Toffoli e Gilmar defendem que PF e MP sejam proibidos de dar entrevistas

Foto: STF

Jornal GGN – O portal Conjur relatou na noite de sexta (9) que os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Dias Toffoli defenderam que a Polícia Federal e o Ministério Público deveriam ser proibidos de dar entrevistas à imprensa após cumprir diligências em uma investigação.

O expediente é usado à exaustão toda vez que a Lava Jato deflagra uma nova fase e, na visão dos magistrados, a publicidade apenas das suspeitas ofende o direito à presunção de inocência dos investigados.

Segundo relatos do Conjur, Gilmar disse que a PF deveria se limintar a lançar à imprensa um comunicado “seco” quando deflagrar uma operação, informando apenas o que foi autorizado pelo juiz, “sem espetacularização”.

Já Toffoli lembrou de um caso decidido por ele, em 2014, no qual deferiu buscas e apreensões e prisões solicitadas pelos investigadores, mas determinou que o MP e a PF não poderiam dar entrevistas. “E não deram. Esse poder está na mão do juiz, é nossa responsabilidade. A PF não determina a prisão, só executa”, afirmou. 

As falas dos ministros foram feitas em Brasília, duran evento que comemora os 25 anos da criação da Advocacia-Geral da União. 

Leia mais aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Máfia maçonaria tucana dos inférno! Tomaram os 3 poderes e tudo+

    Quando as coisas ficam sem fiéis de balança, a criminalidade toma conta 100% da situação, deixando os bandidos criminosos traficantes de cocaína arrombados tão a vontade, sem opositores, a ponto de até brigarem entre si pelos holofotes.

                       

                                                    

  • Mas os ministros do STF
    Mas os ministros do STF também deveriam ser proibidos de tagarelar para a imprensa. E até de escrever artigos. Nossos ouvidos agradeceriam.

  • Agora não pode mais, certo

    Ao fazer  o preâmbulo da Lava Jato, Moro traçou o papel da midia neste processo espúrio que se tornou importante instrumento no golpe e no justiçamento contra Lula, de forma que, após o objetivo cumprido, o pais retorna a legalidade, até mesmo porque a Suiça não para de enviar provas da roubalheira de tucanos e amigos da Globo.

    Há séculos que já deveria ser proibido vedetismo de quem tem em mãos o poder de policia ou de julgar ou mesmo de acusar.

    Na Alemanha nem ministro do STF pode dar entrevista, tanto que a Suprema Corte é sediada em cidade de porte médio e longe do poder para evitar assédio e holofotes, não é Dona Carmem, a senhora mesmo que cedeu às pressões da Globo e da Shell para guilhotinar Lula.

    História do Golpe: Como a Lava Jato foi pensada como uma operação de guerra, por Luis Nassif

    https://jornalggn.com.br/noticia/historia-do-golpe-como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra-por-luis-nassif

      

  • Deveres elementares

    Eu ainda vou ouvir: não s deve matar.

    Juizes do stf "defendem" coisas que seriam primárias em uma democracia e onde os direitos humanos estivessem em voga.

    Que adianta que estes senhores digam:  que a prisão coercitiva como está sendo feita é desumana?, que não se pode vazar documentos sigilosos de processos? que a constituição proiba o crime "criminoso" com pena a gravação da presidenta e o envio ao jn? que reitores sejam respeitados por meganhas? que um preso indefeso nunca poderia ser acorrentado e exibido no jn da globo? que o voto é do povo e não da globo? que juiz julga e não sacaneia e condena sem provas e antes do processo? etc, etc, etc.

    Que juiz do supremo devia garantir a constituição e os direitos humanos e falar menos.

    Por tudo isso o país JÁ teve a sua democracia destruida, enormes e irrecuperáveis prejuisos econômicos, destruição do emprego e da esperança de achar emprego, entregou o pré-sal, a soberania do país jogada no lixo, etc, etc, etc.

    É por isso é que eu defendo a renúncia coletiva destes senhores que têm reiteradamente descumprido o seu dever e obrigação de garantir a constituição e os direitos humanos. É a nossa única esperança de voltar 

  • A pf e o mp mandarão uma banana para o Supremo

    O Supremo deixou que entrassem no jardim, e depois na sala e depois no quarto...........

  • A canalha lavajateira responderá... em entrevista coletiva

    A canalha lavajateira responderá... em entrevista coletiva

  • Assino em baixo...

    e acrescento:

    que os meretíssimos senhores juízes também fiquem proibidos de dar entrevistas, principalmente em relação aos casos em que possam vir a participar em futuro próximo.

    Ficam igualmente proibidas, todas e quaisquer premiações, honrarias, comendas, convites para eventos públicos ou privados, caixas de uísque, etc. concedidas aos membros do poder judiciário por entidades privadas ou ONGs, principalmente daquelas que detêem o poder monopolístico de difusão de notícias, verdadeiras, meias-verdades, ou falsas.

    Os juízes que vierem a descumprir essas regras mínimas de moralidade estarão sujeitos à perda dos respectivos cargos bem como de todos e quaisquer vencimentos a título de aposentadoria, pensão ou prêmios de consolação pagos pelo erário.

    As entidades privadas ou ONGs patrocinadoras de eventos de premiação à atividade de membros do judiciário deverão ser consideradas como praticantes de atos de corrupção de autoridade constituída. Se titulares de concessão para o exercício de serviços de rádio transmissão ou equivalentes devem ter como pena o cancelamento dessa concessão liminarmente ou, a  título de ponderação, pode-se instituir uma gradação com a suspensão temporária de atividades por 3 meses, caso o infrator seja primário, aumentando-se este período de suspensão por 6 meses e um ano em casos de primeira e segunda reincidência. O cancelamento definitivo ocorre sem apelação após a terceira reincidência.

    Enquanto nada disso estiver em vigor, continuaremos a ter uma sociedade em que a única lei que á para todos é apenas a lei do mais forte.

     

  • proibição

    emerson & 57 defende que juizes só se manifestem nos autos. E eventualmente nas urnas, com o voto que dispõe.

    Mais: Que respeitem a constituição que não é o que eles dizem que é, mas o que está escrito. Inclusive o teto salarial.

    Militares, idem. Políticos, ibidem.

  • Bem fez Hugo Chavez quando

    Bem fez Hugo Chavez quando foi eleito democraticamente em 1998 na Venezuela: uma das suas primeiras medidas, senão mesmo a primeira, foi fazer uma limpa no Poder Judiciário.

  • Sonhando......

    Imprensa amordaçada---->censura.....

    povo amorçado------->ditadura.....

    mp e juizes amordaçados-------->o paraiso no terra........;)

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago