A reportagem da Folha sobre o Brasilianas na TV Brasil

Hoje o repórter Julio Wiziak, da Folha, repete o mantra de taxar meu programa na TV Brasil de governista (http://goo.gl/3b9PKw).

Sua fonte é um suposto diretor da EBC, a quem ele deu o direito de atacar colegas sem precisar se identificar. Nada se sabe da fonte em off, se é diretor indicado pela atual administração, se é um diretor antigo lutando pela sobrevivência, ou se o julgamento foi do próprio Julio, valendo-se de uma fonte em off para validá-lo.

No artigo sou apresentado como um jornalista que, na EBC, falava só a favor do governo, ao lado de outros colegas como Sidney Rezende.

Sidney montou uma bela programação na rádio Nacional, que não durou duas semanas. Era um jornalismo objetivo, dinâmico, sem um pingo de oficialismo, assim como os demais programas da emissora.

Da parte do Brasilianas – do qual fui titular – há na Internet mais de 200  programas compondo provavelmente o mais completo mapa contemporâneo do país. Consultando, Julio poderia conferir matérias sobre indústria naval, sobre as passeatas de 2013, sobre a geopolítica internacional, sobre a nova cultura digital, sobre a falência dos partidos políticos, sobre os erros do governo Dilma, sobre os acertos das políticas sociais. Enfim, uma pauta ampla que dificilmente teria condições de divulgar através de uma rede comercial.

Desafio Julio a encontrar qualquer viés governista nos programas.

Aliás, fui convidado para a TV Brasil quando Paulo Markun denunciou meu contrato na TV Cultura, por críticas que fiz ao então governador José Serra no meu blog.

Em todo o período que fiquei na TV Brasil, fiz e apresentei o Brasilianas, fui comentarista do Repórter Brasil e do jornal do meio dia, fiz comentários nas rádios, em nenhum momento vislumbrei qualquer viés governista na programação.  Pelo contrário. O Repórter Brasil, principal jornal da emissora, às vezes era mais realista do que o rei, na ânsia de mostrar isenção.

Desde 2013 me tornei crítico duro da política econômica de Dilma e de sua gestão à frente do governo. Da mesma maneira que me posicionei de forma dura contra o golpe.  Os telespectadores da TV Brasil e os leitores de meu blog sabem disso. E em nenhum momento sofri qualquer forma de cerceamento.

Com todos os programas disponibilizadas na Internet, Júlio preferiu supostamente se basear em um suposto diretor que, que supostamente teria dado o veredito sobre minha atuação na casa. É assim, sem nenhuma dificuldade, que o colega perpetra um ataque à reputação, com a mesma facilidade com que, em uma padaria, pede uma média com pão com manteiga.

No Repórter Brasil, se ousasse planejar ataque semelhante contra os inimigos da casa, haveria um filtro jornalístico impedindo-o.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Os ativistas contra discurso de ódio encontraram o ponto fraco do Facebook

37 comentários

  1. Nada a surpreender, Nassif…

    Nassif,

    O ataque por você sofrido foi perpetrado por mais um agregado da casa grande que pensa ser possível sobreviver na base de migalhas. Não sabe ele que será expulso da ante-sala da festa logo que os bandidos conseguirem o que querem,

    Continue a fazer o que faz …

  2. Acho que Nassif às vezes dá

    Acho que Nassif às vezes dá uma “viajada” sobre algumas hipóteses, mas com certeza ele tanto defendeu e quanto criticou o governo do PT.

  3. Matadores de aluguel da honra alheia

    Esses soldadinhos pretendem um pensamento único. O mesmo praticado pela velha imprensa Rio/São Paulo. A mesma que se alimenta de verbas governamentais e se lambuza nos governos tucanos.  

    A velha imprensa da qual faz parte o soldadinho que escreve a matéria faz um “jornalismo” de chantagem. Governantes que não se submetem são atacados diuturnamente, os que cedem são aliviados. Basta constatar os exemplos dos governos tucanos de São Paulo e do PMDB no Rio.

    Essa sim é uma imprensa deletéria, que prejudica o país desde a ditadura militar.   

     

  4. vá em frente Nassif

    Vá em frente Nassif.

    Leio suas colunas( e depois o blog)  desde quando escrevia na FSP e passei a me interessar por economia devido a essa leitura.

  5. Nassif, interpela judicialmente

    e faz ele provar o que escreveu. Bem sei, que mesmo se tu fosses um jornalista governista, estaria no teu direito de o ser, assim como este jornalista de meia pataca tem o diretio de ser mentiroso. Ser governista não é crime. Mentir contra a honra alheia, pode ser.

  6. EBC

    Jornalismo, imprensa imparcial no BRASIL do golpe está ficando restrita Nassif:  ao seu Blog, do Paulo Herinque e, é uma triste realidade, pois como se informar onde o tom é alienar. A TV Brasil tinha um jornalismo de primeira qualidade e agora como ficamos? Não temos opção: é tirar a tv da tomada. Lamentável, onde vamos chagar?

  7. Certa vez sugeri ao nassif

    Certa vez sugeri ao nassif ser assessor de comunicação do governo Dilma, era uma bela porcaria e continua sendo, afastou a presidência da república do povo

    Mas esperava que como crítico do governo Dilma , principalmente em suas políticas econômicas haveria a contribuição de uma pessoa sagaz e útil dentro do recinto de inutilidade em que se transformou o gabinete da presidência 

    mas o que seria isenção pra essas pessoas? Falar na globo? 

    Nesse circo de horrores em que se transformou a imprensa brasileira o nassif é o que se difere de todos: nenhuma opinião é soberana e a revolta contra a injustiça do sistema é uma constante e também há a informalidade da informação como todo jornalismo precisa, como se conversasse com um amigo

    Ou igual ao traquejo de um bandolim…

  8. Para Beijar a Lona

    LN em ON para o OFF, com “carinho” e muitas onças de pelica na luva:

    “No Repórter Brasil, se ousasse planejar ataque semelhante contra os inimigos da casa, haveria um filtro jornalístico impedindo-o.”

  9. NASSIF,
    NASSIF,

    me solidarizo. O ataque gratuito – neste caso nem tanto pois sabemos o que está por trás dessa idiotice – e mentiroso é, dentre as agressões, o mais nefasto golpe. Como se defender e de quê? Como combater a mentira que todos ouvem quando tua voz é silenciada? Como provar sem foro e arena?
    Explicar e defender sem ter que se explicar e nem ter do que se defender: Kafka?

    Dilma, guardadas as proporções, está sob ataque, e neste momento, todos os que propugnam por nossa frágil democracia.

    Lamento por você. Ser atingido assim é muito triste. Dói a injustiça, dói que só a voz acusadora seja ouvida.

    Uma vergonha que haja os que aplaudem este tipo de conduta.

    Lamentável.

  10. acredito ser por causa do blogue, Nassif…

    não sou da área, mas a própria vida nos ensina que o injusticável, que a meu ver, no caso, é a perseguição, se contrai ou se expande proporcionalmente à nossa capacidade de comunicação. Quanto mais se sobressair, mais será perseguido

    acontece muito quando um golpista toma consciência de que cometeu o maior erro da vida dele

    para os ambientes de comunicação. quando acontece o reconhecimento do erro, eles, golpista e seguidores. saem destruindo tudo que não agrade ou signifique concordância, justamente para evitar, para não ter ou para não ser levado a tomar consciência do erro que cometeu em tudo.

    estes golpistas acreditaram que teriam o apoio de todos, mas, como não tiverem, querem evitar saber que nunca terão

  11. Essa é boa, rs… Julio

    Essa é boa, rs… Julio Wiziack é que está agindo como governista. E pior, de um governo ilegítimo e golpista.

    Tranquilo. O tempo dirá e a História registrará a verdade.

  12. Ser criticado na Folha, já
    Ser criticado na Folha, já faz algum tempo, é sinal de distinção honrosa.
    “Toda Folha elege um alguém que mora logo ao lado” Marcelo Camelo, na letra da canção “Todo carnaval tem seu fim”…

    Parabéns, Nassif e todos os jornalistas de verdade que arriscam a independência e a liberdade de consciência: o prêmio não é a unanimidade mas se manter de pé diante de ataques covardes. Alunos de psicologia que precisem entender a figura do recalque terão um farto material na imprensa oficial do golpe.
    Avante, Brasil, que a democracia é nossa! E o petróleo também…

  13. O PERIODISTA Julio Wiziak … nesse

    momento só quer agradar o patrão Frias .. mais nada. Se precisar “arrumar um of” para agradar buana, tá feito! A hora que ele tomar um chute na buzanfa ele vira a casaca e saí por aí dizendo que a Folha é uma bosta e que ele não “aguentou mais a censura”.  Tem empregado que é muito pior que patrão. Esse é um caso!

  14. brasilianas para brasilianos críticos

    Ótimo programa, aliás um dos poucos inteligentes e críticos programas de TV do país. Assisti vários e aprendi com todos. Já a Folha foi uma vez um ótimo jornal, no começo do caderno Mais, que em seguida caiu de nível.

     

    Nassif, sugiro mais posts sobre o incrível caso dos juízes que estão processando jornalistas, para mim o fato mais grave da nossa não repúbica dos últimos tempos.  

  15. Ligue não, Nassif.
    Este rapaz

    Ligue não, Nassif.

    Este rapaz deve ser muito jovem, não deve ter ainda

    a compreensão necessária dessas coisas.

    Com o tempo, o aprendizado o fará enrubecer-lhe a cara

    envergonhada pelos mal feitos. Aí, então começará a

    pagar pela estupidez cometida.

  16. Brasilianas

    A série Brasilianas vai fundo nos assuntos de que trata. Acaba não agradando empresas que são contra as pesquisas mais profundas, já que não serve como marketing da direita  Seria como dizer que o fumo faz mal , sem provas científicas sobre o tema, mesmo sob senso comum do mal. Sempre é necessário o questionamento do assunto. Nassif o faz muito responsávelmente. Se dessa forma os repórteres que ainda não tem noção da profundidade analisarem a matéria podem ter a sensação de que ela é sectária e partidária. Infelizmente, a impressão que tenho é de que é o reporter  da Folha sim, está sendo sectário e governisma do Golpe.

  17. Custos

    Nassif, a EBC é carissima.  Imagina que para manter toda aquela estrutura o governo gasta quase 40% do que destina SÓ à TV Globo. Se formos contar as verbas para o restante da quadrilha, é possível que a EBC fique bem abaixo  dos 20%. Ou seja, a administração pública destina CINCO VEZES mais dinheiro aos negociantes da comunicação que à comunicação propriamente dita. Deve ser por causa das comissões na área privada,que são virtualmente nulas na EBC.

  18. Parabéns Nassif!

    Ser criticado pela folha é um atestado de idoneidade, integridade. Reafirmação do que já sabemos.

    Voce é um dos heróis desses tempos bicudos, será uma referencia para os historiadores.

  19. Brasilianas

    Se algumas vezes defendeu o governo qual o problema?Os outros canais são penalizados por criticar sistematicamente o governo? Onde fica a democracia? Há paíse onde a mídia é dividiva, uns jornais são a favor do governo outros contra, Aqui toda a mídia é contra, e aí os telespectadores que são a favor ficam sem canal, tem que ir para internet? É um absurdo! Eu quero os comentaristas nacionais e internacionais di Reporter Brasil de volta.

  20. Fonte em off da Folha, contra
    Fonte em off da Folha, contra um inimigo do patrão… dexovê… 9 chances em 10 de ser o editor que opera acima do suposto jornalista.

  21. Oficialismo.

    Pior do que fizeram com a TV Cultura de São Paulo, é impossível. E ninguém fala nada.

    O outrora programa referência Roda Viva, , hoje não pasa mais do que um veículo de política partidária medíocre,  com convidados discutíveis.]

    Isto que é lament´avel.

  22. Parece q os jornalistas de

    Parece q os jornalistas de grandes veículos que foram para a Internet estão incomodando a Midiona. Esses dias, o esgoto partiu Pra cima de Paulo Nogueira.

    Ser pioneiro como você foi Nassif, apanha muito mais. Agora, haja couro grosso p aguentar…… qto mais sério Seu trabalho, mais credibilidade, mais ódio vai despertar.

    Tenho certeza q terá sempre o apoio de seus inumeros leitores. Pricipalmente, os que, como eu, lhe acompanham nessa longa jornada de pioneiro em muitos assuntos espinhosos, que hoje, a elite intellectual Brasileira debate.

     

  23. Lamentável o que estão

    Lamentável o que estão fazendo com a TV Brasil.

    Era a minha única opção decente na TV.
     

     

  24. fora temer

    PQP, assistia apenas o Repórter Brasil toda noite 21:20 religiosamente, sempre aguardando os comentários de especialistas a esclarecer a noticia além do noticiado.

    PQP, agora perdi este ultimo ponto de referencia.

    Definitivamente o Brasil é uma ditadura bananeira.

  25. Por trás das ações desses
    Por trás das ações desses canalhas tem a maior de todas a Globo golpista e seus representantes nas várias esferas de poder e interesses, que não aceitam democracia na mídia nem tão pouco jornalismo que não siga a cartilha deles e do capital financeiro internacional.

  26. Sinceramente, nem sei como

    Sinceramente, nem sei como começar um comentário para avaliar tal absurdo. 

    Um sistema de mídia carente de qualidade e esbanjadora de mediocridades e compromissos políticos-ideológicos querer tratar como um anátema quem faz exatamente o oposto é mais um sintoma de que vivenciamos uma época na qual a inversões de valores se tornou uma práxis.

    Ora, fica bem claro que essas imputações nada mais expressam se não o choro desesperado de quem perde espaço em termos de mercado e confiabilidade no que tange às suas atividades fins que SERIA informar com um mínimo de isenção e qualidade.  

    A velha máxima “acuse-os do que você é” sempre estará à mão daqueles a quem faltam argumentos ou querem desviar o foco sobre si mesmos. Por esse diapasão, como denominar uma mídia que firma contratos graciosos com entes estatais, a exemplo dos firmados com o governo do estado de São Paulo, como é o caso das assinaturas de milhares de exemplares?

    Mas isso são apenas pontuações para firmar o caráter hipócrita e invejoso dos mesmos. A acusação em si, um alegado governismo do Brasilianas, é mentirosa e ridícula.  

     

  27. Brasilianas estrela midiatica

    Brasilianas, Observatorio da Imprenssa, Samba da Gamboa, etc,etc, sao producçoes eternas do Patrimonio TV BRASIL.

    O problema da TV BRASIL é que ela e conheçida por 10% da populaçao e ela nunca conseguiou atirar o publico popular.

    Tem que se lembrar que a TV BRASIl  é um Serviço Publico e ela tem o dever de abrir os microfones para o povo

    lutador  com suas experiencias de trasformaçao social no pais.

    Eu penso que o merito é para os jornalistas destes programas mais que das diretivas da EBC.

    A EBC sabendo que a TV BRASIL nao era vista pelo povo e que o povo é prisioneiro do PIG era

    hora de  sair ao encontro ca cidadania como é dever dum serviço publico que acompanhe as trasformacoes 

    do pais neste ultimos anos. O golpismo dos coroneis e do PIG conseguiram destruir  o sonho  nas mentes da 

    de uma boa parte da maioria popular, é ali um dos puntos da fragilidade dos governos progressistas latinoamericanos.

    Em tudo caso, o grande jornalista que esta dentro da pessoa de Luis Nassif, de Paulo Moreira Leite,de Alberto Dines

    nada podera disminuir o trabalho gigantesco destes democratas, nem tudo o peso da Mediocridade Do atual Golpismo no Brasil.

    Temos que reconhecer que  o PIG tem seu merito na grande capacidade destructora do pensamento democratico,

    no emcubrimento das conspiraçoes, do profundo servilismo viralata ao Imperio, essa uma verdade para os lutadores

    pela libertade e a democracia com justiça social.

     

  28.  
     Pelo contrário. O Repórter

     

     Pelo contrário. O Repórter Brasil, principal jornal da emissora, às vezes era mais realista do que o rei, na ânsia de mostrar isenção.

     

    Prezado, catedrático e impávido jornalista Luis Nassif,

    sinceramente, muitas vezes eu tive a mesma percepção atinente ao enunciado acima!

  29. Desconfio que esta afirmação de que a EBC dá traço é mentira

    Estão com medo que uma rede aberta destrua o ambiênte de mentira onde o golpe foi validado, afinal o que dá na TV é verdade.

    Se a EBC começa a ter audiência, a realidade destroi a mentira.

  30. Nassif, agora que o Ricardo

    Nassif, agora que o Ricardo Melo retornou, você, Paulo Moreira Leite e o Emir Sader voltarão a seus respectivos postos? Ou a EBC esta aguardando a decisão final do STF para tomar outras decisões?

  31. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome