Em um ano, 11 mil km² de Floresta Amazônica foi desmatado

Este índice abarca exclusivamente o governo Jair Bolsonaro, já que foi feito entre agosto de 2019 e agosto de 2020.

Agência Brasil

Jornal GGN – A Amazônia Legal teve, em 2019, 11.088 mil km² de área desmatada. Isso representa nove vezes a área do município do Rio. E este é o maior patamar de desmatamento desde 2008. Estes dados foram divulgados pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nesta segunda-feira, em informações coletadas pela ferramenta Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite.

Este índice abarca exclusivamente o governo Jair Bolsonaro, já que foi feito entre agosto de 2019 e agosto de 2020.

O Pará concentrou quase metade (46,8%) do desmatamento observado pelo Prodes, seguido por Mato Grosso (15,9%), Amazonas (13,7%), Rondônia (11,4%), Acre (5,9%), Roraima (2,7%), Maranhão (2,6%), Amapá (0,7%) e Tocantins (0,2%).

De acordo com o Observatório do Clima, a taxa do Prodes mostra que o Brasil descumpriu a meta da Política Nacional sobre Mudança do Clima, que define que o país deveria reduzir o índice de desmatamento a um máximo de 3.925 km² em 2020.

São vários os fatores que mostram o desmonte na área ambiental patrocinada pelo governo Bolsonaro. Entre eles, a redução de assentos da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente, a tomada de autarquias do Ministério do Meio Ambiente por policiais militares, o congelamento do Fundo Amazônia e o apoio de medidas favoráveis à legalização da grilagem e do roubo de terras indígenas não homologadas.

Os dados do Prodes foram apresentados à imprensa pelo vice-presidente Hamilton Mourão, pelo ministro Marcos Pontes e pelo diretor do Inpe, Clézio Marcos de Nardin.

Leia também:  Vacina: Saúde garante "3 a 5 dias" depois da Anvisa e marca "dia D" para 20

Com informações de O Globo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. ‘…Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará…’ A Amazônia Brasileira (somente a Brasileira. 70% de toda Floresta Amazônica) tem 5.500.000 Km2. Mostra o quanto o Brasil e os Brasileiros são a Vanguarda, o Carro Chefe, os verdadeiros Ambientalistas, muito antes dos Modismos Mundiais. Somos cabeça e não rabo, como tentam nos enganar nestes 90 anos. Somos a Nação a ser seguida e guiar o Planeta, como fazíamos até 1930. Neste ritmo revelado pela própria Matéria, levaremos outros 500 ANOS para utilizar toda a Amazônia. Todos 5 séculos de História Brasileira até aqui. Como estarão as ÁRVORES plantadas e reflorestadas por todo o Brasil daqui há 500 anos? A Indústria do Catastrofismo, do Fatalismo, da Vitimização, da Lesa-Pátria, do Entreguismo, do ViraLatismo acabou. Não adianta mais pregar. Nem mesmo no deserto. 90 anos de farsa acabaram. Ou se mudaram para NY, Paris ou Cemitério da Consolação. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome