A escandalização do nada, por José Eduardo Dutra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Nos últimos dias, tive a honra de ser citado por alguns veículos de comunicação em pretensos “furos de reportagem”.  É verdade que não de maneira lisonjeira, pois ora fui apresentado como uma espécie de office boy (sem demérito a estes) encarregado de entregar documentos aqui ou acolá, ora como um autêntico Agente 86 que participou de conspirações e reuniões clandestinas, em plena luz do dia e numa instituição como o Congresso Nacional. Ossos do ofício.

Vamos aos dados e aos fatos. É público e notório que fui Senador da República por oito anos, inclusive tendo participado de algumas CPIs. Sou agora Diretor Corporativo da Petrobras, companhia que está neste momento sob um verdadeiro cerco político e é objeto de investigação por parte de duas CPIs no Congresso Nacional.

Ora, qualquer grande corporação, pública ou privada, em qualquer país do mundo, em situação análoga, irá se preparar para, através de meios absolutamente legais, buscar os instrumentos necessários para prestar os esclarecimentos solicitados. Buscará informações importantes para defender seus pontos de vista, dará suporte aos seus executivos e, em se tratando de uma casa política como é o Congresso Nacional, buscarápossíveis aliados à sua visão e aos seus legítimos interesses.

Num cenário como esse, é óbvio que eu, pelo cargo que exerço e pela experiência anterior, seja uma das pessoas encarregadas dessa tarefa. Daí porque os “furos jornalísticos” que dão conta de encontros e reuniões com parlamentares e assessores são apenas risíveis.

Apenas a título de ilustração, e para refrescar a memória daqueles que consideram uma informação relevante dizer que eu me reuni “com a bancada do PT para discutir as investigações”: em 2009, quando eu era presidente da BR Distribuidora, me reuni com o então presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, no gabinete do Senador Aloísio Mercadante, com os então senadores do PSDB Tasso Jereissati, Arthur Virgílio e Sérgio Guerra. O assunto era exatamente a CPI da Petrobras, que estava sendo instalada no Senado naquela semana.

E o que fazem as pessoas da empresa que tem contato no Congresso, sejam diretores, assessores parlamentares etc? Fazem o que se faz em qualquer parlamento: PARLAR – conversar, argumentar, buscar convencer, dar e colher informações que atendam aos interesses da empresa e não deixem dúvida sobre a legalidade de seus procedimentos. Tudo isso, naturalmente, com absoluto respeito à autonomia, à independência e à opinião daqueles que foram mandatados pelo povo, os parlamentares.

Fazem o que fazia, também a título de ilustração, com toda a competência, a ex-deputada do PSDB do Ceará contratada como assessora do presidente da Petrobras até o início de 2003.  Ou o ex-deputado do PSDB mineiro, presidente da Transpetro, até o início de 2003. Ou ainda o ex-deputado do PSDB do Paraná, membro do Conselho de Administração da Petrobras Argentina, também até o início de 2003, cargo que acumulava com o de Diretor Geral de Itaipu Binacional.

Fazendo uma pequena digressão, claro que isso é coisa de “estatal aparelhada” e que não acontecerá caso o candidato do PSDB, Aécio Neves, chegue à Presidência da República. Sobre isso, aliás, me permitam compartilhar com vocês uma pequena curiosidade. Será que a MERITOCRACIA defendida por Aécio prevê a ocupação do cargo de diretor da Caixa Econômica Federal por um jovem de 24 anos sem nunca ter tido carteira assinada? Cartas para a redação.

Mas, voltando à vaca fria, estamos agora diante de uma “denúncia bombástica”: A fraude na CPI da Petrobras. Dirigentes da Petrobras que depuseram na CPI – na condição de testemunhas, diga-se de passagem – teriam recebido um “gabarito” com as perguntas que lhe seriam feitas, e as respectivas respostas, o que lhes teria possibilitado um bom desempenho.

Bem, a nota divulgada pela Petrobras já faz referência ao trabalho que foi desenvolvido por nossos grupos internos – a partir das perguntas iniciais apresentadas nos planos de trabalho das CPIs; das diversas audiências públicas em que os nossos dirigentes participaram, nas duas casas do Congresso, sobre os mesmos assuntos; e dos questionamentos levantados pela imprensa sobre os pontos investigados.

Gostaria de levantar apenas dois pontos que, a meu ver, desmontam a tese de fraude, desrespeito ao Congresso, ameaça à democracia, aparelhamento espúrio e outros epítetos igualmente virulentos.

Se era tudo um jogo de cartas marcadas, porque os mesmos meios de comunicação que hoje abraçam essa tese conseguiram apontar tantas contradições nos depoimentos de Graça Foster, Nestor Cerveró e Gabrielli?  Especificamente no caso Pasadena: no quão importantes eram as cláusulas put-option e Marlin; na avaliação sobre se foi um bom ou um mau negócio; na opinião de cada um sobre qual seria a decisão do Conselho caso as referidas cláusulas lhes tivessem sido apresentadas.

Esse fato, por si só, demonstra que as respostas dos executivos aos senhores senadores obedeceram à percepção de cada um sobre os detalhes do  processo. O que houve de comum entre eles – e não por combinação ou decoreba de uma resposta previamente recebida, mas por convicção – foi o entendimento de que não houve ilegalidade no negócio, e que possíveis prejuízos decorreram de mudanças nas premissas e no cenário econômico, algo a que qualquer empresa atuante num mercado competitivo, como o americano, está sujeita.

Outro ponto importante é que a tese da fraude ignora olimpicamente que Graça e Gabrielli depuseram também na CPI Mista, inquiridos pela oposição com suas perguntas argutas, incisivas e demolidoras, e nenhum dos competentes parlamentares da oposição conseguiu colher qualquer deslize dos nossos executivos ou derrubar suas respostas. É bom lembrar que, no caso do depoimento de Gabrielli, o relator abriu mão de iniciar a inquirição e deu espaço para que os parlamentares da oposição o fizessem primeiro.

Uma última consideração. Até as paredes da chapelaria do Congresso sabem que as CPIs chegam a conclusões relevantes não através das inquirições, mas dos documentos a que tem acesso. E, com relação a isso, a Petrobras vem demonstrando todo o seu respeito pelo Congresso Nacional, atendendo dentro do prazo a todas as demandas da CPI.

Estes são os fatos e dados. O resto é luta político-eleitoral, que hoje não está dentro das minhas atribuições, mas que também sei fazer.

* Botafoguense, noveleiro e petista. Em ordem cronológica.

OBS: Devido ao tom coloquial, optei por assinar o artigo com a minha BIO no @zedutra13

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

69 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde o escândalo

    Transcrevo aqui carta enviada ao jornal DIARIO CATARINENSE contra editorial de hoje achando que a Petrobrás praticou uma grave ilegalidade:

    “Uma empresa bem servida por advogados usa-os para orientar depoentes onde tem interesse é anti-profissional?
    Advogado aconselhar cliente antes de depor passou a ser anti ético?
    Político praticar bate-pronto com prováveis perguntas antes de um debate agora é escândalo?
    Treinar antes de depor passou a ser crime?
    O que existe de errado em a Petrobrás fazer um ensaio com os empregados que vão depor numa CPI?
    E por que a Oposição não compareceu à audiência com perguntas que não foram ensaiadas?

    VANIO COELHO
    Advogado jubilado”.

    Acompanho a vida pública de @zedutra13 (eh eh) e o admiro desde que ele peitou Antonio Carlos Magalhões no caso da violação do painel do Senado

    1. No entanto, hoje parte da

      No entanto, hoje parte da população está execrando o PT e pretendendo reeleger o Arruda, pivô do mesmo escândalo do Painel (e de outros).

      É de dar desânimo…

      1. Brasília é só fachada!

        Moro em Brasília e me dá nojo em pensar que o Arruda lidera as pesquisas. Nos bairros “nobres” ele e o Senador Rollemberg estão na frente, só que esqueceram que Brasília tem uma periferia crescente e carente! Já estou vendo as hostilidades quando grudar os adesivos no meu Uninho da Dilma e Agnelo!

      1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        (Pausa pra retomar o fôlego)

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Podias dormir sem essa, Aócio!

         

          1.   E uma tremenda napa.

              E uma tremenda napa. Aparentemente fez plástica – nada contra, a propósito.

        1. Agora sem brincadeira, Alan:

          Agora sem brincadeira, Alan: Aécio algum dia deu um dia de serviço? Pregou pelo menos um prego numa barra de sabão? Será que no bolso dele só entrou dinheiro do erário? Logo ele que tanto quer emagrecer o Estado? 

          Santa incoerência!

          1. Desaforo aos trabalhadores

            Aecinho nunca deu duro na vida, é um eterno play boy.

            Também não deve ter estudado e, se passou pela escola, nada aprendeu. A prova é que ele

            não consegue formatar um pensamento pró positivo: ele só critica, ad nauseam, o que a Dilma fez e deixou de fazer. De pensamento próprio, nadinha de nada, analisem e vejam se exagero.

          2. Deu duro sim

            As pedras de Copacabana sabem muito bem que ele deu muito duro: cada pisada dele no calçadão nesse estado aí do vídeo arranca umas três pedras. O acelerador do carro que ele dirigia quando se recusou a soprar o bafômetro também declarou que ele pisou duríssimo!

            http://youtu.be/-5fC8dVTmL0

             

      2. Complementando a informação

        Tancredo havia nomeado Aócio Never pra Secretário de Assuntos Especiais da Presidência da República. Com a assunção de Sarney é que o Aecim foi pra diretoria da Caixa.

  2. É por ai

    Tem que ser assim, apesar de ter achado ainda elegante demais por não citar a Globo e a Veja, as campeões nacionais em desfaçatez e falta de vergonha na cara.

    Como funcionário da BR já envieu a sua ouvidoria reclamações pelo fato de ver a empresa patrocinando atrocidades como o Bom Dia Brasil e outras tantas sacanagens na vênus platinada, até agora não obtive respostas, vou continuar insistindo.

  3. PSDB e Veja estão levando a melhor

    Com todas as vênias dos que pensam diferentemente, a questão não é mais provar a lisura dos procedimentos da CPI, da Petrobras e do governo, isto já foi feito. O propósito do PSDB e da Veja com o factoide é tirar da mídia o escândalo dos aeroportos mineiros e pôr PT, governo e Petrobras na defensiva. E estão conseguindo. Estão a ganhar batalha essencial para a sobrevivência da candidatura oposicionista: o calcanhar de Aquiles de Aécio, o ponto fraco que pode até levá-lo à prisão, sumiu do noticiário. PT, governo e Petrobras, se continuarem a mexer nessa mixórdia, farão o jogo do PSDB e Veja se deixando pautar por eles. Na minha modesta opinião, nenhuma explicação adicional sobre o assunto deve ser dada, especialmente pelo governo (nele incluída Dilma) e por Lula. Igualmente, pela Petrobras. O PT, porém, tem de aprofundar o escândalo mineiro, um roubo do erário mineiro em tese, e buscar novas representações na justiça contra Aécio e PSDB. Se o PT não aprofundar o escândalo de Minas criando novos fatos políticos e judiciais, fará gratuitamente o jogo da Oposição.

  4. Irretocável!                

    Irretocável!                     

    Será que a MERITOCRACIA defendida por Aécio prevê a ocupação do cargo de diretor da Caixa Econômica Federal por um jovem de 24 anos sem nunca ter tido carteira assinada? Cartas para a redação.

  5. Interessante…pena que…

    Muito interessante o posicionamento do Dutra.

    Pena que 98,5% das pessoas que souberem do “escândalo”  através da  Óia ou do JN, não vão ler isso.

    O ideal seria que fosse publicado na capa da Óia e lida no JN…mas para isso o projeto 6446/13, disciplinando o Direito de Resposta, teria que ser votado na Câmara.

    E o Governo não parece estar muito preocupado com isso.

    1. Vamos, então, compartilhar no

      Vamos, então, compartilhar no “face”. Se cada um fizer isto talvez alcance a casa dos milhares as pessoas que lerão esses ótimos argumentos balizados na lógica e em dados. 

  6. Escandalização do nada = hipocrisia

    Alguns anos atrás vcs do PT quando eram oposição se escandalizavam por coisas muito menores e para vcs todo mundo no governo da situação da época era corrupto(tavez eram mesmo exatamente como no governo atual),  agora vcs viraram vidraça e régua que vc usavam não serve mais para medir a corrupção do seu adorado partido governista não é mesmo, hipocrisia pura.

    1. Cite algumas dessas “coisas”,

      Cite algumas dessas “coisas”, Vidal. Teria interesse em saber. Que tal pedir também o número de CPIs nos governos de FHC e os processos engavetados na PGR? Se for para o confronto de números, pode vir quente. 

      1. disputar o que?

        Vc  quer disputar o que? Ja não está claro pra vc que O psdb é corrupto igual ao PT?  Vc não precisa me dizer que o governo do PSDB foi corrupto, foi sim extremamente corrupto como seu governo petista.

    2. Hipocrisia

      Uma coisa é o carnaval que a oposição faz. É legítimo e, de certa maneira, você pode até ter razão quando aponta o mesmo no PT quando na oposição. Completamente diferente é a escandalização do nada pela mídia. É uma diferença significativa, só não vê quem não quer.

      1. “Nada”?

        Senadores se reunindo com ministros e diretores de uma estatal que teve prejuízo bilionário, em reuniões secretas, para ensaiar respostas subtraídas por meios que não podiam ser compartilhados por email ou fax para não vazarem?

        Pfui!!!

          1.   Pois é, chega a ser

              Pois é, chega a ser engraçado de tão ridículo. O cara tenta usar o mesmo chavão desmascarado pelo próprio artigo que encabeça o post.

              Tudo bem, honestidade não é o forte desse pessoal, a gente já sabia disso.

      2. vc tem razão

        Em relação as práticas dessa mídia mafiosa vc tem total razão ronaldo, mas seu governo petista é corrupto sim igual todos os outros que passaram.

    3. Votando com o relator

      Tanto isso que você fala é verdade que elenquei algumas escandalizações por nada cometidadas pelo PT quando era oposição.

      PROER – o PT se escandalizou com a juda de 10 bilhões de dolares para salvar banqueiros falidos. Os banqueiros, a bem da verdade, jamais quitaram seus compromissos.

      P-36 – o PT se escandalizou com o afundamento da plataforma de petróleo e com a morte de 9 funcionários da Petrobras. Escandalizou-se também com o asfaltamento da praias de baia de Guanabara e com o rio do Paraná em acidentes da mesma Petrobras.

      Petrobrax – o PT se escadalizou com a “mudança” de nome da Petrobras. Aliás, escandalizou-se também com o custo de 10 milhões de reais para um grande estudo de marketing que concluiu por substituir um “s” por um “x” ao fim do nome. Principalmente por que “Lubrax” já era marca da Petrobras.

      Posso citar mais algumas escandalizações por nada, se for o caso.

      1. não vou perder tempo……

        Sérgio não vou perder tempo de enumerar os INÚMEROS escândalos de corrupção em seu adorado governo petista, acho que daria para ficar uma semana na net para garimpar tudo. rsrs Mas rapidamente só no primeiro item sobre 10 bi do PROER para ajudar os bancos, seu deus lula deu quanto para o Eike? Olhe que foi apenas para uma pessoa, vc acha que ele vai pagar? Esse governo não tem moral para questionar nada sobre ética e corrupção nesse país, fui.. Abraços

        1. memorex

          E o Lula deu dinheiro paro o Eike?

          Essa eu não sabia.

          Pensei que o Eike havia captado dinheiro na bolsa de valores vendendo lotes de mar azul para gananciosos. Tem até uma capa da Veja enchendo a bola do mister X.

          1. pesquise

            Com boa vontade vc consegue achar, pesquise mais um pouco na net e vc achará quantos bilhões de dinheiro publico dado pelo seu PT ao eike, da uma olhadinha tbm na montanha de dinheiro para o Friboi, gostaria de saber (mas imagino rsrs) quais os critérios escolhidos pelo seu governo incompetente para fazer desses caras tão privilegiados. Esses são apenas dois exemplos entre vários casos viu cumpanheiro. rsrs

          2.   Ué, você inventa os casos e

              Ué, você inventa os casos e sai falando pros outros investigarem?

              Imagina se eu digo que você afanou dinheiro por aí, e digo pros outros investigarem se aconteceu ou não… fato é que a Veja regurgita, você devora.

              Enfim, fique à vontade para mentir, aqui não cola.

          3.  E desde de quando Lula teve

             E desde de quando Lula teve formação superior para entender de negócios com petróleo? Quem investiu foi o BNDES. O qual possui os especialistas mais gabaritdos nesses assuntos, é decisão colegiada  e no próximo governo da Dilma isso irá render bons dividendos.

      2. Sérgio, o r vidal respondeu a outro comentário

        e não respondeu ao teu comentário. Muito conveniente e cômodo por parte dele. Essa oposição e seus seguidores…

      3. Mesmo assim, ainda há

        Mesmo assim, ainda há confusão entre o que poderia ter escandilzado o petismo e o que a mídia foi quem disso isso pelo petismo. Uma das lições que Golbery sempre deu aos seus pupilos  foi  que não se escandilasse por nada, pois também seria poder um dia e teria que fazer o mesmo ou pior

    4. Sabe, “vidal”, tem alguns

      Sabe, “vidal”, tem alguns comentaristas que perdem seu tempo lendo e até respondendo seus comentários, mas isto é uma enorme perda deste tempo. Teu papo é furado, pura repetição do nhem nhem nhem nhem do pig que a oposição também repete por absoluta falta do que apresentar por conta própria. Então, no que depender de mim, você vai ficar falando sozinho. Debater com argumentos é outra coisa.

      1. NÃO TENHO…..

        Não tenho a pretensão de que vcs adoradores do PT me respondam  nada apenas coloco meu comentário para que vcs não fiquem mentindo sozinhos e esse blog vire um oba oba sem nenhuma contraponto que traga vcs de volta ao planeta  terra.

        1. “apenas coloco meu comentário

          “apenas coloco meu comentário para que vcs não fiquem mentindo sozinhos”

            Ou seja, você vem comentar neste blog para mentir.

            Ah, Freud, seu sabichão…

    1. O terrível é até gente da

      O terrível é até gente da base aliada quer desconhcer que até em caso de quadrinha de criminosos esses se reunem para inlfuir no que irá aparecer nas investigações, com exceção quando isso é feito por polícia das mais competente da face da terra como do PSBDSP, em casos como Celso Daniel e Toninho.  Além disso, o STF no caso dos mensaleiros petista já dicidiu que havendo motivação polírtica não há crime de quadrinhas, mesmo que houvesse, mas não é o caso

  7. Fraude na Sabatina da CNA

    Perguntar não ofende. Houve fraude na sabatina da CNA? 

     

    Os candidatos receberam as perguntas antes e devem ter sido orientados para responde-las.

     

    http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/cna-apresenta-documento-que-sera-entregue-aos-presidenciaveis

     

    04/08/2014 

    CNA apresenta documento que será entregue aos presidenciáveis

     

    A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresenta hoje, o documento “O que esperamos do Próximo Presidente  2015-2018”,  que será oficialmente entregue aos três candidatos à Presidência da República melhor posicionados nas pesquisas de intenção de voto. A presidente e candidata Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB) estão convidados a ouvir o setor agropecuário em encontro promovido pela entidade nesta quarta-feira, 6 de agosto.

    O Encontro com os Presidenciáveis começará às 9p0, com um discurso do presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, que em seguida passará a palavra ao primeiro candidato que, já conhecendo os problemas e as reivindicações do setor expostas no documento, apresentará suas propostas. As assessorias dos candidatos estabeleceram, em acordo, que o primeiro a se apresentar será Eduardo Campos, seguido do tucano Aécio Neves. Por fim, falará a presidente Dilma Rousseff.

    Sumário Executivo e Documento completo

    A partir de hoje é possível acessar o Sumário Executivo do Documento “O que esperamos do próximo presidente 2015 – 2018

    Acesse também o Documento na íntegra:http://www.canaldoprodutor.com.br/wp-content/uploads/proximo_presidente_web.pdf

    Transmissão Online

    O evento será transmitido online, ao vivo, pelo Canal do Produtor. Para acompanhar o diálogo do setor agropecuário com os presidenciáveis 2014, basta acessarhttp://www.canaldoprodutor.com.br no dia e horário do evento.

    Assessoria de Comunicação da CNA
    (61) 2109-1419
    http://www.canaldoprodutor.com.br

  8. Esse filme parece que não é novo

    http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2010/06/pv-rejeita-regras-e-marina-desiste-de-sabatina-da-cna-2

    PV rejeita regras, e Marina desiste de sabatina da CNA

    Segundo coordenação da campanha da candidata do PV, configuração do debate não garantia a imparcialidade dos debatedorespor Fabio M Michel, da RBA publicado , última modificação 29/06/2010 12:300 Comments  

    São Paulo – A coordenação da campanha da candidata Marina Silva, do Partido Verde (PV), comunicou à direção da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) que ela não participará de uma sabatina prevista para 1º de julho, ao lado do candidato tucano, José Serra. O motivo, segundo a nota, é que a CNA não atendeu à solicitação de rever as regras de condução do evento, previsto para ser realizado em Brasília.

    Segundo o coordenador-executivo da campanha da Marina, João Paulo Capobianco, foi sugerido à organização da sabatina que os candidatos tivessem conhecimento prévio das questões que seriam levantadas. Mas só os temas foram antecipados o que, na visão de Capobianco, ‘não asseguraria a necessária isonomia para que as visões estratégicas sobre o agronegócio fossem expostas adequadamente.”

    Além disso, finaliza o comunicado, a assessoria da CNA só encaminhou a referência para a sabatina para o comitê de Marina Silva na tarde da segunda-feira (28), enquanto José Serra já teria conhecimento do evento desde abril passado.

     

    Leia a íntegra da carta enviada à CNA pela coordenação da candidatura de Marina Silva

    Prezada senadora Kátia Abreu,
    A coordenação da campanha da candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva (AC), vem por meio desta declinar o convite para participação da presidenciável no evento previsto para o próximo dia 1º de julho, promovido pela CNA, em que seria sabatinada por lideranças da agricultura e pecuária brasileiras, ao lado do ex-governador José Serra, seu concorrente do PSDB na disputa eleitoral deste ano.
    Até a tarde desta segunda-feira, dia 28, a coordenação da campanha de Marina aguardou, sem sucesso, sua resposta à reivindicação, apresentada 48 horas antes, para revisão das regras da sabatina.
    Na oportunidade, foi levado ao seu conhecimento nosso incômodo com o fato de que, dada a vinculação legítima de dirigentes da CNA com a candidatura adversária, apenas o conhecimento dos temas definidos para as perguntas não asseguraria a necessária isonomia para que as visões estratégicas sobre a condução do agronegócio brasileiro fossem expostas adequadamente.
    Sugerimos que as questões de interesse do setor fossem levadas aos candidatos com antecedência, a exemplo de encontros com presidenciáveis promovidos por outras entidades representativas do empresariado brasileiro ou do municipalismo. Assim, se evitaria o risco de a imparcialidade da iniciativa ser posta em dúvida.
    Também vale ressaltar que Marina Silva só teve acesso ao documento “O que Esperamos do Próximo Presidente – A Agricultura Pede Passagem” no final desta tarde (mais precisamente às 17h02). O texto, segundo a assessoria da CNA, deveria servir de referência aos presidenciáveis. José Serra, por sua vez, teve a oportunidade de ser apresentado à versão primeira do mesmo conteúdo em abril, quando esteve presente na Expozebu, em Uberaba (MG), evento para o qual a candidata do PV não foi convidada.
    Apesar desses equívocos, que temos certeza serão evitados em oportunidades futuras, a senadora Marina Silva volta a expressar a sua disposição para a manutenção do diálogo com as lideranças da CNA. Isso porque reconhece a importância estratégica do setor para o desenvolvimento do país e por acreditar que pode se somar aos esforços para a construção de uma nova visão para agricultura e pecuária brasileiras. E, assim, tornar o setor cada vez mais competitivo e respeitado dentro e fora de nossas fronteiras, tanto pela qualidade dos produtos, quanto pelo respeito ao meio ambiente, à promoção da responsabilidade social e à contribuição ao desenvolvimento sustentável.
    Certo de que contarei com a sua compreensão, despeço-me.
    Atenciosamente
    João Paulo Capobianco
    Coordenador-executivo da Campanha de Marina Silva à Presidência da República pelo Partido Verde

     

  9. Papel

    A mesma imprensa que transformou uma bolinha de papel num míssil agora transforma um escândalo aeroportuário num aviãozinho de papel. Triste papel, o da imprensa.

    1. sonho de vcs

      O sonho de vcs esquerdopatas seria que a toda imprensa nada noticiasse sobre nenhuma corrupção petista e fosse conivente com a bandalheira que campeia por este país não é mesmo, mas ressalvo que são todos os partidos, não tem santo neste historia não.

      1. Vc e os seus precisam
        Vc e os seus precisam aprender a perder. E a pensar o país na perspectiva da minoria, mas sem perder a dignidade.
        Lula, e agora Dilma, governa e governaram sem oposição. O que é muito ruim, pela falta de diálogo qualificado.
        Onde o projeto de nação alternativo ao do PT? Onde as ideias portadoras de futuro? Onde a força capaz de alavancar a nação?
        É só mimimi. Vcs, Aecio, principalmente, parece uma pipa sem rabiola, rodopiando no vento. Vão perder de novo.

        1. perder?

          O futuro vai te mostrar na economia quem vai perder, vamos ser todos nos os idiotas que pagam uma altíssima carga tributaria para esse governo desonesto roubar e deixar roubar, se Aécio ou Dilma ganhar a conta da incompetência deste governo petista vai chegar, eu prefiro que ganhe Dilma para essa bomba cair no colo de quem criou.

          1. Sabe de uma coisa…estou

            Sabe de uma coisa…estou começando a me cansar desta conversinha. Há quase doze anos gente como você vem dizer para esperarmos que a conta vai chegar. E não chega. Me conta uma novidade que esta ladainha já está velha.

          2. Eu também, durmo é tranquilo

            Eu também, durmo é tranquilo e não apenas de noite, mas até durante o  que tinha de ser expediente, pois tenho 4 meses de férias por ano.

      2. Não Concordo

        Valter, voto no PT e acho que denúncias quando embasadas em fatos e documentação são fundamentais para o progresso do país e se alguém do PT comete ato falho comprovado, precisa pagar sim.

        Entretanto, o que acho absurdo é a quantidade de denúncias vagas, divulgadas pela mídia porca sem qualquer irresponsabilidade pelo estrago infundado que faz.

        Uma coisa é certa e a história já provou que com o PSDB no poder acabam as denúncias, pois os engavetadores gerais da união e a mídia estarão de mãos dadas.

        1. Penso assim também…

          Penso assim também, pois parto do princípio que é impossível saber quem é mais ou menos corrupto, pela simples analogia de que um pai ou uma mãe não pode afirmar nada sobre a  índole de seu filho, como um partido pode afirmar a índole de milhares??? Impossível.

          Hoje tirando o lado ideológico, vejo quem é mais republicano em suas indicações a tribunais de conta, judiciário, entre outras indicações. O PSDB me parece menos republicano que o PT por exemplo. Mas, não afirmo que o PSDB ou o PT é mais corrupto, pois, na minha visão é impossível tal afirmação, já quem é mais republicano ou quem tem á mídia ao seu lado fica mais evidente.

      3. Eu não sou petista, mas…

        Eu não sou petista, mas espero que um dia tivessemos uma mídia plural, e que cada emissora declarasse suas preferências, ai sabaríamos tendência de uma notícia se a favor ou contra um partido ” para aqueles que não sabem” à mídia plural seria ótima para a nossa democracia, ótima para diminuir a corrupção.

  10. Zedutra, sua carta é

    Zedutra, sua carta é irretocável, mas foi dirigida a quem mesmo? Aqui nos blogs progressistas, todos já sabemos de cor e salteado do que a nossa mídia impoluta é capaz, portanto, de nada adianta “pregar para convertidos”.  É como disse o colega Mauro Segundo aí abaixo, PRECISAMOS URGENTEMENTE REGULAMENTAR O DIREITO DE RESPOSTA NESTE PAÍS. SEM ISSO, NOSSA LUTA É INGLÓRIA, MESMO COM TODA A BOA VONTADE DA BLOGOSFERA, 1 (HUM) MINUTO DE JN AINDA VALE MAIS DO QUE MILHARES DE DESMENTIDOS AQUI NA REDE, POIS FALAMOS PARA NÓS MESMOS. E N T E N D E U   OU PRECISO    D E S E N H A R?????

  11. Errei.

    Inadvertidamente, acabo de enviar um link para MEU facebook, junto com um comentário. Favor NÃO publicar. Corrigirei e reenviarei o comentário com o link correto.

  12.  
    O desocupado e sorridente

     

    O desocupado e sorridente almofadinha Aécio. Jamais pregou um prego numa barra de sabão massa. Quando ainda verde na idade, o avó Tancredo, o carregava pra cima e pra baixo, com uma pasta vazia debaixo do sovaco. O fedelho aprendia a dar os primeiros passos nas artes dos pequenos trambiques & grandes tramoias. 

    Preciosas, eram as lições ministradas diretamente da fonte fraudulenta, digo, frondosa, que em futuro breve, se lhes revelariam muito úteis e proveitosas. Sobretudo, para asfaltar pistas de aeroportos clandestinos* nas fazendas da famíglia com os recursos do malvisto Estado.

    No mais, o moço, como qualquer outro fruto produzido nas estufas da casa-grande, venha a cumprir o bem traçado destino reservado aos herdeiros de glebas remanescentes das capitânias hereditárias. ou seja, sentar praça no “PUDER.”

    Quiçá, a deselegante e grotesca postura desses derradeiros ocupantes das decadentes sesmarias, decorra da percepção do fim do túnel se apoximando velozmente.

    Orlando

    *A expertise, recomenda implantar pista de pouso clandestina numa distância de aeroporto homologado, não superior a 70 km. Tal medida permite ao piloto da aeronave, cumprir plano de voo de maneira honesta e legal. Sacou?

  13. Todos os esclarecimentos

    Todos os esclarecimentos feitos neste texto e em outros são importantes para que os apoiadores da presidenta Dilma tenham argumentos para explicar aos círculos próximos. Contudo, a grande massa do povão tem acesso apenas aquilo que a mídia tucana (TV Globo, Band, rádios e TVs regionais) apresenta em seus noticiários. O esquema já foi apontado muitas vezes aqui por Nassif: a Veja lança a denúncia de forma espalhafatosa – para uma elite reduzida que ainda lê este lixo de revista; a TV Globo reproduz com sensacionalismo novelesco; em seguida as outras mídias reproduzem durante vários dias. Os atacados – Petrobras, governo Dilma, PT – jamais têm o mesmo espaço para se defenderem. E o povão acaba sendo bombardeado com estas armações midiáticas.

    Resultado: ou o Brasil rompe com este resquício da ditadura civil-militar, ou vai chegar o momento em que a democracia brasileira, já bem limitada, será totalmente destruída. Não é possível aceitar que meia dúzia de famílias sejam donas de tanto poder – o poder de falar e influenciar diretamente com uma única versão tucana dos fatos para toda a nação. O poder das comunicações, especialmente rádios e TVs, é concessão pública; ou seja, o público transfere um direito constitucional de todos os cidadãos – o da opinião e o respeito à diversidade cultural e de ideias – para meia dúzia de famílias. E depois, quando se fala em marco regulatório, dizem que queremos acabar com a liberdade de imprensa. Ora, a liberdade de imprensa no Brasil está extinta e continuará assim, enquanto estiver concentrada nas mãos dessas famílias ricas e serviçais dos piores interesses.

  14. KKK Foi exatamente por não

    KKK Foi exatamente por não ter combinado antes, que  o Felipão e os Jogadores do Brasil tomaram aquela esfrega da Alemanha. 

     

    Escândalo seria se o governo tivesse combinado as perguntas e respostas com a oposição.

     

    Mas o que importa é a DENÚNCIA. Se ela é risível ou não, isso não interessa;

    Depois o governo que corra atrás para desmenti-la.

     

    Esse é o preço que se paga por deixar os Meios de Comunicação livres para matar.

  15. O escândalo é outro

    Óbvio que não há irregularidades quanto a eventuais vazamentos de perguntas ou respostas. “Escândalo” inventado mesmo pela imprensa marrom. Os procedimentos de preparo e conhecimento das perguntas são todos normais. Mesmo que o processo apontado fosse irregular, nenhum dos inquiridores da CPI seria obrigado a seguir o rito e fazer as perguntas pré-selecionadas se não fossem de fato esclarecedoras, porque isso é apenas um guia.

    Mas isso tudo não invalida o fato de poder ter havido sim sérias irregularidades no negócio de Pasadena.

    É incompreensível e até mesmo suspeito para um negócio de tal porte, se omitir em um resumo executivo cláusulas de tamanha importância que interferem diretamente nos riscos do negócio na fase de aprovação pelo Conselho de Administração da empresa.

    Também é comum em negócios desse porte, se analisar todas as alternativas para se tomar uma decisão durante a gestão de um emprendimento. Não está bem explicado porque o não foi autorizada logo a compra, na época que houve o conflito de interesses, abrindo caminho para o exercício da “put option” que se revelou uma alternativa ainda pior que a própria compra.

    Ainda não está explicada a participação no negócio de um ex-funcionário da Petrobras como vice-presidente da Astra Oil. E mais tarde, representantes da Astra Oil admitiram que ficaram surpresos com o resultado dessa venda, uma vez que não era esperado tanto lucro para o negócio deles.

    Realmente, tudo muito suspeito.

    Mas não deve ser uma CPI do Congresso que deve investigar com todo o rigor esse escândalo, uma vez que os fatos serão usados apenas como palanque político em um ano de eleições. Temos a Polícia Federal, o TCU, a CGU e o Ministério Público muito bem capacitados para prestar os esclarecimentos devidos à Sociedade.

     

     

     

     

     

    1. Sabe nada, inocente!!!

      Vc sabe, ou faz a minima ideia de o que sejam as clausulas Put – Option e Marlim?

       

      Sabe quantas clausulas especificas e relevantes para ESSE negocio tiveram que ser analisadas no Parecer do Cervero que não destacou as duas citadas por serem correntes na modalidade em que o negocio foi realizado?

       

      Nem sabe e nem deve saber porque não é assunto para amadores como eu!!

       

      Saudações petrolíferas expansivas progressistas e nacionalistas.

       

       

  16. Poiszé,

    Espero que Ze Eduardo publica muitos e mais artigos como esse, e que venha para a “arena” pois sua conbtribuição e sua experiencia são indispensaveis.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador