La Niña deve terminar entre fevereiro e abril

Após o período, as condições climáticas devem voltar ao estado neutro; fenômeno causa o resfriamento de parte do Oceano Pacífico

Crédito: Reprodução

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa) informou, nesta quinta-feira (9), que o fenômeno La Niña deve impactar o clima global até abril. Depois deste período, é provável que as condições climáticas voltem ao estado neutro. 

A La Niña é um fenômeno que resfria a faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico, fazendo com que a temperatura das águas do oceano caia até 0,5°C. 

O fenômeno se repete a cada três ou cinco anos. Porém, a La Niña atual começou em dezembro e deve ter fim em breve: entre fevereiro e abril, de acordo com a estimativa dos pesquisadores, com 59% de chance de persistência. Já entre março e maio, há a tendência de 60% de chance de transição. 

No Brasil, a La Nina causa aumento de chuvas no Norte e Nordeste, tempo mais seco no Sul e maior variação térmica, a partir de condições mais favoráveis para a entrada de ar frio no país.

LEIA TAMBÉM:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador