Sarney não é localizado para depor no caso triplex, diz substituta de Moro

Jornal GGN – A juíza Gabriela Hardt, substituta do simbolo da Lava Jato, Sergio Moro, assinou na segunda (16) um despacho informando que o ex-presidente José Sarney (PMDB) não foi encontrado para prestar depoimento no caso triplex como testemunha de defesa de Paulo Okamotto, dirigente do Instituto Lula.

Segundo o documento, Sarney foi procurado em um endereço no Maranhão, mas o oficial de Justiça não conseguiu encontrá-lo. “O responsável pela segurança do imóvel informou que José Sarney de Araújo Costa atualmente reside em Brasília/DF e que raramente comparece ao local.”

De acordo com a magistrada, “o outro endereço informado pela defesa [de Okamotto] como sendo de residência de José Sarney, na Ilha Curupi, Baía de São Marcos, Raposa, São Luís/MA, será ainda diligenciado, porém, como informado pela própria Secretaria da Seção Judiciária do Maranhão, o endereço provável de José Sarney de Araújo Costa é em Brasília/DF.”

O depoimento de Sarney foi agendado para o dia 14 de fevereiro, às 14 horas, por meio de videoconferência, com o Juízo Federal de São Luís. A defesa de Okamotto foi intimada a informar, em até cinco dias, se conhece o endereço do ex-presidente na capital federal.

A mesma situação ocorreu com outra testemunha do presidente do Instituto Lula, o ex-ministro Ricardo Berzoini (PT). Segundo a juíza, ele não foi localizado pelo oficial de Justiça em São Paulo. “Observo que foi solicitada igualmente a sua intimação em endereço de Brasília/DF para comparecimento na audiência por videoconferência do dia 01/03/2017, às 9h30. Assim, por ora aguardem-se informações quanto ao cumprimento da carta precatória expedida para Brasília/DF”, determinou Hardt.

Okamotto também arrolou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como testemunha. Em despacho de dezembro, o juiz Sergio Moro indicou que FHC será ouvido no dia 9 de fevereiro de 2017, por videoconferência, a partir de São Paulo, às 9h30. A lei impede que o ex-presidente se recuse a colaborar.

Okamotto é réu na mesma ação em que Lula responde por ter supostamente recebido vantagens indevidas da OAS. No caso do presidente do Instituto, ele assinou um contrato com a empresa Granero para armazenar parte do acervo presidencial de Lula. Ao longo de pelo menos quatro anos, a OAS fez os pagamentos à Granero, ao custo total de cerca de R$ 1 milhão. A Lava Jato diz que esse contrato foi fraudulento, pois omitia o real caráter do serviço.

Além disso, os procuradores afirmam que a OAS só aceitou pagar pela manutenção do acervo e pela reforma de um apartamento no Condomínio Solaris como contrapartida a três contratos que obteve com a Petrobras, por obras nas refinarias de Abreu e Lima (PE) e Getúlio Vargas (PR).

As oitivas do caso triplex recomeçam em fevereiro, quando serão ouvidas as testemunhas de Lula e dos demais réus; confira o calendário aqui.

Leia mais: Lava Jato, lado B: tudo que a grande mídia não diz sobre o caso triplex

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Eu vi o nosso eterno MUNN-RA

    Eu vi o nosso eterno MUNN-RA recentemente, com o "Fora Temer" em Portugal  ..ambos viajaram com o Agilmal Mentes  ..mas não falaram de Lava Jato nem de TSE, disseram

    Fala verdade ?!  ..só quem já abriu um proceso e precisou localizar MELIANTE sabe o quanto nossos métodos convocatórios são INUTEIS, desarrazoados e protelatórios  ..só servindo mesmo a quem não quer que a Justiça ocorra  ou aos próprios bandidos

    Tem que ser assim, citou citou  ..guarde a prova de que por exemplo o camarada  se escondeu (tipo Renan  e Alckimin recentemente) ..valeria citar aonde estivesse (até no banheiro do cinema) ..se uma semana depois não se conseguiu e nem teve satisfação, publica em uma semana  e fim de papo

    ..HOJE qq cabra ganha uns 120-150 de processo enrolando a Tia Carminha  ..e mais, se publica, intima e arrasta  ..mas avisa antes  ..nada de coercitiva sem ter tido tentativa prévia né?

     

    • Só para endossar a fala do

      Só para endossar a fala do companheiro, mesmo mantendo essa metodologia arcaica de intimação, feita a primeira tentativa por oficial de justiça, a segunda poderá ser feita por e-mail que hoje todo mundo tem e quando o e-mail é errado ele volta. Se não, que a testemunha se sinta intimado com todas as consequencias do não comparecimento.

  • "os procuradores afirmam que

    "os procuradores afirmam que a OAS só aceitou pagar pela manutenção do acervo e pela reforma de um apartamento no Condomínio Solaris como contrapartida a três contratos que obteve com a Petrobras, por obras nas refinarias de Abreu e Lima (PE) e Getúlio Vargas (PR)":

    E estao mentindo.  TRES contratos de varios bilhoes, e o que eles tem pra mostrar de "prova" foi uma reforma de apartamento e manutencao de acervo!

    Isso nao faz uma gota de sentido.

    • Pela quantidade de cartas que
      Pela quantidade de cartas que lhe mando e não são entregues,chego a três tristes conclusões:a)O Blog adotou a mesma política da Cia Brasileira de Correios e Telegrafos,e se transformou em uma porcaria;b)Sua família gosta de você,certo.Mas quer lhe vê bem longe;c)Tem alguém no Blog que adora nomes feios,e não é Da.Lourdes.

  • Disfarçado de côco

    Paulo Francis, o pusilânime, na sua coluna Diário da Corte, na Folha, chamava o Sarney, entre outros epítetos, de Jeca, Jaquetão e Cara-de-côco-com-bigode. Deve estar disfarçado de côco, no mercadão de São Luís, porisso que não o acham. 

  • Porque Moro não expediu o mandado de condução coercitiva?

    O Sérgio Moro usa um peso e duas medidas. Conduziu coercitivamente o Lula sem recusa anterior a comparecimento perante a Justiça e agora não conduz o Sarney, que se recusou a comparecer e não deu, pelo menos até agora, uma justificativa.

  • republica de curitiba? Manicômio

    Não acho mais agora tenho certeza, os mentecaptos e evangélicos da republica bananeira curitibana poderiam enveredar para a planilha excel esperando melhor sorte no que duvido, abandonando de vez o desastre power point.

    Três contratos da Petrobrás são valores com números de muitos zeros, a eventual guarda do tal acervo é amendoim pequeno como diz o tio sam, a reforma do apartamento que nunca foi do Presidente Lula é ar frito ou pum fedido, portanto pagar salario deste valhacouto para quem não sabe sopesar os fatos é indigência a não convencer sequer os já convencidos.

    A Juizeca o juizeco e os procuradorecos da primeira instancia acharam um lugar definitivo entre os sem noção.

     

  • Cadê a prova?

    Os narradores da tal Força Tarefa da Lava Jato não tem provas materiais, só ilações e suposições. São, por ignorância ou má fé, anlafabetos em gestão de organizações empresariais públicas!....Porque eles não apresentam as provas das Licitações fraudadas, os superfaturamentos dos Contratos e pagamentos indevidos?.....Simplesmente porque não existem!....E aí eles ficam nessa pelas razões que enumerei e pelos seus antipetismo!....

     

     

     

  • Oficial de Justiça
    Oficial de Justiça burro.Duvido que ele tenha procurado na área dos sarcófagos da Academia Brasileira de Letras.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago