Vaccari não pensa em responsabilizar a Lava Jato, diz defesa ao GGN

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Jornal GGN – Luiz Flávio D’Urso, advogado do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, disse ao GGN, na noite desta terça (27), que não pensa em buscar meios de responsabilizar a chamada República de Curitiba após a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Por 2 votos a 1, os desembargadores derrubaram a primeira sentença de Vaccari na Lava Jato, proferida por Sergio Moro em setembro de 2015, condenando o petista a mais de 15 anos de prisão por supostamente operar propina ao partido.

Na decisão, o TRF-4 apontou que Moro usou delações sem provas correspondentes para sentenciar Vaccari, contrariando a lei 12850/13, que afirma que “nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador.”

Apesar da sentença do TRF-4, reconhecendo, pela primeira vez, que Moro condenou alguém sem provas, D’Urso explicou que não pretende buscar a responsabilização dos envolvidos. “Na verdade, não. Nada foi cogitado.”

Segundo o advogado, “a preocupação é outra”: demandar a liberdade do petista imediatamente.

“Vaccari está preso por força da prisão preventiva decretada por Moro nesse primeiro processo. Existem, obviamente, outros processos, e em outros dois casos, há extensão da prisão por conta de condenação. Mas como eram extensões, e não novos decretos de prisão, caindo a primeira essa primeira sentença, a prisão deve cair junto.”

Com esse argumento, a defesa vai encaminhar ao juiz Sergio Moro, na quarta (28), um pedido para que Vaccari seja solto.

O ex-tesoureiro, nessa ação, foi acusado pelos procuradores de Curitiba de ter repassado ao PT cerca de R$ 4 milhões do esquema de corrupção descoberto na Petrobras. 

REPERCUSSÃO

D’Urso celebrou a decisão do TRF-4 e avaliou que vai gerar “grande impacto” sobre outros processos da Lava Jato, e não apenas em relação a Vaccari.

“É uma decisão simbólica e impacta em outros processos em geral. O Tribunal, ao absolver Vaccari, corrige sentença do Moro que foi feita só com delação. Isso com Vaccari tem se reiterado em outros processos. As condenações [há mais duas] se baseiam apenas em palavras de delator, em nenhuma outra prova. É necessário que existam provas. Até porque o delator tem interesse no resultado. A palavra do delator deve ser vista com reserva. As provas não existem porque as delações não eram verdadeiras”, disse.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Apesar da sentença do TRF-4,

    “Apesar da sentença do TRF-4, reconhecendo, pela primeira vez, que Moro condenou alguém sem provas, D’Urso explicou que não pretende buscar a responsabilização dos envolvidos. “Na verdade, não. Nada foi cogitado.”

    Segundo o advogado, “a preocupação é outra”: demandar a liberdade do petista imediatamente.”

     

    Claro que enquanto o João estiver preso, todo cuidado é pouco com esse psicopata travestido de juiz, que pode se sentir ameaçado por uma declaração publica de que será objeto de processo e dificultar ou mesmo negar a soltura imediata do preso.

    No entanto, passada essa fase, é de se pensar com muita seriedade na possibilidade não só de processar o juiz, mas tambem os procuradores, que pediram a sua condenação apenas baseados em delação, afrontando o que diz a lei acima referida. Isso serve como medida dissuasória para novas investidas arbitrárias por parte desses aventureiros fascistas.

    E que não seja a União (nós) a arcar com os custos de idenização, mas que saia do seus próprios preventos salariais e de palestras. 

    Continuem palestrando meninos, vão precisar de muita grana para arcar com as idenizações.

     

  2. É o inicio do fim desta palhaçada chamada Farsa Jato

    Esta decisão em segunda instância é a alma lavada das pessoas honestas deste país, a começar pelo próprio Vaccari que foi humilhado por absolutamente nada, pelo simples ódio de classe da classe de juizes e promotores deste país. Tivemos muita sorte este tribunal reverter esta palhaçada, sinceramente, não esperava, para mim é um milagre.

    Precisamos ver o que está por trás desta decisão, que com certeza, não é o conceito do justo, parece se tratar de disputa política.

    Não poderia ter notícia melhor neste momento. E é sim um banho de água fria nos fascistas de Curitiba. É sim uma luz no fim do túnel e enfraquece o principal: que seria a condenação do ex-presidente Lula. Parece que este tribunal foi coerente, pois aumentou a pena de quem efetivamente roubou (Duque) e absolveu, mesmo que por 2×1, quem não tem nada a ver com roubalheira.

    A direita se perdeu no golpe. O roteiro era acabar com esta palhaçada no exato momento da queda da presidenta. Mas a vaidade e os holofotes eram os principais motores. Conclusão: chegou onde não deveria chegar, ou seja, no psdb. Expos o Tamanduá das Alterosas em praça pública, obviamente que criminalmente, não dará em nada, mas politicamente, é uma bomba atômica para o psdb.

    Então, o ideal é que as coisas voltem ao “normal”, com um psdb podendo ainda tentar recuperar os votos perdidos para a extrema direita. Pois o principal que seria acabar com o PT, Dilma e Lula parece que teve o efeito contrário.

    Em resumo, estou muito feliz e libertem todos os presos políticos do país: Vaccari, Palocci e Dirceu e não ousem nem condenar o ex-presidente Lula.

  3. Palavras de delator não são provas

    As condenações se baseiam apenas em palavras de delator, em nenhuma outra prova?

    Nenhuma outra prova? Como assim?

    Ora, palavra de delator não é prova.

    1. “Isoladamente a delação

      “Isoladamente a delação premiada não constitui prova suficiente para a condenação do réu. Isso é texto expresso da lei 12.850/13, art. 4º, § 16, que diz: “Nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador”.

       

      A delação premiada, como se vê, por força da lei, é prova, porém, meramente indiciária, porque se não corroborada por outras provas seguras (que estejam além da dúvida razoável), não vale nada para o fim da condenação (nem sequer do próprio réu, que para colaborar deve confessar participação no delito). Essa é a regra da corroboração.”

      http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/delacao-premiada-nao-e–prova-e-indicio/15526

  4. Eu já até externei minha

    Eu já até externei minha opinião de que a coisa pode mudar um pouco daqui pra frente (embora a a turma dos patéticos juízes e procuradores da república de bosta ainda vislumbrem o prazer de, pelo menos, condenar o Lula, pra fazer firula e jus aos alfarrábios e lero-leros que já garfaram do pessoal lá de cima).

    Porém, até que a Justiça de verdade volte a imperar no Brasil, como tem de acontecer, muitas favas serão contadas ainda. 

  5. Esta farsa jato não trouxe nada de bom para o país

    O que trouxe para o país esta operação Farsa Jato?

    1) Tiraram uma presidenta honesta para colocar uma quadrilha no poder (que inclusive a farsa jato tinha informações de montão, mas fizeram vistas grossas, pois o principal objetivo era tirar o PT do poder, ao custo que fosse; agora se fazem de bobo, como se não soubessem de nada);

    2) Uma insegurança jurídica brutal que afasta investimento público e privado;

    3) Criminalização da política, sem freios e sem mediações;

    4) Desnacionalização acelerada da economia, focando as operações exatamente nos campeõs nacionais: Odebrecht, OAS, JBS, Indústria Naval, Indústria Nuclear, etc e poupando escancaradamente os bancos, outros setores improdutivos e multinacionais.

    5) Uma perseguição doentia ao ex-presidente Lula, a sua família e ao seu núcleo político principal.

    6) 15 milhões de desempregados e uma corrupção desenfreada, pois os corruptos de verdade, sabem que todas estas investigações são seletivas e que no final os protege. O que justificaria o Tamanduá das Alterosas ser pego com a mão na botija em tempos de Farsa Jato e ao mesmo tempo acusando todos de corruptos? Exatamente porque todos sabem que a extorsão do psdb e do pmdb aumentou exponencialmente, pois sabiam que tinham e têm a proteção do judiciário corrupto.

    Por isso é necessário que ou a Farsa Jato termina ou este país pode entrar em guerra civil e estas castas podem perder as mãos, não só as unhas. Eles sabem disso e já estão fazendo o serviço de casa.

  6. DITADURA DE BANDIDOS PSICOPATAS MÁFIA FHC ANTI-PT

    Que o Brasil está nas mãos de bandidos delinquentes todo mundo já sabe. Estamos insistindo que alem de bandidos, são psicopatas desajustados mentais, e grande parte drogado, principalmente em cocaína haja visto o grande fluxo de pasta e pó de cocaína em helicópteros e aviões nas fazendas de senadores e outros tipos de criminosos.  Se você pegar uma entrevista do cabeça fernando henrique cardoso, vai logo perceber que o bandido não tem coordenação de oratória, não fala nada com nada, a não ser um amontoado de mérda. Antigamente a crítica é de que o meliante gaguejava e portanto mentia, mas hoje percebemos que êle é gago no cérebro, é um psicopata megalomaníaco quem nem prá cadeia deve ir, e sim para um manicômio, juntamente com boa parte dos tucanos que o cerca, sendo que o sérra já tem trejeitos de doença mental em grau avançado tambem. O Brasil não pode continuar nas mãos desses velhos deteriorados que só ocupam cargos públicos para manterem suas blindagens!! Que devolvam os 55 milhões de votos que nos roubaram, e devolvam a nossa democracia que estava em andamento.

    Resultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para fhc aecio imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para fhc aecio imagensResultado de imagem para fhc 500 anos imagensResultado de imagem para estuprei o brasil fhc imagensResultado de imagem para fhc 500 anosResultado de imagem para fhc 500 anosResultado de imagem para fhc 500 anosResultado de imagem para fhc aecio imagens

  7. Agora não é o momento

    Agora não é o momento oportuno.

    Mas quando o Brasil voltar à normalidade, acho que todos que foram prejudicados pelo Moro e sua gang, deveriam processar essa turma.

    Acho que o Moro deve temer por isso. Ele já disse que vai passar uma temporada na sua Pátria mãe.

  8. De olho no tempo levado pelo

    De olho no tempo levado pelo TRF 4 para jugar decisão da primeira instância relativa ao Vaccari: Um ano e nove meses.

    Mesmo que Moro cometa a injustiça de condenar Lula sem provas neste ridículo processo do tal triplex, não haveria tempo hábil para julgamento de Lula em segunda instância e torná-lo inelegível para 2018. A não ser que o TRF 4 imprima uma certa celeridade, escancarando uma aptidão golpista.

    Só um lembrete: o Mensalão tucano prescreve ano que vem, 20 anos com a justiça fingindo que não vê.

    Nada de julgamento. Nenhuma manifestação da mídia, nem dos paneleiros do pato amarelo para evitar a prescrição.

  9. Confronto Aberto – disse presidente do PT Rio

    “Queremos, a partir do Rio de Janeiro, dizer em alto e bom som: condenar Lula sem provas é acabar de vez com a democracia! Se fizerem isso, se preparem! Não haverá mais respeito a nenhuma instituição e esse será o caminho para o confronto popular aberto nas ruas do Rio e do Brasil!”

    1. Por que não lê um pouco a Constituição para ter uma melhor noção do que seja democracia? Também o Código Eleitoral, processual penal, civil, etc… Todas as tenebrosas transações nas cadidaturas de Dilma são o que contra a Democracia? Afago, afeição, proteção?? 

      O Juiz do caso é técnico, cumpre seu papel de apreciar as provas e julgar por seu livre convencimento, nos fundamentos dos princípios do constitucionais. Se os julgadores dos tribunais revertem a decisão, estão também de acordo com os seus papeis.. simples assim! 

      1. Se o Juiz é tão técnico e

        Se o Juiz é tão técnico e competente porque o TRF está revertendo várias decisões do asno curitibano?

        Este pilantra não é juiz, é um bandido subornado pelos EUA para destruir as nossas empresas e projetos de nação.

      2. Sérgio Moro é técnico? O juiz

        Sérgio Moro é técnico? O juiz que divulga conversa intima de ex-presidente, que grava clandestinamente presidente da república? Que faz pronunciamento em facebook para sua “turma”? Que age como acusador ao invés de juiz? Que vive recebendo prêmio do povo da direita e da rede globo?

        Dalagnol usando power point é técnico?

        A constituição foi respeitada no processo de impeachment sem crime da Dilma? Com Eduardo Cunha na Presidencia chantagenado para ser absolvido ?

        Gilmar Mendes é técnico? E também não tem nenhuma proximidade com aécio e com o psdb ne?

        Você vive em que mundo? Vive em que país? Homem fale bobagem não que as pessoas tem mais o que fazer.

        Imbecilidade tem limites.

      3. Será Beto Richa Filho?

        Apreciar provas quando elas existem… não existindo provas o livre convencimento do juiz não tem nada de técnico.

        Pergunto: fez o que com a caçarola e a frigideira? 

      4. Uma coisa é se fazer por mais

        Uma coisa é se fazer por mais porcaria que seja, desde que seja para eleger a melhor presidenta do mundo e vice mai amoroso de todos. Outra bem diferente é não fazer  campanha limpa quando o candidato é impresta´vel

         

      5. Uma coisa é se fazer por mais

        Uma coisa é se fazer por mais porcaria que seja, desde que seja para eleger a melhor presidenta do mundo e vice mai amoroso de todos. Outra bem diferente é não fazer  campanha limpa quando o candidato é impresta´vel

         

      6. ou v.sa. mente ou não sabe

        ou v.sa. mente ou não sabe que direito também é política (e damos um pequeno exemplo, o que nos causou um espanto inolvidável por isso repetido aqui: gravação e divulgação das conversas entre uma presidenta em exercício e um ex-presidente, ambas ILEGAIS). simples assim, para um bom entendedor, claro.

      7. Moro é um anti juiz

        Nada tem de técnico, assim como seu compadre Gebran no TRF4. São corruptos. Aceitam que bandidos com provas indiscutíveis contra eles e que tinham toda condição de se negarem a delinquir, acusem seus adversários políticos sem nenhuma demonstração fática e lhes retribuem com penas brandas.

        O que é isto além de usar um recurso público, a punição a criminosos, para benefício político de seu grupo? Organização criminosa com uso reiterado de práticas corruptas!

  10. Concordo!

    Esse judiciário brasileiro não é nem um pouco confiável. Ficar provocando essa instituição aparelhada pelo PSDB é um risco desnecessário. 

    1. E por falar em PSDB e

      E por falar em PSDB e judiciário, li agora no Cafezinho sobre a redistribuiçao de processo envolvendo tucanos:

      No site do STF
      Terça-feira, 27 de junho de 2017

      Presidente redistribui cinco inquéritos decorrentes de delações da Odebrecht

      Por determinação da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, cinco inquéritos abertos a partir dos acordos de colaboração premiada de executivos da Odebrecht foram redistribuídos nesta terça-feira (27). Inicialmente, esses inquéritos foram encaminhados, por prevenção, ao ministro Edson Fachin. Em todos os casos, se concluiu pela ausência dos requisitos de conexão ou continência dos fatos investigados com os demais processos relativos à Operação Lava-Jato que justificariam a distribuição por prevenção ao ministro Fachin.

       

      O INQ 4428, contra o senador licenciado e ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o senador José Serra (PSDB-SP), foi distribuído para o ministro Gilmar Mendes. Já o INQ 4429, contra os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), foi para o ministro Alexandre de Moraes. O Inquérito 4387, contra o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), foi distribuído para o ministro Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes também vai relatar o INQ 4392, contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Por fim, o INQ 4448, que investiga o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), está sob relatoria do ministro Roberto Barroso.

      A redistribuição acolhe pedido formulado pela Procuradoria Geral da República nos inquéritos e submetido à Presidência da Corte pelo ministro Edson Fachin.

  11.  
    Pois é!  Depois que tudo

     

    Pois é!  Depois que tudo terminar    vamos ter que processar  durante anos  essa turma de aloprados…que vivem a falar bobagens

  12. Este não é o primeiro erro

    Este não é o primeiro erro crasso de Moro.

    O mais notório, e similar ao de Vaccari, foi o do executivo Mateus Coutinho. O executivo nunca foi citado em delação, nunca movimentou valores ligados à Petrobras ou partidos políticos. A impressão que fica é que o juiz condenou sem sequer ler a defesa. Abaixo os links:

    a) http://www.conjur.com.br/2016-nov-24/primeira-apelacao-lava-jato-trf-reforma-sentenca-inteira

    b) http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-vai-pagar-pela-destruicao-da-vida-de-mateus-preso-na-lava-jato-e-absolvido-por-falta-de-provas-por-kiko-nogueira/

    c) http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/mateus-coutinho-e-inocente-decide-tribunal/

  13. Este não é o primeiro erro

    Este não é o primeiro erro crasso de Moro.

    O mais notório, e similar ao de Vaccari, foi o do executivo Mateus Coutinho. O executivo nunca foi citado em delação, nunca movimentou valores ligados à Petrobras ou partidos políticos. A impressão que fica é que o juiz condenou sem sequer ler a defesa. Abaixo os links:

    a) http://www.conjur.com.br/2016-nov-24/primeira-apelacao-lava-jato-trf-reforma-sentenca-inteira

    b) http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-vai-pagar-pela-destruicao-da-vida-de-mateus-preso-na-lava-jato-e-absolvido-por-falta-de-provas-por-kiko-nogueira/

    c) http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/mateus-coutinho-e-inocente-decide-tribunal/

  14. Moro ao abusar de sua autoridade
    Moro ao abusar de sua autoridade a serviço do PSDB transformou o Judiciario num grande puteiro. Inacreditavel que a Globo tenha conseguido eliminar a 3a instancia tendo um Gebran desembargador que é carne e unha de Moro. Essa decisao do segunda instancia tinha q ter sido unanime e mais: todos sabemos que os presos sao do Moro e nao do Estado brasileiro. Um dos truques de Moro para desobedecer uma decisao acertada como esta do TRF4 é abrir vårios processos para emitir sentenças em série, se bem que ele tem a exceçao em maos e pode manter inocentes como Vaccari por anos em sua alcova. Ele ta salivando que nem cão de Pavlov para conduzir Lula à sua masmorra particular.

  15. Mistureba proposital

    Por desonestidade, há uma intenção nitida de confundir o povão e os incautos nestas delações de empresários e operadores da LavaJato, sobre as doações (legais e ilegais) que vão para as campanhas, misturando-as com o que venha a ser, desvios de verbas e pagamentos destinados a propina, suborno e enriquecimento ilicito.
    Fazem uma mistureba proposital entre: a) DOAÇÃO LEGAL de campanha a partidos com CAIXA 2 (quando burlando a lei, as empresas doam acima do limite permitido) b) DESVIOS PESSOAIS de parte destes valores por parte de corruptos; e c) PROPINA fora de campanha.
    Ou seja, é preciso deixar bem claro a diferençiação entre os esses crimes: a) ELEITORAL: dinheiro não declarado a partido é CAIXA 2. b) CORRUPÇÃO: Dinheiro dado a modo pessoal é PROPINA.
    O povão tem a prerrogativa de cair nessa confusão. Um juiz e membros do MPF, não.

     

     

  16. Por que o juiz da globo não

    Por que o juiz da globo não prendeu tesoureiros de nenhum outro partido? Nem psdb, nem PP, nem pmdb, se todos receberam doações das mesmas empresas, todos foram delatados pelos mesmos delatores, com o agravante de depósitos de propinas comprovados a seus integrantes em contas no exterior. 

  17. Desde que teve início esse
    Desde que teve início esse “julgamento” midiático/jurídico Vaccari foi mantido preso, escrachado, desonrado, condenado sumariamente e exposto ao ódio de loucos ávidos por sangue.
    O que fizeram não se consegue desfazer, não se limpa a sujeira jogada sobre a honra dessa pessoa.
    Os que com crueldade e dolo contribuiram para tal – a Globo como principal disseminadora do ódio –
    ficarão impunes mais uma vez.
    Que o caso sirva ďe exemplo, inclusive para os que desejam condenação sumária e prisão para eventuais “inimigos” políticos.

  18. O juiz Moro ou os dois
    O juiz Moro ou os dois Desembargadores que absolveram deveriam receber punição severa. Como explicar que Moro condenou a 15 anos, um Desemvargador ampliou a pena e os outros dois absolveram o réu. Quem é que errou tão feio?

    1. Os procuradores certamente

      Os procuradores certamente irão recorrer.

      Ainda não acabou. Daí,  não é o momento de pensar nisso.

      Depois, mantida a absolvição …

       

  19. Justiça

    Primeira justiça feita a Vaccari que foi sumariamente condenado pela midia, pelos procuradores da Lava Jato e por Sergio Moro, que indiscutivelmente não age como juiz. Vaccari e sua familia foram huilhados pela PF, pelos procuradores da Lava Jato, sem contar na forma como Sergio Moro o condenou, expedindo Vaccari rapidamente, que na verdade, não tem nenhuma importância a seus olhos.

    Essa fase sombria do judiciario, começando com a execreção de Dirceu, Genoino e outros, ainda não passou. Mas quando passar, a escoria do judiciario que criou e alimentou esse monstro, sera relegada ao esquecimento. Mas espero que antes disso, justiça seja feita e que se conte a verdadeira historia deste periodo.

    1. justiça….

      Cheiro de Pizza de Acordão com Calabreza. O silêncio das esquerdas quanto à prisão do Senador Aécio Neves e do Presidente Michel Temer, além da falta de pressão pelas suas renúncias ou cassação urgente são completadas com a absolvição de Vaccari. Uma mão lava a outra. E o dinheiro todo correndo por fora sem que Instituições do Estado, soberbamente financiadas, nada fizessem ou interceptassem? Nada como um dia após o outro. A justiça reescrita e reimplantada por toda esta Esquerda, está pegando os verdadeios bandidos que manteram a população nesta miséria e criminalidade. Agora é a Justiça desta Esquerda quem não presta. Está aí para quem quiser enxergar. O Brasil se explica.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador