Quem tem medo de Gilmar Mendes?, por Felipe Pena

Jornal GGN – No blog Contra a corrente, do jornal Extra, o jornalista Felipe Pena afirma que escreveria sobre um ministro do Supremo Tribunal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, mas que foi alertado por um colega de que ele sofreria um processo na Justiça.

O colunista, também avisado da ausência de críticas sobre a conduta do ministro na imprensa nacional, decidiu que não escreveria sobre um ministro que discute reforma política com delatados da Lava Jato, que relativiza o caixa 2, que comemorou o aniversário de um senador que pode ser réu no tribunal do qual faz parte, que participa de jantares na palácio do presidente que é réu no TSE, e que também não faria nenhuma linha um ministro que comenta casos que poderá julgar, antecipando votos e ferindo a lei da magistratura.

Leia mais abaixo:

Do blog Contra a Corrente

Quem tem medo de Gilmar Mendes?

por Felipe Pena

“Felipe, ele vai te processar e a tua vida vai virar um inferno” – disse um amigo, jornalista e editor, quando anunciei o título deste artigo.

Imediatamente, desisti de escrevê-lo.

Ontem, um ministro do STF abriu os salões de sua casa para comemorar o aniversário de um senador do PSDB que poderá ser réu em um tribunal do qual ele faz parte, mas não escreverei sobre isso.

Ontem, um ministro do STF, que também é presidente do TSE, discutiu a reforma política com delatados na lava-jato, mas não escreverei sobre isso.

Anteontem, o presidente da república nomeou o primo de um ministro do STF para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes, mas não escreverei sobre isso.

No dia anterior, um ministro do STF relativizou o crime de caixa dois e disse que o ato ilícito era uma opção das empresas, mas não escreverei sobre isso.

Há meses, um ministro do STF vem comentando casos que poderá julgar, quase antecipando votos, o que fere a lei da magistratura, mas não escreverei sobre isso.

Há meses, um ministro do STF, que também é presidente do TSE, participa de jantares no palácio de Michel Temer, que é réu no mesmo TSE e será julgado pelo tal ministro, mas não escreverei sobre isso.

Há anos, um ministro do STF busca os holofotes da mídia e age de forma partidária, mas não escreverei sobre isso.

Meu amigo, o jornalista, tem razão. Ele, que também é editor de um jornal concorrente, me alertou para a ausência de críticas sobre a conduta do ministro na imprensa nacional e recordou a frase de outro ministro, dita no Palácio Laranjeiras, em 13 de dezembro de 1968.

“Às favas com os escrúpulos!”

O amigo faz questão de lembrar que eram outros tempos. Naquele dia de 1968, estávamos assistindo ao golpe dentro do golpe.

Hoje, não. Hoje, vivemos numa democracia.

Por isso, não escreverei nada.

Às favas com o artigo!

Felipe Pena é jornalista, escritor e psicanalista. Doutor em literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Sorbonne III, foi visiting scholar da NYU e é autor de 15 livros, entre eles o ensaio “No jornalismo não há fibrose”, finalista do prêmio Jabuti.

Redação

Redação

View Comments

  • Não se esqueça de Daniel Dantas!

    Não se esqueça de não escrever sobre um ministro do STF que há alguns anos expediu dois habeas corpus em um intervalo de 48 horas para um certo banqueiro, investigado pela operação Satiagraha, que tinha tudo para ser do porte de uma Lava Jato, mas foi esvaziada por importantes frequentadores desses jantares comemorativos. 

     

  • O PT tem medo, esse foi o

    O PT tem medo, esse foi o problema. Com as honrosas exeções do Wadih, do Pimenta e outros poucos. Daí a bola de neve Gilmar atingiu essas proporções que a gente vê aí.

    Outros que tem medo são os que compõe a comunidade jurídica nacional. Assistiram o dito cujo transformar o judiciário na casa da mãe Joana, onde o que está escrito na constituição e nada é a mesma coisa. Deixando os aposentados Comparato, Bandeira de Melo falando sozinhos. O que acaba ficando circinscrito aos sabidamente simpáticos ao PT, quando não se trata disso, e sim do estado democrático de direito indo para o ralo

  • Esta crônica me inspirou outra

    Hoje pela manhã, no ônibus, após ter lido esa crônica de Felipe Pena, me veio à cabeça a inspiração para uma outra, que devo colocar na forma escrita neste fim de semana. Nos 50 min que passo no coletivo mentalizei o roteiro completo da crônica, que após escrita deve ocupar pelo menos umas 4 laudas. Felipe pena foi econômico tanto nas citações de feitos, como  na extensão das frases que usou para (não) escrever sobre sobre GM. Meu repertório é maior e não abrange apenas esse ministro(sic) do STF e presidente(sic) do TSE; outras instituições burocráticas, centenas (talvez milhares) de burocratas pagos com o dinheiro público serão objeto da crônica que está na minha cabeça, pedindo desesperadamente para ser escrita.

  • Esta vagabundo é um coiteiro

    Esta vagabundo é um coiteiro de bandidos, traficantes de cocaína, mafiosos e ladrões tucanos/demonicos/peemedebistas.

    Ele deveria se arrancado do STF e do TSE a pontapés e metido a algemado num camburão. 

    Se resistisse o show televisivo seria bem mais interessante.

    Posso até ver mentalmente GM sendo jogado no chão e ficando com uma bota no peito e o cano do fuzil na boca. 

    -Resmunga qualquer coisa agora filho-da-puta. 

    • Concordo com você.
      Se não

      Concordo com você.

      Se não fôssemos um bando de covardes e bundas moles estes bandidos já estariam todos mortos.

      Mas, minha preferência seria pela forca. Seria muito legal ver estes filhos da puta com o pesçoco torto e o corpo tremendo todo até aquietar-se.

      Os banquinhos que eu mais gostaria de ver chutados são os do morisco e do já not. Até eu gostaria de chutá-los!

  • GILMAR MENDES

    O jornal O GLOBO publicou um editorial condenando o caixa 2 e dizendo não haver caixa 2 do bem, numa clara referência contrária ao que disse o ministro Gilmar Mendes. Creio que, depois deste pito de um dos seus patrões, o ministro colocará o rabo entre às pernas e não dirá mais nada publicamente sobre o tema. Vamos parar com esse papo de que o Gilmar Mendes é poderoso, ele apenas está à serviço dos poderosos de sempre! Quando seu trabalho estiver concluído ele tomará um chute nos fundilhos, assim como o "super-herói"  Sérgio Moro...

  • Felipe Pena, com muilta

    Felipe Pena, com muilta classe, expôs o ex-juíz do ex-stf. Seguindo o conselho do amigo do jornalista, sem a classe deste, poderia escrever que o ex-juíz é um canalha, mas não o farei. 

  • A desgraça é que o único que

    A desgraça é que o único que bateu de frente até hoje com ele, lembrando que ele não era um dos seus capangas, foi Joaquim Barbosa - que depois se fez de capitão-do-mato no julgamento do mensalão. 

    Levandowiski também uma vez encarou Gilmar, mas de forma tão ridícula que ficou parecendo um técnico de futebol, não me lembro quem, que uma vez xingou um jogador de 'bobo' rs. 

    Ou é covardia demais por metro quadrado ou esse Gilmar tem, a la Edgar Hoover, o todo poderoso do FBI, sabe os podres de todos que têm algum poder nesse país. 

Recent Posts

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

8 minutos ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

56 minutos ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

2 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

2 horas ago

Dívida pública federal totaliza R$ 6,64 tri em março

Alta de 0,65% em termos nominais foi influenciada pelo aumento da dívida pública interna; custo…

2 horas ago

Estudo do Butantan combate células de câncer a partir do crescimento

Nova metodologia cria estresse insuportável para os tumores e se mostrou promissora por não afetar…

3 horas ago