por Tania Malheiros
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou nesta quarta-feira (08/11) relatório sobre vistoria nas instalações da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). A ANM quer que a empresa apresente laudo sobre o material depositado na Bacia Nestor Figueiredo, ou seja, se o resíduo é “perigoso” (Urânio). Quer também que a INB insira no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) o mapa de inundação simplificado da bacia, utilizado para verificar até onde pode chegar o rejeito em caso de “um possível rompimento”. Segundo o relatório, “não foram encontradas anomalias que comprometam de imediato as estruturas”. No entanto, identificou situações que necessitam de monitoramento e trouxe novas exigências de adequações.
A Inspeção foi feita nos dias 26 e 27 de setembro, nas Barragens de Rejeitos (BAR), D4 e Bacia Nestor Figueiredo. Entre as exigências está a apresentação de laudo sobre se o material depositado na Bacia Nestor Figueiredo pode ser considerado resíduo perigoso, ou seja, urânio, como o blog já divulgou. Outra indicação do relatório é que seja inserido no processo o cronograma do plano de ação atualizado para o cumprimento das exigências de relatório anterior.
A última vistoria foi realizada em julho pelos geotécnicos da ANM Flávio Cardoso e Fábio Leite e acompanhada pela equipe do empreendedor das barragens. A vistoria anterior da ANM apresentou dezoito exigências de adequações em barragens de rejeitos de urânio da INB, em Caldas. O relatório foi entregue a parlamentares e a representantes dos governos local e federal. Além das barragens de rejeitos (BAR) e D4, já inseridas no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM), a equipe de vistoria da ANM identificou a dique de contenção de sedimentos de pé de pilha denominada Bacia Nestor Figueiredo, que terá de ser incluída no sistema em até 30 dias após a assinatura do parecer, realizada em 10 de julho. O relatório saiu 18 dias após a vistoria in loco realizada pela equipe da ANM .
Continue lendo no blog de Tania Malheiros – Jornalista
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.