Sim, Eduardo Leite já sabia.
Dep. Matheus Gomes (PSOL)
Essa tragédia é a derrota do poder público diante da crise climática.
Não adianta vir aqui defender Eduardo Leite e dizer que não é hora de criticar.
Atuamos no tema o ano todo, enquanto a maioria dos deputados ignora nossas propostas e o governo nega os alertas da ciência.
Faço uma linha do tempo com os principais fatos pra quem tem dúvida:
Em 2010, foi aprovada a Lei sobre Mudanças Climáticas “pra inglês ver”.
Em 2013, o Painel do IPCC já continha alertas sobre aumento de chuvas e também de secas no RS.
Eis que, em 2015, começa o choque neoliberal de Sartori, seguido por Eduardo Leite, que destruiu a nossa capacidade de reação.
Em 2017, uma consultoria finalizou um Plano de Prevenção de Desastres, que nunca saiu do papel integralmente.
Em 2019, outra consultoria, dessa vez com mais de R$ 30 milhões de investimento (!!!!!!), entregou uma proposta de Zoneamento Ecológico Econômico que, aliado ao plano acima, poderia evitar perdas humanas, destruição urbana e rural e prejuízos econômicos. Até hoje, isso tá engavetado.
Em 2020 começa a pandemia, Eduardo Leite se diz defensor da ciência, mas tampa os ouvidos quando o assunto é crise climática: orientou “passar a boiada” e destruiu um dos melhores Códigos Ambientais do Brasil, tentou aprovar projetos de megamineração, sancionou uma lei de agrotóxicos bizarra, cruzou os braços com a devastação do Bioma Pampa, destruiu a Fundação Zoobotânica, deixou a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e todos servidores da área ambiental na míngua.
Em 2023, após as tragédias, o governo lança o “ProClima 2050”, que não passa de uma carta de intenções marketeira, já que dois meses depois vem a gota d’água, o Orçamento de 2024, que foi tema do meu último post.
Essa é a atitude mais criminosa, por que 2023 foi o pior ano em termos de desastres em toda a nossa história, 40% dos decretos de emergência por conta de chuvas em todo o Brasil foram aqui. Mesmo assim, deputados, o Estado e os municípios cruzaram os braços.
Nós não ficamos só no discurso. Propus no 1° dia de mandato o PL que institui o Estado de Emergência Climática Permanente no RS, mas que avança a passos lentos por conta de impedimentos do governo. Dentre outras propostas, há algumas semanas apresentamos um PL que incentiva a arborização urbana e recomposição das matas ciliares, o que vai auxiliar o impacto das chuvas intensas.
Ano passado, destinamos todas as nossas emendas parlamentares para a Defesa Civil, e aqui faço um apelo: peço que Eduardo Leite agilize a liberação desse recurso, é R$ 1 milhão que pode auxiliar nesse momento.
Atuo semanalmente na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, fiscalizando serviços públicos e acolhendo denúncias de crimes ambientais. Incentivamos projetos de recuperação de áreas degradadas ambientalmente nas periferias de Porto Alegre, além, é claro, de organizar ações de solidariedade aos atingidos pelos desastres, o que farei novamente agora.
Escrevo esse desabafo, pois os desastres são naturais, as tragédias não. Nessa hora eles tentam encobrir a inação, a inaptidão e a crueldade de quem tem a caneta na mão! Poderia ser diferente, acreditem nisso!
Deputado Estadual Matheus Gomes (PSOL)
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Para complementar:
https://www.viomundo.com.br/denuncias/falhas-da-prefeitura-colapsaram-sistema-de-drenagem-contribuindo-para-a-maior-inundacao-da-historia-de-porto-alegre-diz-especialista.html
O ESTADO MAIS À ESQUERDA NO BRASIL. TANTO QUE FICOU NO EXTREMO DO BRASIL. DÉCADAS E DÉCADAS DE PT E PSDB REVEZANDO O BURACO, AUMENTANDO O FOSSO E O ABISMO. RIO GRANDE DO SUL ARREBENTADO, DE CONTAS PÚBLICAS DESTRUÍDAS, DE TRAGÉDIAS ÓBVIAS ALERTADAS POR CIENTISTAS SÉRIOS COMO PROF LUIS CARLOS MOLION. RS OLHOU PRA FARSA DE AQUECIMENTO GLOBAL OU MUDANÇA CLIMÁTICA DEIXANDO DE ENXERGAR O ALERTADO COM EXTREMA ANTECEDÊNCIA E ÓBVIO EL NINO SEGUIDO DE LA NINA. EXATAMENTE FORA DAS FORTES E PESADAS CHUVAS DE VERÃO COMO EM 1941. O ÓBVIO PEGOU PT E PSDB NOVAMENTE DE SURPRESA!!