesma medida da guerra que estes golpistas canalhas fazem

    Convoque uma coletiva com os orgãos de imprensa internacional, dando os nomes dos promotores (psdb/sp) dos nomes dos proprietários do estadinho, da globo e dizendo claramente que em 01.01.19  um tribunal popular irá julgar estes crapulas por crime de traição

    Esses traidores da patria não tem nenhum medo

    o pt tem que colocar o facão no pescoço destes golpistas

  3. Não basta queixar-se aos

    Não basta queixar-se aos pares do Promotor Público denunciante,MAS vai bem uma representação para instauração de Inquérito Policial ou apresentação -desde logo – de uma queixa-crime. 

    1. Então…

      É isso que me pergunto.

      Quando o PT reclama junto ao CNJ sabemos que esta reclamação junto aos pares do Procurador não vai dar em nada. Não seria possível um proceso contra o “homem” por detrás do cargo?

      Afinal é claro e evidente que os tais “funcionários da justiça e do MP” estão agindo em consonância com suas crenças e ideologias pessoais, fazendo política e se utlizando indevidamente da função pública.

  4. O juridíco  do PT tem que ir

    O juridíco  do PT tem que ir com tudo pra cima do judiciario golpista.

    Tem que colocar e esclarecer essas perseguiçôes durante o programa de TV. O povo tem que entender as armações do judiciario contra o PT/Lula.

    Se deixar correr frouxo, Moro e Lava Jato, irão arrumar uma ligacão de fraude de Haddad com a Petrobras e vão pedir prisão preventiva. Esses caras estão desesperados, sabem que uma mudança de governo o bicho vai pegar para eles.

    Daqui a até a data das eleições tudo é possivel, inclusive assassinatos.

    Será que estou exagerando ? Sei, não !

     

  5. Caro Nassif
    O pode até

    Caro Nassif

    O pode até colocar umas notinhas aqui ou ali, mas tem que ir com um tanque de guerra, em cima desses canalhas que usam a toga.

    Nada de brincar de republicanismo com esses golpistas.

    Esses canalhas de toga tem que sentir que, com a vitória do PT muitos deles irão dançar.Terão que  responder todo tipo de processo possivel. 

    Transformar a vida deles num inferno, como eles estão fazendo agora.

    Com uma diferença, enquanto eles mentem, o PT tem que ir com verdade, e nessa, esses togados dançam. 

    Saudações

     

  6. Já era esperada essa criminosa atitude!

    E a perseguição continua! Agora com Haddad! Tão escancarada que só cego não percebe! Felizmente já havia prevenido algunscontatos sobre o que agora acontece. Incrível, pois óbvio demais! Foi só aparecer e crescer, que os abutres atacaram.

    Enquanto isso…  Massacre aos petistas! Só assim têm oportunidade de vitória!

    [video:https://youtu.be/-5aE3_xGHLQ%5D

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador