4 de junho de 2026

Maestro Vidal França morre aos 76 anos

Em 2010 completou cinquenta anos de carreira artísticas, se apresentando no metrô da Sé, em São Paulo, com grande sucesso.
Acervo Vidal França

O maestro Vidal França, ou José Calixto de Souza, também compositor, intérprete e instrumentista, nasceu no sertão da Bahia, em 1946, e foi para São Paulo em 1953. Estudou música e se formou na Faculdade Superior de Música de São Paulo, onde se formou maestro.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Formou seu primeiro trio com 14 anos e com ele se apresentou no espetáculo “Marta Saré”, no teatro São Paulo. Esse musical, de Gianfrancesco Guarnieri, tinha músicas de Edu Lobo e, no elenco, a presença de Fernanda Montenegro, Marcos Miranda, Paulo César Pereio, entre outros, e direção de Fernando Torres. No espetáculo o trio cantou as músicas da peça e participaram em pontas na peça.

Em 1995, lançou com Mazé o LP “Sertão e mar – Vidal França e Mazé”, onde interpretaram músicas de Dorival Caymmi, Sérgio Ricardo, Gordurinha, Geraldo Vandré, entre outros.

O “MPB ao vivo – Projeto Tocando o barco”, no Bar Lua, de sua propriedade, começou em 2006, e se tornou um ponto importante de encontro de artistas. O projeto se dava todos os segundos e terceiros domingos de cada mês, recebendo artistas convidados.

Em 2010 completou cinquenta anos de carreira artísticas, se apresentando no metrô da Sé, em São Paulo, com grande sucesso.

A partir daí começou a desenvolver o projeto “Vidal França, um baiano universal”.

Gravou quatro discos ao longo da carreira: Fazenda, Cidade Bruxa, Sertão e mar, e Não é só forró.

Em 2010 começou a gravar um CD duplo abarcando toda a sua trajetória, com 34 músicas de sua autoria.

Vidal França continuou sua trajetória musical, compondo, cantando, orquestrando, dirigindo, colocando em evidência sua experiência e vivência musical.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

2 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chico Canindé

    13 de fevereiro de 2022 7:50 am

    [13/2 01:19] HIDROCIDADANIA: https://youtu.be/Ecnm03IaQkM
    [13/2 01:19] HIDROCIDADANIA: Vidal se encantou. Meus Sinceros Sentimentos aos Familiares e Amigos 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

  2. ezequias da silva

    14 de fevereiro de 2022 6:54 pm

    carreira brilhante sem mídia mas com muitos admiradores de bom gosto musical, conheci Vidal tocando no TUCA abrindo o Show da lendária Banda de Pau e Corda do Recife …contemporâneo de CAETANO VELOSO o defendeu e o amparou quando da vaia homérica a ele dispensada em um teatro em sp
    Viva Vidal França

Recomendados para você

Recomendados