ABED despede-se de Samuel Pinheiro Guimarães

A Samuel Pinheiro Guimarães, nosso profundo reconhecimento e nosso compromisso de não permitir que seus sonhos e ideais sejam esquecidos.

A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED) despede-se de Samuel Pinheiro Guimarães, um dos  mais ilustres militantes do movimento, ressaltando sua coragem e conhecimento. 

Segue a nota de pesar:

Foi com enorme pesar que recebemos a notícia do falecimento de Samuel Pinheiro Guimarães, membro da Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED).  Professor, diplomata, pensador, escritor, Samuel nos deixa um legado incomensurável de reflexões sobre o Brasil e suas relações internacionais. Foi secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores e ministro chefe da Secretária de Assuntos Estratégicos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Ao longo de sua carreira, defensor incondicional da democracia e da soberania nacional, travou inúmeras batalhas contra as ditaduras militares, o imperialismo e a favor dos processos autônomos de integração da América do Sul, tendo ocupado diversos cargos públicos deixando-os, muitas vezes, por defender de forma explícita e independente suas ideias e convicções.  

A Samuel Pinheiro Guimarães, nosso profundo reconhecimento e nosso compromisso de não permitir que seus sonhos e ideais sejam esquecidos. À sua companheira, Maria Maia, e à sua família, desejamos paz e força para suportar esse momento de dor.

Para o Brasil a perda é grande, em coragem e conhecimento. Estamos de luto!

Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (ABED)

Brasília, 29 de janeiro de 2024

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador