Renan e governador do DF pedem cassação da OAB de Janot

O argumento é que ex-PGR mostrou desequilíbrio mental no episódio sobre tentativa de assassinato de Gilmar Mendes e não tem condições de exercer a advocacia

Jornal GGN – O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entraram, separadamente, com representações no Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Distrito Federal, pedindo a suspensão e cassação da carteira para o exercício da advocacia do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Eles se baseiam na notícia de que Janot teve a intenção de matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O caso aconteceu em 2017, mas se tornou conhecido pelo público em geral com o recém lançamento do um livro de memórias do ex-PGR onde ele conta que chegou a entrar na Suprema Corte com uma arma engatilhada. Janot cometeria o crime e depois tiraria a própria vida. Mas mudou de ideia após ser tocado pela “mão de Deus”.

O ódio contra Gilmar teria nascido após o ministro sugerir que Janot fosse suspeito para tratar da Lava Jato porque sua filha seria advogada da OAS, empreiteira envolvida no escândalo.

Com a repercussão da notícia, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou, na sexta-feira passada (27), busca e apreensão na casa e no escritório do ex-procurador, que teve sua arma apreendida. Janot também está proibido de se aproximar do Supremo e dos ministros da Corte.

Se o Conselho de Ética da OAB aceitar os pedidos de Renan, que foi investigado e denunciado ao STF por Janot, e de Ibanes, o ex-procurador será impedido de advogar. Recentemente, ele abriu um escritório voltado à consultoria de compliance.

Tanto Ibaneis quanto Renan argumentam que Janot mostrou desequilíbrio mental e não tem condições de exercer a advocacia.

*Com informações do Congresso em Foco

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele está desequilibrado e vai precisar do vencimento dele para se tratar.
    Cassar o cargo e a formação de advogacia dele vai fazer ele não ter condição de pagar um tratamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador