Sergio Moro reage contra críticas publicadas pela Folha

Jornal GGN – Nesta quarta-feira (12), o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processo da Operação Lava Jato, respondeu ao artigo do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite, afirmando ser “lamentável” que a Folha abra espaço para a publicação de um artigo de um autor que “desfila estereótipos e rancor contra os trabalhos judiciais” da operação.

Ontem (11), Cerqueira Leite, que é integrante do conselho editorial da Folha, publicou artigo criticando a atuação do juiz, dizendo que “Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista”.

Para Sergio Moro, a “publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveriam ser evitadas”. Leia abaixo a carta do magistrado para a Folha eo artigo de Cerqueira Leite:

Da Folha
 
LAVA JATO
 
Lamentável que um respeitado jornal como a Folha conceda espaço para a publicação de artigo como o “Desvendando Moro”, e mais ainda surpreendente que o autor do artigo seja membro do Conselho Editorial da publicação. Sem qualquer base empírica, o autor desfila estereótipos e rancor contra os trabalhos judiciais na assim denominada Operação Lava Jato, realizando equiparações inapropriadas com fanático religioso e chegando a sugerir atos de violência contra o ora magistrado. A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião. Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveriam ser evitadas, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha.
 
SERGIO FERNANDO MORO, juiz federal (Curitiba, PR)
 
Tendências/Debates
 
 
ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE
 
O húngaro George Pólya, um matemático sensato, o que é uma raridade, nos sugere ataques alternativos quando um problema parece ser insolúvel.

Um deles consiste em buscar exemplos semelhantes paralelos de problemas já resolvidos e usar suas soluções como primeira aproximação. Pois bem, a história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sergio Moro e seus sequazes da Promotoria Pública.

Dentre os exemplos se destaca o dominicano Girolamo Savonarola, representante tardio do puritanismo medieval. É notável o fato de que Savonarola e Leonardo da Vinci tenham nascido no mesmo ano. Morria a Idade Média estrebuchando e nascia fulgurante o Renascimento.

Educado por seu avô, empedernido moralista, o jovem Savonarola agiganta-se contra a corrupção da aristocracia e da igreja. Para ele ter existido era absolutamente necessário o campo fértil da corrupção que permeou o início do Renascimento.

Imaginem só como Moro seria terrivelmente infeliz se não existisse corrupção para ser combatida. Todavia existe uma diferença essencial, apesar das muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná -não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savonarola, como aliás aponta o jovem Maquiavel, o mais fecundo pensador do Renascimento italiano.

É preciso, portanto, adicionar um outro componente à constituição da personalidade de Moro -o sentimento aristocrático, isto é, a sensação, inconsciente por vezes, de que se é superior ao resto da humanidade e de que lhe é destinado um lugar de dominância sobre os demais, o que poderíamos chamar de “síndrome do escolhido”.

Essa convicção tem como consequência inexorável o postulado de que o plebeu que chega a status sociais elevados é um usurpador. Lula é um usurpador e, portanto, precisa ser caçado. O PT no poder está usurpando o legítimo poder da aristocracia, ou melhor, do PSDB.

A corrupção é quase que apenas um pretexto. Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista. E que por isso mesmo não tem como sobreviver, pois seus apoiadores do DEM e do PSDB não o tolerarão após a neutralização da ameaça que representa o PT.

Savonarola, após ter abalado o poder dos Médici em Florença, é atraído ardilosamente a Roma pelo papa Alexandre 6º, o Borgia, corrupto e libertino, que se beneficiara com o enfraquecimento da ameaçadora Florença.

Em Roma, Savonarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes.

Ou seja, enquanto você e seus promotores forem úteis para a elite política brasileira, seja ela legitimamente aristocrática ou não.

ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE *, físico, é professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da Folha*

 

Redação

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rápido no gatilho:
    Os reús

    Rápido no gatilho:

    Os reús reclamam que a sentença sai rápido demais,

    Pois bem, em menos de 24 hotas Moro responde ao artigo com categoria.

    Não entendo como esse cara propõe até matar Moro e a Folha publica-lo.

    Eis trechos:

    “A história tem muitos exemplos de justiceiros messiânicos como o juiz Sergio Moro e seus sequazes da Promotoria Pública.

    Dentre os exemplos se destaca o dominicano Girolamo Savonarola, representante tardio do puritanismo medieval…

    Imaginem só como Moro seria terrivelmente infeliz se não existisse corrupção para ser combatida. Todavia existe uma diferença essencial, apesar das muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná – não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savonarola…

    Essa convicção tem como consequência inexorável o postulado de que o plebeu que chega a status sociais elevados é um usurpador. Lula é um usurpador e, portanto, precisa ser caçado. O PT no poder está usurpando o legítimo poder da aristocracia, ou melhor, do PSDB…

    A corrupção é quase que apenas um pretexto. Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista…

    Savonarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira”.

      1. O PT não tem remédio

        O PT não tem remédio MESMO.Uma mera opinião ele classifica  como ”desonesto”

        E eu ainda nem roubel a carteira dele, nem sou mensaleiro,petrolheiro,BNSDleiro, ELEtroculeito,furteiro de aposentadorias e um montão de etc.

         Imagina se fosse…………..

  2.  Quando o provinciano

     Quando o provinciano abandona o suburbio percebe que o mundo é mais complexo do que aquele em que vive.

    Palmas,flores,tapinhas nas costas e  outras  manifestações de apoio que  é objeto  na republiqueta  de Curitiba, não espelham a opinião  isenta  de quem  reflete o pais sobre o momento atual e todas as consequências  da irresponsabilidade

     dessas ações espetaculares.

    A cumplicidade com a mídia e particularmente uma organização,cujo projeto estratégico é o atrelamento do pais a nações centrais tolhendo sua independência economica e politica.O juiz Moro,pela primeira vez,  foi  colocado nas suas devidas proporções por um  veiculo da midia tradicional e aliado das suas mazelas. E,não gostou. É aunanimidade burra que começa dar sinais de fadiga.

    1. Ah! Eu quisera…

      Ser um pombo correio e levar esse seu comentário para esse ser pequeno ( em todos os sentidos ) e dizer que o Brasil e os brasileiros estão muito além de sua republiqueta e de suas duvidosas ações. Tenho vergonha de tomar conhecimento de suas perseguições seletivas. Ou é uma erva daninha ou precisa  de psiquiatra, pois não é possível tentar destruir uns e ignorar os que lhe convém. 

  3.  Quando o provinciano

     Quando o provinciano abandona o suburbio percebe que o mundo é mais complexo do que aquele em que vive.

    Palmas,flores,tapinhas nas costas e  outras  manifestações de apoio que  é objeto  na republiqueta  de Curitiba, não espelham a opinião  isenta  de quem  reflete o pais sobre o momento atual e todas as consequências  da irresponsabilidade

     dessas ações espetaculares.

    A cumplicidade com a mídia e particularmente uma organização,cujo projeto estratégico é o atrelamento do pais a nações centrais tolhendo sua independência economica e politica.O juiz Moro,pela primeira vez,  foi  colocado nas suas devidas proporções por um  veiculo da midia tradicional e aliado das suas mazelas. E,não gostou. É a unanimidade burra que começa dar sinais de fadiga.

  4. Aonde se viu criticar sua

    Aonde se viu criticar sua santidade na cruzada de “salvar o Brasil da corrupção”?

    Espero que o jornal do filho do dono demita os responsáveis por tamanha blasfêmia.

  5. Ele apenas deu uma ordem à

    Ele apenas deu uma ordem à Folha (ele acha que é juiz de tudo e de todos. Pode ser): despeçam esse colunista!

  6. Ditadorzinho arrogante!

    Quer dizer, então, que o ditadorzinho da Globo, fica cheio de dedos quando alguém lhe diz umas verdades?

    Liberdade de impressa só para ele e o tal de Dallnagnol! O pior de tudo é que ele e este Dallangnol são uns frouxos, só atacam, sem provas, pessoas que a Globo quer e exige que sejam destruidas moral e políticamente. Um juiz ou promotor que tenham dignidade jamais serviaram de marionete da mídia, principalmente da Globo.

    1. Só que este nunca vai chegar

      Só que este nunca vai chegar ao poder; e, SE CHEGAR, não será por muito tempo.

      Hitler queria 1.000 anos (a duração do seu império);  terminou bem antes, embora tenha deixado

      muitos aprendizes pelo caminho.

      A História não costuma ser generosa com ditadores.

      Em todos os tempos.

    2. Só que este nunca vai chegar

      Só que este nunca vai chegar ao poder; e, SE CHEGAR, não será por muito tempo.

      Hitler queria 1.000 anos (a duração do seu império);  terminou bem antes, embora tenha deixado

      muitos aprendizes pelo caminho.

      A História não costuma ser generosa com ditadores.

      Em todos os tempos.

  7. Vem mais power point por

    Vem mais power point por aÍ?

    O articulista da “folha” (minúsculas mesmo) já corre sério risco; atreveu-se a dizer que o rei está nu.

  8. TIRIRICA

    A política tem o  palhaço Tiririca, a Justiça tem o provinciano Sergio Moro, agindo como um D’Artagnan recém chegado a Paris e querendo duelar com os 3 mosqueteeiros ao mesmo tempo.

    Podia ser uma comédia, mas é uma tragëdia.

    Moro até hoje náo pediu desculpas públicas por ter aprisionado uma inocente, confundida com a esposa de um acusado.

    E a esposa de Moro se orgulha de seu marido.

    Eva Braum também tinha orgulho do Cabo da Boêmia.

  9. CRIA CUERVOS

    O PT deu asas ao  Ministério Público e foi vítima dele. Os conservadores, com essas asas, aniquilaram o PT. Agora, os donos do poder cortam as asas do MP. Simples assim.

    O MP, assim como o povão, acreditou em sua importância efêmera e se voltou contra seu criador, contra as conquistas sociais e contra seu  próprio protagonismo.

    Cegueira, burrice?

    Sei lá… ambos entregaram o país na mão de sacripantas e agora são cruelmente perseguidos.

    O MP, assim como o povão, foi usurpado e jogado na vala comum pelos Gilmares, Renans e Cunhas.

    A Moro, resta o triste papel de donzela enganada.

    Mas não se entristeça, caro Magistrado:

    na vala, somente na vala, tu te encontrarás com o povo.

    Aquele mesmo que como tu, fora ludibriado.

    “… tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações! 

    Não se envergonhe, caro Magistrado. Luiza, a personagem ingênua de Eça – essa aí de cima – também fora enganada com falsos elogios do Primo Basílio. O Sr. também terá como companhia, além do povo abandonado, a mulher idiota que se deixava enganar por falsos elogios até ser conquistada. O romantismo de Luiza e o seu também foram corrompidos.”

    Resta saber se diante dessa traição o Magnânimo Magister padecerá como a mocinha ingênua de Eça ou aparecerá jazido em uma mala de carro como o outro Moro fora em 1978 na Itália, depois de ser traído por seus iguais e de ter sido entregue como moeda de troca por gente poderosa.

    Acorda, Moro!!! … enquanto há tempo.

  10. CRIA CUERVOS

    O PT deu asas ao  Ministério Público e foi vítima dele. Os conservadores, com essas asas, aniquilaram o PT. Agora, os donos do poder cortam as asas do MP. Simples assim.

    O MP, assim como o povão, acreditou em sua importância efêmera e se voltou contra seu criador, contra as conquistas sociais e contra seu  próprio protagonismo.

    Cegueira, burrice?

    Sei lá… ambos entregaram o país na mão de sacripantas e agora são cruelmente perseguidos.

    O MP, assim como o povão, foi usurpado e jogado na vala comum pelos Gilmares, Renans e Cunhas.

    A Moro, resta o triste papel de donzela enganada.

    Mas não se entristeça, caro Magistrado:

    na vala, somente na vala, tu te encontrarás com o povo.

    Aquele mesmo que como tu, fora ludibriado.

    “… tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações! 

    Não se envergonhe, caro Magistrado. Luiza, a personagem ingênua de Eça – essa aí de cima – também fora enganada com falsos elogios do Primo Basílio. O Sr. também terá como companhia, além do povo abandonado, a mulher idiota que se deixava enganar por falsos elogios até ser conquistada. O romantismo de Luiza e o seu também foram corrompidos.”

    Resta saber se diante dessa traição o Magnânimo Magister padecerá como a mocinha ingênua de Eça ou aparecerá jazido em uma mala de carro como o outro Moro fora em 1978 na Itália, depois de ser traído por seus iguais e de ter sido entregue como moeda de troca por gente poderosa.

    Acorda, Moro!!! … enquanto há tempo.

  11. ”’Vestiu a carapuça” ?
    Não

    ”’Vestiu a carapuça” ?

    Não foi ele quem respondeu .Fui eu.

    Moro nem sabe que vc existe; se é que existe.

     

  12. Revelador

    A reação do moro é a mesma de uma criança que ficou magoada com uma crítica. Isto é revelador sobre a personalidade deste juiz provinciano e também mostra o quanto ele pode ser perigoso: basta imaginar o quão perigoso seria dar poder a uma criança magoada… Mas, o curioso é que a crítica pública que ele sofreu de Rogério Cerqueira Leite é bem mais suave do que as inúmeras críricas que ele tem recebido de órgãos independentes de imprensa… A da FSP, sua parceira, parece que doeu… Talvez seja um aviso de que seu “prazo de validade” está chegando ao fim?

  13. O problema desse rapaz é que,

    O problema desse rapaz é que, cada vez que abre a boca, revela um lado negativo de sua personalidade.

    O próprio fato de falar “fora dos autos” já demonstra isso. Dada a posição que ocupa, apenas deveria falar nos autos.

    Mas não aguenta ver um holofote, ou uma câmera.

    A reação ao texto do professor Cerqueira revela sua aversão a críticas. E a publicação de sua resposta mostra o quão fácil é, em sua personalidade, a transformação da aversão em intolerância.

    Não passa pela cabeça desse rapaz uma constatação simples, até mesmo para uma criança: se ele agisse, sempre, estritamente dentro da lei, jamais haveria uma palavra sequer de crítica a ele, em blogs, jornais, onde quer que seja.

    Mas querer que pessoas de bem, como o professor da Unicamp, fiquem calados e quietos diante de sua absurda atuação na lavajato, bem como de sua exibição de imensa vaidade, é demais.

    Sua figura já foi associada as de Freisler, Vichinski, e, agora, Savonarola.

    Será que esse rapaz não tem um amigo sincero, ou parente honesto, que o chame de volta à realidade?

    Alguém que diga: “Quem diabo você pensa que é?”

    Ou, talvez, o que ele é de fato nem amigos íntimos saibam.

    1. Concordo. É impressionante

      Concordo. É impressionante como o juiz Moro se acha acima do bem e do mal. Ele age como um Deus, dono da verdade suprema. O cara que assim age é um fanático à la Hitler, Mussolini e companheiros. Eu acho também que ele está caindo na real. A falta de provas para prender Lula o coloca num sinuca de bicos. Se prende passará para a história como um juiz parcial e perseguidor. Se não prende vai ser desmoralizado pelos seus outrora seguidores. Como o senhor disse ele poderia ter evitado tudo isso agindo conforme manda a lei. Mais não preferiu os holofotes e mais do que isso sonhou um dia ser um deus.

  14. É fácil, basta incluir nas 10

    É fácil, basta incluir nas 10 medidas contra a corrupção que os juízes e membros do ministério público não podem ser criticados, sob pena de prisão por tempo indefinido. Problema resolvido.

  15. Ora, a resposta do Moro (que

    Ora, a resposta do Moro (que devia só falar nos autos) é mais uma das tantas porcarias por ele praticadas sob os auspícios das corregedorias (tribunal da 4a., da JF e do CNJ) que, se fossem efetivamente legais e legalistas já o teriam tirado de cena há muito tempo. Mas, não, engaiolados em medos e cumplicidade deixaram a serpente romper a casca e espalhar veneno pelo país todo. Mais, o destempero desMoronado nada mais é do que a medida da hipocrisia. Notemos como suas palavras são carapuças-de-hipocrisia vestidas de graça. Pobre país ter como “herói” (outra medida da hipocrisia) um juizite desses. Aliás, por onde andaria o youssef? E os acunhados?

  16. Será que a anta não sabe quem é ROGÉRIO CERQUEIRA LEITE

    Parece que o Juiz Moro não tem a mínima noção de prioridade intelectual, simplesmente mandar censurar ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE de uma tal insensatez. Daqui a 100 anos se tivermos ainda enciclopédias o que se escreverá sobre o professor serão loas a sua capacidade e importância, de Moro, bem estes todos sabem o que será escrito.

  17. Será que a anta não sabe quem é ROGÉRIO CERQUEIRA LEITE

    Parece que o Juiz Moro não tem a mínima noção de prioridade intelectual, simplesmente mandar censurar ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE de uma tal insensatez. Daqui a 100 anos se tivermos ainda enciclopédias o que se escreverá sobre o professor serão loas a sua capacidade e importância, de Moro, bem estes todos sabem o que será escrito.

  18. Cada vez que penetra no campo
    Cada vez que penetra no campo político e jornalístico Sérgio Moro cria um problema… para si mesmo https://limpinhoecheiroso.com/2015/07/15/sergio-moro-x-dilma-rousseff/.

    Ele ainda pagará caro por sua fome de fama. E quando quando isto ocorrer ele ficará deprimido como todo viciado que fica sem sua substância alucinógena.

    A alucinação de poder e glória de Moro foi criada pela adulação da mídia. Quando a própria mídia o descartar ele verá que não passa de um tolo que foi usado, se deixou usar e teve que suportar sozinho as consequências de seus abusos.

    O verdadeiro teste para Moro ocorrerá quando ele cair em desgraça e ficar sozinho. Ele cometerá ou não suicídio? Façam suas apostas.

  19. Me preocupa.

    Moro em sua resposta me parece que foi ameaçador. Deu um pito na direçao da Folha de São Paulo, pois segundo ele alguém que o critique não pode pertencer ao Conselho Editorial.  Ao mesmo tempo colocou que uma critica, à sua pessoa e a seus atos, é uma crítica a uma operação de combate à corrupção. Há nisto uma clara confusão entre a operação e a sua própria pessoa. Me parece que em tempos não excepcionais, alguém que dirige uma operação pode ser criticado até mesmo exonerado a bem da operação.  Me preocupou também o fato de que tenha interpretado que as palavras de Cerqueira Leite tenham alguma conotação de ameaça ou tenha instigado atos de violência contra um magistrado. Acho que Cerqueira apenas quis chamar atenção para o fato que na história em condições similares, mas não idênticas,  o justiceiro Savanarola foi depois executado por aqueles mesmos que tanto o incentivaram. A história recente de Joaquim Barbosa parece ser condizente com esta história, sem que eu possa pensar em incentivo a violência contra uma pessoa física. È necessário  que Moro  diferencie a pessoa física da jurídica. Me preocupa muito que Moro interprete a realidade de fatos de forma tão peculiar e tão pessoal.  Isto não é bom para um magistrado e não  é bom para a justiça. Nas últimas semanas Moro vem se manifestando cada vez mais e de forma cada vez mais intmidatória. Para mim havia culminado quando veio a publico pressionar o supremo a  votar a favor de algo completamente inconstitucional; prisão antes de provada a culpa. Mas incrivel foi ver o supremo submergir à pressão, colocando dúvidas sobre a hierarquia do judiciário. Agora, ele  vem a publico de forma intimidatória contra uma crítica pessoal, que retoricamente transformou em critica à instituição.  Não constumo me preocupar com interpretações equivocadas das pessoas, mas desta vez eu me preocupo, pois esta pessoa amealhou muito poder, e ora luta para mantê-lo e ampliá-lo. Isto é preocupante.

  20. Esse juiz vive no mundo

    Esse juiz vive no mundo pigueano, assim como a maioria dos brasileiros. Várias críticas já foram feitas a esse juiz, de jornalistas importantes a juristas respeitados. Precisou sair num jornal do PIG para ele saber que nem todo mundo é idiota nesse país e aprova sua parcialidade e abusos contra o PT. Sua reação combina muito bem com suas ações.

  21. Justiça Caolha quando deveria ser Cega

    Aquele que deveria ser o fiel da balança age de forma contrária a própria propugnação. A Deusa da Justiça no Brasil dos tempos atuais enxerga com um dos olhos e de cega transformou-se em caolha. Sobre os olhos não há mais a venda que exprime sua qualidade e por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade. Sobre um dos olhos a Deusa Têmis utliza um tapa-olho, o olho da direita encontra-se obturado, enquanto o olho da esquerda vê perfeitamente. O tapa-olho da direita assemelha-se àqueles que costumamos ver nos filmes de Piratas e Corsários, aqueles que viviam a saquear navios. El Dragon(Sir Francis Drake) o maior de todos foi tornado Cavalheiro por Isabel I da Inglaterra, uma honraria por ter arrecadado muitos tesouros para a Coroa, era considerado um herói. Quem sabe nosso Pirata da Justiça, será agraciado com a Ordem do Rio Branco num futuro próximo. A conclusão é de que vivemos em meio a um enredo tragicômico 

  22. Vejo alguns comentários em

    Vejo alguns comentários em que se pede a essa figura do judiciário que fale somente nos autos. Ora. ora quem disse que juixes  celebridades falam somente nos autos? Já são celebridades porque falam fora dos autos.

    Imagina quem seria esse caboclo fora dos autos, dos holofotes globais e fora do show bussines? O efeito desse cara no judiciário brasileiro vai ser sentido na forma exata na vida do país daqui há algun tempo. Mas alguém tem que lembrar que a culpa não foi só dele. foi também e principalmente desse elite covarde das agremiações judiciárias (stf, cnj, oab …) que cumprindo seu dever podariam as asas desse cara sem noção.

    alguém deveria avisá-lo que figuras públicas vivem de aplausos e de críticas e se refletisse um pouquinho sobre o que o Ceruqeira Leite escreveu, entederia que ele , o juix, está sendo usado. E passado esssa euforia em volta do seu nome e ações virá a tempestade. E aí sim, virarão as costas a ele e será considerado o culpado de todo o efeito desses atitudes arbitrárias cometidas por essa tal vaza jato.

  23. Rachadura no dique

    Engraçado ! Interessante !

    Nunca se importou em rebater as críticas constantes vindas fora do mainstream de mídia que lhe dá sustentação , sobretudo da blogosfera  que , todos os dias e com razão , já mais do que escancararam suas arbitrariedades.

    Talvez por isso mesmo ficou melindrado , afinal a Folha integra o grupo que lhe dá apoio. O núcleo duro composto por Gilmar Mendes – Globo – Veja , e o resto da matilha vem a reboque , dentro da qual está a Folha. 

    Provavelmente Moro se preocupa com essa dissonância dentro do grupo. Sabe como é , uma rachadura no dique e tudo pode vir abaixo . É bom ficar atento pois até onde se alçou , qualquer queda é fatal . 

  24. Diagnóstico, e não ofensa.

     

    O professor Rogério apenas apresentou um paternal diagnóstico do carater

    do Meretíssimo. O texto do respeitável mestre não deveria ser entendido como uma

    ofensa, mas sim como um alerta bem fundamentado.

    Será possivel que não ocorre ao magistrado que um dia ele próprio terá que

    enfrentar a Justiça? Pior ainda, uma justiça que podera  ser tão injusta e parcial

    como esta que estamos testemunhando. A história não tem sido muito leniente

    com os agentes duplos e assemelhados.

  25. Vestiu

    Mouro até que ia suportando bem a crítica.

    Mas quando se deparou com isso:

    “-não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savonarola,”

    Acusou o golpe e vestiu a carapuça.

    Todinha.

  26. A comparação é boa mas…

    Há uma grande diferença entre ambos, apesar da intensa semelhança: Savonarola foi réu, condenado e executado por suas críticas a um papa corrupto, e não um juiz a serviço do papa…

    E mais: Savonarola e dois de seus seguidores foram enforcados e cremados em Florença, não em Roma, após julgamento tão isento quanto os do Moro!

  27. Grande presidente Lula,

    Grande presidente Lula, quantas acusações e perseguições você sofreu e vem sofrendo. De uma coisa eu tenho certeza, o presidente Lula é muito amado por grande parte da população. O presidente Lula virou um legado de estadista para o Brasil. Você, presidente Lula, é o cara. A sua liderança é algo por demais difícil de explicar… O grande operário que virou presidente e que nunca deixou de olhar e amar os empobrecidos desse país. Somos brasileiros com muito orgulho e sem ódio… A sua intimação coercitiva foi algo mui triste, algo lamentável… 

  28. interessante é Moro querer ser o sistema…

    ao mesmo tempo em que nos presenteia com a leitura pública da culpa ou defeitos

    mal sabe ele que já participa da procissão dos culpados há muito tempo

    um dos raros casos de merecimento

    1. e por falar em procissão dos culpados…

       acredito que, sem este tipo de domesticação de dominados, dia virá em que todos serão reunidos para uma apresentação internacional dos resultados

    2. e por falar em procissão dos culpados…

       acredito que, sem este tipo de domesticação de dominados, dia virá em que todos serão reunidos para uma apresentação internacional dos resultados da lava jato

  29. Eu lembro de ter lido e

    Eu lembro de ter lido e ouvido que juíz brasileiro pensa ser Deus. E agora estou vendo que é verdade o que eu ouvi. Patético, juízes são os que mais devem ser criticados quando é preciso, considerando o potencial de injustiças e estragos que eles podem causar. Especialmente um juíz criminoso como Moro.

  30. Nessa divulgação da reação a

    Nessa divulgação da reação a publicação, a única dificuldade é saber quem é mimi e quem é cocó nesse teatrinho infantil.

  31. O Juiz de Curitiba deve ter

    O Juiz de Curitiba deve ter chorado a noite toda, pois alguém, logo da Folha, teve coragem de cofrontá-lo e além disso chamou Savonarola de louco, mas honesto e o chamou de desonesto e parcial. Essa, com certeza, doeu nas entranhas do Soldado da CIA. e PIG. Que lapada.

  32. então ta…..

    Pode falar mas não criticar……quer dizer, pode criticar mas criticar “bem”……..quer  dizer que se criticar “mal” as criticas são opiniões panfletárias-partidárias……tem quer ser plural mas sem que veiculem preconceito e rancor(????), sem qualquer base factual e deveriam ser evitadas(muito plural o moço……..)tipo uma frase e a contradição da mesma na frase seguinte…….alguem tem que informar o moço que ta saindo um cheirinho de censura la de Curi……fedozão fortão……

  33. Caro Moro….

    Olha seu juiz, seu fosse o senhor, dava um jeitinho de mandar um dinherinho pra fora…..se a  Suiça ta muito manjado e sei que o senhor prefere os isteitis, eu recomendo o Delaware, parece que eles não perguntam muito de onde vem a bufunfa…..

    Acho que aqui  acoisa pode ficar feia pro senhor….mais dia menos dia a casa cai….ta prevenido….depois num diga que não sabia…

  34. Moro e a Inquisição
    Anita Novinsky, professora internacionalmente conhecida por suas pesquisas sobre a Inquisição nos séculos XVI a XIX, escreve: “entender o sentido profundo de um processo, o que é verdade e o que é forjado, se a confissão é falsa ou verdadeira, se o réu cometeu o crime ou se foi queimado inocentemente, é muito difícil, em consequência da estrutura inquisitorial corrupta e repressiva” (Inquisição: Prisioneiros do Brasil, Perspectiva, 2009).
    A Operação Lava Jato, cinco séculos depois, em muito se iguala e repete a Inquisição. Primeiro pela origem e instrumentação estrangeira, depois pelo medo que infunde, outrora pelas cerimônias públicas e festivas dos autos-de-fé, hoje pelos prêmios e aparições na mídia, e ainda, nas palavras da professora Novinsky, lá “responsável pelo bloqueio do desenvolvimento da uma burguesia portuguesa. O comércio nacional passou a ser exercido por estrangeiros”. Aqui, coloque-se a engenharia nacional, a pesquisa nuclear e a produção de petróleo, sempre com empresas e tecnologia brasileira, e temos a Lava Jato impondo as empresas estrangeiras.
    Pode surpreender a ausência de freios tanto aos desmandos do século XVI quanto aos do século XXI. Antes era a toda poderosa Igreja, agora o Departamento de Estado da nação mais rica e fortemente armada do planeta.
    Transcrito de meu artigo Direito Cidadania Democracia (Monitor Mercantil, 04/10/2016)
    Assusta-me os empresários brasileiros apoiarem suas falências. Ou não há mais empresário brasileiro fora das grades de Curitiba?

    1. Empresoario

      Acho que os empresários Brasileiros estão ainda num tipo de “transe religioso” algo como o êxtase fora PT, mais logo  logo vão acordar……e eu acho que a ressaca vai ser braba…..

  35. Inútil

    Inútil buscar qualquer evidencia na réplica de que tenha entendido o brilhante texto. A falsa erudição na justiça sempre supera qualquer expectativa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador