Villas Bôas agradece Bolsonaro por quebrar “amarras ideológicas” e é congratulado por evitar golpe militar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

 
Jornal GGN – O general Eduardo Villas Bôas despediu-se nesta sexta (11) do comando do Exército, rendendo agradecimentos a Jair Bolsonaro, por ter libertado o País de “amarras ideológicas”. “O senhor traz a necessária renovação e a liberação das amarras ideológicas que sequestraram o livre pensar, embotaram o discernimento e induziram a um pensamento único e nefasto”, disse ele.
 
Villas Bôas marcou sua gestão com o disparo de uma mensagem, no Twitter, às vésperas do julgamento de um habeas corpus de Lula no Supremo Tribunal Federal. Sua mensagem, dizendo que o País não toleraria recuo no combate à corrupção, foi interpretada como uma ameaça anti-democrática e interferência em outra instituição.
 
O general Edson Leal Pujol assumiu o comando do Exército no governo Bolsonaro, mas quem fez discurso no evento, além de Villas Bôas, foi o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que elogiou a capacidade do ex-comandante de “conter ímpetos antidemocráticos entre militares”.
 
“A maior entrega deste comandante é o que ele conseguiu evitar. Foram tempos que colocaram à prova a postura do Exército como organismo de Estado, isento da política e obediente ao regramento democrático”, afirmou o ministro.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando é que essa classe de

    Quando é que essa classe de funcionário público vai parar de se meter na vida do cidadão?
    Nós pagamos os salários deles para que eles nos digam como viver?
     

  2. Um a um depoimentos e

    Um a um depoimentos e atitudes  de militares, políticos e juízes vão evidenciando o sequestro da democracia, sob aparência de democracia. Tristes trópicos.

  3. Um a um depoimentos e

    Um a um depoimentos e atitudes  de militares, políticos e juízes vão evidenciando o sequestro da democracia, sob aparência de democracia. Tristes trópicos.

  4. Fiquei na dúvida se era do
    Fiquei na dúvida se era do Brasil q ele estava falando,agora entendo pq o Brasil está assim !!
    Obs:Reconheço q devido às sua saúde não deve ter sido fácil tomar as decisões q tomou !!

  5. Isto significa que Villas Bôas…

    Isto significa que Villa Boas não sabe o significado do conceito de ideologia.  Usa isto como um clichê, e mantem  a ameaça de golpe militar.

  6. As amarras

    Assim como seu general, o país vai perdendo os seus  movimentos lentamente e sorrindo por “ter feito a coisa certa”.

    O militar participou da derrubada do governo, apoiou e empossou um militar no poder  e seu cérebro ressequido acredita que ele “evitou o golpe”

    Ele vai ser enterrado com honras e nós, com dívidas.

     

  7. 1964 e 2018

    2018 foi a volta dos militares ao poder pelo voto numa eleição fraudada que afastou o candidato que seria eleito por uma sentença condenatória fajuta e um twitter do comandante do exército. É uma pena que a safra de militares legalistas é baixa assim como aconteceu em 1964.

  8. No caso brasileiro, a arte

    No caso brasileiro, a arte nunca vai conseguir imitar a vida. Como dizia Belchior ” a vida (aqui) é muito pior”

    Quer dizer que não ser ideológico é colocar, no lugar de ciência e diversidade na escola, só religião e pensamento único conservador; é despetizar e deixar só os inimigos da esqerda governar; é fechar as portas do país ao mundo e  só abri-las aos americanos; e dar continuidade a perseguiçao jurídica aos adversários e proteger os aliados colocando no governo o ex-juix, que, antes se assombrava e prendia por qualquer suspeita de corrupção do antigo  governo e agora perdoa os menbros do novo governo depois de qualquer desculpa dada  pela internet. É isso ou eu não entendi bulhufas?

  9. O inteligência zero!

    Lamentável…

    Isso explica em parte a nossa submissão, o eterno complexo de vira-latas…

    Um Brasil para poucos…

    A criação contínua de excluídos, o estoque de violência que só tenderá a aumentar…

    Haverão os desequilibrados de todos os tipos que vão engrossar essa massa.

    Haverão até aqueles que acreditam que podem ganhar dinheiro sem trabalhar!

    Nem de empresas precisaremos no futuro, o juros vai resolver tudo!

    Trabalhar vai ser coisa de pobre ou burro!

    Se antes o fundo do poço era uma possibilidade, agora é uma certeza…

    O mundo inicia a transição da era do silício para a era do grafeno…

    Aqui, o país vai investir na ignorância nos próximos anos e vamos ter que aguentar aquele papo sem rumo de comunismo, de socialismo, tudo gritado, cheios de ódio…

    O inteligência zero!

    Serão milhões de zumbis, se hoje não conseguem interpretar textos, no futuro não vão conseguir interpretar a realidade, aquilo que estiver na frente deles!

    Nem a reforma da previdência é algo a pensar, o importante é contratação do jogador para meu time…

  10. As manifestações de Villa

    As manifestações de Villa Bôas, a atuação de Carmen Lúcia e Toffoli no STF e eleição de Bolsonaro deixam claro que Lula foi sequestrado pelo Estado Brasileiro. É refem do Estado Brasileiro!

  11.  O general Eduardo Villas

     O general Eduardo Villas Bôas agradeceu a Jair Bolsonaro, por ter libertado o País de “amarras ideológicas”. “O senhor traz a necessária renovação e a liberação das amarras ideológicas que sequestraram o livre pensar, embotaram o discernimento e induziram a um pensamento único e nefasto”

    Impressionante como conseguem inverter tudo! Assim venceram as eleições.

    Liberação das amarras ideológicas… como se eles não fossem portadores de uma idologia. Parfece que entendem ideologia como característica das esquerdas.

    Livre pensar, pensamento único… ora, é justamente isso o que desejam implantar a partir de agora. Nos governos petistas o que menos houve foi pensamento único (foram pauladas de todas as cores o tempo todo, da imprensa, de políticos), nunca na história desse país o pensamento (principalmente verbalizado em ataques ao PT) esteve tão livre: jornais e revistas e tevÊs se esbaldaram pra valer!

  12. Só posso achar uma graça

    Só posso achar uma graça mórbida disso.

    A 1 ou 2 anos eu ainda tinha esperanças de um país justo. Mas quando vejo figuras como esse general… Vejo que o Brasil nunca existiu, sempre foi um sonho. Os governos do Lula/PT foram um momento de lucidez nessa insanidade.

    Nos próximos 4 anos (e mais) veremos Bolsonaro destruir completamente esse país e seu potencial. Nunca mais se reerguer. Vai ser mais fácil separar em vários pedaços do que se erguer como nação novamente. Não vai sobrar nem as pedras. E o mais incrível: aposto que o povo vai bater palmas.

    Acredito que no futuro, o Brasil será lembrado como um caso singular de um país que se auto-destruiu, tal qual uma atlântida pós-moderna.

  13. Em que os militares diferem dos outros políticos profissionais?

    Eles são políticos armados que querem manter seus privilégios. E para tanto ameaçam permanentemente a sociedade civil. Mas temos que reconhecer que eles são diretos e agradecidos.

    Disse Villas Boas: “”Gostaria de externar a minha felicidade por receber uma missão do PR  ao ser convidado para integrar o Gabinete de Segurança Institucional, no qual poderei continuar contribuindo para o desenvolvimento da nossa Pátria”, anunciou o general em sua conta no Twitter na noite desta sexta-feira 11.

    E para dar um viés ideológico à sua promoção, sapecou a frase de efeito: “Bolsonaro tirou o país do pensamento único e nefasto” (???)

    A declaração acontece pouco tempo depois de Bolsonaro admitir que chegou ao cargo de presidente da República com a ajuda do chefe do Exército.

    Ou seja, uma mão lava a outra, ou é dando que se recebe. Que saudade de ACM.

     

  14. Putz! O queridas Boas criticou representa i presente
    Agora é que o Brasil está atolado na amarra ideológica e do pensamento único
    Triste fim de um General
    A agressão a democracia, a ameaça as instituições democráticas (STF) vai marcar na história os últimos momentos de sua carreira

  15. Gal Villas Boas,
    O Sr está

    Gal Villas Boas,

    O Sr está doente, vá descançar, dê seu lugar a outro, mesmo deixando o comando do Exército, não destrua sua biografia, construída em longos anos do governo ideológico do PT, onde o povo, base de formação das forças armadas do Brasil, tinha vez.

  16. Os suicídios das Instituições.

    O legislativo se suicidou enquanto instituição quando desempenhou papel central no impeachment.

    O judiciário vem se suicidando lentamente desde  o mensalão, onde o dominio do fato, a condenação sem provas, ou pela literatura, e uma crescente  submissão ao instrumento central do golpe formado pela força tarefa de Curitiba. Se suicidou mais um pouco ao participar da farsa eleitoral e manter um ex-presidente aprisionado, e conviver em convescotes com políticos corruptos conhecidos e livres. E agora militarizando seus conselhos. Tudo indica que irá se submeter ao Ministério da Justiça. A procuradoria já declarou sua submissão total.

    O executivo foi se suicidando com as manobras defensivas de Temer unidas as manobras de submissão ao mercado.

    As forças armadas estão entrando numa senda suicida. São passos nesta direção, quando aceita a entrega de Alcantara, a venda da Embraer, compactua com o ataque à Eletronuclear, se calando diante do que aconteceu ao almirante Othon Bastos e agora  confessando  de forma clara e inequívoca que tramou para alçar Bolsonaro ao cargo de presidente . A cada militar em cargo publico o povo verá apenas mais um que se deu bem.  Os discursos e visões de país não existem para este grupo fragmentado e que parece ter em comum apenas a farda. Mas serão cobrados enquanto corporação.

    Todos os erros, e já são muitos, serão debitados na conta de cada uma destas instituições que tem sido liderados por homens que de forma sistemática tem transgredido os próprios limites institucionais.

     

  17. Inacreditável

    Com todo o respeito, se a opinião do General fosse de um Recruta desinformado pela mídia hegemônica golpista e plutocrática brasileira, ainda se admitiria a completa miopia política e social revelada no seu discurso. Mas é inacreditável partir do  comandante do Exército Brasileiro, que tinha e tem a obrigação  de conhecer a realidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador