Só a vaidade de Moro justifica a nova condenação de Dirceu, por J. Carlos de Assis

Aliança pelo Brasil

Só a vaidade de Moro justifica a nova condenação de Dirceu

por J. Carlos de Assis

Dizia-se na minha adolescência a respeito do dversário vencido que não se devia bater em gato morto. A sentença de 23 anos imposta pelo juiz Sérgio Moro para super-condenar José Dirceu, por cima de uma condenação por si mesma injusta no chamado mensalão, é do tipo que meus colegas adolescentes, hoje de cabelos brancos, jamais estabeleceriam se fossem juízes. Acontece que o código de ética de Moro é diferente. Como Narciso na beira da cisterna, ele vai ao orgasmo admirando o rosto de jovem carrasco que construiu para si.

Claro que essa pena não faz sentido e será derrubada em alguma instância superior caso os ministros, ao contrário do que se teme, não se intimidem com os excessos da primeira instância. Seu próprio estabelecimento, contudo, é sinal da estrutura absurda de um sistema judiciário sequestrado por um juízo de instrução que inventou a si mesmo em nome não da justiça, mas da “eficiência”. Montada dessa forma, a justiça de Moro foi buscar na imprensa o aliado indispensável para que ambos, juntos, chutem gato morto por interesse e por vaidade.

Todas as vezes que trato desse assunto sou forçado a dizer que não sou do PT, nunca fui e provavelmente nunca serei, sobretudo agora que o partido está em baixa. Por que então você defende o PT?, perguntam alguns dos meus amigos. Pelas mesmas razões, digo eu, guardadas as proporções, que Émile Zola defendeu o capitão Dreyfus no mais famoso caso de erro judicial na França. Todo jornalista autêntico – e aqui sou mais jornalista que economista ou professor – em geral é movido, quando não se corrompe, pelo sentimento de justiça.

Jornalistas mais competentes do que eu, como Raimundo Pereira e Luís Nassif, mergulharam a fundo no processo do mensalão e não encontraram crime algum. Eu próprio, de forma independente, fiz investigações e concluí que 1) não houve dinheiro público envolvido, pois Visanet, de onde saiu dinheiro para publicidade que teria beneficiado alguns envolvidos, era uma empresa privada; não houve prova de corrupção ativa ou passiva; a relação entre pagamentos e votações na Câmara teria sido ridícula se não fosse trágica.

No caso específico de Dirceu, tiveram de aplicar o princípio de “domínio do fato”, pelo qual o superior é responsável criminalmente pelas ações do subordinado, sem ter que se dar o trabalho de provar a responsabilidade efetiva dele. A tal da organização criminosa foi uma invenção escandalosa. Tudo isso, e outros aspectos do processo, foram exaustivamente discutidos na época, exceto na grande mídia. O mesmo enredo se repete no petrolão. A população, nos dois casos, foi mantida deliberadamente na ignorância dos fatos. Daí que ainda me perguntam: “Por que está defendendo o PT?”

No meio da balbúrdia que a mídia e a justiça de espetáculo mergulhou o país, só tenho certeza de uma coisa: o sistema político-partidário brasileiro está liquidado. Miraram no PT, acertaram no peito, mas liquidaram juntos os outros partidos. Isso não é uma questão de análise. É uma questão de fato. Nessa situação, é uma estupidez do juiz Moro continuar atirando no PT e no Dirceu. São gatos mortos, ou quase mortos. Lula poderia reanimá-los, porém suas condições legais, psicológicas e de saúde provavelmente não o permitirão. Essas penas exageradas e redundantes podem provocar o efeito oposto: a sociedade não gosta de carrascos, e acabarão por assumir o lado dos injustiçados. Se por nenhuma outra razão, pela razão da piedade.

J. Carlos de Assis – Economista, professor, doutor pela Coppe/UFRJ.   

Redação

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. donos

    O brasileiro médio adora os donos.

    Por algum motivo ancestral adquiriu no DNA o gene puxasaco,

    Adora o dono da mídia, a globo,

    Adora o dono da política, o Kunha,

    Adora o dono da justiça, o Mouro.

  2. Os pretensos “crimes” de Dirceu são públicos.

    Quem estiver interessado em conhecer os atos “criminosos” atribuídos a José Dirceu, basta ler essa matéria da Revista Piauí, publicada em 2008:

    http://revistapiaui.estadao.com.br/materia/o-consultor/

    Ele abriu sua vida privada como consultor durante um mês pra uma repórter da revista – que não é nem um pouco simpática ao PT – fuçar tudo.

    Para efeitos de comparação, vejam o contra-exemplo de Marina, que alega confidencialidade para não falar de suas atividades privadas:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/132066-ex-senadora-mantem-sob-sigilo-renda-de-palestra.shtml

    (link alternativo: http://naofo.de/169e)

  3. PENA DE MORTE POR DOMÍNIO DO FATO

    O ódio a uma Pessoa ou a um Partdio, chegou ao extremo em nosso País. Uma “organização” midiática conseguiu fazer a “juistiça” se vingar por ela .

    José Dirceu cometeu um “crime” contra essa “organização” , ao RESPEITAR o Povo Brasileiro, quando mandou distribuir VERBAS PUBLICITÁRIAS GOVERNAMENTAIS, A MAISDE NOVE MIL jornais, rev istas e emissoras de rádio de todo o Brasil.

    Era exclusividade da globo “garfar”essa grana toda e fazer suas distribuições.

    A “ORGANIZAÇÃO” partiu para o ataque contra o Homem e contra o Partido. E até hoje continua contando com a contribuição da “justiça”.

    Nosso Heroi Brasileiro (comprovadamente um dos maiores), se tudo isso continuar, ficará PRESO até a MORTE. 

    É incrível a força dessa gentalha .

  4. Eh a inguinoranza!!

    Quem faz sempre essa pergunta a qualquer um que faça análise da realidade sem submergir e submeter-se ao maniqueísmo instruído pelo ilusionismo midiático, é a prova viva da competência e eficiência do sistema GLOBO de manipulação de supostas realidades (uma de suas especialidades, além de sonegação, lchantagem, avagem de dinheiro e outras práticas criminosas). Porque, atordoado pela pregação recorrente e ininterrupta das interpretações simplificadoras das realidades, o sujeito médio e medíocre não consegue entender que acima das atribulações políticas e partidárias há um país e uma nação e 200 milhões de brasileiros que deveriam ser levados em consideração em qualquer análise. Daí cabe a pergunta ao ignaro interlocutor.

    Você é contra o PT e a favor que haja milhões de pessoas morrendo de fome, gerando e transferindo riquezas para banqueiros agiotas?

    Ele não vai entender nada, o que tem uma coisa a ver com a outra,, mas a sua perplexidade servirá de parcial desabafo, paliativo efêmero para acalmar o desconforto de quem entende.

    1. Pagar esse gente para fazer Injustiça é o OH

      Com a ja famosa voz de taquara rachada, o tal de Sérgio Moro fica la dizerndo “qual a participação de José Dirceu na Petrobras?” O outro começa a explicar, mas volta novamente “Qual a participação de José Dirceu na Petrobras?” Ele não pergunta qual a participação de Eduardo Cunha, de Aécio Neves, de José Serra, de Michel Temer nos descaminhos da Petrobras. Não, so interessa José Dirceu e o PT.
      Como ja diz a velho provébio, pode-se enganar alguém por muito tempo, pode-se enganar a todos por algum tempo, mas não se engana a todos por todo o tempo. E quando cair, vai cair feio esse tal de juiz

      1. Estes são os FATOS que o tal

        Estes são os FATOS que o tal CIDADÃO , lá do começo dos comentarios , insiste em não ver …

  5. Caro Nassif
    Não existe um

    Caro Nassif

    Não existe um golpe suave.

    Ainda está parado nas prisões e nas porradas nas manifestações.

    O que eles querem é mais.

    Censurar, já estão fazendo.

    Prender, torturar, matar, para não deixar pedra sobre pedra, dessa laia.

    Saudações

     

     

  6. Nossas Instituições entregues ao crime organizado

    Como ocorreu em Honduras, o nosso país está entregue ao crime organizado que tem em mãos o controle do judiciário, legislativo, executivo, midia…socorro!

     

    “A Corte Penal Internacional se nega a investigar os crimes massivos que foram cometidos depois do golpe de Estado. Houve milhares de mortos depois da ruptura do Estado de direito. O país se encontra nas mãos do crime organizado e os grupos paramilitares se multiplicam em nosso território.” Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras

     

    http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=84907

     

  7. Esse 23 anos não sairam nem

    Esse 23 anos não sairam nem das PROVAS que ninguem sabe ao certo se são verdadeiras!

    Nem crimes de assassinato geram tamanha pena!

    Assassinos de juizes não tiveram penas menores!

    Esse 23 anos sairam nas conversas com magnatas que odeiam o PT!

    Sairam não por que a literatura permite, mas por que essas conversas assim o permitiram…

  8. Ah se fosse só vaidade,

    Ah se fosse só vaidade, prezado articulista! Ah,se fosse! Um pecado que até hoje não entendi os motivos da Santa Madre de não tê-lo arrola como “Capital”, tal qual a Gula, a Luxúria, a Avareza, a Ira, a Soberba, a Preguiça e a Inveja. Uma adjetivação para dá-los como “cabeças”, “líderes”, que induzem a outros. Por sinal, uma  “qualidade” que definitivamente se incorporou, salvo raríssimas e preciosas exceções, ao modo de ser da vetusta magistratura pátria. Mas isso já outro assunto. 

    A motivação é bem mais profunda: destruir um partido e seu legado. Mesmo que José Dirceu tenha cometido os crimes a ele imputados, a pena é por deveras pesada, desproporcional. Se as instâncias superiores não agirem pelo mesmo ânimo prevejo que seja reduzida ou até mesma anulada. 

    1. “Se as instâncias superiores

      “Se as instâncias superiores não agirem pelo mesmo ânimo…”

      Agirão, sim.

      Tem sido assim desde o começo.

      Conforme vc mesmo afirma: 

      “Ah, se fosse só vaidade”…

  9. Sabe o que é? É o holofote. É

    Sabe o que é? É o holofote. É jogar pra torcida.

    A casta midiota da sociedade aplaude. Aquele estrato nobre e iletrado, rançoso e vingativo; ou seja: o que há de pior. Moro nada mais é que um verdugo movido a jactância. Esse caso não é muito diferente de uma execução pública por enforcamento ou guilhotina: é espetacularização e sensacionalismo.

    Nada surpreende mais nos dias de hoje.

  10. As sentença do Moro (li

    As sentença do Moro (li todas) seguem um padrão repetitivo (texto copiado e reproduzido) um a um em cada uma das sentenças, com as adaptações concernentes a cada caso.

    Ao invés de fazer referências às provas e remeter o leitor (ou reexaminador) ao exame, “per se”, direto e livre das provas, usa de uma técnica de redação maliciosa (viciada) de condução, induzimento e aceitação de suas alegações.

    De forma extensa, enfadonha e cansativa, transcreve (principalmente) declarações, “ipsis litteris”, que confirmam sua tese já pré-concebida nos autos, induzindo e conduzindo o leitor (ou reexaminador) contaminado (dessa forma) à mesma interpretação. As provas técnica são pontuadas e aproximadas a essa técnica. 

    A separação entre investigação, acusação e decisão é primordial e básica no direito penal

    Exemplo tirado da AÇÃO PENAL No 5012331­04.2015.4.04.7000/PR 

    Obs.: entre colchetes […]   e maísculas meus.

    [obs.: MODUS OPERANDI]

    166. A investigação, com origem nos inquéritos 2009.7000003250­0 e 2006.7000018662­8, iniciou­-se com a apuração de crime de lavagem consumado em Londrina/PR, sujeito, portanto, à jurisdição desta Vara, tendo o fato originado a ação penal 5047229­77.2014.404.7000 recentemente julgada.

    167. Em grande síntese, na evolução das apurações, foram colhidas provas de um grande esquema criminoso de cartel, fraude, corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da empresa Petróleo Brasileiro S/A ­ Petrobras cujo acionista majoritário e controlador é a União Federal.

    168. Grandes empreiteiras do Brasil, entre elas a Setal Oleo e Gas S/A (SOG), Mendes Junior Trading e Engenharia S/A, a MPE Montagens e Projetos Especiais S/A e a OAS, formaram um cartel, através do qual teriam sistematicamente frustrado as licitações da Petrobras para a contratação de grandes obras.

    169. Em síntese, as empresas, em reuniões prévias às licitações, definiram, por ajuste, a empresa vencedora dos certames relativos aos maiores contratos. Às demais cabia dar cobertura à vencedora previamente definida, deixando de apresentar proposta na licitação ou apresentando deliberadamente proposta com valor superior aquela da empresa definida como vencedora.

    170. O ajuste propiciava que a empresa definida como vencedora apresentasse proposta de preço sem concorrência real.

    179. Em decorrência desses crimes de cartel, corrupção e lavagem, já foram processados dirigentes da Petrobrás e de algumas das empreiteiras envolvidas, por exemplo na presente ação penal e nas ações penais 5083258­29.2014.404.7000 (Camargo Correa e UTC), 5083351­89.2014.404.7000 (Engevix), 5083360­ 51.2014.404.7000 (Galvão Engenharia), 5083401­18.2014.404.7000 (Mendes Júnior e UTC), 5083376­05.2014.404.7000 (OAS), 5036528­23.2015.4.04.7000 (Odebrecht) e 5036518­76.2015.4.04.7000 (Andrade Gutierrez).

    183. Para efetuar o pagamento, teriam utilizado os recursos provenientes dos próprios contratos, submetendo­o a prévias condutas de ocultação e dissimulação executadas por Alberto Youssef, Júlio Camargo, Mario Frederico Mendonça Goes e Adir Assad, este com o auxílio de Dario Teixeira

    [obs.: PADRÃO DE CONTRATAÇÃO]

    171. Esclareça-­se que A PETROBRÁS TEM COMO PADRÃO ADMITIR A CONTRATAÇÃO POR PREÇO NO MÁXIMO 20% SUPERIOR A SUA ESTIMATIVA E NO MÍNIMO 15% INFERIOR A ELA. ACIMA DE 20% O PREÇO É CONSIDERADO EXCESSIVO, ABAIXO DE 15% A PROPOSTA É CONSIDERADA INEXEQUÍVEL. ESSES PARÂMETROS DE CONTRATAÇÃO FORAM DESCRITOS CUMPRIDAMENTE EM JUÍZO POR VÁRIAS TESTEMUNHAS, CONSTANTO AINDA EM DOCUMENTOS OFICIAIS DA PETROBRÁS, ALÉM DE NÃO SEREM CONTROVERSOS.

    172. O ajuste prévio entre as empreiteiras propiciava a apresentação de proposta, sem concorrência real, de preço próximo ao limite aceitável pela Petrobrás, frustrando o propósito da licitação de, através de concorrência, obter o menor preço.

    173. Além disso, as empresas componentes do cartel, pagariam sistematicamente propinas a dirigentes da empresa estatal calculadas em percentual, de um a três por cento em média, sobre os grandes contrato obtidos e seus aditivos.

    174. A prática, de tão comum e sistematizada, foi descrita por alguns dos envolvidos como constituindo a “regra do jogo”, como, por exemplo, o acusado colaborador Júlio Gerin de Almeida Camargo que teria trabalhado como operador do pagamento de propinas em certas obras, inclusive na da Refinaria Presidente Getúlio Vargas ­ REPAR, que é objeto desta ação penal: (…)

    275. CONSIDERANDO AS PROVAS ENUMERADAS, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE HÁ PROVA MUITO ROBUSTA DE QUE AS EMPREITEIRAS SETAL ÓLEO E GÁS S/A, MENDES JÚNIOR E MPE MONTAGENS, reunidas nos Consórcios Interpar e CMMS, OBTIVERAM OS DOIS CONTRATOS COM A PETROBRÁS NA REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS (REPAR) E NA REFINARIA DE PAULÍNIA (REPLAN), mediante crimes de cartel e de frustração da concorrência por ajuste prévio das licitações, condutas passíveis de enquadramento nos crimes do art. 4o, I, da Lei no 8.137/1990 e do art. 90 da Lei no 8.666/1993.

    276. COM ESSE EXPEDIENTE PUDERAM APRESENTAR PROPOSTAS VENCEDORAS COM VALORES ACIMA DO PREÇO DE ESTIMATIVA DA PETROBRAS, UMA DELAS PRÓXIMA AO LIMITE ACEITÁVEL (8,47% E 17%), SEM CONCORRÊNCIA REAL COM AS OUTRAS EMPREITEIRAS.

    277. NÃO É NECESSÁRIO AQUI ESPECULAR SE, ALÉM DISSO, HOUVE OU NÃO SUPERFATURAMENTO DAS OBRAS. A CONFIGURAÇÃO JURÍDICA DOS CRIMES REFERIDOS, DO ART. 4O, I, DA LEI NO 8.137/1990 E DO ART. 90 DA LEI NO 8.666/1993, NÃO EXIGE QUE SE PROVE SUPERFATURAMENTO.

    278. EM IMPUTAÇÃO DE CRIMES DE LAVAGEM, TENDO POR ANTECEDENTES OS CRIMES DO ART. 4O, I, DA LEI NO 8.137/1990 E DO ART. 90 DA LEI NO 8.666/1993, DE TODO IMPERTINENTE AVERIGUAR SE HOUVE OU NÃO SUPERFATURAMENTO DOS CONTRATOS.

    279. NÃO HÁ NENHUMA PROVA DE QUE AS ESTIMATIVAS DE PREÇO DA PETROBRÁS ESTIVESSEM EQUIVOCADAS.

    280. APESAR DISSO, COMO AS EMPREITEIRAS IMPEDIRAM, MEDIANTE CRIME, A CONCORRÊNCIA REAL, NUNCA SERÁ POSSÍVEL SABER OS PREÇOS DE MERCADO DAS OBRAS NA ÉPOCA.

    281. É CERTO, PORÉM, QUE A PETROBRÁS ESTIMOU AS OBRAS EM VALOR BASTANTE INFERIOR AO DAS PROPOSTAS VENCEDORAS, EM UMA DELAS ATÉ 17% A MENOS, O QUE É BASTANTE SIGNIFICATIVO EM CONTRATOS DE BILHÕES DE REAIS.

     

  11. Bom, esse é o maior

    Bom, esse é o maior indicativo que não é necessário provas ou qualquer leve indício quando já há a condenação prévia.

    E é mais um indício de que para enquadrarem Lula não é preciso muito. Essa foi a primeira.

    Basta a canetada e pronto. Basta o “feeling” do juiz e pronto. Basta usar o histórico da imprensa (se saiu no JN então é verdade) e mais meia dúzia de ilações que sai uma condenação quentinha de um já condenado.

    O problema não é ser Dirceu e o PT. O problema é SÓ ser Dirceu e o PT. O problema é a seletividade.

  12. Ainda estamos nos iludindo

    “Claro que essa pena não faz sentido e será derrubada em alguma instância superior”

    O que me impressiona é que depois de uma avalassadora Blitskrieg do Judiciário, ainda cultivamos a vã esperança de que a razão irá prevalecer em alguma instância superior…

    Não vai! 

    É criminalizar o PT onde puder. Não há referesco.

  13. crimes de Moro

    Não haveria um crime no fato de Moro e a força-tarefa usarem a parceria da imprensa para embasar uma acusação e posterior condenação? Não caracteriza um conluio para a produção de provas, que nem são materiais, pois que são apenas especulativas?

    Aceitar contribuição indevida de agente privado, que se torna recurso material para execução do trabalho pelo funcionário público, não caracteriza corrupção?

    O comentário de Moro na sentença de Zé Dirceu, de que não o considera o cabeça da organização criminosa, não constitui abuso de poder? Ele virou profeta?

    Por fim, temos sempre que lembrar um detalhe essencial: o STF, no serviço porco de condenar com as maiores penas no mensalão, tentou enquadrar no crime de quadrilha. Porém, um recurso obtido a fórceps acabou por afastar este crime. Moro se acha tão bom que pode provar o que STF, PGR, PIG, e Cia não conseguiram por todos os meios?

    1. Eles criaram a tese da organização criminosa para banir o PT.

      Como se pode falar de uma organização criminosa onde um gerente (2º escalão da companhia) é o cara que mais roubou.

      Ou não acharam o dinheiro na cúpula ou não existe a tal organização, mas esta hipótese contraria a narrativa da mídia, não é mesmo? E a lava-jato só funciona a favor da narrativa (romance) da mídia. Não contra.

  14. Moro é só  umcriminoso

    Moro é só  umcriminoso acobertado por um  Judiciário que precisa de alguém pra fazer o serviço sujo. Do mesmo jeito que Cunha. O judiciário blinda Cunha e usa Temer como bucha para perpetrar seu golpe.

    1. Cristiana

      Vc se esqueceu de outro que tb é encarregado do Trabalho sujo no STF, aquele mesmo que adora o PT kkkkkk As vezes penso que estão dando corda prá ele se enforcar, mas agora c/ o New Governo, não sei de mais nada. Abraços

  15. Se por nenhuma razão, pela

    Se por nenhuma razão, pela razão da equidade, imparcialidade que não se tem visto em relação a outros políticos também sob denúncias, mas que se encontram leves e soltos por verem a justiça favorável a suas ações nefastas, como faz Gilmar com Aécio, entre outros casos emblemáticos demais para serem verdadeiros. Na verdade, chocantes.

    É claro que todos entoam a mesma lenga-lenga. Dizem que acham Sérgio Moro o máximo poque foi o único a encarcerar os milionários de colarinho branco. Esses homens, milionários, de fato tem sofrido um bocado nas mão desse juiz. Mas basta ver o vídeo de Porta do Fundos para se sentir que de uma piada saiu uma verdade cruel: Moro não quer delator de outros partidos; o foco dele é o PT e os petistas, e pronto. Não fosse assim, teria levado adiante as delações de alguns não petistas.

    Dirceu não tem mais idade para cumprir prisão tão longa. Morrerá nas masmorras de Moro, este na ocasião abrindo um champagne. 

    Resta saber qual a riqueza que deixará para esposa e filhos. Cadê os imóveis luxuosos, e as contas bancárias polpudas? 

  16. Eu pergunto:  quanto tempo

    Eu pergunto:  quanto tempo esse golpe vai durar???

     Dilma PRECISA VOLTAR em outubro!  Vamos todos a luta, conversar com os senadores, desmontar esse golpe louco…  O Brasil nao merece isso.

    1. Infelizmente o presidente da

      Infelizmente o presidente da República – no caso, a presidente – pode pouco. A ditadura golista vem do Legislativo, do Judiciário e das firmas que vendem comunicação social. O que não significa, a meu ver, que não devamos lotar as caixas postais eletrônicas dos Senadores. Mas precisaria uma “limpa” geral na República, acho.

  17. Deve haver algo pessoal…no Moro

    Autoafirmação, holofotes ou alguma coisa a mais, como velho vestindo roupa dos anos 70 e passeando de moto Harley Davidson, achando que esta é uma prolongação do seu pinto. O valho do exemplo quer demostrar algo a alguém

    Quem é o esse alguém do Moro?

  18. J. Carlos de Assis virou Polícia, MP e juíz
    Imagino que você fez investigações e análises profundas das provas e que então já deu sua sentença de absolvição.. parabéns!!!

    1. Mas o autor do texto não absolveu…

      Ele apenas criticou que a pena fosse de 23 (vinte e três) anos.
      Essa penalidade denota muito mais vingança que justiça.

    2. Acreditar no Moro?

      Como levar qualquer coisa que o Moro faz a sério se tem elementos suficientes para prender, julgar, condenar a mulher do Cunha e nada faz? Prenda a mulher do Cunha pra começar a ter credibilidade. Pelo que vimos,a técnica Rolando Lero da Policia Federal e MP de juntar milhares de páginas com “elementos zero de prova”, um bla blá, blá  e disse-me-disse, muita ilação, muito verbo no condicional (seria, estaria, faria), muita conexão suspeita mas não provável, tudo isso faz um processo ter milhares de páginas como se pudesse se dizer com isso: “temos solidas provas contra Zé Dirceu”. Quem assistiu o interrogatório do Moro com Zé Dirceu divulgado plea midia percebeu claramente o esforço em se passar  por cima dos detalhes, o desconhecimento do juiz de elementos importantes do processo.    Não encontrei ninguém que tenha conseguido provar a culpa do Zé Dirceu no mensalão. Não é o J. Assis quem o diz:  são os proprios ministros do STF que dizem que o condenaram sem prova com base no “dominio do fato”, algo como dizer que: ” não provamos sua culpa, mas é claro que ele não pode ser inocente.” Aliás, um botequim teria tido mais zelo pela lisura da justiça. Esse é o linchamento, vingança dos hipócritas, quase todos mais sujos que os condenados nesses esquemas de corrupção.  Querem convencer a gente que o Zé Dirceu era o chefe de um esquema, mas que está com uma divida de 3 milhões, casa da mãe tomada pela Justiça enquanto os ladrões verdadeiros devolvem milhões (mas ainda  ficam com parte do desvio) e saem ilesos pela virtude de ter denunicado quem eles queriam. Isso não é justiça. É vingança.

      1. O problema do site do Nassif

        O problema do site do Nassif , assim como de outros na blogosfera é este .. os trolls de direita , ou simplesmente os que querem condenar os petistas por vingança não chegam a ler o artigo principal nem os comentarios antecedentes. Já vão logo condenando sem provas. Assinando em baixo o que o Moro fez. Se muita besteira antes de chegar nos comentarios com conteudo como o seu.

    3. Isso aí é que cansa

      Esse tipo de pensamento rasteiro, simplório e sem nenhuma análise um pouco mais trabalhada – típico dos midiotas de hoje –  é o que cansa.

    4. ?

      Não é só polícia, MP e Juiz que podem ter opiniões. Você inclusive, também pode. Mas não exerceu seu direito, provavelmente por delegar à terceiros. Ao contrário do articulista.

    5. Parabéns, boa resposta. Penso
      Parabéns, boa resposta. Penso o mesmo. Não sabia que o autor deste artigo era juíz. Hahaha!

  19. Todos os casos do PT no

    Todos os casos do PT no judiciário brasileiro são movimentos “fora da curva”. Basta observar casos como o de Demóstenes, José R. Arruda, R. Teixeira, etc. E o mais emblemático de todos: Paulo Maluf. Mas, me impressiono como o Dirceu aceitou as condenações se submetendo ao jogo da “legalidade”que lhe foi imposta. Jamais contestou a legitimidade da justiça que lhe impôs desproporcionais e pesadas penas, jamais sequer esboçou uma greve de fome. Temo e tenho certeza que o caminho de Lula, se esperar justiça, será o mesmo. Insisto, pedir asilo político e sair denunciando mundo afora o que tem ocorrido no país é a saída. O povão está pouco se lixando para os mátires. Moro prenderá Lula, haverá uma semana de intensa agitação, promovida pelos setores politacamente organizados da esquerda, mas somente isso. A campanha de demonização e desmoralização já começou faz tempo e a injustiça prevalecerá.

  20. Moro é um fraco.

    Mas covardes morais e intelectuais, na ânsia por reconhecimento individual, fazem horrores.

    O nosso pequeno Eichmann, só que piorado.

  21. Dirceu

    Quando estudei Direito, meu professor de Processo penal, dizia a turma que a prova testemunhal era a “prostituta das provas’ pois estava embasada na palavra de uma pessoa que poderia dizer a verdade ou não.as reais provas eram as provas documentais.No processo dito “mensalão” José Dirceu foi condenado por suspeição e pela prova testemunhal do eminente deputado Roberto Jefferson. Pelo artigo aqui publicado, parece que o mesmo aconteceu na vara de Curitiba,

  22. É sórdida vingança

    Não é apenas interesse e vaidade que move Moro, seus procuradores aecistas e a pf truculenta, é a mais sórdida vingança contra quem nunca lhes fez nenhum mal e, pelo contrário, só fizeram fortalecer esta Gestapo apelidada de pf e o mp, disso se aproveitando a tosca “força-tarefa” de Curitiba que não sabe fazer denúncias a não ser com base em ilações, presunções e pressuposições. É uma falsa justiça que não trabalha com provas, apenas escolhe um “investigado” e passa a prender pessoas ilegalmente para para torturá-las até que façam as delações conforme exigidas e mesmo essas delações colhidas sob tortura não são transcritas com fidelidade, e incluídas nos autos só a parte que interessa à acusação. As falsas acusações, para adquirir uma relativa credibilidade, são vazadas para a mídia que as amplia e são reaproveitadas por este arremedo de mp da vara da Guantánamo brasileira em vigor entre os fascistas de Curitiba. Maria Inês Nassif explicou didaticamente todo este processo de incriminação de petistas em brilhante artigo aqui no JornalGGN.

  23. Talvez ele queira uma reação

    Talvez ele queira uma reação de macho…Mas pensando bem, agredir um verme não inantece ninguém. Pois “essa tábua, gosta é de prego”! 

  24. Sei lá

    Algumas pessoas tem dificuldade de aceitar os fatos.

    A psicologia chama isso de backfire effect, efeito contra-ataque, ou mesmo viés de confirmação. Quando alguém que sofre desse mal é exposto a fatos que contradizem sua crença, sua tendência é reafirmar sua crença ainda mais e investir contra aqueles que expõe os fatos.

    O caso mais comum, evidentemente, é o da pessoa que recebe a notícia de um amigo, amiga ou familiar de que está sendo traído e investe contra o portador da notícia e protege o parceiro traidor para não se defrontar com os fatos.

    É o mesmo caso.

    Se as pessoas e empresas já admitiram que roubaram, se a Petrobras já admitiu que foi roubada e é co-autora das ações, se dinheiro roubado já foi recuperado, qual é a dúvida que ainda resta ?

    Investir contra o MPF e a Justiça Federal nesse caso é sintoma de backfire effect.

    Tem tratamento na psicologia.

    1. A psicologia moderna

      A psicologia moderna desenvolveu a teoria do “the book is on the table effect” que estuda a estranha síndrome que acomete certas pessoas e as leva a procurar justificar o injustificável com estranhas e obscuras teorias com nomes em inglês, emprestando um um ar sofisticado pra esconder a mediocridade da explicação.

      Se roubaram a Petrobras em alguns bilhões ou, mais exatamente, se a estatal deixou de economizar alguns bilhões contratando obras com as mesmas empresas de sempre e não com outras novatas que poderiam abandonar as obras pela metade por não saber fazer, o que isso tem a ver com as consultorias do Dirceu comprovadamente? Por acaso é menor o prejuízo para a nação ou mais ético e honesto submetermos a industria petroleira nacional, com toda sua cadeia produtiva arduamente construída nos governos do PT, a um desmonte, privatização e internacionalização como agora os golpistas começam a fazer?

    2. o cidadão aí é quem mesmo ?

      o cidadão aí é quem mesmo ? Como podemos ter uma certeza que a opinião do sujeito não é uma opinião paga, se não tem historico , não tem nome ? Não tem nada a perder defendendo uma ideia .

      “algumas pessoas tem dificuldade de aceitar os fatos” 

      Como tem gente neste Brasilzão achando que sabe dos “fatos”. 

      Neste caso quais são os “fatos” ? José Dirceu é tudo aquilo que o MPF diz dele ? Pode ser … Mas vem aquela pergunta que estamos fazendo desde 2012 com o “mensalão” … outro “fato” …

      Onde as instituições judiciarias brasileiras quando se trata do outro “grupo” … Nao há “fatos” ? Neste outro caso não existe talvez o mesmo cidadão, deixando de encarar os “fatos” ? Talvez um cidadão juiz se borrando ao encarar os “fatos” ?

      Ou dito de outra maneira quando se quer justiça para os Zé Dirceu , você não está encarando os “fatos”, ele mereceu (melhor seria se fosse fuzilado logo de uma vez , esquartejado talvez em seguida para seguir de exemplo para aqueles que não encaram os “fatos”)

      Quando se quer justiça para os Aécios , Alckmins , deixa estes FATOS para lá …

      Grande justiça 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador