Teori começa hoje a verificar validade da delação da Odebrecht

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A equipe do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, começou nesta terça (10) a analisar as delações premiadas de 77 executivos da Odebrecht. 

Segundo informações de João Gabriel Alvarenga, em Os Divergentes, nesta fase Teori só vai verificar se os acordos de colaboração foram feitos de maneira espontânea e dentro das normais legais. Ou seja, o conteúdo das denúncias não está em questão.

Alvarenga informou ainda que a homologação deve ser concluída no final de fevereiro e, a partir daí, o Ministério Público Federal poderá iniciar as investigações. Antes disso, é possível que o sigilo seja levantado.

Os primeiros vazamentos das delações de executivos da Odebrecht atingiram a cúpula do governo Temer e do PMDB.

Por João Gabriel Alvarenga

Em Os Divergentes

Equipe de Teori começa a analisar delação da Odebrecht

O ministro Teori Zavascki, do STF, deve começar a nesta terça-feira (10) a analisar os 77 acordos de colaboração premiada acertados entre o Ministério Público Federal e executivos do Grupo Odebrecht. A reportagem apurou que todo o trâmite burocrático foi finalizado nesta segunda-feira (9) na secretaria do Supremo e todos os documentos e vídeos foram liberados oficialmente para análise da equipe de Teori.

Nessa fase, segundo a lei, apenas aspectos relacionados a regularidade, legalidade e voluntariedade do acordo são levados em conta pelo magistrado, ou seja, o conteúdo das denúncias não tem valor nesta etapa. Os delatores serão chamados para depor e deverão confirmar se o acordo foi feito de forma espontânea com o MP.

Para analisar de forma célere todo o aspecto burocrático envolvendo os acordos, Teori contará com o auxílio de três juízes federais já lotados em seu gabinete, além dos assessores. Nenhum outro ministro ou juiz do STF terá acesso ao conteúdo das delações que está trancado em uma sala-cofre no prédio principal da corte.

A expectativa é que no final de fevereiro as colaborações já estejam homologadas no tribunal, podendo então ter o sigilo levantado, assim como Teori fez com a delação do ex-senador Delcídio do Amaral.

Finalizada a etapa de homologação, os documentos voltam para o Ministério Público, que poderá iniciar o trabalho de investigação em todo o Brasil com base nas informações dadas pelos diretores da empresa. Novos depoimentos poderão ser tomados e operações deverão ser solicitadas.

É sempre bom lembrar o potencial explosivo dessas colaborações. Os executivos da Odebrecht deletaram ministros, governadores, ex-governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais. Segundo o Conjur, até magistrados e jornalistas também estão citados nos documentos.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra quê? Já sabemos a

    Pra quê? Já sabemos a resposta. O caixa 1 do PT é propina e o caixa 2 do Psdb e do Pmdb é doação legalizada. Estou cheia desse teatro caríssimo, em que até os juizes se fantasiam de juizes, do STF. Pagamos essa gente para legalizar o golpe contra a soberania brasileira.

    PS. O Teori esta bem acompanhado na foto.Faltou o Gilmar. Ops. Esse está com o Temer em Portugal. O que será que conversam esses iguais?

    1. Eu concordo. Estão fazendo um

      Eu concordo. Estão fazendo um teatro barato para fingirem que “os ritos legais estão sendo seguidos” quando na verdade, como em toda república bananeira de terceiro mundo, as decisões já foram tomadas e o que menos têm nelas é justiça.

      Teori só está passando a limpo as denúncias para eliminar as que atingem os aliados dele e procurando formas de maximizar as que atingem os inimigos, sendo arrogante demais (como todo juíz brasileiro) para pelo menos ser sutil ao fazer isso. A única dúvida é quem são os aliados dele, se inclui o PMDB ou se são apenas os membros do PSDB.

  2. Não sei.Sou avesso em

    Não sei.Sou avesso em encampanhar tese alheias,por isso tenho verdadeira ojeriza a esse desgraçado efeito manada.Pelo andar da carruagem e da foto acima,essa tão propalada delação da Odebrecht,não vai dar em coisa alguma,principalmente porque nela está metido o Padim Pade Serra e seus US$ 23 milhões de dolares.Ele não mordeu isso sozinho.Da.Vera Lucia Venturini pode ter achado uma boa razão.

  3. Será que demora mais q o proc. de Cunha?

    Esperar alguma celeridade ou apuração rigorosa de Zavascki é esperar pelo impossível de acontecer. Tanto o STF, quanto o PGR e grande parte de MPF estão comprometidos com o golpe e pela manutenção da situação atual, onde vigora a precariedade da democracia – Gilmar milita pelo PSDB.

    Sinto vergonha da situação atual. Nunca pensei que chegássemos a esta situação de subserviência à mídia, de maucaratismo descarado sem pudor, de baixo nível de objetivos, e de assalto sem medo à CF já   totalmente desfigurada – parece agora um monstro.

    Certamente o povo vai despertar alguma hora da letargia, da lavagem cerebral. Esperamos que seja logo antes que os ianques desmembrem o país ou tornem-se proprietários de todos os bens, inclusive de nossas vidas.

  4. Acho que esse Ministro Cagão não vai homologar a delação

    Aposto que esse Ministro Cagão não vai homolgar a delação odebreachtiana pois tem muita gente da Casa Grande envolvido. Se fossem apenas petistas, aí seriam outros quinhentos

  5. Para que?

    Nem a democrata familia marinho dá alguma importância sobre estes coitados denunciados.

    Esquece.

    Queria que estes senhores se debruçassem sobre a constituição e o golpe que foi dado nela. Golpe dado nela, na Dilma, no pt, nos 54 milhões que votaram na Dilma, na patrobras agora destroçada, na política, nos pobres (não ricos) deste país, no próprio país, na democracia, na moralidade da justiça, no projeto do país como nação,…, deixa pra lá.

    Século XX1, ano 2017, e a informação de todo o país na mão de uma família com ficha suja desde antes de 1964. Esquece o resto. Estes 70 denunciados são santos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador