A demissão de Paulo Lacerda

Atenção, informação relevante: havia risco concreto do esquema Dantas na CPI do Grampo conseguir o indiciamento de Paulo Lacerda.

Esse ponto pesou na decisão, tomada em conjunto, entre o GSI e Lacerda, para ele sair de cena.

Por Stanley Burburinho

Paulo Lacerda é demitido da Abin

Plantão | Publicada em 29/12/2008 às 16h06m
Catarina Alencastro

BRASÍLIA – O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, foi definitivamente afastado da instituição. A decisão foi anunciada agora há pouco pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Por Stanley Burburinho

Mais um lance de xadrez. Depois do “afastamento” do delegado Protógenes da Satiagraha e da “exoneração” do Dr. Paulo Lacerda da diretoria ABIN, sobrou quem para os aliados do Dantas e grande parte da imprensa atacar diariamente?

Acredito que a imprensa e os aliados do Dantas ficarão desorientados depois dos afastamentos do Protógenes e Paulo Lacerda. Em quem mirar daqui em diante e com qual argumento?

Se o Planalto desconfiasse do Paulo Lacerda, ele não seria enviado para Portugal para que ele pudesse atender às convocações da CPI dos Grampos.

Posso estar enganado, mas acho que esse movimento antecede aos desdobramentos da Satiagraha/Banestado que trarão alguma grande revelação num futuro bem próximo.

Acredito que a exoneração do Paulo Lacerda é estratégica.

Os aliados do Dantas estão se sentindo órfãos porque eles não têm como se comunicar com ele devido aos prováveis grampos telefônicos autorizados pela justiça. É um risco muito grande.

A única forma de se comunicar com o Dantas sem correr riscos é a partir de algum outro país.

Comentário

Estou em um hotel com a família, meio fora do mundo e com a secretária de folga. Por isso não consegui falar com Brasilia.

Alguns pontos para se analisar:

1. O Palácio não gosta de Protógenes, mas gosta e respeita Paulo Lacerda. Mas também se afirma que ele envolveu demais a ABIN no caso.

2. De acordo com sinais emitidos pelo próprio Protógenes, no Roda Viva, mais coisa estaria para estourar em breve. Inclusive a relação de jornalistas ligados a Dantas.

3. A informação do Burburinho sobre a desarticulação do esquema Dantas – pelo receio do grampo – é real. O que significa que a Polícia Federal não esmoreceu na investigação – conforme admitido pelo próprio Protógenes na entrevista.

4. Não tenho opinião formada ainda sobre a saída de Lacerda. Simbolicamente, é ruim. Estrategicamente, não.

Por Guilherme Hanesh

Era evidente que esse dia chegaria. Na verdade, a saída definitiva de Lacerda estava clara desde o dia em que ele foi afastado temporariamente. Lacerda é apenas um pedaço dessa história.

No Planalto, algumas das principais autoridades acham que Paulo Lacerda expôs a Presidência ao dizer que a Abin não teve participação na Satiagraha, depois saber-se que houve e depois revelar-se que houve uma participação, efetivamente, intensa, ainda que dentro da legalidade, segundo o procurador Rodrigo de Grandis. O Planalto, ao afastar Lacerda, pensa estar afastando o fantasma, mas não está.

Ainda precisam ser minimamente explicados alguns absurdos:

1) um amigo de quem quer que seja ligar para o gabinete da Presidência e perguntar se havia ou não investigação sobre Daniel Dantas. Esse não é o tipo de liberdade que instituições republicanas aceitem, por maior que seja a relação de amizade entre Greenhalgh e Gilberto Carvalho.

2) Também precisa ficar claro por que razão Nelson Jobim entra no meio de um assunto que não é de sua pasta, expõe a Abin em uma crise fabricada e mesmo depois de desmentido por todos os laudos possíveis, não dá explicações públicas de seus atos e, pior, não é cobrado por elas pela Presidência. Por maior que seja sua amizade com o senador Heráclito Fortes, essa atitude não se explica.

3) Também não se explica a razão de Gilmar Mendes ter participado dessa história do grampo e ter exposto a Abin da maneira como expôs, desafiando a autoridade da presidência da República sobre seus órgãos. O grampo, tal qual foi colocado pela Veja, não se sustenta em evidências. Se não foi a Abin e não foi a Polícia Federal, as hipóteses que restam são péssimas para a Veja e péssimas para Gilmar Mendes.

4) Também não se explica bem a história do tal Cirillo, amigo de Hugo Chicaronni (o corruptor financiado por Daniel Dantas) com quem falou nove vezes antes da Satiagraha e depois da operação foi icontratado pelo STF justamente na área de segurança do Supremo. E depois demitido sem maiores explicações. Coincidência pouca é bobagem.

5) Não se explica também como é que Humberto Braz (também preposto de Dantas) sabia que estava sendo seguido no Rio de Janeiro, liga para a divisão anti-sequestro (cujo telefone guardava no bolso por alguma razão) e é imediatamente atendido, havendo uma abordagem policial ao agente da Abin no mesmo instante.

6) Também não se explica como e por quem Daniel Dantas fica sabendo que havia uma investigação contra si em novembro de 2007, e como e porque alguém vaza esta operação para a Folha de S. Paulo em abril de 2008, mais de dois meses antes da operação em si acontecer.

Enfim, nessa história há pouco, muito pouco, suficientemente explicado.

Luis Nassif

208 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Eu vou ficar calado
    Nassif,
    Eu vou ficar calado porque se eu disser o que penso desse ato do nosso Exmo. Presidente da República, o do chapéu vai ficar parecendo uma cândida filha de maria…

  2. Vai curtir Lisboa e toda a
    Vai curtir Lisboa e toda a Europa ganhando em euros… nada mal. Fica longe, vai esquecendo, se aposenta como diplomata talvez.
    Feliz ano velho!

    RENATA GIRALDI
    da Folha Online, em Brasília

    Afastado há três meses e meio da direção geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) desde o vazamento de dados da Operação Satiagraha, Paulo Fernando da Costa Lacerda, foi exonerado nesta segunda-feira do comando da agência. Mas, por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lacerda será o novo adido policial na embaixada do Brasil em Portugal.

    O delegado Wilson Roberto Trezza substituirá interinamente Lacerda no cargo de diretor-geral da Abin. Em nota, de dois parágrafos, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) informou a saída de Lacerda, sua nomeação para a embaixada e a substituição interina por Trezza.

    Lacerda foi afastado do cargo em 1º de setembro, depois de estar no foco das suspeitas sobre grampos telefônicos feitos para monitorar conversas de autoridades, entre elas o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

    Em novembro, o GSI autorizou a prorrogação por mais 60 dias do período de afastamento de Lacerda do comando da Abin.

    O afastamento de Lacerda e da cúpula da Abin foi definido depois que Mendes cobrou providências ao presidente Lula a respeito de um eventual monitoramento de sua rotina de trabalho dentro da Suprema Corte.

    Desde que foi afastado, Lacerda passou a assessorar o ministro Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional). Com isso transitava livremente pelo Palácio do Planalto e demais dependências da Presidência da República.

  3. “Isso é que é cumprir um
    “Isso é que é cumprir um acordo”: acordo que foi previsto nesse blog com o post a respeito do real politik.

    Nassif, eh hora de voltar com o mesmissimo post.

  4. Nassif,

    Gostaria agora,
    Nassif,

    Gostaria agora, imensamente, que o nosso presidente nomeasse o sr. Hugo Chicaroni ( um subordinado a altura ) para a ABIN, para que não pairem dúvidas que no final da história o crime organizado sempre triunfa.
    Acho lamentável, mas não me surpreenderei, se a próxima jogada for a ordem de prisão a Protógenes Queiroz e a Fausto de Sanctis, com que ousadia estes Senhores afrontaram a ¨turma do bem¨.

  5. Posso mudar de opinião
    Posso mudar de opinião depois, se alguma explicação racional me convencer disso. Contudo meu impulso nesta primeira hora é acreditar que Lula fraquejou outra vez diante do poder de Dantas, amparado no Supremo poder de Gilmar Mendes. Triste pátria minha, patriazinha, porque insistes em ser tão pequenininha !

  6. O metalúrgico aprendeu os
    O metalúrgico aprendeu os salamaleques do poder.
    Definitivamente ele mudou de posição social.
    E voltou as costas ao povo que o elegeu.
    Salve Lula!

  7. Tarso negou a operação abafa
    Tarso negou a operação abafa da Satiagraha.

    Dilma Roussef alegou que era mais fácil nascer dente em galinha do que o governo fazer acordo.

    governo Lula prometeu fatos novos nos dias subsequentes.

    os dias se passaram.

    Gilmar Mendes continua como Imperador do Brasil. Daniel Dantas solto. Protógenes no ostracismo Jobim mentindo. De Sanctis perseguido.

    e agora, Paulo Lacerda definitivamente afastado.

    enquanto nos bicos das galinhas crescem os dentes…

    opinião pública pagará caro pelo apoio incondicional empenhado a Lula (apoio sem exigir contrapartida: desde alterações no BC até tudo o que envolve a Operaçào Satiagraha).

    auto-engano movido pela ilusão otimista com o governo Lula conduzirá o Brasil a perder mais uma oportunidade histórica de construção nacional e retomada do desenvolvimento.

    não é apenas desnecessariamente triste. redundará em muito sofrimento coletivo.

    ..

  8. Vamos aguardar o desenrolar
    Vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos. A guarda pretoriana de Lula está dividida, e nos bastidores, se prepara o contra ataque.

    Pode ser uma vitória aparente do Jobin e da bancada dantas, …. o jogo ainda esta aberto.

  9. Não subestimemos a
    Não subestimemos a subserviência do gov Lula. Taí o resultado daquela “chamada às falas” do untuoso G. Mendes. Pediu a cabeça do Paulo Lacerda, deram um tempo, levou. Isso é que é cumprir um acordo.

  10. Nassif, ao texto acima, o
    Nassif, ao texto acima, o Globo acabou de acrescentar o seguinte parágrafo:

    “(…) O prêmio de consolação foi o posto de adido policial em Portugal.”

    Comentário meu(Stanley): Será que o Civita já sabia de antemão dessa informação e publicou o tal editorial?

  11. Isso foi uma tremenda
    Isso foi uma tremenda injustiça ! Quem devia ter perdido o cargo era o Gilmar Mendes. O Stanley não disse qual era a justificativa, mas sei que ela sairá nas próximas horas. Muito infeliz essa decisão.

  12. A presunção de inocência só
    A presunção de inocência só serve para alguns poucos endinheirados, para um homem sério, que sempre se pautou pelo interesse público não há o menos reconhecimento.

    O governo Lula cada vez mais dá tiro no próprio pé. Dessa forma vai terminar o mandato com a popularidade de FHC.

  13. Que tristeza ver confirmado
    Que tristeza ver confirmado os temores do comprometimento de gente do PT com o DANIEL DANTAS.

    Mesmo com a farsa patrocinada pelo sr, NELSON JOBIN , com as ridículas palavras do sr, TARSO GENRO , com as atitudes do Chefe da PF LUIS F. CORREA , que trio de gaúchos safados meus conterrâneos, o PRES LULA exonerou o delegado PAULO LACERDA, se não houver uma explicação plausível para tal ato , sem dúvida o governo está envolvido com o criminoso DANTAS assim como o sr. GILMAR DATAS(MENDES).

    RICHARD PEREIRA

  14. Minha maior decepção quanto
    Minha maior decepção quanto ao Governo Lula…. Fiquei muito triste com a noticia! Se Lula nao está envolvido nas tramóias, ele deve ter muito medo mesmo, como diz o PHA. É uma pena , porque tinha muita esperança nele!

  15. “Enviado por:
    “Enviado por: Gardel

    Nassif,
    estou desconfiado que o maior amigo do Dantas é o presidente Lula. Eis:
    1- autorizou uma mamata para o Dantas faturar uns 2 bilhões com a fusão Br-Oi;
    2- Afastou o Protógenes;
    3-Afastou o Lacerda;
    4- Aceitou calado ser chamado às falas pelo presidente do Supremo;
    5- Conseguiu o prodígio de não transmitir a entrevista do Protógenes para a TV Brasil ao vivo.”

    Exatamente. Depois dessa chegamos a conclusão que o Lula faz parte do esquema Dantas…….ou será que é o Dantas que faz parte do esquema Lula?

  16. Era evidente que esse dia
    Era evidente que esse dia chegaria. Na verdade, a saída definitiva de Lacerda estava clara desde o dia em que ele foi afastado temporariamente. Lacerda é apenas um pedaço dessa história.
    No Planalto, algumas das principais autoridades acham que Paulo Lacerda expôs a Presidência ao dizer que a Abin não teve participação na Satiagraha, depois saber-se que houve e depois revelar-se que houve uma participação, efetivamente, intensa, ainda que dentro da legalidade, segundo o procurador Rodrigo de Grandis. O Planalto, ao afastar Lacerda, pensa estar afastando o fantasma, mas não está.
    Ainda precisam ser minimamente explicados alguns absurdos:
    1) um amigo de quem quer que seja ligar para o gabinete da Presidência e perguntar se havia ou não investigação sobre Daniel Dantas. Esse não é o tipo de liberdade que instituições republicanas aceitem, por maior que seja a relação de amizade entre Greenhalgh e Gilberto Carvalho.
    2) Também precisa ficar claro por que razão Nelson Jobim entra no meio de um assunto que não é de sua pasta, expõe a Abin em uma crise fabricada e mesmo depois de desmentido por todos os laudos possíveis, não dá explicações públicas de seus atos e, pior, não é cobrado por elas pela Presidência. Por maior que seja sua amizade com o senador Heráclito Fortes, essa atitude não se explica.
    3) Também não se explica a razão de Gilmar Mendes ter participado dessa história do grampo e ter exposto a Abin da maneira como expôs, desafiando a autoridade da presidência da República sobre seus órgãos. O grampo, tal qual foi colocado pela Veja, não se sustenta em evidências. Se não foi a Abin e não foi a Polícia Federal, as hipóteses que restam são péssimas para a Veja e péssimas para Gilmar Mendes.
    4) Também não se explica bem a história do tal Cirillo, amigo de Hugo Chicaronni (o corruptor financiado por Daniel Dantas) com quem falou nove vezes antes da Satiagraha e depois da operação foi icontratado pelo STF justamente na área de segurança do Supremo. E depois demitido sem maiores explicações. Coincidência pouca é bobagem.
    5) Não se explica também como é que Humberto Braz (também preposto de Dantas) sabia que estava sendo seguido no Rio de Janeiro, liga para a divisão anti-sequestro (cujo telefone guardava no bolso por alguma razão) e é imediatamente atendido, havendo uma abordagem policial ao agente da Abin no mesmo instante.
    6) Também não se explica como e por quem Daniel Dantas fica sabendo que havia uma investigação contra si em novembro de 2007, e como e porque alguém vaza esta operação para a Folha de S. Paulo em abril de 2008, mais de dois meses antes da operação em si acontecer.
    Enfim, nessa história há pouco, muito pouco, suficientemente explicado.

  17. Lula e Tarso tremem de medo
    Lula e Tarso tremem de medo do Gilmarzão.
    Ja sairam ou foram demitidos tantos e tantos bons companheiros: Frei Beto, Ricardio Kotscho, J. Dirceu (dúvida), etc.
    Ainda tem alguem do PT no governo? Ah…a Dilma; ainda não pediram a cabecinha dela, mas se pedirem Lula entrega.

  18. Nao sei a quem poderíamos
    Nao sei a quem poderíamos registrar nosso inconformismo com isso, talvez ao bispo, mas estou engasgada. É preciso ter a coragem de, desta vez, dirigir a indignação do Governo Lula. Nassif, que tal lembrar aquela matéria sobre o acordo com a Veja, começar um movimento pela Internet? Só vejo voce, o Azenha e o PHA podendo fazer isso, e se só o PHA fizer nao será levado a sério.

  19. Definitivamente, o mundo é
    Definitivamente, o mundo é dos covardes.
    Mais um ponto para os que lutam contra a investigação da corrupção. Frise-se: bloquadores de CPIs incluídos.
    Que a carga da PF vá para cima do Lulinha e da Serrinha com os seus estranhos relacionamentos.

  20. Entregando anéis, Tarso Genro
    Entregando anéis, Tarso Genro tem conseguido até aqui manter os dedos.

    As investigações contra Daniel Dantas seguem seu curso. Mendes, Jobim e Torres, depois das trapalhadas iniciais, combinaram de jogar todo o foco sobre a Abin. Não deu em nada, nem vai dar. A saída de Paulo Lacerda, a esta altura, é uma injustiça flagrante, mas mantém o foco no vazio, o que é conveniente para a continuidade das investigações. Tarso faz tudo que Mendes queria que fosse feito. A turminha do mal vai reclamar de quê?

    Vai trabalhar na embaixada em Portugal. Um homem que pertenceu à mais alta cúpula da polícia brasileira obedecendo às ordens do embaixador de plantão. Humilhante.

  21. Xadrez? o governo joga muito
    Xadrez? o governo joga muito bem;

    Espera o fim da investigação para dar a Lacerda uma saída digna.
    É bobagem afrontar. Lacerda, de volta, continuaria a ser saco de pancadas. O governo manda muito bem neste caso.

    claro que o público quer sangue, mas o governo, não revidando, é muito mais forte. Aliás, estratégia que Lula copia de Jucelino.

  22. Nassif,
    há uma frase do
    Nassif,
    há uma frase do Salvatore Cacciola emblemática e que traduz tudo isso que nós estamos vendo, lendo e ouvindo depois daquele 08 de julho de 2008. Ao desembarcar aqui no Brasil o Cacciola disse:
    – Eu confio na justiça.
    Precisa dizer mais alguma coisa?
    Alex

  23. Quer dizer que o mentiroso do
    Quer dizer que o mentiroso do Nelson Jobim, ganhou como prêmio por ter mentido, ser mantido como ministro ( ou sinistro), enquanto Paulo Lacerda e sua postura digna de funcionário público são despachados para Potugal. Definitivamente o Brasil não é um país sério!

  24. Diz o Terra que vai ser adido
    Diz o Terra que vai ser adido policial na embaixada brasileira em Portugal. Se é assim, quero crer que haja bastante coisa a ser investigada lá, não?

    Será que Dvd e cia poderão ficar tranquilos, ou vai ser o contrário?

  25. Vamos com calma. TAmbém não
    Vamos com calma. TAmbém não gostei da saída do dr. Paulo Lacerda, contudo, ele caiu para o alto, pois ser adido é cargo diplomático, ainda mais na Europa. E Lacerda continuará prestando grandes serviços ao Brasil no novo posto no tocante aos imigrantes e criminosos que miram o Brasil. De qualquer forma, pelo que sei ele próprio não desejava voltar ao comando da Abin depois do episódio. E, vamos ser frios: o grupo comandado por Dantas agora vai mirar outra instituição federal. Será sempre assim, na busca de desvios sobre seus crimes. Desta vez ele contou com a firme colaboração de Jobim e de Gilmar. Não me surpreenderei nem um pouco se, mais adiante, daqui há uns dois ou três anos, quando Gilmar tiver deixado a boca-rica e for substituído por um ministro que não seja seu empregado no educandário, e o STF passar a estreitar o corredor dele, vai virar alvo do Dantas e de seus cúmplices.

    Vamos dar crédito a Lula nesse jogo, pois ele tem-se mostrado exímio jogador no tabuleiro da política.

    Tenho a impressão de que Lula está direcionando a quadrilha contra os próprios aliados.

  26. Mais uma vitória do crime
    Mais uma vitória do crime organizado. Ainda bem que não acreditei na fala do presidente Lula, ou melhor, na sua afirmação de que Paulo Lacerda poderia voltar quando quisesse.
    Num pano rápido, o presidente Gilmar Mendes, do STF, chamou Lula às falas e exigiu o afastamento do delegad Paulo Lacerda.
    Apurações feitas pelo gabinete de Segurança Institucional–, antiga Casa Militar da presidência República–, concluíram que a Abin não tem responsabilidade no propagado grampo a envolver interlocução entre Gilmar Mendes e o senador Demóstenes, do Dem. Aliás, até agrora não existe prova da materialidade delitiva, pela falta de localização e aprrensão do audio.
    Mais, o inquérito policial instaurado a respeito se encaminha para o arquivamento, pela falta de prova do alegado grampo.
    Ainda, ficou comprovado a mentira do ministro Nelson Jobim, que acusou a Abin de possuir, ilegalmente, equipamento apto a interceptar e gravar conversas telefônicas. E a leviandade de Jobim reforçou a decisão de afastamento de Paulo Lacerda.
    Infelizmente, a criminalidade organizada venceu mais uma, a mostrar a força do banqueiro Daniel Dantas e a submissão do presidente Lula.
    Certa vez, a Máfia pintou muros na cidade de Palermo. A frase repetida dizia : “Chi ha soldi e amicizie và in cullo alla Giustizia” (Quem tem dinheiro e amizades, manda . . .a Justiça). Se tivesse que grafitar no Brasil, ressaltaria: Viva o Lula, o Mendes e o Jobim.
    –Wálter Fanganiello Maierovitch–

  27. As evidências da falsidade do
    As evidências da falsidade do suposto grampo começaram a emergir e gilmar mendes se adiantou… Lula perde e é bom que esse ato não saia de nossas memórias: Lula traidor, é mais que prometeu e não cumpriu… Como contribuinte, temos o direito de saber a que andam as investigações sobre gilberto carvalho, josé dirceu, nelson jobim – o mentiroso cínico… O país está entregue a quadrilha: essa é uma evidência porque os servidores começaram a atingir os verdadeiros lesadores do contribuinte e, para não serem desmascarados, assumiram de vez o poder do país: na cara dura atropelando todos os direitos e esquecendo os deveres.

  28. Nassif,

    Você já havia
    Nassif,

    Você já havia antecipado em seu blog a rendição de Lula e Dilma ao pragmatismo político, dada a pressão e interesses dos VERDADEIROS donos do poder.

    O que nós pessoas comuns antenadas podemos ler são simbolos abstraídos dos fatos que chegam até nós. Nào sabemos dos bastidores, tampouco se Lula de fato se rendeu ou não. Contudo, como observador externo, lhe digo:

    Lula e o PT são no fundo um “DEM bonzinho”.

  29. A sociedade deve EXIGIR uma
    A sociedade deve EXIGIR uma explicação do exmo. Sr. Presidente: o quê levou á demissão? O que se descobriu contra ele? Se fez algo errado, por que o prêmio de consolação?

  30. toda vez que a máscara cai e
    toda vez que a máscara cai e o governo Lula expõe sua verdadeira face, a reação da opinião pública obedece ao mesmo padrão:

    – parte das pessoas ficam indignadas ao reconhecerem o rosto real do governo; outra parte, ainda assim, persiste no auto-engano, desde não aceitar a veracidade da notícia até se iludir que mais a frente tudo se esclarecerá.

    – num segundo momento, a parcela que inicialmente se indignara também recai no auto-engano. surgem então todo tipo de explicações, desde que tudo não passa de complexos movimentos do xadrez político até a mais descarada aceitação de que se Lula não se submeter e fizer o que a Direita quer, acabará derrubado pela Direita (só que então já está por si mesmo derrubado, o que é o objetivo da Direita).

    ainda mais uma vez, agora com a exoneração de Paulo Lacerda, veremos, aqui mesmo no blog, repetir-se este padrão.

    .

  31. Muita calma nessa
    Muita calma nessa hora!……
    Ontem o “estado de minas”antecipou essa exoneração e ainda afirmou que o LF correa tambem seria exonerado da Pf. Achei que fosse uma tremenda barriga mas parte da reportagem já se confirmou. O Lacerda agora é adido policial na embaixada de Portugal e eu diria que uma entrevista do Lacerda está valendo ouro. Quando O lula afastou o laqcerda da PF para a abin tambem se especulou muito. mas ainda assim o Dantas caiu. Então,muita calma nessa hora, meus amigos. Se for o caso ,eu sou o primeiro a mandar pedra no Lula.

  32. Nassif e malungos.

    Meu dia
    Nassif e malungos.

    Meu dia de sol de repente ficu nublado.

    Admiro o Presidente Lula. Muito.

    Mas de vez em quando ele me decepciona.

    Como neste instante.

    Lula errou. Muito.

  33. Caro Nassif,
    Infelizmente o
    Caro Nassif,
    Infelizmente o governo Lula cede mais uma vez a pressão dos poderosos deste país, eu desisto deste tipo de político que só mostra força no discurso mas na hora de tomar a decisão ele não mostra a atitude esperada. Ceder as pressões dos poderosos e trair o próprio discurso é uma demonstração de covardia.
    Estou decepcionado: “Eu votei nele”
    Um Abraço e Feliz Ano novo

  34. nassif:
    o lacerda levou o
    nassif:
    o lacerda levou o típico “chute para cima”,como se faz nas empresas.foi nomeado para um cargo em embaixada.
    o protógenes está certo:tem que soltar o malho.tiram o protógenes de seu espaço na pf?ele tem o que dizer e diz.alguém afirma que ele não jantou a
    turma toda no roda viva?sua última fala no programa,sobre crimes financeiros e provas,nocauteou o grupinho.
    romério

  35. nao sejam pessimistas, ok,
    nao sejam pessimistas, ok, tenho certeza de que eh uma jogada de mestre do presidente Lula, o mesmo já conseguiu condenar o Daniel Dantas, ok, agora está tirando de cena o delegado Lacerda, o mesmo vai ficar fora, mas vai continuar sua luta contra a corrupcao, ok, ajudando o presidente Lula a limpar o Brasil, eh só um recuo estrategico, o presidente Lula está jogando um xadres com o sistema de dominacao que esta no Brasil a 500 anos, e agora vai ser mais uma jogada de mestre, o cheque mate está proximo!!!!!!!

  36. Não sei qual a leitura fazer
    Não sei qual a leitura fazer desse episódio. Alguns dizem que o Lula tem pretensões de ser aceito pela elite que tanto bate nele (não acredito). Outros dizerm que Lula, antes de tudo é o PT e, talvez, figurinhas carimbadas do PT possam vir a ser prejudicadas com essas investigações (mais provável). Ou simplesmente a ABIN e o Sr. Paulo Lacerda tomaram rumos por demasiado “independentes” para nossa democracia, ou seja, funcionaram como deviam. Talvez seja um pouco de tudo isso. É o reconhecido “desvio de caráter” que tanto mal fez ao PT, e que provocou dissidências e uma legião de decepcionados. É, parece que o caldo vai engrossar.

  37. Fiquei tão chocado com a
    Fiquei tão chocado com a notícia que por um momento pensei até em não postar nada. Senti-me como tivesse recebido uma cusparada na cara. Tenho 41 anos , fui militante ativo do Partido dos Trabalhadores , trabalhando de graça , perdendo aulas para me dedicar ao Movimneto Estudantil , colaborar com o movimento sindical e colocar no poder um representante nosso e por algum tempo achei que valeu a pena. Antes do nosso governo, nenhum tubarão ladrão ia para cadeia. Somente os bagrinhos e traficantizinhos nos morros , em geral negros . Nas cadeias Brasileiras não encontraremos brancos ou membros de Classe Média um pouco mais abastados. Apenas pobres e negros. Por acso vocês sabem que todas as denúcnias da Daslu , autuações fiscais , etc. foram derrubadas ? E os Donos da casa Vídeo defendidos pelo mesmo advogado do Daniel Dantas ? E os Vampiros ? É por isso que o caso do mensalão ainda nào foi julgado , pois todos acusados funcionam como massa de pressão ao abafa. Depois do Dr. Lacerda na PF vimos vários tubarões indo em cana, mesmo sabendo que seriam rapidamente libertados pelos homens da Capa Preta que recebem gordos depósitos em suas contas de Cayman , Andorra e Lichenstein . Será que esta demissão foi um pedido do “Consultor de Bancos”e ex-governador do Acre Jorge Vianna ? Será que foi um pedido do Companheiro “Consultor” Gomes Greenhalg ? Será que foi alguma dívida com o Dirceu ? Desde que esse Grupo denominado Articulação e depois campo Majoritário conseguiu apodrecer de vez o meu amado Partido ? Será que vale tudo pelo dinheiro e o Poder ? Isso nào é Real Politik . Isso é uma vergonha ! Não sei o que dizer aos meus filhos . Sinto-me órfão novamente. Temos um mentiroso no Ministério da Defesa , um Supremo repleto de vigaristas e vários “Consultores” do campo Majoritário enchendo as burras de dinheiro as custas das boquinhas com o dinheiro do Povo Brasileiro , que é descontado na fonte , trabalhador e solidário. Onde estào os nossos Companheiros de Luta ? Sinto até vontade de chorar. Não sei de ódio , sensação de fracasso ou falta de esperança . O medo está vencendo a esperança.

  38. O andamento da carruagem está
    O andamento da carruagem está preocupante.
    Os fatos tornam claras as intenções para 2009.

    Vamos analisar friamente, sem caça as bruxas :

    Ponto 1- Delegado afastado, diretor definitivamente afastado e o Juiz que será ainda julgado pelo CNJ por escutas que não existiram ou na hipótese de existir que tenha sido por mandado seu.

    Ponto 2- As entrevistas com o adv Gilmar Mendes, hoje e ano que vem, ainda no cargo do STF e a frente do CNJ , em ambos “poderes”.

    Tudo está me cheirando mal, muito mal…

    PS : Lula, Jobim (aliás cadê o Jobim ? ele é ministro de que pasta ?), Tarso Genro…aí pergunto :

    ” Quem está à frente do governo deste país que eu amo ?, sim, porque o ministro GM não tem poderes de imediato para governar !!! Somente quando o presidente, seu vice, o presidente do Senado e o presidente da Camara dos Deputados se ausentarem ou não puderem legalmente assumir ”

    PS. Olho vivo porque tem gente esperando que se esfrie a matéria.

  39. O delegado Wilson Roberto
    O delegado Wilson Roberto Trezza que vai substituir temporariamente o Paulo Lacerda já trabalhou para o Daniel Dantas na Brt:

    “(…)O delegado Wilson Roberto Trezza substituirá interinamente Lacerda no cargo de diretor-geral da Abin. Em nota, de dois parágrafos, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) informou a saída de Lacerda, sua nomeação para a embaixada e a substituição interina por Trezza.(…)”

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u484296.shtml

    Campagna confirma que atual diretor da Abin trabalhou para Dantas

    correiodobrasil.com.br
    04/09/2008

    Por Redação, com ABr – de Brasília De acordo com Campana, Trezza teria ficado 10 anos fora da instituição O diretor-adjunto afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), José Milton Campana, confirmou que o diretor temporário da instituição, Wilson Roberto Trezza, trabalhou na BRT Previ, fundo de pensão da Brasil Telecom, na época em que a empresa de telefonia era controlada pelo grupo do banqueiro(…)

    http://www.newstin.com.br/tag/br/76189465

  40. O Brasil está acabando !

    O
    O Brasil está acabando !

    O delegado que prende o bandido, passa a ser investigado.
    O outro delegado que nada tem há ver com o grampo, perde o pescoço.
    O Brasil está dando seus últimos suspiros.

    Acabou a democracia no país. Apenas votar para presidente não é democracia.

    Precisamos de instituições que funcionem.
    Precisamos de PF e ABIN independentes.
    Precisamos de CONGRESSO e SENADO, o que não existe por aqui.
    Precisamos de um STF verdadeiro, não daquele circo de idiotas que se acham juízes.

    A demissão de Paulo Lacerda mostra que ainda vivemos numa ditadura, disfarçada de democracia – afinal o “povo” vota -, mas ainda ditadura.

    Ainda vale o: MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUE TEM JUÍZO.

    Que palhaçada, eu realmente esperava mais, muito mais do (des)governo Lula.

    É triste.

    O Brasil acaba sem nunca ter começado !

  41. O currículo do substituto do
    O currículo do substituto do Paulo Lacerda, Wilson Trezza, parece bom

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u440858.shtml

    “Durante pouco mais de um ano, entre fevereiro de 2002 e março de 2003, Trezza foi diretor de Seguridade da Fundação Brtprev, criada para cuidar dos planos de benefícios dos colaboradores da Brasil Telecom. Nesse período, era Dantas quem detinha o controle majoritário da telefônica. “Não me relacionava com ele”, disse Trezza à Folha.

    O oficial de inteligência, que começou a trabalhar em 1981 no SNI (Serviço Nacional de Informações), afirmou que foi selecionado no mercado para assumir o segundo maior posto da Fundação Brtprev. Pesaram, segundo disse, os dez anos que ficou fora da Abin, trabalhando para os governos de Fernando Henrique Cardoso.

    No primeiro mandato de FHC, Trezza foi secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência. Em 1999, tornou-se diretor administrativo do Ministério da Educação na gestão do então ministro e hoje deputado Paulo Renato (PSDB-SP): “Ele foi muito correto no tempo em que trabalhou como diretor do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]”.

    Em 2003, após um ano como diretor de seguridade dos planos de benefícios da Brasil Telecom, Trezza decidiu retornar à Abin porque não concordava com a “visão gerencial” da Fundação Brtprev. Dantas perdeu o controle da companhia telefônica em 2005, após uma intensa disputa societária. “

  42. O silêncio do Paulo Lacerda
    O silêncio do Paulo Lacerda lhe proporcionou isso.
    Não entendi por que ele se calou, fosse dar palestras sobre corrupção como o Protógenes, botasse pressão, afinal ele sabe muito, mas não, ficou calado, deve ter dente de coelho nessa “estoria”.
    Existe duas maneira de se sair de qualquer lugar, pela porta de frente e de cabeça erguida ou pela dos fundos, pelo visto ele preferiu sair pela dos fundos, de cabeça baixa, rabo entre as pernas.
    Vamos aguardar um pouco para ver.

  43. E Hanesh, também precisaria
    E Hanesh, também precisaria ficar claro se mudar a lei para permitir a fusão da Br-Oi, é mesmo estratégico para o País…

    E se Lula é só estrategista, conciliador, realpolitik, etc….

  44. No momento exato em que as
    No momento exato em que as investigações provam a fraude, na hora H de dar a volta por cima e reconduzir Lacerda ao cargo, o meu querido Lula dá a volta por baixo…

    Há tempos eu tenho ciência de que alguns gestos do Lula que desaprovo (geralmente quando ele deixa de bater de frente) são por uma questão de imaturidade política minha em contraste com a grandeza política e democrática dele, mas dessa vez eu realmente fui pego de surpresa. Deve demorar muuuuito até eu entender onde ficou a grandeza neste caso.

  45. Do ponto de vista
    Do ponto de vista estratégico, tirar o Paulo Lacerda de cena desabilita uma das matérias-primas para fabricação de factóides e, consequentemente, tira o bode do Palácio do Planalto.

    Por outro lado, não existe nenhuma garantia que a Satiagraha irá sobreviver. Começo a concordar com Janio de Freitas: a operação e seus desdobramentos só foram possíveis graças ao idealismo e comprometimento de seus principais atores (De Sanctis, De Grandis e Protógenes).

    Creio que com essa jogada, o Planalto finalmente moveu sua peça e a primeira rodada do jogo foi concluída. Vamos aguardar pelos próximos movimentos dos participantes.

    Até agora, o que temos:

    Um ministro do STF fora de controle e com imagem desgastada

    Jungmann e Demóstenes com imagem arranhada

    Um juiz com pinta de herói

    Um banqueiro e seus comparsas condenados

    Quadros competentes do governo (Paulo Lacerda e Protógenes) afastados

    Alguns jornalistas e um veículo de comunicação morrendo de medo (Veja, Mainardi)

    Alguns jornalistas e alguns veículos ganhando credibilidade (Mino, PHA, Nassif, Eliane C. Cartacapital, Época, Terra magazine)

    Alguns jornalistas e veículos perdendo credibilidade (Andrea Michael, Reinaldo Azevedo, Fernando Rodrigues e Folha de São Paulo)

    Creio que o quadro é positivo, pois colocou os “caras maus” na defensiva. E, pelo qe observo nos posts dos diversos blogs que tratam do assunto, a grande maioria se posicionando do lado da justiça.

    Tá bom demais, apesar dos pesares.

  46. O substituto é o delegado da
    O substituto é o delegado da Polícia Federal Wilson Roberto Trezza, que já trabalhou para Dantas.

    NÃO HÁ MAIS DÚVIDA, LULA É CONIVENTE.

  47. É uma notícia muito ruim para
    É uma notícia muito ruim para o Brasil que quer se desenvolver e colocar os corruptos na cadeia e muita boa para a elite corrupta. Paulo Lacerda prestou um grande serviço ao país na Polícia Federal e na ABIN. Gilmar Dantas deve estar rindo á toa. As festas na Avenida Paulista serão mais alegres nesse final de ano. Alguns empresários, políticos, juízes, advogados entre outros meliantes vão tomar um porre. É ISSO.

  48. Nassif,

    o pessoal anda meio
    Nassif,

    o pessoal anda meio precipitado nas suas opiniões, já eu prefiro as informações virem a tona, as justificativas serem dadas, para eu formar a minha opinião e criticar quem quer que seja

    Tudo na política vira torcida de futebol, o nós contra eles, e talvez ficamos meio cegos com atuações equivocadas, porque queremos que tudo que façam as pessoas por quem torcemos esteja certo..

    embora esteja claro que o grampo tenha sido uma farsa que precisa ser explicada, não se pode negar que ocorreram equívocos durante a condução da satiagraha, pelo menos no que diz respeito a falta de comunicação com superiores, vazamento de informações para jornalistas, equipes de TV gravando prisões…e se a gente por ser contra os crimes de Dantas e os desmandos de Mendes, ignorar esses equívocos e achar que tudo que venha da parte da condução da operação esteja correto, aí sim vamos incorrer em um erro grave…

    eu pessoalmente tenho críticas ao posicionamento do governo frente a ofensiva da turma do “gilmar dantas”, preferia que lula batesse de frente com esse pessoal, mas também acho que o presidente da republica não pode agir apenas com a ideologia, tem as responsabilidades do cargo, tem que reponder as críticas e também tem que afastar servidores que agem em desacordo com as suas funções, que desdenhe da hierarquia, sob pena de abrir um precedente perigoso debtro dessas corporações.

    O que vai me fazer entender o interesse do governo no cumprimento das leis ou não vão ser os próximos passos…se a PF conseguir levar adiante a captação de provas até a condenação final do criminoso, o goveno continua aprovado, porque o que importa não são os personagens e sim o enredo

  49. Nassif,
    estou desconfiado que
    Nassif,
    estou desconfiado que o maior amigo do Dantas é o presidente Lula. Eis:
    1- autorizou uma mamata para o Dantas faturar uns 2 bilhões com a fusão Br-Oi;
    2- Afastou o Protógenes;
    3-Afastou o Lacerda;
    4- Aceitou calado ser chamado às falas pelo presidente do Supremo;
    5- Conseguiu o prodígio de não transmitir a entrevista do Protógenes para a TV Brasil ao vivo.

  50. Sinceramente não entendo o
    Sinceramente não entendo o presidente Lula…Primeiro ele confere estrutura a PF, tornando-a eficaz nas investigações, o que possibilitou prisão de vários safados de colarinho branco, agora ele me vem com essa de exonerar o principal agente de transformação dessa instituição…Ele realmente tem muito medo, principalmente de Gilmar Dantas!

  51. Mouro, deixando aparecer
    Mouro, deixando aparecer aquela paranóia básica de todos nós…

    Relendo o editorial da veja, vendo essa notícia do afastamento, e lembrando do acordo que o Civita propôs para vc….
    Parece que a vc não “interessou” o acordo, mas ao governo sim…

    Chega Mouro, o tal jogo de xadrez – a cada vez que o governo vacila se fala em estratégia e próximo lance – vai ser o mais demorado da história.

    O comentário do Maierovitch está certo.

    E, apesar de implicar com a linguagem do PHA, hoje só ele:
    “PESSOAL DO COLARINHO BRANCO, RELAX, A PF ESTÁ NOUTRA”

    E eu desanimada com o quanto poderia demorar em sair a condenação do DD pelas chicanas jurídicas….

    Mas tudo bem, ano que vem aprendo, nada de acreditar em Papai Noel, nem que venha escrito em sânscrito..

  52. O proximo será o Del
    O proximo será o Del Protógenes?Absudo!!!!
    O pior de tudo é, que não temos instumentos capazes de coibir esse tipo de safadeza, mandar para geledeira um dos icones ao combate a corrupção, porque não dizem logo que vivemos numa Ditaduta Civil e pronto!
    Lula é lixo!

  53. Nada como o tempo.
    Sinto
    Nada como o tempo.
    Sinto vergonha do poder executivo; asco, do legislativo. Quanto ao judiciário, creio que a verdade virá. E as untuosidades serão devidamente saponificadas.
    Quem sabe desse esterco todo nasça algum futuro melhor.
    E que quem corrompeu nesse passado próximo possa passar o futuro fazendo tratamento de hemorróidas.

  54. Nassif,

    desde o ínicio dos
    Nassif,

    desde o ínicio dos ataques ao governo Lula, se não me engano em 2004/2005, tomei posição a favor de seu governo. Não apenas pq havia votado nele, mas também porque ví avanços em relação ao governo anterior, percebi abertura onde antes havia opacidade. Tornei a votar nele em 2006 e mantenho minha confiança neste governo como o melhor possível depois do fim da ditadura.

    Meu respeito e admiração pelo homem público Paulo Lacerda continuam intactos e desejo que continue a prestar relevantes serviços ao país.

    Neste momento penso como você e Stanley: “Simbolicamente, seu afastamento é ruim. Estrategicamente, não.” Aguardemos os desdobramentos.

    Bom proveito para vc com sua familia aí “meio fora do mundo”.

  55. É lamentável, mas nunca
    É lamentável, mas nunca duvidei da participação de Paulo Lacerda (ABIN) na Satiagraha. E a entendi, pois necessária. Mas, diante de um desfecho que, com Lula, não poderia ser outro, Lacerda deveria ter admitido logo sua interferência diante das precauções de Protógenes. Aceitar o cargo em Portugal apenas o denigre.

  56. Pessoal,
    Vamos analisar o
    Pessoal,
    Vamos analisar o caso com calma.
    Olha o que saiu no Terra:

    Segunda, 29 de dezembro de 2008, 17h05 Atualizada às 17p0
    Lacerda entende que Lisboa era a solução possível

    Bob Fernandes

    Afastado desde 1° de setembro, o ex-diretor-geral da Abin Paulo Lacerda foi exonerado hoje do cargo e indicado para assumir o posto de adido policial, na Embaixada de Lisboa, por dois anos.

    O delegado que reformulou e reergueu a Polícia Federal ao longo de um mandato de 5 anos, e depois comandou a Abin até setembro de 2008, decidiu que não dará declarações públicas sobre o afastamento e a indicação para Portugal.
    (…)
    continua

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3418003-EI6578,00.html

  57. Mais um lance de xadrez.
    Mais um lance de xadrez. Depois do “afastamento” do delegado Protógenes da Satiagraha e da “exoneração” do Dr. Paulo Lacerda da diretoria ABIN, sobrou quem para os aliados do Dantas e grande parte da imprensa atacar diariamente?

    Acredito que a imprensa e os aliados do Dantas ficarão desorientados depois dos afastamentos do Protógenes e Paulo Lacerda. Em quem mirar daqui em diante e com qual argumento?

    Se o Planalto desconfiasse do Paulo Lacerda, ele não seria enviado para Portugal para que ele pudesse atender às convocações da CPI dos Grampos.

    Posso estar enganado, mas acho que esse movimento antecede aos desdobramentos da Satiagraha/Banestado que trarão alguma grande revelação num futuro bem próximo.

    Acredito que a exoneração do Paulo Lacerda é estratégica.

    Os aliados do Dantas estão se sentindo órfãos porque eles não têm como se comunicar com ele devido aos prováveis grampos telefônicos autorizados pela justiça. É um risco muito grande.

    A única forma de se comunicar com o Dantas sem correr riscos é a partir de algum outro país.

  58. Caro Nassif,
    Os sites: IG,
    Caro Nassif,
    Os sites: IG, UOL e o G1 têm em sua página a associação da saída do Paulo Lacerda com a operação satiagraha. A questão não era o grampo ao tal Pres. do STF?

  59. Lamentável… Entretanto
    Lamentável… Entretanto quero desejar a esse honrado cidadão Brasileiro, que mudou em muito a cultura Brasileira, indo contra parte do Legislativo, Executivo (vide o bobalhão do ministro da defesa) e do judiciário (vide o bobalhão mór) que soltou por duas vezes o banqueiro bandido, muitas felicidades e transmito em meu nome, de meus faliliares e acredito de boa parte do povo BRASILEIRO, os do bem, os sinceros agradecimentos por tudo o que honradamente o mesmo nos propiciou.

  60. Para o José Ariosto, e outros
    Para o José Ariosto, e outros que falam do Lula como grande estrategista: o que Papai Noel trouxe para vocês? Até que ponto pode ir a vontade de nao ver de vocês? Céus, isso dói, mas nao adianta tentar tapar o sol com peneira!

  61. É mais um exemplo de uso do
    É mais um exemplo de uso do poder econômico. O capital financeiro é que detém o controle do país. O resto é fantasia.
    Lamentável!!!

  62. o delegado Lacerda está
    o delegado Lacerda está saindo para ficar nas sombras, e vai armar o esquema para pegar os outros integrantes do esquema, ok, isso eh que vai acontecer, o presidente Lula jamais iria deixar sair uma figura tao importante, o mesmo ajudando tanto na cruzada de Lula contra a corrupção, ok, aposto que vamos em breve ter noticias, Lacerda vai voltar por cima, como ministro da Justiça, e Progéstenes como diretor da PF, ok, vamos dar tempo ao tempo, se nao for neste mandato, vai ser no próximo, seja ele de Lula ou da Dilma, agora o presidente Lula teve que tirar o Lacerda, ok, mas tenho certeza que logo o presidente Lula vai tirar o Gilmar Mendes, aposto que vamos ter reviravoltas!!!!!

  63. Era a solução
    Era a solução possivél?

    Convenhamos, a solução possivél era ele voltar a Abim e acabar com o que começou juntamentge com a PF, nos livrando dessses mercenarios, fácinoras que estamos acostumados a ver nos noticiários.
    Não gostaria de criar ilações com a ficção mas a cada dia que passa esse casso parece com a série PRISON BREAK, onde de uma empresa privada, controla quase que totalmente as intituições govenamentais, deixando os mocinhos sem ter em quem confiar e apelar!
    Esta tudo dominado!

  64. Afastar Paulo Lacerda não foi
    Afastar Paulo Lacerda não foi uma decisão fácil para o presidente Lula.
    Vamos ver se na mídia ,de forma geral,alguém fica a favor de Paulo Lacerda.
    A história demonstra que não,que os gritos de justiça,contra a corrupção e pela moralidade pública são meras figuras de retórica e ninguém que ser investigado ou fiscalizado.
    Paulo Lacerda não caiu agora.Caiu quando o Ministro da Justiça,Marcio Thomaz Bastos,caiu,ou foi derrubado pelo poderoso esquema contra a corrupção em nosso país.
    De qualquer forma a lembrança destes tempos ficarão como lição a todo o povo brasileiro que,se organizado,poderá derrotar este esquema.

  65. Nassif

    Profissão triste a de
    Nassif

    Profissão triste a de jornalista sério. Noticiar uma palhaçada desta e ter que continuar firme. Eu, vou tomar um pifão.

  66. Bom, peraí, quer dizer que
    Bom, peraí, quer dizer que vai colar a história que demissão partiu do Lacerda?
    Porque agora?
    Porque aguentou firme esses 3 meses?
    Ele apenas se comporta com dignidade que lhe é peculiar e passa essa história para o ônus não ficar com o Governo e nem ele parecer escurraçado por algum motivo.
    É sempre assim nesses casos…
    Vide os Ministros que caíram…

  67. Gostaria de declarar aqui a
    Gostaria de declarar aqui a minha total solidariedade ao Dr. Paulo Lacerda. Declarei também aqui, no blog do Nassif, que pedia exoneração do cargo que ocupava na Casa Civil, por não concordar com as pressões externas sobre o governo e as decisões que estavam sendo tomadas, em função da oeração Satiagraha, em setembro. Um dos motivos de meu pedido de exoneração está representado também pelo afastamento do Dr. Paulo Lacerda.

  68. Complementando meu comentário
    Complementando meu comentário anterior, apenas para enaltecer o seu caráter também em relação a essa imprensa porca que se vende para bandidos. A história mostrará a esses canalhas que haverá troco.

  69. E o Stanley Burburinho
    E o Stanley Burburinho acertou mais uma!

    Segundo o Bob Fernandes e outros jornalistas apuraram, o próprio Lacerda acredita que essa foi a única saída viável para arrefecer os ânimos internos e calar a mídia.

  70. O presidente não “mostrou
    O presidente não “mostrou fraqueza” ou aceitou pressão do PIG coisa nenhuma. Ele aproveitou a oportunidade dada pela direita corrupta e golpista e usou a BrOI para acertar a grana para a campanha política para o próximo presidente. Ele sabe que sem grana não dá para fazer nada (recordem-se da Luiza Erondina que fez um maravilhoso governo em São Paulo e não ganhou mais nada). A verdade é que o poder corrompe e ainda mais quem quer ser corrompido., Também não quer ninguém que possa confrontá-lo ( Paulo Lacerda, Protógenes, De Sanctis, Luiza Erondina, Heloiza Helena, Valente, e muitos outros dentro da vida do PT). Ele esta sendo “pragmático” devem dizer seus próximos no governo. Para acabar com isso só com uma revolução, que a seguir no seu decorrer cria novos corruptos. Não sou pessimista, apenas prático depois de um vida de decepções com nossos “heróis”. A única coisa que podemos dizer que este governo é muito melhor que o dos tucanos, mas isto não quer dizer que seja bom

  71. O Excelentíssimo Sr.
    O Excelentíssimo Sr. Presidente da República Federativa do Brasil, CAIU PRÁ DENTRO !!!!

    E nós “SIFU” !!!!

    Agora só falta afastar o de Sanctis !!!!

  72. Do Portal Jovem Pan
    Do Portal Jovem Pan Online:

    “…O novo cargo foi criado na semana passada, quando o convite foi feito ao ex-diretor-geral da Polícia Federal. Antes de formalizar o convite à Lacerda, o ministro da Justiça, Tarso Genro, consultou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concordou com a mudança.

    Ele será responsável por todas as negociações que envolvam forças ou ações policiais do Brasil, semelhante ao que ocorre na Argentina, no Paraguai, no Uruguai, na Colômbia, na França, na Bolívia e no Suriname. Ainda deve ser definido o ocupante do cargo nos Estados Unidos. Lacerda receberá salário superior ao que ganhava na Abin e seu nome foi considerado o mais adequado para o cargo devido aos anos de serviço na Polícia Federal, além do trabalho no setor de inteligência do governo.”

    http://jovempan.uol.com.br/jp/index.php?view=148515&categoria=4

  73. O delegado Paulo Lacerda se
    O delegado Paulo Lacerda se mostrou leal ao presidente Lula, que esqueceu que foi o delegado que mudou a imagem da Polícia Federal e inspirou muitos jovens a entrar nesta instituição que trouxe orgulho ao país.
    Todos lembram que na campanha para a reeleição, a PF foi usada como trunfo para o presidente Lula. O delegado como tem que ser um policial, é uma pessoa discreta, mas que sabe muito. Um dia ouviremos sua versão de tudo que está ocorrendo.
    Todavia, confirmada esta notícia, deixa uma legião de brasileiros tristes, orfãos, não de um atleta, esportista ou ídolo, mas de um servidor público (incrivél, não?)que honrou sua profissão e deixou uma vasta folha de bons serviços prestados ao país.

  74. Não havia lido os
    Não havia lido os comentários. Houve precipitação da minha parte no comentário anterior. Acredito que sua nomeação como adido policial na Embaixada de Portugal demonstra que seus méritos foram reconhecidos. Isso não coloca em risco a operação Satiagraha que, agora, tem à sua frente o próprio Ministro da Justiça.

  75. o pessoal parece que não
    o pessoal parece que não conhece como funciona o manchetismo desse pessoal, não deveriam se deixar levar tão facilmente. Eu sempre fico com um pé atrás em tudo que leio, na internet é tudo muito rápido e o pessoal se precipita muito.

    Agora que é vergonhoso anunciar que o presidente exonerou para logo depois dizer que foi o próprio que pediu…e quem noticiou sequer teve a honestidade de pedir desculpas ao distinto leitor pelo “equívoco”

  76. Sinceramente, fico com a
    Sinceramente, fico com a impressão que deve haver algo de podre, e que não sabemos, contra o Dr. Paulo Lacerda, pois, do contrário, qualquer pessoa com um mínimo de hombridade chamaria Lula às falas, dizendo a ele, no mínimo, que vá “sifú”.

  77. Se a coragem é raro traço
    Se a coragem é raro traço identificado no caráter de homens públicos. a demissão de Paulo Lacerda revela que a covardia faz parte de um governo que um dia disse representar a esperança de dias melhores.

  78. Boa tarde Nassif,
    Este jogo
    Boa tarde Nassif,
    Este jogo de xadrez é interessante!
    Àqueles que estão tristes com nosso presidente: aguardem….
    Para BBDD et caterva, mal sinal, a vitória de hoje pode ser a grande derrota de amanhã.
    A ARTE DA GUERRA deve ser lida para ser entendida.

  79. Em 2010, Protógenes Queiroz
    Em 2010, Protógenes Queiroz será candidato a deputado federal pelo PSOL. Tá com a eleição garantida!!! Nem precisa ir a comícios, beijar idosos e criancinhas na rua… basta se candidatar… Será mais um paladino da justiça em nosso congresso nacional…

  80. como previsto, vai começar a
    como previsto, vai começar a prevalecer as explicações que tudo não passa de complexos movimentos estratégicos do xadrez político.

    as situações limites sempre revelam quem são as pessoas…

    .

    .

  81. Encaro essa “exoneração” como
    Encaro essa “exoneração” como um prêmio merecido pelo Dr. Paulo Lacerda:

    1 – Vai para Portugal com passaporte de Adido Militar;

    2 – Vai visitar todos os países da União Européia;

    3 – Vai provar excelentes vinhos e culinárias.

    Esse cargo para o qual ele foi transferido foi criado na semana passada, coincidentemente, logo durante a visita do Sarkozy ao Brasil e ao encontro do Lula com ele.

    Quem sabe, talvez, o Paulo Lacerda, com o apoio do Sarkozy, não caia de cabeça nas investigações do escândalo Alstom? Essa possibilidade deverá deixar muita gente sem dormir daqui prá frente.

  82. Nassif, luz, quero luz. Pior
    Nassif, luz, quero luz. Pior do que a queda para cima do delgado Lacerda, é a nomeação do empregado de Paulo Renato e do DD para a Abin. Não sei nem como começar a interpretar.

  83. nassif:
    mais uma hecatombe no
    nassif:
    mais uma hecatombe no blog.há uma torcida,o resultado não se realiza,
    o desespero bate.está tudo muito solto pra se formar uma opinião.as
    manchetes dos jornais trazem,inclusive,informações mais corretas
    com o tempo.até porque alguém de credibilidade vai encarar a questão.
    estou certo de que,mesmo em férias,você já corre atrás.
    romério

  84. Do Terra Magazine (Bob
    Do Terra Magazine (Bob Fernandes):

    “…Lacerda entende que esta foi a solução possível para minorar o grave problema que envolveu a Abin, fustigada pela cúpula da PF e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim (no rastro da Operação Satiagraha, executada pelo delegado Protógenes Queiroz e por ele coordenada).

    Ainda que se pensasse em seu retorno à direção Abin, Paulo Lacerda admite que sua volta ao posto reeditaria todos os choques internos e via mídia. O que resta agora ao governo é apurar quem – da cúpula da PF – vazou a informação da Satiagraha, dois meses antes de sua deflagração, para ser publicada em 26 de abril pela Folha de S. Paulo.

    Lisboa não era a única alternativa para Paulo Lacerda. Mas foi dele a opção final. Entre os articuladores de sua saída e da solução definitiva, esteve o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.”

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3418003-EI6578,00.html

  85. Nassif, há um dado que não
    Nassif, há um dado que não fecha: na TV Brasil o Lula garantiu que o Lacerda volta à direção da Abin “quando quizesse”. O Ministro do GSI e a Presidência da República devem uma carta de informação ao povo brasileiro.

  86. Se é uma jogada de xadrez
    Se é uma jogada de xadrez deve ser aquele xadrez de bruxo do Harry Porter, só que ta parecendo é que o Lord Valdermort vai levar o troféu tribruxo, afastar o Prótogenes, demitir o Lacerda e manter o Jobim pode até ser uma jogada de xadrez mas ou o jogador é muito ruim ou tá querendo entregar a partida.

  87. Mouro,

    O G1 diz que o cargo
    Mouro,

    O G1 diz que o cargo foi criado semana passada!!!

    Coincidência??? Menos né, menos…

    Olha, sei que governar não se faz sem alianças, sei que a realpolitik não é muitas vezes simpática, mas uma defesa incondicional do Governo federal (e eu tb não estou fazendo um ataque incondicional, estou na espera..) só para quem acredita em Papai Noel, saci-pererê e duende…

    Ah, e eu trato quem acredita em duende…

    Podem chamar a pizza, já estamos acostumados mesmo, dessa vez que acreditei que seria diferente…

    Sua culpa – que eu acreditei – viu Mouro??? hahahahah

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL938405-5601,00-DIRETOR+AFASTADO+DA+ABIN+E+EXONERADO.html
    .

  88. “Lacerda entende que esta foi
    “Lacerda entende que esta foi a solução possível para minorar o grave problema que envolveu a Abin, fustigada pela cúpula da PF e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim (no rastro da Operação Satiagraha, executada pelo delegado Protógenes Queiroz e por ele coordenada).

    Ainda que se pensasse em seu retorno à direção Abin, Paulo Lacerda admite que sua volta ao posto reeditaria todos os choques internos e via mídia. O que resta agora ao governo é apurar quem – da cúpula da PF – vazou a informação da Satiagraha, dois meses antes de sua deflagração, para ser publicada em 26 de abril pela Folha de S. Paulo.

    Lisboa não era a única alternativa para Paulo Lacerda. Mas foi dele a opção final. Entre os articuladores de sua saída e da solução definitiva, esteve o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.”

    Terra Magazine

  89. Lacerda foi demitido pra
    Lacerda foi demitido pra cima.
    Era melhor alguém como ele na frente da PF do que como adido policial em embaixada.

    Mais uma vez Lula corta cabeças no seu govenro por causa de medo do PIG.
    Não vejo isso como jogo de xadrez. É política do governo cortar as cabeças que possam causar desgaste, mesmo que escãndalos criados pelo PIG.
    E não esqueçamos que quem encabeça a Abin é um ex funcionário do DD.

  90. Devagar com o andor,
    Devagar com o andor, pessoal…
    Antes de esmurrarmos a mesa e xingar o dono da casa é melhor dar o benefício da dúvida, como faz o Stanley.
    Xadrez?
    Muito provável. Me respondam:

    Como seria o resultado da recondução de Lacerda? Apenas Lula mostrar que é macho e abrir espaço para nova onda de pressões.
    O próprio Lacerda estaria aprisionado na função, meio pato manco perante subordinados e PF.
    Acho que essa saída desconcerta Gilmar, Dantas e curriola. Sem alvos e sem chão e principalmente com os colos cheios de batatas quentes tipo grampo da Veja e um enorme carão político.
    Vão reclamar de que e com qual base? Terão que aceitar a saída oferecida e sorrir amarelo pela vitória de Pirro.

    Em politica e diplomacia de cachorro grande, as aparências são o que menos conta.

  91. O Dr. Paulo Lacerda preferiu
    O Dr. Paulo Lacerda preferiu ir para Portugal como Adido Policial porque ele não domina bem outro idioma além do português.

    A Lucia Hippolito acabou de dizer na CBN que o Dr. Paulo Lacerda foi exonerado porque o Lula ficou zangado com ele devido à uma investigação que bateu nos negócios sombrios do Lulinha.

    E ainda tem gente que acredita no que essa Sra. diz.

  92. Faltou a primeira
    Faltou a primeira frase:

    “…Um interlocutor da presidência da República informou ao iG que partiu do próprio Lacerda o pedido de exoneração do cargo de diretor-geral da Abin. Segundo ele, o delegado teria entendido que sua volta ao comando da agência seria “problemática”.

    Lacerda estava afastado temporariamente do cargo desde o início de setembro após suspeita de que a Abin teria realizado escutas telefônicas clandestinas para monitorar conversas de autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, no curso da Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

    Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal para investigar a autoria de um suposto grampo da conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), mas a conclusão do procedimento foi adiada para 2009. Segundo reportagem publicada pela revista Veja, em agosto, agentes da Abin seriam os responsáveis pelo grampo.

    Em setembro, Lula chegou a afirmar que Lacerda era um profissional da mais alta competência e poderia voltar a direção da Abin quando quisesse, depois concluída a investigação.”

  93. Satigraha significa “firmeza
    Satigraha significa “firmeza em busca da verdade”.

    mas quanta verdade somos capazes de suportar?

    e conhecereis a verdade, e a verdade vós libertará.

    .

  94. Bom,a”Folha Online apurou que
    Bom,a”Folha Online apurou que a exoneração de Lacerda foi pedida pelo próprio delegado, que considerava seu retorno à função inviável. ”
    Agora, com esse dado novo e com a cabeça fria,o diabo não parece tão feio qto se pinta.

  95. Visão de quem não entende de
    Visão de quem não entende de nada:
    O Presidente da República afasta alguem enquanto houvesse uma investigação para apurar se o órgão do qual é chefe é o responsável por um grampo. Meses depois a PF diz que não houve grampo. E agora o afastado, enquanto se investigava, é afastado do órgão suposto de ter feito o grampo e é mandado para Portugal. Isso não vai fortalecer quem disse e divulgou que houve o grampo?
    Há algo estranho em algum lugar que não consigo entender mas devo dizer que entendi para não passar como bobo.

  96. Transferido para ser adido
    Transferido para ser adido policial em Portugal, na porta do Brasil na Europa…
    Apenas um lugar que ele conseguiria concentrar informações de operações financeiras e criminosas nesse continente com ligação ao país e sem toda a pressão da imprensa brasileira.
    Parece que estão vendendo gato (punição) como lebre (capacidade investigativa) ao falar dessa situação.

  97. êta estória porreta essa, hem
    êta estória porreta essa, hem gente!

    Desbanca qualquer enredo de novela da grobo, quiçá até filme de roliúdi .

    Quem diria, que teríamos uma história real de James Bôndi em pleno Brasil. E os lugares são fantásticos: condomínio na Barra da Tijuca, escritórios na Faria Lima, encontros secretos em restaurante de Brasília, repórteres diretamente envolvidos…

    Caramba! Esse ano foi muito bom. Nos divertimos prá valer.

    E obrigado Nassif, por nos passar o press release antes da estréia.

  98. Digam o que quiserem, para
    Digam o que quiserem, para quem acompanhou o caso de perto, principalmente pela internet e blogs, como eu, fica com a imprensão de que Lula e o governo abaixaram a cabeça para VEJA, GILMAR e DANTAS.

    Uma pena, o histórico de Paulo Lacerda é brilhante com toda a certeza sua demissão é um desistímulo a todos os funcionários públicos que se dedicam e tentam fazer de suas funções e instituições modelos para o Brasil.

  99. Do Yahoo! Noticias
    Do Yahoo! Noticias (Reportagem de Fernando Exman):

    “…A exoneração da Abin foi um pedido do próprio Lacerda e uma saída negociada, segundo fonte do Planalto. Seu afastamento da Abin iria expirar agora e qualquer decisão do governo era tida como delicada. A exoneração pura e simples seria vista como punição, e se reassumisse o cargo seria constrangedor, pois ainda existe um inquérito da PF em andamento.

    O ministro da Justiça, Tarso Genro, já convidara Lacerda para ser adido policial na embaixada brasileira em Portugal e o ex-diretor da Abin acabou aceitando.”

  100. Infelizmente, o Burburinho
    Infelizmente, o Burburinho está errado!

    A demissão de Lacerda mostra que Zé Dirceu manda no Governo. E Zé Dirceu trabalha para Dantas.

    A CORRUPÇÃO venceu no Brasil, e ameaça seriamente a democracia e o verdadeiro Estado de Direito.

  101. Nassif,
    Quando dois jogadores
    Nassif,
    Quando dois jogadores de futebol brigam, o juiz da partida dá cartão vermelho para ambos. O Dr. Lacerda foi mandado para o chuveiro. O próximo que irá tomar banho mais cedo, certamente, será o ministro Jobim.

  102. Os seis absurdos que o
    Os seis absurdos que o Guilherme Hanesh levantou são bem pertinentes. Especialmente o do Jobim que foi um verdadeiro pastelão. O do Gilmar, está bem claro, nada mais é que defesa dos interesses de pessoas do antigo governo que podem ser respingadas pelo escândalo. Se a caixa preta disso fosse aberta, em 2010 teríamos o PSOL ocupando a presidência da república.

  103. Continuo achando que há muita
    Continuo achando que há muita pressa sempre em endeusar ou demonizar gregos e troianos…
    Foi nesse governo que Dantas foi preso e condenado, ainda que por um único de seus crimes… tanto quanto Dantas sabia das investigações contra ele, pediu e conseguiu HC, o governo tb sabia e não impediu absolutamente nada…
    Deve ter seus envolvimentos com o salafra, deve e todo mundo sabe…
    É o que tem mais envolvimento? Evidente que não.
    Nesse jogo complexo às vezes é preciso recuar para poder avançar….
    Diante dos fatos, não dos boatos, continuo na expectativa de um desdobramento positivo para toda essa confusão.
    Fico imaginando, se Nassif recebe as ameaças que recebe, qual o jogo pesado que o governo tem de enfrentar para não ser levado de roldão como outros, aqui e alhures… e continuar mantendo o rumo.
    Rumo aliás que, para nossos sonhos está bem distante do ideal.
    Poderia mesmo ser diferente, diante de toda barra pesada que temos presenciado e que é apenas uma pequena amostra do que ocorre de verdade?
    Daria a sociedade brasileira atualmente o respaldo necessário para mais ?

  104. Primeira jogada. Final do
    Primeira jogada. Final do governo FHC. O sr. Gilmar Mendes é indicado para uma vaga no Supremo, mesmo não tendo uma cadeira vaga na Corte.
    Segunda jogada. Cria-se o Caos…o “Caosaéreo”…quem blefa é a mídia…o Governo não paga pra ver. Os grupos de interesse levam a mão…Qual o pagamento? Nelson Jobim no Ministério da Defesa.
    Terceira jogada. “Escândalo dos cartões corporativos”. Dossiê “contra” FHC…Acusada: A Casa Civil e, principalmente, a ministra Dilma Rousseff. Sai a fusão BrT-Oi (Telemar). Chantagem? A responsável pelo “escândalo” é a Veja. Os outros meios seguem a prática da “jurisprudência jornalística” e repercutem as acusações da Veja, sem checar.
    Dá pra ver claramente quem são os participantes desse jogo. A quarta jogada é exemplar e todos se encontram.
    Quarta jogada: Daniel Dantas é preso. O presidente do STF, Gilmar Mendes, concede dois HCs ao banqueiro em 48h. A Veja fabrica mais um escândalo: o do grampo sem áudio. Acusam a ABIN, presidida por Lacerda. O ministro Gilmar Mendes faz coro com as denúncias da Veja, acusando a ABIN de ter feito o suposto grampo e cria uma crise institucional, chamando, inclusive, o presidente da República às falas. O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, coloca mais lenha na fogueira. Diz que a ABIN é capaz de realizar aquele tipo de interceptação. Alguns outros jogadores se revelam: Marcelo Itagiba e Raul Jungmann. Eles, coincidentemente(?), foram patrocinados em sua campanha por pessoas ligadas à Dantas.
    O que mais me intriga são os recuos do Governo. Ele tem um Royal Street Flash nas mãos, enquanto os adversários têm, no máximo, um par de damas. A única hipótese plausível é que alguns jogadores do time do Governo estejam, na verdade, do outro lado.
    Mas o jogo segue. Esperemos mais jogadas. É, no mínimo, emocionante.
    Forte abraço.

  105. A postura do Governo Federal
    A postura do Governo Federal diante de casos graves, entre eles o que envolve DD, deixa muito a desejar, infelizmente. A pressão deve continuar, sob pena de se varrer tudo para debaixo do tapete. Até o relator da CPI dos grampos (do PT e que era de esquerda), já demonstrou que não está interessado em apurar o caso como deveria.
    Como já disseram, parece que o DD e sua turma tem a situação em uma mão, e a oposição na outra.
    Por isso, todos os que desejam que o Brasil se transforme em um Estado de Direito (de fato), devem continuar agindo, denunciando, cobrando e exigindo que se faça Justiça, pois é só o que nos resta. E a luta é grande, pois o enfrentamento é com a maioria do Executivo, Legislativo, Judiciário e mídia.
    Feliz 2009, com muita saúde, paz, prosperidade, força e coragem a todas e todos que não desistiram de construir um país mais justo e solidário, que não se curvam e não se entregam às benesses do poder.

  106. Guiilherme, pra mim todas
    Guiilherme, pra mim todas essas questões que vc levantou estão muito claras. O Governo tem envolvimento sim como toda essa tramóia. Tiveram a chance de fazer uma limpa, apoiar as investigações e eliminar essa gente corrupta do país, mas ao contrário, permite que se suje o trabalho dos investigadores e juízes e se invertam as posições. Omisso seria o mínimo, mas com o apoio popular que esse governo tem, pra mim a explicação pra tamanho falta de interesse em esclarecer os fatos e inverter as investigações só pode ser por envolvimento está envolvido até o pescoço com esse pessoal do Dantas, não é nem preciso falar. Agora o sr. Lula a cada dia que passa me decepciona mais.

  107. Eu discordo frontalmente
    Eu discordo frontalmente tanto do Stanley quanto do Nassif. Acho que a atitude foi estratégica sim, mas no sentido oposto ao colocado pelos dois. Isso mostra mais uma vez o eterno espírito conciliador do Lula e seus principais assessores. Em 99% dos casos, esse estilo conciliador do Presidente é uma qualidade. Só que não dá pra ser conciliador em 100% das vezes. Isso é um defeito. Há vezes em que o conflito é inevitável. É o que ocorre na situação atual. Na verdade, Paulo Lacerda foi afastado temporariamente por uma questão de consideração pessoal de Lula, que não quis exonerá-lo logo no primeiro instante para não jogá-lo na fogueira, mas o destino dele já estava traçado.

    Ora, raciocinem. Você tem um servidor dos mais respeitados, um dos quadros mais honrados do governo. Este servidor é afastado por causa de acusações gravíssimas de improbidade, feitas inclusive por colegas de governo (Nelson Jobim). Uma extensa investigação é realizada e chega-se a duas conclusões: 1) A participação da Abin na Satiagraha foi normal e realizada dentro da lei. 2) A história do tal grampo não foi provada. Ao contrário, cada vez mais se suspeita de ter sido uma armação e, ainda que tenha havido grampo (hipótese remota), já está provado que não foi feito pela Abin. Então, o caso só poderia ter um desfecho, lógico, correto, honesto: a recondução de Paulo Lacerda ao cargo. Só que Lula não quer comprar briga com ninguém, pois isso acarretaria em:

    1) A desmoralização pública de Nelson Jobim. A acusação grave que ele fez a um colega de governo se mostrou infundada. É óbvio que Lula deveria reconduzir Lacerda ao cargo e demitir imediatamente Nelson Jobim. Mas Lula tem medo, pois Jobim é um dos poucos membros de seu governo que contam com a simpatia da mídia, a mídia que bate diariamente em Lula sem dó nem piedade. E essa mídia pró- Daniel Dantas faria um barulho infernal com a volta de um funcionário que investigou Dantas e a demissão de outro que é amigo de Dantas. E Lula não quer briga com esta mídia.

    2) Enfraquecer a posição de Gilmar Mendes a respeito do “Estado Policial”. Devolver o cargo a Paulo Lacerda seria visto por Mendes como uma afronta pessoal de Lula ao Presidente do STF, aquele que chamou Lula “às falas”. Provavelmente Gilmar, o paladino dos direitos individuais e do Estado de Direito, chamaria Lula “às falas” novamente, e Lula tem medo de Gilmar. Imagina se Lula levaria de volta ao governo um dos representantes do “Estado Policial”. Nunquinha….

    Com todo o respeito que tenho pelo Nassif e pelo Stanley, que sempre posta ótimos comentários aqui, acho que vocês estão querendo dourar a pílula com essa conversa de estratégia. Acho que Lula tem medo de se indispor com certas figuras e certas instituições. Ele às vezes usa seu espírito conciliador muito além do necessário e dá margem para especulações sobre os reais motivos que o levam a tomar certas decisões. Vamos ver como as coisas vão se desenrolar. Como lembrou o Protógenes no Roda Viva, o tempo é o senhor da razão.

  108. Qual será o próximo cargo que
    Qual será o próximo cargo que Lula dará ao grande Paulo Lacerda?
    Talver embaixador do Brasil em Marte.Fora do planeta não irá causar incomodos à pessoas tão ilustres: DD,GM,etc,etc,etc,etc,etc,etc……………..

    VERGONHA!

  109. Se ceder ao editorial da Veja
    Se ceder ao editorial da Veja for uma “jogada de xadrez”, então eu só jogo Damas de agora em diante!

    O ponto é: por que o governo já está buscando aliança com a Veja? Para neutralizar o Serra? Medo da mídia quando a economia despecar em janeiro/fevereiro?

  110. Pensemos um pouco mais. Em um
    Pensemos um pouco mais. Em um curto espaço de tempo:

    Gilmar Dantas visita e dá entrevistas a diversos meios de comunicação,
    principalmente do eixo Rio-São Paulo;

    O delegado Protógenes é entrevistado no Roda Viva;

    O juiz De Sanctis é entrevistado no programa do Kennedy Alencar, na Rede TV;

    O procurador De Grandis é o entrevistado de hoje na Folha de S.Paulo;

    O dr. Paulo Lacerda é exonerado da Abin e é deslocado para um posto policial na Europa. Certamente essa decisão não foi tomada hoje e muitas pessoas dela participaram. Portanto, já se sabia. E se já se sabia, vazada foi.

    Os fatos anteriores não estariam, todos, relacionados à esse último acontecimento?

    Muitos recados estão sendo dados. E a estratégia dos amigos do Dantas sempre é desviar o foco do principal.

  111. Será possível saber as reais
    Será possível saber as reais intenções do governo com a criação desse cargo e com a ida de Paulo Lacerda para Portugal quando se tiver conhecimento do:

    – inteiro teor do instrumento legal que o fundamenta,
    – atribuições,
    – competências,
    – abrangências,
    – acordos de cooperações existentes e a serem firmados,
    – escolha dos ocupantes dos cargos nos outros países,
    – etc.

  112. Isso reforça minha opinião de
    Isso reforça minha opinião de que Lula realmente foge de qualquer atrito como diabo foge da cruz. Não peita ninguém. Mesmo depois de terminada a investigação mostrando que nada há contra Lacerda seu pescoço foi poupado da guilhotina.
    Para as minhas narinas o cheiro da manobra não é bom.

  113. Santo Deus!!!!
    O Delegado
    Santo Deus!!!!
    O Delegado Protogenes também usa essa expressão: “O tempo é o senhor da Razão” ?
    Era uma das preferidas de Collor….
    ( toc, toc, toc…)

  114. Nassif, favor colocar os
    Nassif, favor colocar os números da mega-sena de Quarta-feira , pois nós merecemos ganhar um pouquinho de dinheiro.Seu post de uns 4 meses atrás: Lula, Satiagraha, e real politik estava certíssimo.Por favor coloque ele outra vez para que a população tome conhecimento de uma baita negociata que envolveu a corja da politica brasileira.
    abraços

  115. ” Acho que Lula tem medo de
    ” Acho que Lula tem medo de se indispor com certas figuras e certas instituições. Ele às vezes usa seu espírito conciliador muito além do necessário e dá margem para especulações sobre os reais motivos que o levam a tomar certas decisões.”

    Bingo!!!!

  116. preste atençao na frase do
    preste atençao na frase do Dr. Protógenes ” minha maior segurança é o bamqueiro bandido o DD! quais os sinais? posso imaginar que ele tenha documentos guardados que lhe assegura a integridade fisica. Obs; no final da emtrevista roda viva. tem muinta coisa pra aparecer.

  117. “O próximo que irá tomar
    “O próximo que irá tomar banho mais cedo, certamente, será o ministro Jobim”
    Brincou heheheheheh
    Carlos, deixa o seu endereço com o Nassif, porque se isso ocorrer vou mandar uma caixa de vinho de boa cepa prá sua casa.

  118. momentos em que caem as
    momentos em que caem as máscaras, em que caem as fichas, podem produzir um salto de maturidade, de crescimento.

    não é uma questão de apoiar ou não Lula, de Direita x Esquerda, de partidos políticos.

    e muito menos, como deveria ser óbvio, de complexos movimento da estratégia do xadrez político.

    o que se está em questão é a maturidade política da sociedade brasileira.

    este governo Lula, agora exposto em sua cara lavada, é também a expressão do grau de desenvolvimento político da sociedade brasileira.

    a sociedade somos nós. portanto, este governo governo tem a nossa cara.

    mas não a cara de cada um de nós individualmente. e sim a cara de todos nós coletivamente.

    quem estiver satisfeito… é opção de cada um de nós!

    quem não estiver… já passou há muito da hora de se construir alternativas.

    o que desejam de fato mudança, precisam compreender que a mudança começa dentro de cada um, e só se realiza pelo trabalho de cada um. é responsabilidade intransferível de cada um.

    a mudança começa com a superação do auto-engano.

    é de dentro prá fora
    é de baixo prá cima
    o que está cima está embaixo
    o que está embaixo está em cima

    .

  119. Agora essa história de que o
    Agora essa história de que o Paulo Lacerda foi quem solicitou a exoneração está parecendo com o tal pedido de afastamento do Protógenes. Se o Paulo Lacerda vai para Portugal e o Protógenes vai cuidar dos Índios, quem vai prender os bandidões deste país?
    O Pres. Lula deveria era levar o Paulo Lacerda para o ministério da Defesa no lugar do tucano Nelson Jobim.
    Não devemos nos esquecer que o Nelson Jobim foi quem culpou a ABIN e não aconteceu nada com ele.

  120. Acho engraçado essas
    Acho engraçado essas “informações” de que o próprio Lacerda pediu o afastamento. Ele disse que nao prestaria declarações a respeito. Foi do governo que partiram tais “informações”. Como a que dizia que o Lacerda poderia voltar quando quisesse. Como a que dizia que o Protógenes nao estava sendo afastado. Acho que todo mundo aqui já tem idade para parar de acreditar em Papai Noel. Isso só serve como cortina de fumaça para tentar desarmar nossa indignação.

  121. Essa estória de que o grande
    Essa estória de que o grande Paulo Lacerda (grande é o diminutivo dos adjetivos que esse homem possui) ter pedido para sair e ser alocado em outro cargo se assemelha em muito a mesma conversa que ouvimos quando a PF afastou o del. Protogenes, mas saiu bradando aos quatro ventos que ele teriam pedido para sair, naquele caso ficou provado que não foi bem asssim, afinal a gravação dos dialogos vazou pela net….mas e agora, será que o grande Paulo Lacerda tem tambem uma gravação do dia em que teorimente teria pedido para sair?
    Nós estamos ansiosos por essa gravação!

  122. Nelson Jobim é uma dessas
    Nelson Jobim é uma dessas pessoas blindadas que não se explica. Ou se explica pela covardia de muitos no meio jurídico, que tem medo de colocar as estruturas abaixo para reconstruir, sempre que necessário. Não demora mais do 15 minutos para decretá-lo fora do cargo e colocar outro tão competente quanto no lugar.
    Ao menos com esta história toda ficou a esperança do Mendes voltar a trabalhar como julgador. Pouco tempo atrás era o Jobim quem estava matraqueando.

  123. Caro Nassif
    O Oponente é
    Caro Nassif
    O Oponente é grande, tem recursos, acessora e está bem acessorado, sabe os passos que dá, a briga é longa, nem sempre recuar é desistir, Paulo Lacerda continua com a bagagem de conhecimento sobre o ocorrido, mandar para Portugal também pode ser uma forma de não se expor, os HDs foram enviados para análise, a entrevista do Protógenes, mostra segurança. O jogo é amplo e pega muitos setores da sociedade dita honesta. Enquanto debatemos isso, o processo continua, ele não parou. Aguardemos agora como se movimentará Daniel Dantas. Talvez até seja interessante que setores chamem o Lula de covarde, assim DD se sente mais forte, a mídia ídem, mas a carruagem prossegue.
    Saudações
    Avelino

  124. Gilmar, Dantas, Demóstenes,
    Gilmar, Dantas, Demóstenes, Jungman, Heráclito, Itagiba, Veja, Globo, Istoé, Fôia, Estadão, Reinaldo, e outros tantos, ainda não é hora de comemorar. O caminho de Dantas e curriola é a cadeia. Não comemorem. É cedo ! Lembrem-se do ano de 2000, copa mercosul, primeiro tempo Palmeiras 3 a 0. Comemoraram. Segundo tempo, Romário e curriola do bem, virou o jogo e ganhou o campeonato de 4×3. Não comemorem, o caminho de vocês é a CADEIA. A G U A R D E M ! ! !

  125. Tem dó, sem entrar em
    Tem dó, sem entrar em avaliações sobre jogadas de mestre, xadrez -ou será truco?- covardias, etc, pergunto apenas aos mais exaltados, que falam em fim do governo Lula: qual o percentual da população que sabe o que é Operação Satiagraha, quem é Paulo Lacerda, e pior, Daniel Dantas? Se até um dos comentaristas mais entusiasmados ainda confunde Protógenes com Progéstenes…

    Pois é, pode ser apenas mais uma decepção, corte dos pulsos, etc, de alguns que ainda não se cansaram. Mas fim de governo? Rá! Parafraseando sei lá quem, “É a realpolitik, estúpido!” . Claro que realpolitik pode ter conotação boa, má ou “pragmática”, à vontade do freguês. Mas sem muito drama, porque amanhã estarão quase todos acreditando na historinha mais conveniente.

    Vamos acompanhar mais uma vez as reações , para ver se o arkx tem razão em seu afiado comentário das 17:06h.
    Abs

  126. Caro Nassif, a semente
    Caro Nassif, a semente plantada pelo Dr.Paulo Lacerda geminou e não tem mais volta. A PF de hoje é melhor do que a de ontem, é mais profissional e mais combativa. Existem muitos delegados como o Dr. Protógenes (eu mesmo conheço alguns), fortes e determinados. O atual Executivo foi o maior responsável por esse profissionalismo. A experiência nos mostra que o confronto deve ser cometido no tempo certo. O que assistimos hoje é um reflexo previsível: “jornalões” confusos já iniciam movimentos esquisofrênicos (a exemplo da “fraternidade” da “folha” e o “editorial” do Civita). A tendêcia natural é um expurgo midiático. E como dizia o ex-Presidente Castelo Branco a seus interlocutores puxa-sacos: “ninguem é insubstituível…” . Tenho certeza de que aparecerão muitos “lacerdas” e “protógenes” daqui pra frente e, salve-se quem puder !

  127. Nassif,
    Fecha o blogue e
    Nassif,
    Fecha o blogue e vamos pro bar da esquina tomar umas geladas.
    Aos prazeres da vida, meus amigos. Deixem eles “tomar” conta do Brasil

  128. Lendo os comentários acima e
    Lendo os comentários acima e os comentários em outros blogs e sites de notícias, fica claro que, se isso foi uma estratégia, só se for com o objetivo de desmoralizar o próprio governo. Até pq a história fica assim: Gilmar Dantas acusa Abin de grampeá-lo; Lula demite Paulo Lacerda. Péssimo e uma mancha injusta na carreira de um valoroso servidor. Fica difícil confiar nesse governo depois dessa.

  129. Concordo que o Paulo Lacerda
    Concordo que o Paulo Lacerda fez um excelente trabalho na PF e é um dos principais responsáveis pela grade credibilidade que ela mantém.

    Mas não podemos esquecer a guerra interna da PF que acabou transparecendo em alguns momentos. Para mim, o episódio mais absurdo foi o tal dossiê Serra de 2006. Depois de tudo o que se passou fico com a impressão que a ação da PF paulista mostrou como ela atendeu a objetivos de um grupo político. Tudo muito parecido ao que tinham feito com a Roseana em 2002.

    Se o Paulo Lacerda tem muitos méritos, tem também esta falha na liderança da corporação. Não é de se esperar que consigar acabar com a guerra interna da PF, mas não pode permitir que isto sirva para tumultuar a vida política do país. Naquele episódio, quase causou a perda da eleição pelo Lula. Imagina se o Alkimin fosse o presidente agora? Já estaríamos recebendo o FMI com esta crise.

    Aos mais apressados é recomendável juntar todos os fatos. Um país não deve buscar apenas prender um bandido. Tem que fazer isto junto com todo os resto. Não podemos todos ficar numa ação de vingança coletiva.

    Ou alguém ainda acha que não existem outros bandidos para se aproveitarem do foco exagerado em um só?

  130. Essa teoria de que com o
    Essa teoria de que com o afastamento de Lacerda e de Protógenes a turma de Dantas perde o foco é furada.

    Então porque os caras lutam tanto para afasta-los. Lógico, para botar sujeitos mais maleáveis em seu lugar.

    Independente de seus afastamentos a operação e as provas serão questionadas, agora com mais ênfase ainda, pois as pessoas que poderiam rebate-las perderam poder.
    Então pessoal,vamos cair na realidade? Isto é Brasil ou tem sido há 500 anos

  131. Que grande surpresa… O
    Que grande surpresa… O Lacerda montou uma operacao para pegar o esquema de que participa o filho do Lula, o Greenhalgh e de onde provavelmente vai sair o financiamento da campanha presidencial da Dilma… O que voce esperaria?

  132. Falta mencionar um tempero
    Falta mencionar um tempero especial à crise: um policial federal no comando na ABIN… os abutres não deixaram de se aproveitar desse petisco…

  133. Desisto! O Brasil não tem
    Desisto! O Brasil não tem concerto. São todos da mesma laia, PT, PSDB, PMD, PFL, LULA, FHC, SERRA.
    Nenhum destes partidos ou politicos estão interessados em construir um país melhor.
    Vejo tantos idealistas neste blog, mas não tem solução, perdemos.
    Vamos lutar por quem e por quê de agora em diante?
    O que fazemos?
    Locupletar tambem?
    Enfiar o pescoço na areia?
    Pegar em armas?
    Pedir a Deus uma praga que destrua todos eles?

    Alguem vê uma luz? Eu não vejo e não creio mais em país melhor ou mais justo!

  134. Fico pensando o que leva um
    Fico pensando o que leva um homem inteligente e bem informado como Ricardo Noblat a fazer um raciocínio tosco como o do seu post de agora a pouco.
    Ele diz ao final: É difícil conceber que os 11 ministros do Supremo estivessem no bolso de Dantas.
    Ora, o momento era outro, qualquer decisão diferente não teria mais efeito e, é claro, prevaleceu o corporativismo dos juizes. O motivo do pedido de prisão era proteger a destruição de provas.
    Não fazia mais sentido. Agora imagine Noblat não perceber isso!

    Essa foi de doer.

  135. O Stanley esta sempre com
    O Stanley esta sempre com otimas informaçoes, parabens!!! nao deve ser coincidência o Sarkozy estar no Brasil justamente quando ocorre a nomeaçao do Lacerda para a embaixada em Portugal, ok, acho que foi um pedido do presidente francês, e da Uniao Europeia para contar com um apoio inestimavel na luta contra a corrupcao. Chora agora Daniel Dantas!! Chora Mainardi!!! Chora Reinaldo Azedo!!! Agora o Lacerdao eh internacional, vao ouvir falar muito dele, e os bons servicos que ele prestar na Europa vao ajudar a derrubar a corrupcao aqui tbem, podem escrever!!!! viva o presidente Lula, nosso grande jogador de xadres que esta sempre 2 jogadas na frente dos adversarios!

  136. Nassif, olha o efeito da
    Nassif, olha o efeito da entrevista do Protógenes na Caros Amigos. Lembra quando pedi que escrevesse sobre tal? Pois justamente lá entrevista algo do Banestado foi comentado pelo doutor Protógenes.

    Será que o Boris Casoy leu a referida entrevisrta, haja vista que ele falava dia sim e outro também sobre a saída ilegal dos 40 bilhões de dólares apurados pela combalida CPI do Banestado, mas segundo o delegado Protógenes são mais de 100 bilhões. O Boris vai ficar angustiado quando souber disso!

  137. Foi uma jogada de gênio.

    O
    Foi uma jogada de gênio.

    O governo deu de presente ao Daniel Dantas o que ele precisava para anular o julgamento.

    Com o afastamento de Lacerda, o governo carimba o envolvimento da ABIN como ilegal e só falta agora o poder judiciário declarar as provas contra DD de ilegais.

    A jogada de gênio foi a de encobrir essa maozinha à DD com a aparência de jogada de mestre contra DD.

    O caso acabou. As provas são ilegais e o governo deu tudo o que os advogados de Dantas queriam.

    Podem sorrir e comemorar.

    Quem ri por último ri melhor, já dizia o ditado popular.

  138. Acabei de me dar conta de que
    Acabei de me dar conta de que as pessoas deste blog que tanto criticam a imprensa por querer o sangue de Morales no caso contra a Petrobrás pensa exatamente como a imprensa! Nem se dão ao trabalho de raciocinar sobre o jogo da política e saem descendo a ladeira rasgando as roupas, puxando os cabelos, amassando a foto sorridente de Lula que traziam no bolso. Essas pessoas são exatamente o público-alvo dos jornalões e das revistas mentirosas, pois acreditam de pronto em tudo que lhe servem. Em política, nunca ganha quem fala mais grosso e bate na mesa. Gilmar Mendes fez isso e vai perder feio. Aliás, já é o presidente mais arrastado na lama da história do STF. É mais xingado do que político reles. Só está vivo porque a imprensa ainda o mantém respirando. Quanto a Lula, respira por si próprio e bate nos 80% de popularidade. Como disse João Goulart uma vez a um sujeito que o espionava no Uruguai, um bobo e fraco não senta na cadeira de Presidente do Brasil. Tudo bem que depois veio Jânio, mas JG não era vidente.
    Quando esse blog estiver mais calmo terei imenso prazer em lembrar aos leitores daqui o que eles são. Definitivamente, não dá para nem tentar ler o que escrevem. Salvam-se alguns raros esclarecidos e inteligentes, entre eles, Stanley Burburinho, a começar pela boa sacada do apelido.

  139. Lembremos:

    1) Dois oficiais
    Lembremos:

    1) Dois oficiais do EB constataram, em auditoria, a incapacidade da Abin para conter ou deter tais requisitos (“grampear” alguém…);

    2) O ministro Gilmar também tinha dois oficiais do EB (R/1) na sua “assessoria”… O resto é coisa de “almanaque”…

    3) Por que Jobim disse de imediato que a Abin “grampeara” o colega ministro (Gilmar)? Inimaginável o ministro da Defesa ser-lhe desmentido pelos próprios EM, em auditoria – que comandante seria esse?

    4) A situação do dr. Paula Lacerda (descomissionado) é comum a qualquer a funciionário público (Lei nº 8.112 – 60 dias).

    5) O dr. Paulo Lacerda recebe agora comissionamento em Portugal . Tanto PF como Abin, em missão no exterior, subordinam-se ao Adido Militar (chefe).

    6) A menos que o ministro da Defesa ainda não tenha entendido a função de um EM – ,como seu colega ministro…: o resto é coisa de “almanaque”…

    7) Kd o áudio?

  140. LN, BOM DIA.

    Ele não foi
    LN, BOM DIA.

    Ele não foi demitido apenas exonerado. Exercia um cargo de confiança, em tese não é mais da confiança do Presidente, mas isso não é relevante….. O relevante é que o DD e sua corja conseguiram seu intento.
    Vc sabia que temos um governador do PT e que não representa os anseios dos seu eleitores?
    LN, estamos perdendo o rumo,,,a começar pelos genocidas de Israel a terminra pelo quintal, do quintal!
    Triste Bahia… o quanto tu és semelhante..
    Nassif….sou eleitora de Lula…..não me leve a mal…o PT acabou.Só restou o Lula…

  141. Cadê os defensores do PT
    Cadê os defensores do PT desse blog? Vocês sumiram, foi por vergonha? Afinal, o grande satã era FHC e não Lulinha “paz e amor”. Olha, são todos iguais, todos são farinha do mesmo saco. E preparem-se porque nesses dois anos de mandato que faltam, muitas coisas ainda virão, principalmente se mais detalhes dessa operação forem divulgados.

  142. Nassif,

    suas teses a
    Nassif,

    suas teses a respeito do assunto são risíveis…
    Seu blog perde credibilidade ao dar credibilidade a quem age de tal forma que mostra que está comprometido com o esquema…
    Lula e seu governo não fizeram nada, absolutamente nada, para prender Dantas e sua quadrilha.
    Os atos visando visando ao banimento dessa quadrilha foram de funcionários probos e abnegados, agindo em silêncio, de forma a que o governo não conhecesse a investigação, para não acontecer o que está acontecendo…
    Está claro que Lula e seu governo estão ao lado de Dantas, da imprensa medíocre e incompetente, do caixa 2, do STF, do Jobim, do Gilmar Mendes, do bando de políticos e advogados corruptos…
    Esse governo está contra Lacerda, Protógenes, De Sanctis, PF honesta e republicana, justiça para os de colarinho branco…
    Vejam os atos!!!

    Prezado, não tenho nenhum histórico de luta contra a quadrilha. Você é que tem.

  143. Mas o que voce esperava?
    Mas o que voce esperava? Lacerda e Protogenes foram atras do Lulinha, do Greenhalgh, do esquema de financiamento da campanha da Dilma… Somente um tonto para nao ver que Lula tem que destrui-los para poder sobreviver.

  144. Este xadrez “brilhante” do
    Este xadrez “brilhante” do Lula esta’ demasiadamente barroco pra minha sensibilidade…

    Prefiro acreditar no que os meus olhos estao vendo, isto e’, que Dantas/Mendes/Jobim/Serra/PIG estao dando de goleada no “Lulinha paz e amor,” em termos de determinacao de fatos politicos, comunicacao com a opiniao publica, e na manipulacao dessa percepcao – gracas ‘as campanhas bem orquestradas do PIG e silencio conivente do governo.

    Prefiro acreditar que de fato existiu o Gran Acuerdo denunciado aqui neste blog, e negado por Genro e Dilma.

    Prefiro acreditar que a engenharia de marketing como ferramentas de conquista e manutencao do poder ganharam da politica e dos objetivos politicos estrategicos. Isto requer grana, muita grana. Assim, o poder da grana ganhou da mobilizacao do partido e da vontade popular, como instrumentos politicos, para a construcao de um pais mais decente para nossos filhos e netos. So’ que “meios” corruptos dificilmente servem aos “fins” de eliminacao da corrupcao, apenas tendem a alimenta-la.

    Quando Lula abriu mao de uma estrategia autonoma de comunicacao com a populacao, e apostou suas fichas numa possivel acomodacao entre sua administracao e PIG/crime organizado (donos do poder), ele abandonou o projeto de mudancas estrategicas para o pais. Foi uma decisao de nao perturbar o status quo; de aceitar passivamente, humilhantemente (para nao dizer humildemente, pois a genuina humildade e’ uma grande virtude), todo e quaisquer limites que os donos do poder quisessem impor ao seu governo.

    Tudo indica que o PHA estava certo, all along. Politicamente o governo Lula implodiu pra dentro, apesar do macico apoio popular, que agora alcanca 84%. Preferiu ir pra cama com Gilmar/Jobim/Dantas/Veja e, acreditem se quiser, fazendo o jogo do Serra e das forcas que o apoiam. Caminha para a eleicao de 2010 ameacado de perder, em funcao de uma evidente fraqueza politica no item anti-corrupcao. O desapontamento do primeiro turno de 2006 podera’ se repetir numa escala maior. Todos os politicos e seus partidos ficaram nivelados por baixo, agora.

    Mas Lula deve estar muito feliz com o que ja’ alcancou ate’ agora e nao tem mais estomago para, no fim da picada, abrir um novo caminho.

    Ainda estou aberto para retificar meu ponto de vista. E’ possivel que eu esteja redondamente enganado, e rezo para estar mesmo. Nao estou na pele do Lula e seus assessores para fazer um julgamento definitivo, que de qualquer forma so’ poderia ser feito por Deus. Mas pra virar este jogo ele teria que, nada mais, nada menos, ressuscitar a dimensao politica de seu governo. Cortar na carne.

  145. Agora querem que Lula
    Agora querem que Lula interfira no Judiciário?
    Querem que Lula demita e também, não demita?
    Qeurem governar pelo Lula que tem 84% de aprovação?
    ABIN, Inteligência?! onde?
    Nos poupem de tentar imputar a Lula quaisquer “erros” visando minar sua popularidade…impossível. Quanto mais atacado, mais popular o Lula fica…Será que vale a pena tentarem envolvê-lo em coisa que a população não liga engole mais? A credibilidade da mídai e opinião de antagônicos que o rejeita, o faz ficar mais popular ainda, pois cheira a falsidade e despeito. O povo não tem educação e aesso a cultura, mas não é bobo, são muito inteligente .o povo não é tão bobo quanto pensam…pelo contrário tô pra ver em toda humanidade um povo mais esperto…

  146. Na verdade, em minha modesta
    Na verdade, em minha modesta opinião, o nó da coisa toda tá no Delegado Protogenes. Pra mim é mais um delegado da PF do Serra, como aquele que virou deputado (o da Lunus) e o Bruno (o da grana do dossiê). A investigação vinha desde 2005 (mensalão) quieta; o Protogenes passou a cuidar do assunto em 2007 (quando o Dantas foi informado da investigação); Em abril (quase decidida a prisão do meliante) alguém informou à moça da Folha (Protogenes?) e saiu a reportagem que permitiu que os Dantas armassem os HC pro período do plantão do Gilmar Mendes. Adicionalmente, todos os extratos do relatório do Protogenes publicados que lí mostram uma enorme superficialidade das análises e inconsistências das conclusões (porposital?). Assim vai ser fácil ao Dantas livrar-se das penas que merece. Salvo de os atuais responsáveis pelo inquérito conseguirem salvar alguma coisa das lamabanças do Protogenes. Também é suspeito o teatro que o delegado fêz pra fingir que tava largando o caso contra a vontade: êle sabia que teria que afastar-se pra fazer o tal cursinho de aperfeiçoamento (tava precisando mesmo). Também é suspeita a insistência de PHA e outros em endeuzar o delegado (ínclito? que diabo é isso?) e sempre tentando desmerecer o governo LULA: o ministro é “jurema”, o “presidente que tem medo”, etc. Ambos, Protogens e PHA provavelmente estarão em alguma nominata de oposição concorrendo a cargos legislativos em 2010. O delegadinho com certeza!

  147. Edmar C. Lima, concordo com
    Edmar C. Lima, concordo com você cara.
    Quem sabe não estão trabalhando também para o Aécio Neves ou Ciro Gomes? Ou para o Comando Delta (procure no Google: Comando Delta e revista Caros Amigos”?
    Desde o primeiro momento me pareceu que o Dr. Portógenes estava sim querendo dar um golpe no Presidente Lula. Até o nome da Ministra Dilma tentaram envolver nas investigações.
    Isso tudo a serviço de quem?
    Abraços.

  148. Luis,certamete um presidente
    Luis,certamete um presidente não toma decisoes relevantes a seu próprio juizo,por isso mesmo existem órgãos instituidos para esse fim;Quando o Lula toma uma decisão dessas,certamente ouviu,ponderou,calibrou conversas e informaçoes com as pessoas desses órgaos.Logicamente ele imprime um juizo pessoal e institucional após ouvidas e analisadas todas as informaçoes.As vezes,não sabemos com certeza nem mesmo o que acontece á nossa propria volta,qto mais num jogo pesado como esse.Não devemos esquecer que um jogo só acaba qdo termina.Abraços e parabens pelo novo visual.

  149. A metáfora do
    A metáfora do xadrez.
    Sacrificio de peças faz parte do jogo de grandes mestres do xadrez.
    Sobre isso ja se escreveu muito.
    Sem precisão dos nomes corretos dos grandes mestres envolvidos diz-se que:
    se Tahl lhe oferecer um sacrificio,aceite e suas chances serão melhores;
    se Spasky lhe oferecer um sacrífício, e voce aceitar, suas melhores chances são o empate;
    entretanto, se Petrossian lhe ofertar um sacrifício não aceite, JAMAIS
    GANHARÁ.
    O nosso grão mestre político Lula, onde se enquadrará?
    Sacrificando Protogenes e Paulo Lacerda eu o sinto muito mais como Tahl do que Petrossian. Todavia, o jogo ainda está sendo jogado e mesmo com o adversário tendo a supremacia da mídia, resta alguma esperança.

  150. Não podemos deixar as grandes
    Não podemos deixar as grandes mídias nos pautar.

    O foco não é no Lula nem no Dr. Paulo Lacerda, mas no Daniel Dantas e seus aliados.

  151. A tese de que a saída de
    A tese de que a saída de Lacerda é mais uma jogada brilhante de xadrez do planalto é muito interessante. O saudoso historiador de quadrinhos (é assim que se chama quem produz histórias em quadrinhos?) Al Cap, autor do genial Ferdinando Buscapé, uma vez criou uma história de um agente da CIA que foi convocado pelo presidente dos estados unidos. O país tinha sido invadido por latas de feijão em conserva contaminadas. A missão do agente era impedir que cidadãos americanos morressem envenenados pelo feijão. Para tanto, o agente esmerou-se na técnica. Espalhou agentes pelas portas de todos os supermercados com a ordem de matar todos os fregueses que comprassem feijão. Com isto, estava assegurado o êxito de sua missão. Nenhum cidadão morreria envenenado. Tão genial quanto este agente parece ser nosso querido presidente. Atira nos amigos para que eles não sejam pegos pelos inimigos. Estratégia da mais alta finesse. Também faz questão de manter bem perto de sí e ao abrigo do poder os piores inimigos. Isto é que é castigo! Vão ter de conviver com ele aqté o fim de seu mandato! Gostaria muito de saber qual o motivo do medo que hoje se tem (pelo menos é o que eu entendi do que fala o Nassif) do jornalismo neo-lacerdista. Vai haver um golpe contra Lula? Quem será o novo Castelo Branco? Ou melhor, recuando um pouco mais no tempo, quem será o novo major Vaz? Estou trêmulo de medo ao ouvir o ruído dos tanques que novamente ganham as ruas. As instituições da república já foram testadas antes quando do impeachement de collor (vejam bem, presidente eleito da república e não um simples presidente de supremo tribunal). As instituições foram espremidas até estalarem. O navio não afundou apesar dos agourentos de plantão. Não vieram às ruas os prometidos tanques e tropas. Mas mesmo se fosse este o caso, vale a observação: Um povo que vive sob um governo que cede a ameaças de golpe já está, de fato, vivendo sob um regime golpista. Ameaça de golpe já é golpe de fato.

  152. Desde quando “exilio” é
    Desde quando “exilio” é prêmio? So se for de consolação… Coitado do Paulo Lacerda, ter que sair do pais para que as serpentes continuem subindo umas sobre as outras, dando suas ferroadas aqui e acola. Sobretudo nas instituições publicas.

  153. Pessoal, abram os
    Pessoal, abram os olhos.
    Leiam esta matéria, é antiga, fala sobre o Comando Delta, mas é atualíssima:

    http://carosamigos.terra.com.br/outras_edicoes/grandes_entrev/garisto.asp

    Dr. Protógenes estava a serviço de quem afinal?
    E o Comendador Arcanjo ninguém mais fala dele?
    E o Fernandinho Beira-Mar que tinha como um dos seus advogados o ex-Ministro do STJ Luiz Vicente Cernchiaro.
    Quantas máfias existem no Brasil: Máfias dos combustíveis, do jogo do bicho, das licitações fraudulentas(incluem-se aqui ambulâncias, sanguessugas etc), do tráfico de drogas, dos roubos de cargas, dos remédios falsificados etc. Todas elas tem um chefe e com certeza eles se reúnem. Só gostaria de saber aonde?
    A PF bem que poderia capturar todos.

  154. (…)
    1- PAULO LACERDA, junto
    (…)
    1- PAULO LACERDA, junto com RENATO PORCIÚNCULA, foram expulsos do DPF pelo atual DG LUIZ FERNANDO. E não apenas estes dois foram escorraçados; ZULMAR PIMENTEL, outrora todo poderoso DIREX agora está no DEPEN. O atual DG representa o grupo de DPFs “sangue novo”, que está se encarregado de detonar os ditos “antigões”.
    2- Longe do departamento e, portanto, sem capacidade operacional para atacar seu desafeto DANIEL DANTAS, LACERDA encarregou um DPF do seu grupo (seu púpilo trapalhão e egocêntrico PROTÓGENES QUEIROZ) de tocar a operação. Claro que comandando tudo como um eminência parda, de uma sala da ABIN, estava o próprio LACERDA.
    3- Obviamente, o atual DG e o Min. TARSO GENRO, gaúcho e conhecidos de longa data, não aceitaram a traição e a quebra de hierarquia dentro do departamento e detonaram LACERDA e seu púpilo incompetente.
    Infelizmente, devido a um inquérito estapafúrdio e mirabolante, um criminoso de colarinho branco está solto e rindo dos tolos. O mal que esse delegado exibido fez ao DPF e aos verdadeiros policiais federais vai levar tempo para passar.

  155. (…)
    Políticos e mafiosos
    Em
    (…)
    Políticos e mafiosos
    Em seu livro-denúncia “Ilícito – o ataque da pirataria, da lavagem de dinheiro e do tráfico à economia global”(Zahar Editora, Rio, 2006, R$ 49,90), Moisés Naim, com a autoridade de quem já dirigiu o Banco Mundial, afirma textualmente: “Em alguns países, traficantes e seus cúmplices controlam partidos, são donos de jornais ou estão entre os principais filantropos, escondidos por trás de ONGs. Quando seus negócios são grandes e estáveis, as redes de tráfico fazem o que tendem a fazer as grandes empresas: diversificam as atividades e investem em política”.

    Senso crítico aguçado, Naim considera, com riqueza de dados e informações, que, no mundo globalizado, “uma das grandes tendências é a politização do crime e a criminalização da política. Criminosos se transformam em políticos, do mesmo modo que governantes se transformam em mafiosos. No México, militares que estavam envolvidos no combate às drogas foram detidos porque faziam parte das quadrilhas. No Peru, Vladimiro Montesinos, chefe da Inteligência, tinha vínculos com o tráfico de armas. O presidente da Lituânia, Rolandas Paksas, foi preso porque era cúmplice de um grupo mafioso. É impossível que haja uma indústria desse tamanho, com tal sofisticação, sem que as autoridades sejam cúmplices”.

    Já é lugar-comum afirmar que o porte da indústria do crime organizado é colossal e sem fronteiras. Pois ele atua e se expande em circuito planetário, abocanhando, comprovadamente, cerca de um quarto da economia mundial. Com efeito, não só na Rússia, Japão, Estados |Unidos, Itália, Brasil, etc., as máfias, com seus métodos abrangentes e dissuasivos, operam em larga escala nos mais variados negócios, a saber: tráfico de drogas e órgãos humanos, armas sofisticadas, falsificação e lavagem de dinheiro, prostituição, contrabando, jogos ilegais, seqüestros, fraudes, extorsão ou qualquer tipo de atividade que possa envolver lucro e poder. (…)

    http://www.wscom.com.br//colunistas/colunista_colunas.jsp?id=42

  156. Se o que o Nassif escreveu é
    Se o que o Nassif escreveu é verdade (e não vejo motivo algum para duvidar disso, dada a credibilidade e seriedade do Nassif), ou seja, de que o próprio Paulo Lacerda concordou que o seu retorno para a ABIN era inviável (até pelo fato de que ele seria um alvo público e permanente dos seus inimigos, que são muitos), então qualquer outra explicação para a sua saída da ABIN não passa de bobagem.

    Mas, ‘no fundo, no fundo’, penso que a imensa maioria da população brasileira está se lixando para isso. As pessoas sabem que tudo isso (Daniel Dantas, Gilmar Mendes, ABIN, PF…) é brigalhada política suja e rasteira. Todos esses conflitos envolvendo todos esses grupos políticos caracterizam uma disputa pelo controle do Estado. E isso não irá acabar nunca.

    O que interessa para a população, mesmo? É ter emprego, um salário melhor, melhorar as suas condições de vida e de sua famílias, reformar a casa, estudar para ter um emprego melhor, trocar de carro, viajar nestas férias, enfim, desfrutar de uma vida melhor.

    E enquanto o governo Lula continuar oferecendo tudo isso para a população (vejam o caso do ProUni, da geração de 8,5 milhões de empregos formais desde 2003, da inflação baixa, do crescimento econômico por 5 anos consecutivos, da recuperação da capacidade de investimento do Estado, etc), a popularidade dele continuará subindo.

    Não duvido que, mesmo com toda essa brigalhada nos blogs de política Internet afora, a próxima pesquisa mostrar que a popularidade do Presidente Lula subiu ainda mais.

    E a popularidade de Lula irá subir, mesmo, se ele conseguir impedir que a crise financeira global não atinja o Brasil com muita intensidade e faça com que a economia continue crescendo pelos próximos 2 anos do seu mandato.

    Se isso acontecer, Lula elegerá quem ele quiser em 2010. Com Satiagraha ou sem Satiagraha. Com Paulo Lacerda ou sem Paulo Lacerda. Com ABIN ou sem ABIN.

  157. O afastamento de Paulo
    O afastamento de Paulo Lacerda é muito bom para o intuito, da defesa de Daniel Dantase e outros réus, de desmoralização das provas.

    A única saída desse pessoal é inviabilizar que as provas sejam tomadas em conta, ou seja, invalidá-las formalmente. Como as provas colhidas parecem ir muito além de Daniel Dantas, ele não está sozinho na missão.

    Parece-me que estão a querer ver muita estratégia nesses afastamentos. A quadrilha está ganhando o jogo e tende a ganhar tudo, ao final. Por uma razão bem visível, envolveu todos os lados. Não há contras.

  158. Nao tenham duvidas, a
    Nao tenham duvidas, a sociedade VAI EXIGIR UMA EXPLICAÇÃO ao Presidente da Republica . . . . . sem esta explicação, muito bem explicadinha, adeus 2010 . . . . .

  159. DONISETI . . . . .

    A gente
    DONISETI . . . . .

    A gente nao quer só comida, a gente quer tambem diversão e arte . . . . Para mim nao existe e nao existirá Brasil sem uma base moral de Nação, fora isso tudo é migalha . . . . . .

  160. Lula traiu covardemente o
    Lula traiu covardemente o exemplar e íntegro funcionário público Paulo Lacerda.

    Fez isso porque tem medo e porque não tem caráter.

    Não se iludam com o Lula, essa não é a primeira vez nem será a última que ele faz isso.

    O poder lhe subiu à cabeça e ele está doente.

    É uma pena.

    O Brasil está órfão.

  161. O Marcos Doniseti de um
    O Marcos Doniseti de um comentário acima afirma que o que interessa realmente ao povo é trabalho, salário digno, casa, alimentação, educação etc, etc, etc. Afirma ainda que toda esta “brigalhada” não interessa ao povo que sente nela apenas enfrentamento de grupos políticos adversários. Ora, senhor Marcos, não creio que o objetivo real de se lutar contra corrupção seja apenas o de destruir um grupo rival. Corrupção existe em todo e qualquer país. Mas ela deve ser combatida e contida em níveis compatíveis com a própria necessidade de se proporcionar ao país um mínimo de crescimento econômico que assegure trabalho, salário digno, casa, alimentação, educação etc, etc, etc. Como o Sr. mesmo deseja. Se não percebeu ainda, corrupção é exatemente aquilo que corroi as entranhas econômicas de um país, drena recursos que são desviados para bolsos de sanguessugas em lugar de serem empregados no crescimento econômico, único gerador do bem estar da populção. Não creio que aquí estejamos torcendo pela prisão de corruptos pelo simples prazer sádico de vê-los tombarem exangues na arena como faziam os romanos com os seus gladiadores. Se o Sr. não entendeu ainda, trata-se de uma questão de sobrevivência da nação, para que esta possa crescer e gerar trabalho, salário digno, casa, alimentação, educação etc, etc, etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador