Xadrez da lista de Janot, o Senhor do Tempo – 2

Continuação de “Xadrez da Lista de Janot, o senhor do Tempo” . Atualizado às 11:00

Ontem, minimizei aqui no Xadrez as consequências dessa lista de Janot. Não será apenas a tentativa de inviabilizar Lula em 2018. Significa a destruição da política.

Um dia ainda será escrita a maneira como o Brasil se permitiu destruir. Nunca a fábula do nazismo foi tão elucidativa.

Primeiro, levaram os petistas e peemedebistas suspeitos. Como eu não fiz nada – diria Dilma Rousseff – deixei o campo livre para o Ministério Público e a Polícia Federal, para resolver, por mim, os problemas do presidencialismo de coalisão.

Depois passaram a prender petistas a torto e a direito. Como eu não era petista – diria Fernando Henrique Cardoso – ajudei a colocar lenha na fogueira.

Depois, destruíram o setor mais dinâmico da economia. Como não eram grandes anunciantes – diriam os donos de jornais -, coloquei mais combustível na fogueira. E como brotou do pântano a ultradireita mais raivosa, abriguei-a em minhas páginas por uma questão de mercado.

Depois, espalharam o ódio por todos os poros da Nação. Como era ódio a favor – diriam Serra, Aécio, Aloysio – discursei em todos os eventos, eu também babando de ódio.

Agora, chega-se a isto, a lista de Janot, um dos episódios mais trágicos e irresponsáveis da história do país. Uma corporação tresloucada, sem controles, criminaliza praticamente todos os políticos do país, todos os partidos políticos, inclui cinco ex-presidentes, todas as lideranças civis ao menor indício de uma modalidade de financiamento de campanha que era generalizado.

O mais irresponsável jornalismo da história celebra o incêndio de Roma, estampando na cara o gozo dos completos ignorantes. O pior Supremo Tribunal Federal da história é incapaz de colocar limites a essa aventura.

O problema não é a apuração de ilícitos, mas o jogo politico em torno da operação  praticado abertamente pela Lá a Jato, PGR e Globo  

Esperam o quê? Que das cinzas do sistema político-partidário brote uma nova política, virtuosa? A queda de Dilma Rousseff transformou o governo em uma praça pública de negociatas, porque derrubou o ponto aglutinador – o Executivo, mesmo que pessimamente conduzido – e entregou o poder a uma quadrilha.

Agora, o fim dos partidos vai acabar com o reinado dos atuais coronéis e colocar o quê em seu lugar? Uma malta de coronéis municipais, mais atrevida ainda, porque livre de qualquer vínculo programático, de qualquer sistema partidário de controle.

E o país será governado pela Rede Globo e por corporações públicas, com a destruição final das políticas sociais, o desmonte da Previdência, a criminalização da política e dos movimentos sociais.

Finalmente, chega-se na era do Grande Irmão. Mas como a política não foi substituída pelos robôs da quarta revolução industrial, pela frente haverá a guerra e o caos.

Sobre o tempo de Janot
Em Harvard, com a retórica estridente de adolescente mudando a voz, o procurador Deltan Dallagnoll lembrou que as instituições são virtuosas, não os homens. Ou, a ocasião faz o ladrão.
Presume-se que o princípio valha para todas as organizações, não apenas para a política. E como o Ministério Público é uma organização, presume-se que as virtudes de seus membros dependem fundamentalmente da forma como as circunstâncias dispõem.
Se nenhuma pessoa está a salvo das tentações proporcionadas pelas ocasiões, há um risco evidente das circunstâncias da Lava Jato permitirem a aplicação da subjetividade, ante-sala dos abusos, ante-sala da corrupção.
Trata-se da maneira como a Procuradoria Geral da República está conduzindo a chamada Lista de Janot. A lista é uma mera abertura de inquérito, com amplo vazamento para a mídia. Essa abertura de inquérito podia ter sido pedida há muito tempo, e não foi. Ou então, o Procurador Geral Rodrigo Janot poderia ter oferecido diretamente a denúncia, e não o fez.
Com isso, Janot manteve tudo em suspenso e sob seu exclusivo arbítrio. Assim, vai continuar sendo o senhor absoluto do tempo, vazando, vazando, com os inquéritos pairando como uma espada de Dâmocles sobre todo o mundo político.
É inconcebível esse tipo de poder. Cabe ao STF definir regras claras, apurar os vazamentos dos inquéritos e punir exemplarmente os responsáveis – sem prejuízo das investigações – ainda que seja o próprio Procurador Geral.
Aliás, caberia ao STF atentar para este fato ao receber esse pedido tardio de inquérito. Nada explica essa demora e nada absolverá não apenas o STF, mas o próprio CNMP (Conselho Nacional do MInistério Público) se não apurar os fatos e exigir a demissão do próprio Janot, diante do abuso explícito cometido.
Espera-se que os partidos políticos deixam de lado a pusilanimidade e entrem imediatamente com uma representação junto ao CNMP e ao próprio Supremo.
Afinal, como lembra Dalagnoll, as pessoas não são virtuosas: virtuosas são as instituições.
Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Nassif, é de dar calafrios.

    Nassif, é de dar calafrios. Interessante que no trensalão tucano os politicos foram excluidos do processo, eram tucanos. O listão do Janot excluiu os empresários. Vai entender esse samba do crioulo doido!

    • Esse cidadão poderia dar uma

      Esse cidadão poderia dar uma grande contribuição para o país: calar a boca.

  • Nassif, então você finalmente

    Nassif, então você finalmente aceitou que o problema brasileiro está muito, muito além de uma simples rixa possível de se resolver nos tribunais?

    O Brasil mostrou fraqueza e os tubarões internacionais foram na jugular do país. O seu povo estupidamente aceitou a substituição de um governo legítimo por uma massa de criminosos sem empatia ou compromisso com o país que os elegeu. É o sonho de todo investidor desonesto ter um governo fraco e corrupto no poder do país-alvo por ser brincadeira de criança controlar este governo com o uso de subornos ou ameaças:

    Coloque no poder um zé-ninguém fraco, covarde e corrupto como Temer, levante as provas dos crimes dele, mostre para ele que você pode mandar ele para a prisão quando você quiser e você passa a ter esse zé-ninguém no seu bolso. É um truque velho e vocês caíram feito patinhos nele.

    E os tubarões não ficaram só nisso. Eles também compraram e ameaçaram todos os postos-chave do seu sistema judiciário aproveitando-se da facilidade que é comprar juízes brasileiros, Sérgio Moro por exemplo têm um carimbo de "propriedade da CIA" no rosto (sério que nenhum de vocês estranhou um juíz regional irrelevante ficar viajando constantemente para o estrangeiro?)

    E vocês não vão resolver isso com "jeitinhos", acordos e muito menos nessa coisa patética que vocês chamam de sistema judicial. Dessa vez vocês vão precisar pegar em armas para tomar o seu país de volta ou vocês terão que se conformar em serem escravos modernos de quem esteja puxando os fios dos conspiradores.

  • Um país pobre, atrasado... e sem povo... "jeitinho na Revolução"

    O pior é ver a destruição da esquerda e das lideranças populares... substiuindo por... nada!!!

    Incrível... sem plano B, sem alternativa... implodiram o país sem ter nada planejado... bem ao estilo: "no caminho a gente dá um jeito"... vai surgir algo...

    Tentando destruir a esquerda à qualquer custo expuseram as entranhas do poder demais... nisso a corrupção dos aliados de direita ficou impossível de ser abafada.

    Agora o sistema polítco ruiu. 

    Nos próximos anos veremos a imprensa dando espaço para "a volta por cima" dos políticos aliados... como fez com Arruda.

    A espectativa era que em algum momento "tudo volte a ser como era"... esse momento parece que não vai vir tão cedo... sem empreiteiras... sem empresas... sem planejamento...

     

  • Nassif, quanto pior, melhor

    Nassif, quanto pior, melhor colega, eu quero ver o circo pegar fogo, golpe se combate com golpe. Se tiver que mudar tudo, que mude, esse modelo atual não dá mais não.

  • Não é bem assim. Não vou

    Não é bem assim. Não vou defender bandidos.

    Se são culpados, o caos que a investigação causa não é desculpa para a impunidade.

    Acho que o período do governo Lula foi o melhor que tivemos. Mas se ele tiver realmente recebido vários milhões de reais em propina, devo defendê-lo? Não. Torço para que ele seja inocente, sim.

    Cumpra-se a Constituição. Aos que tem mandato, após comprovada a culpa, que percam seus mandatos e assumam os suplentes. E seguimos em frente.

    Pelo menos agora está claro (oficialmente) que praticamente todos os partidos estão envolvidos, mas não todos os políticos (estes, talvez por falta de oportunidade).

    • No Mundo da Lua


      Enquanto na lua, jamais deste conta de como se financia a política no Brasil, desde que na Praça da Aclamação, Deodoro e amigos meteram a bica no Pedro II e proclamaram a República, sobretudo a dos partidos que sempre representaram o status quo, até que, após a ditadura, os do contra também percebessem que sem entrarem nessa suruba da caixa 2 de campanha, não adiantava concorrerem?

      Compreendeu que partidos políticos precisam de dinheiro, e muito, para pagarem os gastos de campanha, se quiserem concorrer de fato e que esse dinheiro tem que vir de algum lugar, quando usos e costumes da mídia brasileira, não permitem a empresa ser legal, clara e transparente, em suas preferências partidárias e doações, sem falar na tese das doações públicas de campanha e no hobby legítimo, que em terras tapuias não passam de demônios, filhos ilegítimos de satanás, desmontando no caso do hobby, a tese sempre tida como máxima pelos colonos daqui, "o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil"?

      Agora acorda e se prepare, pois invariavelmente, após o caos político vem sempre a convulsão social?

      Te cuidas, senão novamente, será o antepenúltimo a saber, isso se der tempo.   

      • Precisamos de mecanismos que

        Precisamos de mecanismos que façam que a coisa funcione do jeito certo.

        Aceitar que não tem jeito, sempre haverá propina, enfim, é a solução?

        Qualquer político pode receber doação milionária, contanto que não seja com a obrigação de inflar os preços de serviços prestados para uma estatal, vou resumir, "etc".

        O problema é o que é realmente crime, não as doações em si.

        Precisamos que os políticos sejam mais honestos. Que um colega ao ser pego no erro peça pra sair (por saber que não tem escolha, pois seus pares não serão coniventes com desonestidade/roubo à nação).

        O fato é que é uma chance de melhorar nossa política, se soubermos como fazer. Sabemos o que queremos, precisamos de pessoas de saibam como chegar a esses objetivos. Que surjam as ideias!!!

  • Rede Globo e corporações

    Rede Globo e corporações jurídicas governando o BraZil?

    Duvido. Deveriam mesmo é se preparar pra tb tirar os seus cavalinhos da chuva.

    Serviço concluído, servos inúteis. Nada mais.

  • Enfim, está chegando...

    A guerra.

    Entre nós, interna, seguindo o curso normal do crescimento da violência em todos os sentidos.

    E, no mundo, possivelmente aquela que vai destruir o Norte, e colocar ainda mais fogo nas guerras internas do Sul.

    Neste mundo de tantas insanidades, somente a guerra entre os grandões, atingindo os grandões,  para dar um jeito.

     

  • Cabra marcado para morrer...

    Vivemos num pais em que os detentores dos poderes econômico e politico-midiático-jurídico são avessos a democracia, ao desenvolvimento nacional e inclusão do povo com idéia de pertencimento em relação ao seu pais.

    A nossa zelite zelote passou a boicotar Dilma em 2013, lembro da Ana Maria Braga usando colares de tomates para debochar do aumento de preços da leguminosa. Começaram a boicotar Dilma quando ela baixou os juros a 5%. Ai entrou a Fiat com as convocatórias Vem Pra Rua, disfarçadas de propaganda.

    Na sequência aconteceram as Jornadas de Junho por causa dos tais 20 centavos. A direita tomou as ruas e bradou que não era só pelos 20 centavos - agora se vê, não era mesmo, era pela tomada do pré-sal, pelo fim da educação, saúde.... a estas alturas do campeonato, midia, mercado e Instituições estavam totamente empenhadas na agitação e propaganda contra o governo, bem como focadas na destruição da economia como parte do golpe.

    Vieram as eleições, quando fora eleito o parlamento mais direitóide e retrógrado da nossa história, a bancada da bola, bala e biblia deitando e rolando sob o comando de Eduardo Cunha. Era o Centrão, derrotado na Constituinte de 88, pronto para dar o golpe de Estado e demonstrar o Estado e a CF, sendo que o primeiro ato de afronta a Dilma a revogação da Lei da Participação Social, era o começo das tais Pauts Bombas patrocinadas por um Cunha protegido pela midia, STF, PGR.

     

    A Lava Jato funcionou como peça do golpe de Estado.

    Na próxima segunda-feira faz 1 ano do afastamento de Dilma por um Congresso que mais se parecia a uma reunião do crime organizado. E o pais segue sendo desmontado, o que é natural num pais cuja elite é suicida, não temos uma elite pensante e isso não é novo, segue links

    Jessé de Souza: a relação entre as Jornadas de Junho e a queda dos juros

    O impeachment, segundo ex-presidente do IPEA e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Jessé Souza, foi um golpe que começou a ser articulado em 2013, após as frações do capital se unirem contra as medidas de enfrentamento dos juros por Dilma, entre março de 2012 e abril de 2013.

    https://www.brasildefato.com.br/2016/09/12/jesse-souza-a-relacao-entre-os-juros-as-jornadas-de-junho-e-o-golpe/

    Jessé de Souza: a classe média foi enganada pela midia que fez o trabalho sujo

    O silêncio sobre o papel da imprensa é o fundamento da continuidade da nova ordem. Uma imprensa que deu os motivos – todos falsos como vemos hoje – construiu a narrativa, criminalizou a política, justificou o ódio e até transformou sua marionete jurídica em herói nacional. Não existiriam Bolsonaros como ameaças reais sem esse trabalho prévio da imprensa. No entanto, como mostra meu colega Celso de Barros tão bem, ela fez toda o trabalho sujo e ninguém ainda a responsabiliza por isso. Até quando?

     

    https://jornalggn.com.br/noticia/classe-media-foi-enganada-pela-midia-que-fez-o-trabalho-sujo-do-golpe-diz-jesse-souza

    Nassif: Xadrez do conteúdo local e o desmonte de um projeto de nação

    No entanto, o Brasil entrou em uma era de trevas, na qual Parente e a Lava Jato ajudam a destruir setores inteiros da economia. Depois, celebram o retorno à Petrobras, de sobras da corrupção, que não chegam a um milésimo do que o país está perdendo com a destruição de riqueza.

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-conteudo-local-e-o-desmonte-de-um-projeto-de-nacao

    Tá na nossa história:

    Caso Panair: a violência jurídica de ontem se repete hoje sob o manto da Lava Jato

    "A  violência jurídica não sai sangue mas é tão grave quanto a outra violência
    A violência jurídica é disfarçada, se dissolve, as pessoas não acompanham"
    Posicionei o video no momento em que esse tema, o da violência jurídica, é abordado

    https://www.youtube.com/watch?v=e1A9W_9xSts&feature=youtu.be&t=50m2s

     

    Isso também

    Filme: Cabra marcado para morrer

     https://www.youtube.com/watch?v=VJ0rKjLlR0c

     

    • Você vive em um país aonde a

      Você vive em um país aonde a maioria da elite econômica é composta por descendentes de senhores de escravos, pessoas que nascem e crescem acostumadas a tratar os outros como "coisas" e "propriedades". A idéia de país deles continua sendo uma colônia agrícola de exportação e extrativismo aonde não cabem idéias como "industrialização" e muito menos "independência".

      Eu pensei que isso iria começar a mudar quando Lula se tornou presidente (eu vim para o seu país aproximadamente no final do primeiro mandato dele) mas agora eu penso que Lula foi só um "acidente feliz" na história de um país que irá continuar para sempre parado no século 18.

  • Chora bananeira

    O plano de sabotagem começou no segundo governo Lula, e os resultados das urnas no 26 de outubro de 2014 foi a senha para que o menino mimado chorasse com a perda do bico e suas fraldas e nariz sujos. A irresponsabilidade (sem prejuízos das apurações e responsabilizações por crimes, sem seletividade, sem perseguições e sem a hegemonização liberal) foi tamanha e tão mal calculada que hoje deve ter muita gente arrependida de ter entrado nessa canoa furada em cujo leme estava alguém movido por ódio, preguiça e maldade só porque recebeu um  NÃO, das urnas.

    Pode até dar em nada para essa turma, conforme já vem predizendo vários comentaristas aqui do blog, mas os nomes estão inexoravelmente ligados aos resultados que não previram e serão cobrados pelo que fomentaram, inventaram, distorceram e causaram.

    Chorem Andreias, Barbosas, fhc’s, stf’s, pf’s, togados e não togados, globos, folhas, vejas e estadão, vestidos de amarelo cbf e batendo panelas,  não verão país nenhum!!!

  • Tempos interessantes

    Primeira vez que vejo o Nassif tão pessimista. Sinal de que a coisa azedou mesmo, visto a capacidade extraordinária de antecipação de cenários dele.

    Mas insisto em uma tese: nada vai mudar, porque o poder de fato vai continuar com o grande capital financeiro internacionalizado.

    O que vão mudar só são seus prepostos aqui dentro. Trocam-se os caciques dinossauros e esse arremedo de elite entreguista pelas corporações de Estado, devidamente treinados ideologicamente pelos patrões com cursos em Harvard e quetais. Depois tudo se ajeita.

    O Mino Carta denunciava o financiamento da PF pela CIA desde o começo dos anos 2000. O resultado do investimento apareceu. Assim será com os demais.

    Infelizmente discordo do Nassif quanto ao caos. Se houver alguma resistência à implantação do modelo, será brevemente aniquilada.

    Estamos longe de uma necessária Revolução Francesa, visto que nossa classe média gosta de uma vida de alienação, como nunca visto em lugar nenhum do mundo. Como diria o Barão de Itararé: de onde não se espera nada é que não sai nada mesmo

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago