“Tem que ter mais do que o recibo”, diz jornalista da GloboNews a Lula

 
Jornal GGN – A equipe da GloboNews criou um discurso para rebater a apresentação de “provas de inocência” de Lula feita pelos advogados do ex-presidente na noite de segunda-feira (25). O argumento é baseado do que criminalistas chamam de “inversão do ônus da provas” e pede que Lula prove sua inocência mostrando o “caminho do dinheiro” de suas contas até o proprietário do imóvel que alugou um apartamento à dona Marisa, em São Bernardo do Campo, porque só os recibos não bastam.
 
O problema dessa narraritiva da GloboNews é que, dentro do Estado de Direito, cabe ao Ministério Público Federal fazer a prova da culpa de um réu, e não à defesa produzir prova de inocência. Mas como trata-se da Lava Jato em Curitiba, a emissora decidiu reinventar as regras.
 
Em vídeo redistribuído no Youtube, Gerson Camarotti teceu o seguinte comentário sobre a entrega dos comprovantes de pagamento de aluguel: “É uma situação extremamente delicada para a defesa do Lula. Você tem que ter mais do que o recibo. Você tem que ter o caminho do dinheiro. Hoje em dia, tudo tem que ter o caminho do dinheirol Você tem que ter a transferência, o caminho bancarário, [o dinheiro chegando] lá para o senhor Glauco. E pelo que o Glauco disse, issso não existe.”
 
Em depoimento a Sergio Moro, Glaucos Costamarques disse que, durante anos, ficou sem receber pagamentos da família Lula, que só teria começado a pagar o aluguel no final de 2015, quando José Carlos Bumlai – seu primo distante – foi preso pela Lava Jato. 
 
O depoimento de Glaucos a Moro foi diferente do que ele prestou à Polícia Federal no início da investigação, quando ele não apontou nenhuma irregularidade nos pagamentos. Agora, para colaborar com a Lava Jato, ele alega que nunca recebeu nada e que fraudava a Receita Federal, sinalizando os depósitos inexistentes.
 
Confrontado com as informações de Glaucos, Lula disse a Moro que não sabia de situação irregular, pois os pagamentos eram responsabilidade de dona Marisa. O juiz, então, solicitou que a defesa entregasse os comprovantes. 
 
Para a GloboNews, contudo, a defesa tem que ir além e mostrar o “caminho do dinheiro”, quando a força-tarefa da Lava Jato não é cobrada a apresentar a conexão desse aluguel com 8 contratos da Petrobras que teriam beneficiado a Odebrecht.
 
 
A jornalista Cristiana Lobo ajudou Camarotti no descrédito das provas apresentadas pela defesa de Lula. “Mais uma vez dona Marisa é responsabilizada por tudo que era de pagamento em casa. (…) ela era muito cuidadosa. Tinha os recibos, mas não tinha, como você disse, o caminho do dinheiro.”
 
Assine

39 comentários

  1. Sei que polidez é regra de

    Sei que polidez é regra de ouro na convivência, então serei curto e insolente; Vão tomar no cú, lá onde a puta que os pariu. Basta!

    • Eles dão náuseas!

      Só vejo esse pessoal da globo por aqui na internet mesmo. Tenho nojo!

      O único fluxo de dinheiro que realmente os preocupam é o contra-cheque no final do mês. Honra, apego è verdade ou decência não tem importância, pois estão engajados na campanha do patrão e tudo que querem é receber o seu no final do mês.

      São a escória do pseudo-jornalismo.

  2. Enganando trouxas…

    Basta aos lavajateiros visitar seus arquivos e pegar um dos muitos sigilos quebrados do LULA, de sua família e pronto!

    Não precisava de jornalistas ficarem gastando tempo falando, ou quem sabe, isso foi feito justamente para jornalista ficar falando, enganando trouxas!

    Será que eles não pensaram nisso?

    Claro que pensaram, mas tem que faturar um pouquinho e ajudar o moro!

    A gente perde um tempo danado com a mediocridade da mídia…

    Sem o judiciário essa mídia já teria quebrado…

    Não é a globo que garante o judiciário, é o judiciário quem garante a globo!

    Será preciso rever as tabelas…

  3. Sei.
    E se o aluguel foi pago

    Sei.

    E se o aluguel foi pago em dinheiro vivo? Qual o problema? Cansei de pagar os meus assim quando alugava.

    Parecem retardados…

    • Também já fiz isso

      Complementando… o único meio de pagamento que NÃO pode ser recusado em nenhuma transação (seja entre agentes privados, entre agente público e privado ou entre agentes públicos) chama-se moeda corrrente nacional.

      Já fiz pagamentos de aluquel em dinheiro vivo. Não há qualquer ilegalidade nisso e o recibo de quitação é a prova de que a obrigação foi paga. NADA obriga que o dinheiro usado no pagamento de aluguel tenha de ter passado por esta ou aquela conta bancária, seja de quem pagou, seja de quem recebeu. Os pseudo-jornalistas, na verdade moleques de recado dos patrões com sobrenome Marinho, subvertem a Lei não por desconhecê-la, mas porque isso serve aos propósitos golpistas e criminosos de seus patrões.

    • O problema é que o locador

      O problema é que o locador mora em Goiania, e o apartamento é em São Bernardo do Campo. Se Dna Marizia pagava em dinheiro, em mãos, todo o mes alguem teria de vir para SBCampo, ou alguém ir até Goiania, senão para dar o dinheiro, com certeza para pegar o recibo.

       

      • Cabe ao MP provar os supostos

        Cabe ao MP provar os supostos crimes cometidos.

        Cade as provas, meu caro ? Nem provar que o aluguel não foi pago não conseguem. Mesmo que provem isso, aonde estaria o crime ?

        Ademais, aonde estaria o crime se o primo do Bumlai não quis cobrar ?

        Ambos, Lula e Marisa eram cidadãoes livres e não eram funcionários públicos.

         

         

  4. A sonegação da Globo …

     

    Não basta a Globo apresentar o DARF, a Globo precisa de provar que o dinheiro entrou nos Cofres Públicos.

  5. Boa muito boa observação dos

    Boa muito boa observação dos jornalistas.

     

    Eles poderiam, então, pedir para os patrões o caminho do dinheiro do Triplex de Paraty, o caminho do dinheiro da compra da hoje TV globo de SP, das contas mantidas pela GLOBO e FAMILIA CORLEONE, opa FAMILIA MARINHO em paraísos fiscais, em contas off-shores.

    Nesta ferida eles não tocam. Ah tá o salário deles dependem de serem totalmente submissos aos mandos e desmandos do patrão.

    Como já foi dito: “É dificil fazer um ser humano entender uma coisa, quando seu salário depende justamente de não entender tal coisa”.

    Uns vendidos mesmos.

    E como alguém pode pedir ética e honestidade quando ele mesmo não prática?

  6. Oras, a excelência tem usado

    Oras, a excelência tem usado jurisprudencia dessa gente, conforme lemos em sua sentença ora em julgamento no 4TRF. Segundo a moça aí, o cara que antes disse ali na frente do inquisidor que não recebera, havia assinado os recibos semana passada la na sede do Insituto Lula, será que é isso?

  7. Oras, a excelência tem usado

    Oras, a excelência tem usado jurisprudencia dessa gente, conforme lemos em sua sentença ora em julgamento no 4TRF. Segundo a moça aí, o cara que antes disse ali na frente do inquisidor que não recebera, havia assinado os recibos semana passada la na sede do Insituto Lula, será que é isso?

  8. A lógica dos jornalistas da

    A lógica dos jornalistas da Globo é digna dos contos infantis.

    O lobo acusa a ovelha de sujar o rio.

    A ovelha protesta e diz que está rio abaixo.

    O lobo diz que isto pouco importa.

    De fato, a ovelha seria devorada mesmo que não tivesse sujado o rio.

    A simples possibilidade dela fazer isto basta.

    Portanto, a simples possibilidade de Lula ser culpado enunciada pela Globo é suficiente para que ele seja condenado por Sérgio Moro.

    É natural que a Globo abuse da inteligência do respeitável público. Se deixar de fazer isto ela vai a falência.

    Inatural, ilegal e imoral é um juiz abusar da inteligência da Lei para fazer o que desejam os jornalistas que contam histórias da carochinha. 

  9. Isso é totalmente

    Isso é totalmente ridículo.

    Mesmo que ele não tivesse pago, e daí ? Desde quando é crime não pagar o aluguel ? Que aliás, nem foi cobrado.

    Mesmo que o apartamento houvesse sido “dado” a ele de presente, qual o crime ?

    Nâo há crime algum. Nâo há conexão desses supostos benefícios e benefícios dele à Odebrescht.

    Ademais, em vista da frase acima, não motivo algum para Moro, de Curitiba, estar julgando o caso, que seria nulo, se o Estado de Direito estivesse valendo no País.

     

     

  10. globo e judiciário metastase fecal

    Então tá, quando a realidade dos fatos e as convicções da rede golpe dos meninos crentes e do juiz do estado agrícola do sul não coincidem, defeca-se no direito e limpa-se aquilo com a constituição.

  11. O caminho do $ o r*** dessa jornalistas patronais

    A Globo, assim como Fraude a Jato, é um das mais perigosas ORCRIMs institucionais em ação no País. 

    Essas ‘vacas de presépio, que são Gerson Camarotti, Criatiana Lobo, Míriam Leitão, Merval Pereira, Carlos Sardemberg, Arnaldo Jabor e quejandos posam de valentes, como se possuidores de opinião e vontade próprias, mas não passam de moleques de recado dos verdadeiros donos. São todos canalhas. 

  12. No dia em que este pesadelo

    No dia em que este pesadelo terminar, a globo e seus “jornalistas” ficarão impunes da mesma maneira que ficaram quando ocorreu a farsesca “redemocratização” de 1985? Eles não respeitam nem regras e nem pessoas, não devem ser respeitados.

  13.  Exigimos o fim do estado de

     Exigimos o fim do estado de exceçÃo! Pode parecer sonho disatante mas o fim da ditadura civil -militar de 64 um dia tbém pareceu distante. Acabamos c/ ela, ela agora retornou na forma da ditadura juridico-midiática q estamos vivendo mas que também venceremos.

     

  14. O repórter está certo, “Tem que ter mais do que o recibo”!
    Só que é Moro (o promotor) que tem que apresentar provas de culpa do Lula!Moro, no auge da sua incompetência pede ao réu para provar a sua inocência, quando é ele “o Juiz” que deveria provar a culpa do réu.

     

  15. O repórter está certo, “Tem que ter mais do que o recibo”!
    Só que é Moro (o promotor) que tem que apresentar provas de culpa do Lula!Moro, no auge da sua incompetência pede ao réu para provar a sua inocência, quando é ele “o Juiz” que deveria provar a culpa do réu.

     

  16. Se tá no IR, não precisaria
    Se tá no IR, não precisaria nem de recibo, pois a cobrança deste caberia à RF, e não a vaca sagrada da JF de Curitiba e do Brasil. Comparável ao Poder do Moro, só o tal Grande Irmão, que tudo via, ouvia e determinava. Haja saco para aguentar estes fanáticos fundamentais e vingativos de Curitiba.

  17. O Grupo GLOBO ainda não

    O Grupo GLOBO ainda não escolheu candidato para 2018 mas no cardapio de hoje tem dois pratos: inviabilizar Lula e pregar que a economia está crescendo. Se a economia se mede por 50 indicadores, 46 negativos e 4 positivos, a Globo se faz barulho com os positivos, os negativos não existem. Há uma nitida impressão na face de João Borges de que ele está sendo obrigado a fazer essa leitura, a cara é de quem pensa outra coisa, não é convincente seu discurso de que “estamos em plena retomada, acabou a recessão”. A recessão evidentemente não acabou e o que eles citam como triunfo, a continua que da inflação, prova exatamente o contrario. Desde os tempos de Adam Smith se sabe que a primeira prova do aquecimento da economia é a alta dos preços, o Federal Reserve opera com essa equação, o Banco Central Europei tambem, o Banco do Japão tambem, é de

    conhecimento universal há 200 anos que economia quando cresce puxa os preços para cima e não para baixo.

    A alta da Bolsa é descolada da economia produtiva, pode ocorrer por fatores internacionais de liquidez e apetitte para o risco,

    a GLOBO cita o aumento do emprego informal apesar da continuidade do estoque de desempregados, não prova crescimento e sim tentativa de sobrevivencia, o desocupado tenta fazer alguma coisa porque esta desempregado, não é prova do crescimento da economiam é apenas o registro de que na continuada falta de emprego o trabalhador vai ser camelô para tentar sobreviver.

    Essa ONDA PRA FRENTE BRASIL é falsa e é a Globo tentando puxar a economia pelos cabelos, para evitar queda de publicidade que obviamente a atingiu em cheio, hoje o grosso da publicidade é do setor financeiro, o unico que está ganhando.

     

     

    • André, a retomada economia é

      André, a retomada economia é uma realidade.

      O emprego formal está crescendo há cinco meses. Já bateu em 170 mil no ano. É que se você só le as notícias aqui no jornal da GGN que não dá notícia que seja favorável ao governo.

      Quanto aos empregos informais ou trabalhar por conta, grande parte desse aumento é causado pelo UBER que está permitindo que muitas pessoas, antes sem ocupação, agora tenha pelo menos uma renda pra se manterem.

      As bolsas não vivem do passado, nem vivem do presente. As bolsas vivem do futuro. Se elas sobem é porque os investidores estão acreditando em lucros crescentes à frente. Investidores estão apostando dinheiro, e não pouco dinheiro, muitos bilhões de reais de que a economia está em crescimento.

      Se você olhar as cotações de empresas que estão subindo, verá que a grande maioria está ligada ao segmento de varejo, consumo e construção civil. Nesses dois primeiros trimestres, essas empresas estão reportando aumento de faturamento e lucro.

      Empresas como CVC, Lojas Americanas, Lojas Renner, Magazine Luiza, Ceramica Portobelo, Hering, Guararapes, Ezetec, Tecnisa, Lopes, etc, todas com fortes altas. Os bancos estão para trás em rentabilidade, assim como Petrobrás e Vale.

      Não tente negar a retomada. Seu ceticismo é como tentar tapar o sol com uma peneira.

      Algumas medidas tomadas por esse governo passaram desapercebidas mas não pelo comércio, como o de se acabar com a ditadura do cartão de crédito, que antes não se permitia ter dois preços, à vista e no cartão. Hoje tem lojas que dão desconto de até 15% à vista, e os preços para efeito de inflação são os à vista.

      O IGPM que por anos e anos esteve acima do IPCA, está negativo.

      Você diz, com certa razão, que não acredita na volta do crescimento porque estamos crescendo sem inflaçao e que vc nunca tinha visto isso, e que crescimento sempre aumenta a inflação.

      Mas se olhar os EUA, por exemplo, verá que eles estão crescendo e a inflação está baixíssima. Outra coisa, no Brasil, se o crescimento faz uma tendencia altista, a queda da Selic tras os preços para baixo.

      Não tente tapar o sol com uma peneira.

      Não seja o pessimildo da propaganda da Dilma.

  18. Cadeia a juizes pgrs e promotores Blindadores e Blindados AntiPT

    dentre os golpistas, existem grupos em que a única alternativa é cadeia. já outros grupos a única alternativa é clínica psiquiatrica para desajustados mentais. 

    A globo, é um grupo em que as duas alternativas tem que serem utilizadas com o máximo de severidade.

    TÁ TUDO NA INTERNET!! É CTRL-C. CTRL-V E SAI TODA A CAPIVARA DESSES GOLPISTAS DELINQUENTES QUE ROUBARAM OS NOSSOS 55 MILHÕES DE VOTOS!!!

    A imagem pode conter: texto

  19. Tá certo isso, Arnaldo?

    Isso pode, Arnaldo?

    Bobo, a gente vê por aqui.

    Só ironizando mesmo.

    Meninos e meninas de recados, funcionários pagos a serviço de uma empresa.

    Ou seja, não recebem para pensar, somente para cumprir as ordens do patrão.

    No caso, a famiglia!

  20. Lula, o corrupto que paga
    Lula, o corrupto que paga aluguel na suntuosa São Bernardo do Campo. A direita e os bandidos que atuam em favor dela estão perdendo a noção. Estão bêbados de poder, sem entender que estão sentados sobre um vulcão. Serão julgados pela História, seus nomes serão jogados no lixo e, espero, serão também julgados um dia pela Justiça democrática e popular.

  21. PLIMPIG

    Jornalista? da globobo é leitor de teleprompter. E lá na maquininha só se escreve o que o dono manda.

    Nada parecido com jornalismo. 

    Pelo menos era assim antigamente, hoje não sei.

    Parei de assistir há mais de vinte anos.

    • Liberdade de Imprensar.

      Caro, as coisas não são mais assim como era antigamente na Globo.

      Hoje os editores e jornalistas tem plena, total e absoluta liberdade para dizer, sem receio algum, tudo aquilo que dono pensa.

  22. É o jornalismo de guerra que

    É o jornalismo de guerra que a direita brasileira pratica.

    E esse discurso do Camarotti (alguém ainda leva à sério esse pessoal da Globonews?) mostra que a direita perdeu a noção do ridículo nessa sanha persecutória contra Lula.

    Vale qualquer coisa pra tentar pegar o Lula, está irracional.

    Daqui a pouco eles vão espernear e dizer: odeio, odeio e odeio o Lula.

  23. Camaroti boca mole

    Esse jornalista tem que se virar para prosseguir na Globo.

    Tem que latir o que a Globo quer.

    E esse Camaroti tem uma boca mole, parece que vai dormir quando fala.

    A Globo  está destruindo o Brasil dando apoio a esse grupo mentiroso, vazador e parcial da Lava Jato.

    Enquanto ficam atrás de detalhes de gastos do Lula, sem conexão etc., 

    o golpista que deu uma facada nas costas da Dilma e do povo está dando ISENÇÕES a devedores da União, exatamente

    ligados a políticos, quando não eles mesmos.

    São bilhões de reais, fora as emendas, outros bilhões, para garantir a compra de votos e apoio dos empre$ario$.

    E o pobre só levando no r***, sem saúde, sem leis trabalhistas, sem educação, sem remédios..

     

  24. Novamente estão bloqueando

    Novamente estão bloqueando meus comentários? Eles não são ofensivos, nem preconceituosos.

     

  25. Diante de tanta asneiras

    Diante de tanta asneiras dessa emissora, só nos resta usar o controle remoto (sugestão de uma ex-autoridade)

  26. Eis o enredo simplificado da acusação

    Ao questionar os recibos dos pagamentos dos aluguéis, o juiz e o MP tentarão forjar uma ligação entre a suposta propina resultante dos contratos apontados na denúncia com a propriedade do imóvel objeto da locação.

    Lula seria o verdadeiro proprietário e o contrato de locação seria de fachada.

    Jogada ensaiada para embalar mais uma condenação.

     

  27. ESCLARECIMENTOS

    Pelo que foi exibido  na mídia os recibos foram feitos à D. Marisa, a inquilina e compromissária, que pagou os aluguéis.

    O locador assinou os recibos, declarou os valores ao fisco e recolheu os impostos devidos.

    Os recibos foram apresentados em juizo como prova de pagamento dos aluguéis de um determinado

    período sendo que, dois deles apresentavam erro de preenchimento na data. Coisa que em juízo se

    chama de “erro material”.

    O juízo, em vista disso, quer tornar imprestável todo o conjunto probatório.

    Nem se vá discutir direito aqui, que caberiam argumentações infinitas.

    Vamos direto aos fatos e a sua solução.

    A locatária pagou

    O locador deu os recibos  assinados

    reconhecendo o recebimento dos valores.

    O juiz quer saber como a locatária pagou.

    Simples,

    pergunte pra ela.

    Convoque o Divaldo Pereira Franco,

    mande que  ele feche os olhinhos, apague a luz da sala de audiência,

    pare de falar com aquela voz fininha de autoridade recalcitrante , faça uma prece e deixe a falecida falar pela voz do médium.

    Se não, que o “nobre julgador”

    dê prazo para a exumação do corpo.

    Quem sabe “os  dinheiros”  não estão lá no túmulo da Dona  Marisa?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome