STF julga disputa de sucessão no Congresso

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) decide agora se o Congresso poderá reeleger seus respectivos presidentes, Rodrigo Maia (DEM), na Câmara, e Davi Alcolumbre (DEM), no Senado. Até o momento, quatro ministros votaram a favor da reeleição: o relator Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski.

O julgamento começou na noite desta quinta (03), estendendo-se pela madrugada e manhã de hoje. Os votos dos ministros estão sendo liberados de maneira escrita, com o prazo máximo do próximo 11 de dezembro. Está em jogo uma nova interpretação da Constituição, que atualmente proíbe tanto Maia quanto Alcolumbre de tentarem a recondução ao cargo.

Segundo a Constituição, um chefe do Legislativo não pode se reeleger ao posto dentro de uma mesma legislatura, ou seja, durante o mandato de 4 anos no Congresso. Mas uma frente que está ganhando força dentro do Supremo considera que Maia e Alcolumbre foram decisivos para equilibrar os Poderes com o governo Bolsonaro, apresentando enfrentamentos ao mandatário diante do coronavírus e outras matérias.

Os ministros que devem se posicionar contrários às reconduções são Marco Aurélio e Edson Fachin. Caso a maioria garanta que a reeleição não viola a Constituição, ambos poderão se manter até fevereiro de 2023.

Em seu voto, Gilmar defendeu que a partir da próxima legislatura, haja um limite de recondução e que o STF não irá interferir na divisão dos Poderes, sendo que quem decide a Presidência das Casas Legislativas são os parlamentares.

Contrários a Gilmar, o ministro indicado por Bolsonaro, Kássio Nunes, defendeu a reeleição do presidente do Senado, mas contrariou a do presidente da Câmara. Ele considerou que os presidentes podem se reeleger um só vez, com a regra valendo desde já, e portanto Maia não poderia tentar a recondução.

Atualmente o caso está sendo analisado por escrito, mas pode ter uma alteração e retirada do julgamento online se algum dos ministros considerar que é importante julgar a matéria em sessão presencial, atualmente realizada por videoconferência.

 

Redação

Redação

View Comments

  • MAIS UMA VEZ ESTUPRADA A CARTA MAGNA.
    Quem lhes deu esse direito?
    Quem elegeu essas graúnas?
    O Mal da constituinte está em não ser respeitada pelo supreminho.

  • Uma um tijolo pra fazer o país um paiseco de vez. Nossa constituição foi escrita a lápis e o supremo é a borracha que apaga e escreve o que é melhor pro grupo que tem mais força. Bem, o que esperar de um STF em que decidiram que um aposentado que esteja trabalhando registrado tem que continuar pagando INSS mesmo sem ter nada em troca. Ou seja, indo contra a noção mais básica de justiça que é que aquilo que ele tem que pagar lhe traga alguma vantagem. Se não me engano, alegaram "Contribuição Solidária" - justo esses fdps que têm tudo que é mordomia, nomes máximos do poder que tem mais vantagens, o Judiciário.

  • Tava mais que na cara que o próximo golpe da elite governante no país, seria o golpe paralamentar. O congresso fisiológico balista-gadista, falso-cristão, mais uma vez com STF com tudo, divide o espólio das capitanias hereditárias.

  • § 4º Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente.

    Vou voltar para a escola não se mais ler.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago