22 de junho de 2026

Fernando de Noronha na mira da devastação promovida pelo governo Bolsonaro

Flávio Bolsonaro diz que o governo age para ‘desatar os nós’ da legislação para ampliar a exploração turística de Fernando de Noronha.
Reprodução

Jornal GGN – O governo vai liberar cruzeiros e naufrágio artificial em Fernando de Noronha, e a informação foi dada pelo senador Flávio Bolsonaro, que foi visitar a ilha com o presidente da Embratur, Gilson Machado.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Fernando de Noronha é um dos ecossistemas mais sensíveis de biodiversidade do país e é controlado com rigor. O governo Bolsonaro pretende liberar a entrada de cruzeiros marítimos de grande porte no arquipélago e quer ainda instalar ‘recifes artificiais’ na área e criar atrações de mergulho com naufrágio de embarcações.

Flávio Bolsonaro diz que o governo age para ‘desatar os nós’ da legislação para ampliar a exploração turística de Fernando de Noronha.

O presidente da Embratur afirmou que conseguiu aprovação da Marinha para 12 novos pontos de recifes artificiais e que estão ‘destravando a volta de cruzeiros marítimos em Noronha’.

O arquipélago, há sete anos, não recebe cruzeiros marítimos regulares. A administração de Noronha é feita pela Agência Estadual de meio Ambiente e pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). No ano passado, o governo Bolsonaro afastou o gestor da ICMBio do cargo.

Até agora, somente barcos com capacidade até 200 passageiros poderiam atracar em Noronha, e o governo pretende liberar para embarcações com 600 passageiros ou mais.

A ilha cobra uma taxa de preservação, o que foi criticada pelo presidente Bolsonaro, e o Ministério do Meio Ambiente, de Ricardo Salles, disse que iria rever as regras para o local, inclusive revendo a proibição da pesca de sardinhas e a realização de voos noturnos na ilha.

As taxas e ingressos cobrados em Noronha são revertidos em ações de melhorias do Parque Nacional.

Com informações do Correio Braziliense.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Abrahao Ferreira

    4 de março de 2020 12:11 pm

    hipocrisia da Globo,todas as novelas da Globo que foi feito em Fernando de Noronha ,sujando o meio ambiente

  2. dja

    4 de março de 2020 12:43 pm

    O arquipélago de Fernando de Noronha é de todos os brasileiros, portanto, existe sim margem para ampliação do turismo.

  3. graca

    5 de março de 2020 1:32 am

    Aí ele vai se ferrar!

    Noronha pertence ao Estado de Pernambuco, e o governador Paulo Câmara não abre pro COISO nem sob tortura.

    Pendeu para o lado errado, COISO.

  4. graca

    5 de março de 2020 1:36 am

    O Bozo pode até dar uma de Moisés, abrindo o mar – Mas a ilha, a terra firme, é do Estado de Pernambuco, e o nosso governador tem ojeriza ao COISO e quer preservar Noronha. Vai perder seu tempo, COISO.

  5. Zia Mel

    6 de março de 2020 9:28 pm

    Absurdo! Um ecossistema tão frágil e esse desgoverno querendo destruir! Espero que não consiga!

Recomendados para você

Recomendados