Se o ano 2020 acabou, a porta 2020 também não existe mais, por Sebastião Nunes

Se o ano 2020 acabou, a porta 2020 também não existe mais

por Sebastião Nunes

O capítulo anterior desta fábula distópica terminou assim:

“Jair Messias não tinha escolha. Ou assinava ou dançava. Olhou para o guarda. Não havia piedade nos seus olhos. Olhou para a submetralhadora. Não havia compaixão no seu cano. Olhou para os imortais-mortais-imortais. Eles viraram o rosto e olharam para a porta que estava bem ali, indicando 2020. Eles caminharam na direção da porta.

Sem olhar para trás.”

À medida que nossos amigos avançavam, a porta começou a desaparecer, lenta, muito lentamente, e o guarda com ela, até que restou o vazio.

Nossos amigos pararam. Que fazer?

– Sugiro que a gente continue andando – opinou Sérgio Sant’Anna. – Quem sabe existe alguma coisa na frente desse vazio?

– Ora, Sérgio – escarneceu Vieira. – Onde já se viu atravessar o nada? É mais provável que a gente desapareça também.

– Ou entre numa nova dimensão – argumentou Otávio, um tanto chegado a novidades metafísicas e cosmológicas. – Hein? O que vocês acham?

Sancho Pança e Adão Ventura (sempre montado em seu cavalo) ficaram com medo, mas Jimi Hendrix concordou de imediato:

– Vamos nessa, cara! O que nos pode acontecer além de morrer? Se já estamos mortos, não vai acontecer de novo. Não é mesmo, Janis?

– Tô dentro – declarou Janis Joplin. – Mais fodidos não podemos ficar.

ATRAVESSANDO O NADA

Impávidos como caçadores de fantasmas, nossos amigos seguiram caminhando, Adão e Sancho na retaguarda. Passaram por onde havia a porta 2020 e viram surgir em frente, repentinamente, uma estrada comprida e estreita a perder de vista, flanqueada por abismos colossais. Entre os intrépidos caminhantes e a estrada, um mata-burro.

– E meu cavalo? – inquietou-se Adão. – Mata-burro é danado de perigoso e pode quebrar as patas da minha montaria que, além de ter sido gente, foi presidente da Fundação Palmares antes de desencarnar. Presidente ruim pra danar, mas foi.

– Devemos arriscar – sugeriu Sérgio. – Se quebrar as pernas, azar dele. Jogamos o corpo nesse buracão sem fundo e acabou-se mais um canalha.

– Estou gostando de viajar montado – refugou Adão. – Isso de peão não faz bem pro meu coração. Gostaram da rima pobre?

– Tenho uma sugestão – disse Manoel Lobato. – Por que não faz como numa fábula antiga e bota ele nas costas pra atravessar? Se ficar pesado demais, nós ajudamos.

Dito e feito.

E lá se foram nossos amigos, depois de atravessarem o mata-burro com o cavalo de Adão nos braços dos mais fortes, que eram São Pedro e o Arcanjo Gabriel. Os outros só fingiram ajudar, de modo que, com força e fingimento, o cavalo passou numa boa.

  DENTRO DO NADA, VEREDAS

O tempo, dissemos séculos atrás, não existe na Eternidade. Assim, é impossível calcular a demora da caminhada. Sei apenas que, calculando no olho, devem ter se passado uns 500 anos desde a travessia do mata-burro.

Estudiosos das Escrituras, sabiam todos que não podiam olhar para trás, sob pena de se transformarem em estátuas de sal. Porém, mais teimosos do que burro empacado, olharam conjuntamente e de repente para trás, como se comandados pela voz divina ou por alguém do mesmo calibre.

E não deu outra, pois lá estava, colado na rabeira de nossos amigos, o infame Bolsonaro, a galope, a língua de fora, fedendo como o diabo. Como escapou do pântano de merda? Não sei, não faço a mínima ideia.

A solução que ocorreu a nossos amigos foi ignorá-lo. Apressaram a marcha, de tal modo que Jair Messias quase vomitava os bofes de tanto sebo que botava nas canelas para não perder de vista nossos amigos imortais-mortais-imortais.

Decorridos mais uns 200 anos de tempo inexistente, perceberam que a estrada ficava mais estreita a cada ano. No ponto em que estavam sua largura não devia ser maior do que um palmo dos grandes. A conta certa de botar um pé na frente do outro, sem olhar para baixo, com tremendo risco de despencar no abismo. E assim tremiam, e seguiam.

Quanto ao cavalo, que esqueci, desculpem a distração, mas aconteceu o seguinte: depois de atravessado nas costas pelos nossos amigos, depois de se verem livres do mata-burro e à medida que caminhavam, perceberam que suas quatro patas não davam conta de trilhar a estrada cada vez mais estreita.

Diz o ditado: Não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe. Assim, num dado momento, como que por acaso, Adão desceu da montaria e, com uma valente chicotada, despachou o infeliz cavalo Sérgio Camargo para o fundo sem fim do abismo.

Sobre as veredas de que fala o subtítulo acima, elas nos aguardam no próximo capítulo desta interminável distopia. Será uma baita surpresa!

Sebastiao Nunes

Sebastiao Nunes

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago