Lançamento de livro debate a ‘uberização’ das profissões

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Jornal GGN – Considerando o impacto das novas tecnologias nas relações que envolvem o trabalho, as editoras Autonomia Literária e Elefante​, em parceria com a  Fundação Rosa Luxemburgo, convidam para o lançamento do livro “​​Cooperativismo de Plataforma: Contestando a economia do compartilhamento corporativa​​​”, do americano ​Trebor Scholz​. O encontro, marcado para a próxima segunda-feira, 3 de abril, no Ateliê do Gervásio, em ​São Paulo, será um grande bate-papo sobre economia do compartilhamento e a ‘uberização’ das profissões.

Além das novas propostas governamentais que ameaçam os direitos trabalhistas, é preciso considerar a influência da tecnologia nas relações laborais, como a economia de compartilhamento de aplicativos como o Uber.

Pensando nisso, o evento pretende abordar as diversas formas de organização do trabalho e a multiplicação desses aplicativos propriet​á​rios, em um novo mercado onde é concentrada a economia, a precarização e desregulamentação do trabalho. O bate-papo será mediado pela escritora Ana Rüsche​ que, junto com Daniel Santini, é​ autora do prefácio ​da​ edição brasileira.

O lançamento contará com a participação do autor, Trebor Scholz, por meio de videoconferência. E com a presença do mestre em Direito pela Universidade de São Paulo e em Direito e Economia Política pela Universidade de Turim, na Itália, pesquisador em direitos digitais e telecomunicações no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (I​dec), Rafael Zanatta, tradutor da obra. Juntos, eles apresentarão​ os principais conceitos do livro, comentando episódios recentes e exemplos concretos​.​

Aurélio A. Heckert, desenvolvedor de Software Livre e integrante da Cooperativa de Trabalho em Tecnologias Livres​ (Colivre)​, também estará​ conectado​ em videoconferência​, trazendo mais​ ​elementos​ sobre a experiência na construção de modelos alternativos à economia do compartilhamento.

Trebor Scholz, ​é escritor, artista e professor de cultura e mídia digital da The New School, de Nova ​Y​or​k.

Serviço

Lançamento “​​Cooperativismo de Plataforma”

Local: Ateliê do Gervásio

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista, São Paulo – SP

Quando: segunda-feira, 3 de abril, às 19h

Assine

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador