11 de junho de 2026

Brasil tem 5,6 milhões de hectares devastados pelo fogo apenas em agosto

Área destruída no último mês é equivalente ao estado da Paraíba; São Paulo foi um dos estados mais atingidos
Crédito: Joédson Alves/ Agência Brasil

Apenas em agosto, o Brasil perdeu um território equivalente ao estado da Paraíba em queimadas, de acordo com o Monitor do Fogo, ferramenta criada pelo MapBiomas. 

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Em comparação a agosto de 2023, a área queimada cresceu em 3,3 milhões de hectares, e 25% delas estão em locais usados para pecuária. 

O Monitor aponta que São Paulo foi um dos estados mais afetados e que concentra 86% das áreas das queimadas do último mês.

Quase 90% do território destruído no interior paulista era utilizado na agropecuária, em especial no cultivo de cana de açúcar. 

O Cerrado e o Pantanal, ambos na região Centro-Oeste, estão em estado de alerta, uma vez que apenas no Mato Grosso do Sul, as queimadas já atingiram dois milhões de hectares, de acordo com dados oficiais. 

“O bioma [do Cerrado], que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades”, pontua Vera Arruda, coordenadora técnica do estudo, em nota.

A Amazônia também teve dois milhões de hectares queimados em agosto. 

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados