Um ano depois, juiz do DF transforma Lula e Dilma em réus por “quadrilhão do PT”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – Lula, Dilma, Guido Mantega, Antonio Palocci e João Vaccari Neto foram transformados em réus nesta sexta (23), por decisão do juiz federal Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara do Distrito Federal. Ele acolheu uma denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República em setembro de 2017.
 
Assinada por Rodrigo Janot, antecessor de Raquel Dodge no comando do Ministério Público Federal, a denúncia diz que os ex-presidentes teriam liderado uma organização criminosa que lesou a Petrobras entre 2003 e 2016, quando Dilma foi afastada pelo golpe do impeachment. Nas contas da PGR, o prejuízo à estatal foi dar ordem de 1,5 bilhão de reais, ao longo dos 14 anos de PT no governo federal.
 
Além de favorecer grandes empreiteiras em licitações da Petrobras, em troca de propina para o PT, o grupo teria ajudado a encher o caixa de outros grupos, o PP, o MDB no Senado e o MDB na Câmara, também chamados pela PGR de “quadrilhas”. “Os desvios teriam chegado a 391 milhões de reais, no caso do PP; 864 milhões, no MDB do Senado; e 350 milhões de reais, no MDB da Câmara.”
 
Lula já foi réu em Brasília, mas acabou absolvido da acusação de ter mandado comprar o silêncio do delator e ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O próprio MPF pediu a absolvição de Lula e o fim dos privilégios de delator para Delcídio, pois sua colaboração não rendeu provas corroborativas. Delcídio foi perdoado e a delação, mantida.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Haja

    Haja paciencia…….sinceramente não sei comom Lula atura tudo isso……

     

    Terias sido mais facil entregar tudo aos estadunidenses, fazer o povo passar  fome sem emprego e com um salario desvalorizado, vendido tudo o que podia como o mefistófoles pretende, criando até ministério para isso, hoje estaria dando uma entrevista por dia e se quisesse com um patrimonio milionario sem sem incomodado……..

    E o principal………. curtindo a vida abraçado com D. Marisa…….

     

    Pais de fdp!!!!

     

    1. Ja estao fazendo isso
      Ja estao fazendo isso ostensivamente desde a campanha do mensalao. Nem disfarçam mais, há muito tempo.

      O pais foi tomafo pela estupidez e o cinismo. Juntos, e ainda mais vindo de quem tem formaçao, o nome é outro: é perversao.

  2. Essa peça de propaganda, o
    Essa peça de propaganda, o “projeto de poder petralha”, surgiu primeiro na midia. O pessial do Direito engoliu como se teoia politica fosse.

    So se surpreendeu ao vê-la no powerpoint quem quis.

  3. matemática

    Quer dizer que Lula montou uma quadrilha para lesar a Petrobrás em 1,5 bilhões mas foi para favorecer as legendas do PP e do PMDB pois somando-se os valores citados na denuncia a estas duas legendas dá exatamente 1,5 bi. Vai ser a primeira vez na História que alguém monta uma quadrilha , não para beneficio próprio, mas sim segundo a denuncia beneficiar outras quadrilhas. 

  4. aritmética

    “o prejuízo à estatal foi da ordem de 1,5 bilhão de reais”

    PP    =  $ 391 milhões

    MDB =  $ 864 milhões

    MDB =  $ 350 milhões

    Total  =  $  1,605 bilhões

    MDB & PP roubam e PT (Lula, Dilma, Vacari) leva a fama!

  5. Como tirar o foco dos

    Como tirar o foco dos estrenguistas-golpistas-fascistas?

    Cassete no Pt  como cifras astronômicas e muito moralismo dos sem moral.

    E a putaria continua a todo vapor contra o Pt. E feito por gente que deveria cumprir a lei de maneira discreta e igual pra todos. 

    Aqui nesta terra não existe lei pro Pt. Só existe perseguiçaõ e injustiça sem fim !!!

     

  6. Essa perseguição que o PT

    Essa perseguição que o PT está sofrendo se configura como crime contra a humaninade de jurisdição do Tribunal Penal Internacional. O partido deveria levar o caso a corte de Haia com base no artigo 7º, inciso 1., alínia h, do Estatuto de Roma:

    Artigo 7º  Crimes contra a Humanidade

    1. Para os efeitos do presente Estatuto, entende-se por “crime contra a humanidade”, qualquer um dos atos seguintes, quando cometido no quadro de um ataque, generalizado ou sistemático, contra qualquer população civil, havendo conhecimento desse ataque: 

    (…)

    h) Perseguição de um grupo ou coletividade que possa ser identificado, por motivos políticos, raciais, nacionais, étnicos, culturais, religiosos ou de gênero, tal como definido no parágrafo 3o, ou em função de outros critérios universalmente reconhecidos como inaceitáveis no direito internacional, relacionados com qualquer ato referido neste parágrafo ou com qualquer crime da competência do Tribunal;

    1. Acho que este seria um único

      Acho que este seria um único jeito do Pt tentar conseguir que se faça justiça ao Partido dos Trabalhadores. Há muito esta loucura de demonizar o Pt passou da conta. Só  temo que, a exemplo da Onu em relação ao Lula, a justiça demore demais e quando chegar seja muito tarde. Mas vale a sugestão aos petista, porque está claro que aqui dentro do brasil o Pt só serve pra ser perseguido de maneira brutal por mídia e judiciário. Justiça, mesmo, nenhuma.

  7. Escolhas difíceis

    A confiança que os petistas têm na justiça é comovente.

    Parece a síndrome do sapo fervido.

    Dilma tem que fazer escolhas simples, mas difíceis: ou ela escolhe o chinelo e a escova de dentes e fica por aqui mesmo num quartinho,  com pensão completa, cheia de seguranças armados  e paga pelo governo,  ou põe uma muda de roupa boa nas  malas bonitas com o passaporte e viaja para LINS  (local incerto ou não sabido)

    Não é um momento bom para Dilma ser brasileira. 

  8. Momento chave do novo governo

    Será no momento de Bolsonaro fechar a porta do Planalto com Temer e a sua equipe na rua. Tudo o que Machado falou pelo telefone com Juca (“com Supremo, com tudo”) poderá fazer sentido. Sabemos que a justiça age contra o PT sem pudor nem medo de eventual delação, pois PT não teve intimidade com eles. Em compensação, a Justiça, os militares e outros grupos meritocráticos de poder temem eventual delação (fogo amigo) de tucanos, peemedebistas e outros golpistas. Para estes, a justiça tem premiado o silencio e não a delação. O destino do Temer (alguma Embaixada?) e grupo indicará o grau de compromisso do novo governo com o golpe contra Dilma.

  9. Caro Nassif
    Essa é a proposta

    Caro Nassif

    Essa é a proposta da ocupação.

    A eleição foi uma fraude, assim como outras coisas.

    O PT, os movimentos sociais, são as barricadas, há que se demolir para se avançar.

    Eles irão desmoralizar o PT, os movimentos, até a possibilidade do seu cassamento.

    Bolso e todos seus parças, estão aparelhados para isso.

    A escola sem partido, irá passar, é uma questão de tempo.

    Estamos jogando flores, e eles com tanques de guerra.

    A entrega do Brasil, está em pleno vapor.

    As riquezas irão para a metropole, Brasil é uma colonia.

    Saudações

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador